Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O sentido das mães
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de September de 2005 20:51

O sentido das mães

Pe. Zezinho,scj



Desde pequeno ouço dizer que as mães têm um sexto sentido; mas acho que ainda é pouco.

Ao observar o espírito de luta, a garra, a sabedoria, a santa teimosia de algumas mães, ouso dizer que elas têm: oito... nove... dez... doze sentidos. Praticamente um especial para cada filho; não sei como elas fazem, eu só sei que fazem.

Arranjam tempo para tudo e conseguem chegar ao fim do dia, cansadas, mas felizes e com vontade de fazer ainda mais. E quando os filhos crescem e já não precisam mais da mãe, elas se sentem inúteis e começam a jogar toda a sua energia em favor dos netos por que não conseguem parar de ser mães e não conseguem parar de servir e ajudar. A isso se chama amor e esta garra se chama graça da maternidade.

As meninas e as moças são meninas e moças só enquanto não descobrem a ânsia da maternidade. Quando vem esta vontade irresistível de ser mãe, mesmo que não tenha nenhum filho elas mudam. Nenhum sacrifício é grande demais, nenhum esforço é imenso e nenhuma barreira é instransponível quando essas mulheres jovens decidem que querem ser mães. É bonito vê-las esperando, desejando e gerando seus bebês. Há qualquer coisa de divino na maternidade que poetas jamais saberão descrever, escritores jamais saberão analisar e, por mais que o desejem, os filósofos não sabem destrinchar.

Mulher é uma coisa, mãe é outra. Poderíamos dizer que mãe é mulher purificada; não que as mulheres solteiras e sem filhos não sejam plenas, elas os são, mas elas mesmas admitem que há qualquer coisa nas suas amigas mães que lhes falta; e aos homens mais ainda. Todos os homens garantem que ser pai é maravilhoso, mas eles são os primeiros a elogiar suas mulheres pela força da maternidade que mesmo sendo os melhores pais do mundo eles admitem não ter.

Infeliz da nação que abandona este dom imenso da mulher ou aceita que ele seja jogado fora. Feliz da nação que faz de tudo para preservar à mulher o direito de gerar, tempo para gerar e condições para gerar bem os filhos que ela deseja.

Que se lute pelos direitos das mães, que se lute pelo direito de um país de ter mães mais serenas e tranqüilas.

A meu ver é a falta de serenidade da maioria delas que está jogando tantas crianças nas ruas e causando tanto desespero. Procuram-se mães serenas com seis... sete... oito... dez... doze sentidos ou tantos quantos forem precisos para se criar uma boa família.




Vejam que lindo:) Não sei porquê, mas sempre gostei deste padre!

Ana


Re: O sentido das mães
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de October de 2005 19:07

Sem dúvida que sim Ana. É um texto muito bonito. Espiritualmente concordo com tudo o que foi dito e compreendo a sua mensagem. Mas quero fazer uma referência ao papel das mães e à sua dedicação.

Citação:
“E quando os filhos crescem e já não precisam mais da mãe, elas se sentem inúteis”

Esta frase é muito real. Felizes das mães que canalizam a sua dedicação para os netos. Contudo tecnicamente e em psicologicamente, esta tendência de muitas mães e de muitas mulheres chama-se Co-dependência emocional e que pode ser muito nefasta, não só para o agregado familiar, como também para as próprias mulheres…principalmente visível no período da menopausa. É importante referir que em Portugal a Menopausa começa a ser entendida como um patamar normal do ciclo de vida da mulher e muitas já recorrem a ajuda clínica e auxiliam as suas oscilações de humor e estados de espírito com apoio psicológico e medicamentoso. O que também pode ser bom ou mau, em função do apoio prestado e forma com é usufruído.

O estado de co-dependência emocional é muito comum em famílias de toxicodependentes. Em regra são estas mães as grandes responsáveis pela manipulação que os seus filhos exercem nas famílias e pela dificuldade que os filhos têm em entrar em recuperação.

Apesar de ser muito visível nas mulheres também acontece com os homens. E grosso modo o que se passa é isto:

Eu sujeito paternal ou maternal, dedico-me inteiramente à casa e à família, deixo de viver a minha vida, para viver em função de outros. Quando um dos “pintainhos foge de baixo da asa” vou procurá-lo impedindo-o de seguir a sua via pessoal, chegando para o efeito manipular e falsear sentimentos e emoções. Isto é muito frequente, mais do que possam imaginar, aliás todos nós de uma forma ou de outra fazemo-lo inconsciente e maneira mais ou menos subtil. O grave é quando se torna rotina. A tal ponto, como acontece nas famílias de toxicodependentes, onde as mães ou os pais se deixam manipular pelos filhos, afim de manter esse sentimento de que ainda são úteis, de que precisam delas ou deles e que são importantes, chamando por isso muitas vezes a atenção sobre as suas pessoas.
Assim dependem emocionalmente dos filhos e do resto do agregado familiar fazendo-os, ao mesmo tempo, depender de si, como único meio para manter a auto-estima.

Re: O sentido das mães
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de October de 2005 19:15

Já ouviram falar nas Doulas?

Surgiram há pouco tempo em Portugal.

Não sei no Canadá ou no Brasil também existem.

"O que é uma doula?"

Citação:
“Uma doula é uma mulher que está com a mãe durante o parto, e cujo objectivo primordial é assegurar a satisfação das necessidades básicas da mulher durante o parto”.

Mais informação em:

[url=http://pwp.netcabo.pt/rosamacedo/html/doulas_de_portugal.html][/url]



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.