Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Mentiras
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 25 de August de 2005 13:23

Estando hoje a ler as notícias de hoje em algumas agências religiosas do mundo, deparei-me com uma mentira daquelas que fazem corar e que provocam arrepios.

"Brother Roger, born in 1915 in Switzerland, was a minister of the Swiss Reformed Church and a hugely popular figure who touched thousands of lives. Over the years, rumors have circulated that he converted to Catholicism.

At Pope John Paul II's funeral, then-Cardinal Joseph Ratzinger, now Pope Benedict XVI, gave Communion to Brother Roger.

Vatican officials who did not want to be named said in July that Brother Roger's reception of Communion at the papal funeral was not foreseen, but was a result of a series of circumstances that placed him in the group receiving Communion from Cardinal Ratzinger. It said refusing him Communion seemed impossible, in part because Brother Roger shared fully the Catholic belief in the Eucharist.

The officials said the Catholic rule against shared Communion still holds, and inter-Communion is not practiced at Taize."

Notícia Completa Catholic News Service

Isto é querer tapar o sol com a peneira. São mentiras e provocações na linha do que aconteceu com o Padre Feytor-Pinto e de grupos que acham que pensam bem ou melhor que os outros.

Claro que estas pessoas e grupos nunca foram a Taizé...

Todos os domingos o Ir. Roger recebia a comunhão católica em 2 espécies... O Vaticano sabe simplesmente finge... ou melhor estes grupos extremistas, conservadores e que se opõe a um verdadeiro ecumenismo é que fingem que não existe.

Em comunhão

Re: Mentiras
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 26 de August de 2005 20:03

Realmente não há pachora para estes epíritos mesquinhos e formalistas...

Re: Mentiras
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de August de 2005 13:23

Caro Tillieul,

Estou convencido que já é muito raro encontrar-se notícias que informem de forma imparcial. Cada jornalista molda a notícia de acordo com a sua agenda. Dependendo da fonte (agência de notícias), assim se tem o "molde". Não tenho grande opinião sobre a CNS (Catholic News Service). Sobre a Catholic World News tenho e simplesmente me recuso a lê-la.

É bom que se vá denunciando estas imprecisões para que católicos menos atentos não fiquem com ideias erradas.

Luis

Re: Mentiras
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 29 de August de 2005 17:17

Não sei se pode ajudar, mas retirado da Ecclesia de Eucharistia, do papa João Paulo II:

45. Se não é legítima em caso algum a concelebração quando falta a plena comunhão, o mesmo não acontece relativamente à administração da Eucaristia, em circunstâncias especiais, a indivíduos pertencentes a Igrejas ou Comunidades eclesiais que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica . De facto, neste caso tem-se como objectivo prover a uma grave necessidade espiritual em ordem à salvação eterna dos fiéis, e não realizar uma intercomunhão, o que é impossível enquanto não forem plenamente reatados os laços visíveis da comunhão eclesial.

Nesta direcção se moveu o Concílio Vaticano II ao fixar como comportar-se com os Orientais que de boa fé se acham separados da Igreja Católica, quando espontaneamente pedem para receber a Eucaristia do ministro católico e estão bem preparados.(95) Tal modo de proceder seria depois ratificado por ambos os Códigos canónicos, nos quais é contemplado também, com os devidos ajustamentos, o caso dos outros cristãos não orientais que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica.(96)

46. Na encíclica Ut unum sint, manifestei a minha complacência por esta norma que consente prover à salvação das almas, com o devido discernimento: « É motivo de alegria lembrar que os ministros católicos podem, em determinados casos particulares, administrar os sacramentos da Eucaristia, da Penitência e da Unção dos Enfermos a outros cristãos que não estão em plena comunhão com a Igreja Católica, mas que desejam ardentemente recebê-los, pedem-nos livremente e manifestam a fé que a Igreja Católica professa nestes sacramentos . Reciprocamente, em determinados casos e por circunstâncias particulares, os católicos também podem recorrer, para os mesmos sacramentos, aos ministros daquelas Igrejas onde eles são válidos »(97)

É preciso reparar bem nestas condições que são imprescindíveis, mesmo tratando-se de determinados casos particulares, porque a rejeição duma ou mais verdades de fé relativas a estes sacramentos, contando-se entre elas a necessidade do sacerdócio ministerial para serem válidos, deixa o requerente impreparado para uma legítima recepção dos mesmos. E, vice-versa, também um fiel católico não poderá receber a comunhão numa comunidade onde falte o sacramento da Ordem.(98)

A fiel observância do conjunto das normas estabelecidas nesta matéria (99) é prova e simultaneamente garantia de amor por Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento, pelos irmãos de outra confissão cristã aos quais é devido o testemunho da verdade, e ainda pela própria causa da promoção da unidade .

Mentiras
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 29 de August de 2005 18:14

Sem dúvida que o Ir. Roger acreditava na Presença Real bem como muitos protestantes que tenho conhecido.

Agora o que está em causa é uma mentira de querem dizer a comunhão foi um acidente ou como ouvi também a dizerem que ele se tinha convertido ao catolicismo.

É possível estar em comunhão sem negar a sua origem...

Que se perdoe e se realce as semelhanças e que ofusque as diferenças...

Em comunhão

Re: Mentiras
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de August de 2005 21:01

O Tilleul tem toda a razão... há muitos anos que se distribui a eucaristia católica em Taizé e todos os irmãos comungam, bem como a maioria dos presentes, havendo pãp benzido à dispodição dos que não tomam a eucaristica... isso não causa nenhum problema excepto a quem ainda não entendeu o essencial da natureza da igreja enquanto comunhão oferecida por Cristo à humanidade e não como uma organização normativa criada por homens...

Tozé



Re: Mentiras
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 30 de August de 2005 01:04

Ha dois anos, duas holandesas á minha frente viram toda a gente comungar e foram tambem. Ao darem-lhes a comunhão, as mesmas não sabiam o que fazer. Uma tirou a carteira da mala e guardou a Sagrada Comunhão na bolsa. Disse-me que era uma recordação que ia levar......
Claro que lhe expliquei o que era que tinha na mão.... e ela ficou perplexa. Não sabia.
Aconteceu comigo.... E não é mentira!

Re: Mentiras
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 30 de August de 2005 01:32

O Moisés tem razão... Nem sempre em Taizé se faz uma catequese suficiente do que é a Comunhão distribuída todas as manhãs... apesar do Pão benzido, há muita gente que de facto não tem ideia do que se está a fazer... mas infelizmente quando há muita gente é assim sempre... em Fátima, já assisti a coisas arrepiantes e quase sempre senti que se estava mais a dar as cartas de um baralho do que outra coisa... Desculpem a comparação... A catequese da Eucaristia está muito por fazer mesmo...

Mentiras
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 30 de August de 2005 11:52

Realmente é verdade que há certas situações menos "católicas" mas daí a mentirem vai um grande passo...

O site que referi no outro dia insiste na teoria do engano e do acidente em mais um artigo que me deixa perplexo... nem me dou ao trabalho de vos passar a notícia.

Deixo apenas o apelo que corrijam que estiver perto de vós...

A verdade nos libertará...

Em comunhão

Re: Mentiras
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 00:35

Um dos companheiros iniciais do Irmão Roger foi o calvinista Max Thurian. Teologo brilhante, converteu-se ao catolicismo, foi ordenado Padre catolico.
No fundo do seu coração o Irmão Roger era catolico e todos o sabem: Contudo isso n ão é o mais importante.
Aconselho um livro que já tem algum tempo, mas é muito bom:
A VIDA DO IRMÃO ROGER de Kathryn Spink, do Apostolado de Oração. Setembro de 2004.
Logo no inicio do livro, o Irmão Roger afirma que quando surge uma nova fundação toda a gente quer entrevistar o fundador saber como foi. Esquecem-se de que nada disso tem importancia porque quem faz surgir tudo é o Espirito Santo.
É isto que faz um grande homem. E nada que possa alguma má imprensa escrever, irá denegrir o trabalho de um santo.
A igreja precisa de Santos. Irmão Roger é um Santo.

Re: Mentiras
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 01:44

«No fundo do seu coração o Irmão Roger era católico e todos o sabem: Contudo isso não é o mais importante.»

Se não é o mais importante porque razão se insiste nesse assunto? É assim tão importante mostrarmos que afinal ele "jogava no nosso clube"? Não estará por detrás desta mesquinha conversão póstuma um carácter muito pouco ecuménico que nada tem a ver com a vida do Irmão Roger?

Pois digo-vos, com toda a certeza, o Irmão Roger era Cristão, e o resto, pouco ou nada interessa.

Luis Gonzaga

Re: Mentiras
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 02:26

Mas claro que há uma grande diferença. Pode ser que para ti não haja. Se assim não fosse, era tudo uma balda, cada qual acredita no que quer que o que interessa é ser-se bonzinho. Isso é o oposto de todo o dialogo ecuménico. Para mim é importante sim e não é aproveitamento post mortem..... sempre se falou disso.
Claro que há radicais que não querem ouvir isso, mas isso são tentativas de protestantizar o catolicismo.
Passamos adiante.

Re: Mentiras
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 10:41

Discordo do Moisés... é claro que não há uma grande diferença. Porque, mesmo se o Irmão Roger era católico no seu coração, NÂO rejeitou a sua tradição de base e nunca deixou de ser calvinista. O que aconteceu foi que reconciliou no seu coração as várias tradições cristãs, sem as renegar nem deixar de continuara a valorizar o que cada uma tinha de positivo. Foi o próprio irmão Roger que escreveu: "encontrei a minha própria identidade cristã reconciliando em mim mesmo a fé das minhas origens com o mistério da fé da Igreja Católica, sem romper a comunhão com quem quer que seja." Neste sentido, nunca houve qualquer conversão interior (conversão significa mudança), mas sim de uma RECONCILIAÇÃO "sem romper a comunhão".

"O irmão Roger era um cristão com um grande desejo de unidade e reconciliação, que sabia olhar mais profundamente do que as questões históricas, culturais ou organizativas que separam os cristãos e compreendeu que não precisava renegar a fé das suas origens protestantes para estar em comunhão com Roma".

É como o Luís diz: é trair o pensamento do Ir. Roger dizer agora que ele era católico e que todos o sabiam. E , de facto, é por atitudes assim que o ecumenismo tem tanta dificuldade em andar: porque a Igreja Católica trata muitas vezes os outros como aqueles que devem voltar ao redil, abandonando as ssuas tradições e tornando-se católicos... ora não foi isso que aconteceu com o Ir. Roger... de facto, parece-me que o Ir. Roger antecipou o que tem de ser daqui a muitos muitos anos o ecumenismo: a insistência no "Ser cristão", para lá de todas as denominações históricas, mas simultaneamente no absoluto respeito e valorização das diferenças e particularidades de cada tradição. Enquanto a valorização for no "eu sou católico e tu és protestante" não haverá unidade, que foi algo que Cristo nos pediu de forma directa. Antes de mais somos cristãos. De tradição católica e 'orgulhosos' dessa tradição e de todo o seu valor... mas a reconciliação deve ser no nosso coração, e tal como o Ir. Roger, estar em comunhão com os protestantes no nosso íntimo, sem renegar a fé das nossas origens católicas. Era isso que procurava fazer o Ir. Roger... que antes de mais era um Cristão... tal como todos nós.

Abraço

Miguel

Re: Mentiras
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 13:02

Caro Moisés,

Convido-te a enumerar as grandes diferenças que existem entre protestantes e católicos. A começar pelo Credo de cada uma. Podes depois continuar nos mandamentos, pelos estudos bíblicos, etc... Fico mesmo muito curioso para as diferenças que irás apresentar.

Serão os radicais, como tu lhes chamas, que não querem ouvir falar disso, ou serão os radicais aqueles que ainda o Irmão Roger não tinha sido sepultado, só apregoavam a sua catolicidade conhecida de todos?

Luis Gonzaga

Mentiras
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 14:07

Acho que o importante é ter-se noção dos factos e da verdade... e perguntar realmente o que se entende com catolicidade... Se entender que católico é ser-se universal, estar em comunhão com o Bispo de Roma (primo inter pares) e acreditar na Presença Real então o Ir. Roger não era católico no fundo do coração mas em todo o seu coração.

Agora ser católico denomina uma tradição, uma forma de estar na Igreja com os seus carismas e virtudes mas também com os seus pecados e defeitos. O mesmo se aplica nas outras tradições que professam o Credo de Niceia-Constantinopola.

Não protestantize o católico nem se catolicise o protestante... que se respeite e que se vive em comunhão fraterna.

Quanto ao Max Thurian, é verdade que se converteu e digo que foi uma das maiores mágoas quer do Ir Roger quer de muitos Bispos e Papas católicos... Mas como se costuma dizer, os protestantes dizem que Taizé é demasiado católico e os católicos dizem o inverso.

Agora vamos aos factos, Ir. Roger era e morreu calvinista, há muitos anos que recebia a comunhão católica todos os domingos e muitas vezes das mãos de bispos e cardeais da Igreja. Aliás não podia ser de outra forma se também não há outra celebração senão a missa católica aos domingos de manhã de Taizé. Quem não viu, eu posso emprestar a cassete para ver em slow motion o Sr Cardeal Patriarca a dar a comunhão católica ao Ir Roger.

Que se pare de mentir...

Em comunhão

Re: Mentiras
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 15:01

Neste Forum há pessoas mais Calvinistas que o Irmão Roger.
Paz à sua Alma. Vou virar a folha que este tema já deu o que tinha a dar.

Re: Mentiras
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 15:08

É sempre bom ver alguns resquícios de umbiguismo por aqui... "este tema já deu o que tinha a dar"... disse, está dito... lol... A verdade caro Moisés é que dizer que há quem seja mais calvinista do que o irmão Roger não é argumento nenhum... és tu que estás a tentar forçar os factos... O Tilleul foi claro... eu julgo que também...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Mentiras
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 15:55

"Não estará por detrás desta mesquinha conversão póstuma um carácter muito pouco ecuménico que nada tem a ver com a vida do Irmão Roger? "

Precisamente.

"Pois digo-vos, com toda a certeza, o Irmão Roger era Cristão, e o resto, pouco ou nada interessa. "

assim é, luís.


O actual papa afirmou explicitamente que o diálogo ecuménico e o diálogo inter-religioso é para prosseguir... mesmo contra alguns radicais fundamentalistas católicos....


Re: Mentiras
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 17:42

Caro Moisés,

Não sei se já reparaste mas começa a ser uma característica tua quando alguém que te coloca algumas perguntas concretas, com o objectivo de esclarecermos de uma vez por todas o que discutimos, tu não respondes, viras costas e voltamos-te a ver noutro tópico, como se nada se tivesse passado, como foi agora o caso «Vou virar a folha que este tema já deu o que tinha a dar.»

Assim, é díficil termos diálogo neste fórum... pelo menos contigo.

Se não concordas comigo, podes e deves dizê-lo. Não estou aqui, e penso que ninguém está, com o objectivo de converter quem quer que seja. Se te coloco perguntas é para perceber de forma explícita aquilo que pensas. Escreves «Neste Forum há pessoas mais Calvinistas que o Irmão Roger.» e fico com a sensação que te referes a mim. Ora, eu sei o que João Calvinho escreveu, o que defendia e não me identifico com isso. Já aqui escrevi que sou católico. Que cresci e sempre vive na tradição católica, e, se Deus assim quiser, hei-de morrer católico.

Por isso, caro Moises, escrever o que escreveste, virar costas e ires-te embora, não te fica bem. Mais. Não revela qualquer espírito de tolerância por aqueles que pensam de forma diferente.

O Miguel (Rmcf), como é seu hábito, faz um retrato simples e correcto do que se trata: são resquícios de umbiguismo. E, quando assim é, não há Jornada Mundial ou presença com o Papa que ajude.

Luis Gonzaga

Re: Mentiras
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 31 de August de 2005 21:36

Apoiado

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.