Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 15 de September de 2005 11:14


"O Universo é Infitino, o Infinito é Deus, assim, Deus é o Universo"

???

Alguém me pode ajudar com isto?

Por favor.

Beijos

Mónica

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 17 de September de 2005 15:37

Sobre este tema gosto de reler o que está escrito na contra-capa do livro "Deus e a Nova Física" de Paul Davies, edições 70:
Porque são como são as leis da natureza?
Porque é o Universo feito das coisas de que é feito?
Como apareceram essas coisas?
Como conseguiu o Universo a sua organização?
São as quatro grandes questões a que este fascinante livro procura responder...
indício das consequências de longo alcance da nova física.
O nome de Deus é indizível. No fundo tem nome no coração de cada um que o procura.
Eu costumo pensar que é infinito, mas não é o infinito, é infinito no tempo e no espaço. Que é transcendente: está para além de tudo quanto possamos pensar, dizer ou sentir, de certo modo poderemos dizer que n'Ele está o nada que dá exactidão a todas as coisas. Que é Alguém e esse Alguém faz-se revelação. Persentimos, intuimos, partilhamos da sua presença mas não o vemos. Para o cristão, Jesus Cristo é o logos de Deus (Logos ou Verbo ou Palavra) entre nós e que hoje habita no seio do Pai. Gosto de ler e reler o prólogo do Evangelho de S. João. Enigma onde tenho vindo a descobrir facetas inesperadas. Razão, consciência e liberdade serão o logos de Deus? Logos que gera tudo:o tempo, o movimento, o tempo, o espaço e o infinito. E o Logos de Deus fez-se ética, sentido da história, carne e alimento e habitou entre nós.

*=?.0

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 18 de September de 2005 23:07

Há infinitos e infinitos.

Por exemplo o conjunto dos numeros naturais {1,2,3,4...} é infinito. Mas o conjunto dos nº reais é também infinito e para além de ser diferente é "mais infinito" que o dos naturais porque não é possivel estabelecer uma equivalencia entre estes 2 conjuntos.

Será o Universo infinito? Ainda não se sabe. Pode ser, provavelmente é, mas não se sabe.

Mas além do "universo" em que habitamos, que pode ser infinito, podem existir outros "universos", finitos e/ou infinitos. De qualquer forma regidos no fundo por leis fisicas identicas às nossas.

Mas Deus principio e fim de todas as coisas é infinitamente maior que este universo, que todos os universos juntos, que o Universo. Deus imenso, três vezes santo, limitar-se-à a uma obra finita? Podem perfeitamente existir infinitos Universos, muitos dos quais por sua vez infinitos, regidos por leis muito diversas das nossas e Deus infinitamente perfeito, belo e bom é infinitamente superior a eles e em Deus todos eles, as suas dimensões, os seus tempos, têm em Deus a sua origem.

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 19 de September de 2005 09:42


Bom Dia!

Li que os Judeus de antigamente não tinham nome para Deus. Deram-lhe umas letras que servia para significar o seu nome, porque não tinha nome, porque era o Universo, porque era o infinito, porque estava em tudo em todo o lado ao mesmo tempo.

Isto está correcto?

Concordo que o Universo não é finito, e exactamente por isso. Deus é infinito!

Mónica


Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 19 de September de 2005 14:06

Não sei se isso é correcto. Certo é que Deus está em todo o lado, mas não é o universo, Deus criador é muito maior que o universo criado.

Mas corrijo uma coisa. Não se sabe se o universo é finito ou não. Não existem dados experimentais sobre isso. Há uma experiencia que irá entrar em funcionamento daqui a uns anos que nos poderá dar algumas pistas sobre isso.

Mas sabe-se que existem diferentes classes de infinitos. Em matematica isso é dado. Por exemplo, os numeros reais e os naturais são ambos infinitos mas os reais são infinitamente maiores que os naturais, não pode ser estabelecida uma relação biunivoca entre ambos (é uma linguagem um pouco tecnica mas não estou a ver como explicar em termos correntes de forma simples)


Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 20 de September de 2005 09:23


Obrigada Camilo!

Então é Deus do Universo! Penso que deve estar correcto!

E já agora, é infinito?

Mónica

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 20 de September de 2005 10:39

Eu não percebo nada de física. Nem de muitas outras coisas... Mas vi um programa na tv, aqui há uns tempos, onde recriaram a vida de Einstein, e onde tentaram explicar como ele chegou à teoria da relatividade, através de complexos cálculos e conjecturas. E uma das coisas que me ficou na memória, foi uma frase, vinda de um ateu (graças a Deus;-))
- Deus não anda a brincar com o universo!
Frase esta a propósito da perfeição do funcionamento do universo.
Fiquei sem perceber se o Albert era mesmo ateu ou ficou com dúvidas...

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de September de 2005 16:38

[www.adherents.com]

The Religious Background and Religious Beliefs
of Albert Einstein
Albert Einstein was born into a Jewish family and had a lifelong respect for his Jewish heritage. Around the time Einstein was eleven years old he went through an intense religious phase, during which time he followed Jewish religious precepts in detail, including abstaining from eating pork. During this time he composed several songs in honor of God. But during most of his life Einstein was not a practicing Jew.
Einstein was opposed to atheism. Various sources refer to him as a mostly non-practicing Jew, an agnostic, or simply as a person with an idiosyncratic personal worldview.

Einstein's Jewish background and upbringing were significant to him, and his Jewish identity was strong, increasingly so as he grew older. The simple appellation "agnostic" may not be entirely accurate, given his many expressions of belief in a Spinozan concept of Deity. Certainly the adult Einstein was not a kosher-keeping, synagogue-attending traditional adherent of Judaism. But it is accurate enough to call his religious affiliation "Jewish," with the understanding of the variety encompassed by such a label.


ler mais no link indicado

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 20 de September de 2005 22:54

Deus é infinito, o Universo, ou os Universos não sabemos.

os dados experiementais da fisica ainda não nos permitem dizer nada, é possivel que um dia permitam.

Eu por mim creio que Deus sendo infinito não se contenta com uma obra finita, a sua obra é também ela infinita embora Deus seja imensamente maior que a obra criada. S. Francisco de Sales tambem escreve umas coisas sobre isto no livro "tratado do amor de Deus"

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 00:29

Eis um grande tema de discussão que em muito contribui para a construção do Reino... Aqui está o centro da nossa Fé!

Haja paciência...

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 00:47

Para si .... é necessária muita paciencia de facto.....
Não gosta do tema não o leia, não insulte quem no infinito descobre Deus. Ao menos genuinidade neste forum.
Haja muitissima paciencia mesmo!!!!!!!!

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 01:58

Não será o mais importante dos temas mas nem eu me considero assim tão importante que queira apenas e só tratar dos grandes assuntos, dos temas centrais.

Além disso, seguindo o conselho de S. Francisco de Sales, prefiro combater os mosquitos de cá que os leões de africa.

A monica apresentou uma duvida, não me pareceu adequado, não me pareceu caridoso, ignora-la podendo ajudar a fazer alguma luz sobre o tema.

Os caminhos para Deus são muitos e variados mas em todos eles deve existir amor. Mais importante que discutir os temas centrais, as grandes questões é praticarmos o bem. S. Paulo recomendou-nos que esclarecemos a fé daqueles que tal nos pedissem.

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 08:50

Li que um dia Einstein após escutar uma interpretação fabulosa do concerto para violino de Beethoven disse:
"Agora sei que Deus existe" (coisas do Espírito).

*=?.0

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 13:11


Obrigada Camilo!

Fui ao site acima indicado na página do Einstein. Vou ver isso!

Quando tiver lido, volto!

Mónica

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 21 de September de 2005 13:30


Tozé,

Pode não ser um grande tema. No entanto, todos aqui perguntam sobre a questão da comunhão, se deve ser dada ou não, se o Padre está certo ou não, e para mim, isso é óbvio e nem se pergunta, porque não é essencial á fé.

Há coisas que para uns são importantes e para outros não. São questões de opiniões! E como todos aqui sabemos, cada um tem uma opinião diferente.

Solicitei uma ajuda com uma questão que ainda não formentei opinião definitiva, que tem muito a ver com a minha fé!

Peço-lhe então, paciência comigo, pois com certeza terei oportunidade um dia de ter essa mesma paciência consigo!

Um abraço amigo

Mónica

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 23 de September de 2005 22:46

Romanos 12,2
"Não vos acomodeis a este mundo.
Pelo contrário, deixai-vos transformar, adquirindo uma nova mentalidade,
para poderdes discernir qual é a vontade de Deus: o que é bom e lhe é
agradável e perfeito".

*=?.0

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 24 de September de 2005 01:19

Já vamos todos tendo querida Monica. Continua a vir cá. Estamos para com humildade nos ajudarmos na caminhada para Deus.

Re: Universo, Infinito e Deus
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 26 de September de 2005 11:09

Deus não muda em função do que dissermos a seu respeito. Quem precisa de mudar somos nós. Portanto, pensar é bom.

*=?.0



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.