Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 18:30


Sinto tristeza, ao ouvir as notícas que nos chegam de Portugal. As pessoas não têm dinheiro para pagar a luz, a água, porque perderam os empregos.
As Caritas, que se dirijam às Comunidades de portugueses espalhadas pelo Mundo. Eu posso dar alguns contactos ou que se dirijam aos consulados...

Deixo aquí um contacto de uma igreja no Canadá: 905-270 5128 e 905-270 11 33

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 00:06

O que é a pobreza? A pobreza é um conceito relativo, estatisticamente consideram-se pobres de um determinado pais aqueles que têm um rendimento inferior a 60 % (ou será 65%, não me lembro bem) ao rendimento mediano desse pais.

Isso significa que um pobre em portugal pode ser considerado abastado no brasil e que uma pessoa da classe media portuguesa podia considerado pobre no canada.

A miseria é um conceito absoluto, é quando não se tem o necessario para se viver dignamente. Embora com o habito as pessoas acabem por considerar essenciais coisas que pessoas habituadas a maior austeridade consideram luxos. Mas essencial é comer saudavelmente, vestir decentemente, sem passar frio nem andar sujo, habitar com um minimo de segurança e ter acesso aos cuidados de saude indespensaveis.
E conseguir educar os filhos também.

Um dos meus trabalhos na igreja é a ajuda caritativa ou solidaria, conforme preferirem (há por aí uma urticaria contra a caridade que deriva de uma má compreensão desta).

Há miseria em portugal. Menos do que dizem mas há. Na minha zona 1 a 2 % vive realmente em grandes dificuldades. Mas muita da miseria é causada por comportamentos dos atingidos ou de familiares destes. A miseria vivesse mais no feminino que no masculino. As mulheres vivem mais para a familia e os homens mais frequentemente têm comportamente egoistas que prejudicam gravemente a familia (o estereotipo do pai alcoolico é demasiadas vezes real).

Alcoolismo, droga, desemprego e doença. Familias grandes? Conheço poucas e com o rendimento minimo vão conseguindo sobreviver. O desemprego acaba por ser o problema menor. Quando as pessoas têm saude e aceitam as ofertas que lhes chegam ainda conseguem aguentar-se, os homens melhor que as mulheres. O problema do desemprego na minha zona é maior nas mulheres.

Mas é frequente ver as pessoas que se queixam de não terem dinheiro para comer a tomar o seu café no café do bairro. Ora um café é mais caro que um kilo de arroz!

Outro problema, bastante dificil são os reformdos com reformas baixas e
necessidades elevadas em medicamentos.

Na minha paroquia com pouco dinheiro, resultados de peditorios na paroquia conseguimos manter o problema suportavel. Os alimentos essenciais são baratos, roupa usado não falta quem a dê e muitas vezes em muito bom estado, outra nem por isso.

Falta gente para ajudar. É o problema da igreja em todos os seus sectores. A messe é grande e os trabalhadores são poucos.

Outro dia explano mais alguma coisa sobre este assunto.

Re: Pobreza
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 07:05

Camilo

Os alimentos essenciais são baratos? O pão, leite, ovos, carne, fruta, legumes são baratos? A pessoa não pode fazer um prato só com arroz. E que proteínas tem o arroz? Se fosse feijão.
Mas oiço muita vez comentar isso mesmo. Não têm dinheiro, mas para café há sempre!
Pobreza eu considero aqueles que perderam os seus haveres com o fogo. Esses ficaram pobres! Ou estes por exemplo que ficaram sem nada com os desastres katrina. A todos estes eu considero pobres!

Re: Pobreza
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 07:27

Camilo

Alguns nas igrejas não ajudam, porque não são convidados. Geralmente são quase sempre os mesmos, porque esses mesmos não saem de lá!...Os outros têm receio de se aproximar. Você vá ao encontro de outros. Verá que tem sucesso!

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 23:10

pão - o seu valor alimentar é equivalente à massa. compro massa a 44 centimos o kilo. A farinha vale tanto como o pão do ponto de vista nutricional, embora seja menos pratica e compro-a a 32 centimos o kilo. Pão consigo comprar a 1 euro o kilo.

leite - 35 centimos o litro

ovos - 49 centimos meia duzia

carne e peixe - frango a menos de 2 euros, pescada nº 1 a 2,10 € Perna de peru a 2,5 euros o kilo. abrotea a 2,6. Um adulto não deve comer mais de 200 gramas de carne ou peixe por dia. Os ovos podem substituir uma refeição de carne ou peixe, têm proteinas de melhor qualidade mas não se deve comer mais de 4 ovos por dia.

fruta - maças e peras a 60 centimos o kilo numa mercearia de bairro (mas vi a pera rocha a 44 centimos o kilo noutro local). melão a menos de 45 centimos nalguns locais.

legumes - tomate a 25 centimos o kilo na feira (para falar verdade pedi para me comprarem), comprei 30 kilos, fervi para comcentrar e congelei. Deve dar-me para o resto do ano. cebolas e cenouras a 44 centimos o kilo, couves a menos de 80 centimos o kilo.

feijão e grão - 82 centimos o kilo

oleo - 75 centimos o litro mas compramos 54 litros a 32 centimos numa promoção do jumbo

azeite - 2,25 por litro (comprei bastante não fossem aumentar o preço)

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de September de 2005 00:07

Um dia fiz as contas. Se alguem não sair dos produtos essenciais pode alimentar-se com menos de 35 euros por mês.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de September de 2005 00:35

Camilo

Você é uma boa Dona de casa, sabe fazer compras!

Ovos apenas 3 por semana! Eu como mais:) gosto muito de ovos.

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de September de 2005 00:47

erro, 4 ovos por semana e não por dia.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de September de 2005 17:06

Camilo

Estive em Portugal no mês de Julho e parte do mês de Agosto e comprava quase sempre a fruta a 1 Euro. Pêssegos, uvas, figos e cerejas a 2 Euros. Mas fruta que vem das quintas da redondeza, sem pesticidas...estou farta de comer fruta comprada nos hippers importada de vários países. Quando estou em Portugal gosto e compro o que é português. O queijo, yogourte também faz parte de uma boa alimentação. Os bróculos, fazem bem aos senhores, sabiam? Os flocos de cereais para um pequeno almoço, são nutritivos, mas são caros aí. Não sei se em todas as casas os podem comprar...mas para crianças são muito bons. Uma criança antes de ir para a escola, deviam alimentar-se com flocos de cereais e leite e alguns acompanhados até de frutas naturais, banana, morangos, fica um pequno almoço saboroso, saudavel para as crianças. O pai que é pai, em vez de consumir o dinheiro em tabaco, alcoól, café, etc. podia dar uma boa alimentação aos seus filhos.
Como os idosos se podem alimentar bem, se recebem uma reforma miserável? Os medicamentos, deviam ser grátis para os idosos ou pagarem uma percentagem minima!

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de September de 2005 23:23

os idosos pagam menos pelos medicamentos mas há doenças que ficam muito caras. Em particular pessoas em risco grave de trombose fazem gastos elevados em medicamentos. É frequente receitarem o "prisma" que mesmo com a comparticipação custa uns 19 euros por embalagem. Conheço uma pessoa que recebe uma pensão de sobrevivencia de ~160 e só nesse medicamento gasta 38 euros por mês. Mas no total em medicamentos gasta 75-90 euros por mês. Por vezes é ajudada pela assistencia social, por vezes pelo movimento a que pertenço quando a assitencia social falha.

Muita da miseria em portugal está associada a problemas de doenças, a assistencia é fraca, as reformas baixas, muitas pessoas que andavam na economia clandestina (que é importante em portugal) vêm-se em grandes dificuldades quando adoecem.

Sim o yogurt pode ser util para uma alimentação saudavel, eu faço-os em casa por 8 centimos o yogurt (se usasse o leite mais barato podia faze-los por 5 centimos o yogurt) e garanto que são mais saudaveis que os comprados. Demoro cerca de 5 a 10 minutos a preparar 7 yogurts. O queijo tambem já fiz em casa mas não compensa o trabalho.

Não me parece que os flocos de cereais sejam muito saudaveis, na sua quase totalidade estão encharcados em açucar.
flocos com morangos... diria antes hidratos de carbono com fruta, um pão e uma peça de fruta, uma pera faz o mesmo efeito com muito menos açucar, os flocos de aveia não são assim tão caros, o carolo de milho é mais saudavel que os corn flakes.

Na minha opinião uma alimentação saudavel não precisa de ser cara, a maior parte das pessoas não sabe é alimentar-se saudavelmente. Normalmente é muito mais caro fazer uma alimentação não saudavel.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de September de 2005 02:17

Camilo

Não falo nos cereais com açucar, mas sim sem açucar. Grande homem, fazer yogourt, fazer queijo. E porquê algum leite é mais barato? Eu só bebo Mimosa, o outro não gosto dele! Porquê o leite não é todo ao mesmo preço?
Deves ser muito poupadinho! :)

Re: Pobreza
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 05 de September de 2005 14:04

Acho que se esquecem de alguns pormenores. Especialmente o Camilo.

Leite 38 centimos o litro, só no minipreco, pelo menos nos centros das grandes cidades. Agora vejamos. Alguém pobre, que perdeu o emprego e tem um filho que consome no minimo 15 litros por mês e só tem um pingo doce por perto onde o leite estáva da última vêz que lá fui entre os 48 e os 57 centimos por litros.
Só no leite do mês na média dos 50 centimos são € 7,50. E não vamos esquecer os yogurtes que os miudos comem. Mais as papas. Um rapaz de 11 anos com um apetite saudável, passa por pelo menos 1 pacote por semana de cereais, e vejamos enquanto alguns estão a 1,50 em certos supermercados, noutros já custam € 3,00. Adicionamos mais € 12,00 e já temos € 19,50.
Ninguem consegue comer por € 35,00 por mês - é quase impossivel.
Diga a alguem sem transportes para ir procurar um minipreço, então cada viagem de autocarro ida e volta são € 3,00 e claro, só se compra por semana portanto vejamos € 12,00 de transportes para as compras se não tiver que apanhar mais que um autocarro. E já vamos a € 31,50. Falta massa, e sim, nós pobres comemos muita massinha e atum e salsichas, comemos batatas e vegetais comprados na feira, pouco peixe, e carninha. E quem tem filho não pode deixar de comer carne ou peixe.

Sim, há pessoas que dizem que não tem dinheiro e vão beber o cafézinho. Considerando que de prazer não tem mais nada na vida, só roupa interior esburacada, nervos por não poder aqueles sapatos porque os que tem estão a dar de si e não há dinheir, filho com dor de dentes sem dinheiro para dentista. Um cafézinho de vez em quando pode ser o unico luxo. Se não se exagerar tá claro. Não é coisa para todos os dias.

Espero não ter sido muito dura no meu comentário, mas no meu ver esta é a realidade. E se tiverem um filho que tem que alimentar em € 35 por mês, expliquem-lhe por que não pode ter umas bolachitas e vejam como doi. E não é só desta vez, é esta semana, e depois na próxima, e na próxima até ele fixar que não há bolachitas para ele por que isso é um luxo.

Bem, peço desculpa pelo meu parecer! Mas não podia ficar calada...

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de September de 2005 14:57

Monica

Gostei muito de te ouvir...continua connosco!

Re: Pobreza
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 05 de September de 2005 15:06

eu compro leite a 35 centimos e não é no minipreço. Por acaso vou ver quanto custo o leite euroshoper no pingo doce.

Os yogourts como eu disse fazem-se em 5 ou 10 minutos em casa. Basta comprar uma yogourteira, um pacote de leite de litro, um yogourt (que raramente precisa de ser comprado, pode ser um que tenhamos feito) passar a varinha magica, meter nos copos da yogourteira e esperar 4 a 5 horas (há quem deite 2 ou 3 colheres de sopa de leite em pó para ficarem mais consistentes). Podem fazer a menos de 7 euro o yogourt. Quanto aos cereais de pequeno-almoço a enorme maioria deles é má alimentação. Têm quase sempre excesso de açucar. Um miudo de 11 anos seria normalmente muito mais saudavel em adulto se não comesse tanto açucar. Claro que os miudos gostam deles, estão carregadissimos de açucar. Como habitualmente os mais saudaveis, mas menos doces, são os mais baratos.
As salsichas têm um valor alimentar pessimo, poucas e más proteinas, excesso de sal e gordura. As pessoas comem actualmente um excesso de carne e peixe muito pouco recomendavel. Os 2 livros de nutricionismo que li não recomendavam para adultos mais de 200 gramas de carne ou peixe pesados antes de cozinhados, sendo que 100 gramas podem ser suficientes para quem não tem trabalhos pesados, as carnes da aves mais recomendaveis que as de mamiferos. As crianças e adolescentes precisam de um pouco mais. O arroz com feijão tem proteinas completas e pode suprir grande parte das necessidades proteicas. 2 ovos que é usado muitas vezes como acompanhamento de um prato de peixe substituiem, com vantagem, uma refeição com peixe ou carne, as suas proteinas são de melhor qualidade e não há necessidade de mais nenhuma fonte de proteinas naquela refeição. O excesso de proteinas leva a problemas nos rins, tensão alta, excesso de acido urico.

As bolachas compro-as (bolacha maria) a 0,75 uma embalagem de 800 gramas. Acabam por ficar mais baratas que o pão.

Não há por aí o intermarché e o lidl, passe a publicidade? É que por cá é aonde as coisas acabam por ficar mais baratas (fora a fruta, os vegetais, carne e peixe).

Mas um destes dias copio para aqui as contas que fiz para uma familia de 4 pessoas e depois ajudam-me a aperfeiçoar a lista.



Editado 1 vezes. Última edição em 05/09/2005 15:11 por camilo.

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 05 de September de 2005 15:48

Camilo

Qual a vitamina da pera? Sei que comer uma maçã por dia é saudavel. Não tem vitaminas, mas a sua fibra é rica para o nosso corpo.

Re: Pobreza
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 05 de September de 2005 22:55

Caros amigos.

Embora este tema não tenha directamente a ver com Religião, penso que esta troca de ideias pode ser muito útil, e, quem sabe, ajudamos muitas pessoas a reorganizar os seus orçamentos de forma mais eficaz.

Lembro-me que em diversas paróquias pelo Natal costumam organizar cabazes para oferecer às famílias mais carenciadas. Penso que a lista a construir poder também ajudar essas pessoas.

Luis Gonzaga

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 01:57

Luis


Deus manda ajudar os pobres! :)

O Fórum não devia ser só religião. Podia ser também saúde:)

Ficamos à espera de mais notícias do Camilo! Ele sabe fazer compras...

Re: Pobreza
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 02:30

Pois podia Ana, mas foi essa a nossa intenção ao criá-lo. Até porque não faltam sítios na Internet onde se discutir esses temas, e de Religião há muito poucos ou quase nenhuns.

Quem sabe um dia conseguimos criar um fórum dedicado à Doutrina Social da Igreja e aí incluir outros temas mais abrangentes (embora sempre de um ponto de vista cristão).

Luis

Re: Pobreza
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 03:34

Caros leitores!


Nunca ouvi tanta lamentação como ouvi este ano durante as minhas férias em Portugal. Pessoas que têm negócios, em risco de fecharem todos, devido a não haver poder de compra e as rendas das lojas exorbitantes. Eu pensava que fosse apenas lamentações! Porém a Monica com o seu testemunho, fez-me acreditar.
Digam às Caritas que entrem em contacto com as Comunidades de Portugueses residentes no Canadá e que façam uma colecta nas igrejas para ajudar as familias portuguesas. Que entrem em contacto com o Consulado de Toronto, Vancouver e com a Embaixada Portuguesa em Ottawa.
Até mesmo os que pertencem às igrejas digam aos vossos párocos que telefonem ou enviem um fax a pedir ajuda e ajudem os vossos paroquianos.

Consulado de Vancouver. Tel: 604 688 6514
Fax: 604 685 7042


Re: Pobreza
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 06 de September de 2005 10:09



Camilo,

É preciso ter uma yogurteira sim. Boa ideia! Eu também compro pacotes baratissimos de bolhacha maria. Cereais estão cheios de açucar, pois estão a maioria, mas é necessário ter atenção e desde que ainda não se vá deitar para lá açucar.

Na tua lista de compras que irás fazer, inclui também por favor o açucar, o óleo, o azeite, os temperos etc. Porque essas coisinhas todas contam. Também, nem todos os supermercados tem marcas de leite mais baratas, e depois tens que se faz favor ver a consistência de cada, porque alguns, por favor!

2000 calorias por dia é o que se deve comer no MINIMO por dia (isto dizem os dietéticos e os médicos). Pode-se comer menos, sabendo distribuir bem a alimentação durante o dia. Concordo que os Portugueses nem sempre comem bem, aliás eu venho de fora de Portugal e quando cá cheguei fiquei um tanto maluca com a gordura toda.

No que também diz respeito a uma criança, especialmente uma que pratica desporto e corre etc. Alimenta-se a dobrar. Quando fizeres a lista inclui se faz favor os vegetais. Batatas, broculos, feijão verde. Lembra-te também que em alguns casos os miudos não gostam, e eu, por exemplo tenho que disfarçar, mayonese etc.

Acredita Camilo, que se fizeres bem as contas, não consegues nada dos € 35 por mês, talvez por semana e meia, ou duas semanas.

Depois, alguem aqui também mencionou andar de roupa limpa. Pois bem, acho que também no Minipreço se encontram os produtos de lavar roupa mais baratos. Vestir, nem falamos pois não. Esperam-se os saldos e espera-se que se tenha algum posto de parte para os saldos, e reza-se para as sapatilhas durarem mais que dois meses, ou então que sirvam durante mais uns meses.

Está tudo muito complicado! Eu não compro extras, e parece que tenho sempre os armários e o frigorifico vazio. Longe estão os dias em que estava cheio e quando o meu filho dá para a gula, dou por mim a ralhar com ele porque foi comer mais do que devia naquele dia e agora não há pro dia seguinte.

Bem, cést lá vie como dizem não é. Mas agradeço que aqui coloques a lista. Pode ser que também ajude quem ajuda os outros.

Lembro aqui também que na pobreza nem sempre há fogão ou lenha ou electricidade, e nós que pagamos, bem sabemos como é com a subida dos preços.

Bem. Sim, nas paróquias há quem ajude e muito. Há quem também não ajude. Espere-mos que cada vez mais pessoais iniciem esta grande tarefa de ajudar quem mais precisa. E sim, ajudá-los também a fazerem as suas compras.

Chega. Beijinhos a todos.

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.