Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Os 5 Sábados
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 02 de August de 2005 14:02

Boa Tarde!

Gostaria de saber a vossa opinião sobre os cinco sábados pedidos por Nossa Senhora!

Obrigada

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de August de 2005 21:42

Olá Mónica.

Sê bem vinda a este Fórum.

Sobre a questão que lanças, não te posso dar a minha opinião pois desconheço que pedido se trata.

Luis

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 03 de August de 2005 01:18

Ai a mensagem de Fatima.....
Nossa Senhora pede que lhe dediquemos cinco primeiros sabados. Missa, Confissão e terço.
Uma boa coisa a iniciar nas férias

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 03 de August de 2005 16:44

Luis,

Nossa Senhora apareceu aos pastorinhos em Fátima e pediu que lhe fossem dedicados os primeiros 5 Sábados.

Como o Moisés indicou acima, Missa, confissão e terço.

Eu gostaria de saber a vossa opinião neste assunto. Não só para obter mais informação sobre este tema, mas também para saber a vossa sincera e pessoal opinião sobre o assunto.

Obrigada,


Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de August de 2005 22:12

Olá Mónica,

A minha opinião sobre a mensagem de Fátima é a seguinte: A mensagem de Fátima não adiciona nada ao Evangelho. Se adicionasse, era falsa. Se não adiciona, então basta o Evangelho.

Compreendo e respeito as pessoas para quem a espiritualidade mariana é uma ajuda no seu caminho até Cristo. É importante saber que não é o único caminho. Há pessoas que se sentem melhor numa espiritualidade franciscana. Outro há que se sentem melhor na inaciana, ou dominicana, etc... Nada há de errado nisso na Igreja. É uma das nossas grandes riquezas.

Sobre o tema de Maria, sugeria-te que lesses o que foi escrito em Porquê veneramos a Santíssima Virgem?. Como se trata de um dos tópicos mais longos deste fórum, e poderás não ter tempo nem paciência, recomendo-te que leias a mensagem do Alef nesse mesmo tópico.


Caro Moisés,

Como sabes, a mensagem de Fátima não é requisito para a nossa salvação. Se fosse, tratando-se de uma revelação particular, como se salvariam as pessoas que não conhecem a mensagem de Fátima? A mensagem de Fátima é mais um convite ao Evangelho, tal como nas bodas de Caná, Maria nos dizia «Fazei o que Ele vos disser!»

Luis Gonzaga

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 02:55

caro Luis
Pelo teu raciocinio, a mensagem de fátima é falsa. Caso contrario que viria fazer Maria Santissima a Portugal? Falar para alguns? A Igreja não serve porque basta o Evangelho, a Tradição não prseta porque basta o Evangelho etc
A mensagem de fatima confirma a mensagem do Evangelho adapta-o aos dias de hoje, lembra aos homens de hoje que não leem o Evangelho que o caminho que leva ao Céu é a Penitencia e a Oração. Avisa-nos que Deus está ofendido e que o coração de Jesus pede reparação.
Uma mensagem actualissima para os dias de Hoje.
A menos que Nossa Senhora tenha fugido às escondidas do Céu para nos dizer isto, que não tem interesse.
Seria bom, não voltarmos a questões antigas nem a ressuscitar questões pessoais marianas.
Os 5 primeiros sabados se nossa senhora os pediu, deve bem saber porque.
Maria Salus Populus Romanus ora Pro nobis

Re: Os 5 Sábados / Mensagem de Fátima é Evangelho Puro!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 04:00

À Irmã Mónica

E demais Imãos


* * * * *

CINCO PRIMEIROS SÁBADOS:


[216.239.59.104] - 1 - Devoção dos Cinco Primeiros Sábados


[216.239.59.104] - 2 - A Magnifica Promessa dos Cinco Primeiros Sabados


+ + + + +

+ Ó meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno!
+ Levai as almas todas para o Céu, principalmente as que mais precisarem!


Mariano

Re: Os 5 Sábados / Mensagem de Fátima é Evangelho Puro!
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 10:55


Bom Dia Luis,

Em resposta ao que disse acima, gostaria de dizer o seguinte, tendo em conta o que tenho lido sobre o assunto, pois não sou exactamente uma perita:

O Evangelho por sí só não basta. Sendo católica tenho também que ter atenção à tradição e aos mandamentos da Igreja, a qual, foi fundada por Cristo. Estou correcta?

Assim sendo, isso não quer dizer que sou Mariana. O que entendo é que Maria leva-nos sim, mais proximos de Jesus. É do genero, através dela, para mais perto dele. Ela intercede por nós perante Deus.

Daquilo que também tenho lido, o nosso querido Papa João Paulo II, rezava o terço, e acreditava.

Não quero aqui fazer uma discussão do assunto. Agradeço a sua opinião, a qual fui eu que pedi. Mas penso que os 5 sábados não serão uma devoção Mariana. Talvez esteja errada.

Mónica

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 11:37


Moises,

O que diz sobre a reparação do coração, é o que eu li e o que fui informada sobre o assunto.

No que diz em respeito ao Evangelho. Pois, ser católico é isso mesmo. É seguir a Igreja e a tradição dela. Pelo menos é isso que fui ensinada ainda há pouco tempo.

Mas acho que o que ando à procura, é precisamente a opinião sobre a reparação do coração. Porque daquilo que entendi, os 5 Sábados são também para tentar salvar o máximo número de pessoas possível. Aqueles que não acreditam. Aqueles que precisam mesmo de alguém que reze por eles.

Mónica

Os 5 Sábados
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 11:42

Mónica,

Não compreendo, tenho dificuldade em acreditar mas respeito muito todos os cristãos que vão a Fátima. Não sei se é falsa ou não a mensagem de Fátima simplesmente não me identifico mas respeito quem sente que o seu caminho é melhor por aí.

Realmente a posição com que mais me identifico é com a do Alef.

Não considero acessório mas também não considero essencial a devoção dos 5 sábados, rezar o terço todos os dias, fazer a novena X ou Y ou usar jaculatórias com frequência. Respeito porque considero que são expressões de fé diferentes da minha mas que tendo por pano de fundo bendizer a Deus e o Seu amor são tão válidas como a minha.

Tenho especial devoção por Nossa Senhora como exemplo a seguir de abertura e aceitação da acção de Deus mas não a considero co-redentora nem a co-mediadora, pois esse lugar está reservado na sua totalidade a Jesus Cristo, nosso Senhor e Deus!

Agora quanto aos corações de Maria e de Jesus... peço desculpa, o Pai não me deu um coração simples para os compreender...

O mesmo aplico às promessas dolorosas que se vê em Fátima, as velas (tenho um amigo que diz que a visão do inferno dos pastorinhos é o queimadoro de velas), os pezinhos, os porquinhos, os bebes em cera e demais devoções que não são minhas mas que aceito e faço por respeitar porque vem dos "Pobres de espírito" e "deles é o Reino dos Céus".

Em comunhão

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 13:38

Caro Moisés,

Quando afirmei «basta o Evangelho» não me estava a referir à sola scriptura. Sou Católico. Cresci e fui educado na Tradição Católica. Aceito-a, respeito-a e nela permanecerei. Repito, quando afirmei «basta o Evangelho» não quis excluir, pelo contrário, toda a Sagrada Escritura, a Tradição da Igreja, os Concílios, e os inúmeros documentos do Magistério da Igreja.

O que eu quis dizer é que a mensagem de Fátima não adiciona nada ao Evangelho (no sentido mais abrangente, toda a Revelação): confirma o Evangelho e adapta-o aos nossos dias, como tu próprio o dizes na tua mensagem. Aquilo que te pergunto é se a mensagem de Fátima é a única adaptação possível do Evangelho aos nossos dias?

A mensagem de Fátima data do início do século XX. Depois disso, realizou-se o Concílio Vaticano II. Seria oportuno ver o que este Concílio disse sobre Fátima, ou, mais genericamente, sobre a devoção mariana, para contextualizar a mensagem de Fátima.

Não creio que estejamos a ir buscar questões antigas nem pessoais. Lendo a tua mensagem e à tua referência de "Maria Santíssima", reforço a sugestão da leitura daquele tópico, e da mensagem do Alef. Toda a Mariologia deve ter base Cristológica e ser Cristocéntrica. Se não, não é Mariologia, ou não é Cristianismo.

Como diz o Tilleul, não esqueçamos que Jesus Cristo é Caminho, Verdade e Vida, único salvador e mediador entre Deus e os homens.

Luis Gonzaga

Re: Os Cinco Primeiros Sábados / Mensagem de Fátima é Puro Evangelho!
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 20:00

Prezados Irmãos/Irmãs em Cristo

Começo por convidar a Mónica / e não só (intuo que não o fez/fizeram, em geral) a premir/clicar os números de 'IP's (endereço) que constam a azul interactivo, na minha mensagem anterior, a fim de terem acesso a duas importantes páginas da Internet (os números são iguais mas os sites são totalmente diferentes e complementares), sobre os evangélicos CINCO PRIMEIROS SÁBADOS, relativamente à Mensagem de Fátima.

Ai de quem não acredita na Mensagem de Fátima, por negligência, soberba, comodismo, heresia e/ou iniquidade!
Quem não acredita nas Aparições de Fátima, assim como nas de Lourdes, reconhecidas a cem por cento pela Igreja Católica Apostólica Romana - e em todas as respectivas celestiais Mensagens Marianas e Cristãs/Evangélicas -, também não acredita nos Dogmas Marianos, também não acredita nos Dogmas da real existência do Inferno e do Demónio, também não acredita na real existência dos Anjos, e consequentemente do próprio Paraíso, e por este andar não acreditará também, ao menos séria/plenamente, no próprio Deus, mas apenas, quando muito, num Cristo desgraçadamente feito à imagem e semelhança de tais incrédulos, hereges e ímpios mundanos!...

Rezo e penitencio-me - tal como tanto pediu Nossa Senhora de Fátima, sobretudo quando mostrou o Inferno aos três Pastorinhos, mas também através da reza diária do Terço do Rosário! - por todos os pecadores, por todos os que (já) não acreditam, nem querem acreditar, e detestam pedir esse Dom Divino (o dom da Fé!); e sobretudo por todos aqueles que não respeitam minimamente, mormente os que, falsamente e apesar disso mesmo, ainda consideram-se "cristãos e católicos praticantes", mais ou menos moralistas e exemplares..., os quais, tragicamente, constituirão a maioria, inclusivamente - pasme-se! - muitos sacerdotes e alguns bispos!...

QUE TREMENDA HIPOCRISIA E HERESIA!!!

+ Virgem Santíssima, não permitais que vivamos nem morramos em pecado mortal!

+ Nossa Senhora do Rosário de Fátima, salvai-nos, salvai Portugal e dai a paz ao mundo!

+ Ó meu Jesus, é por Vosso Amor, pela conversão dos pecadores e em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria! / Assim como pelos ultrajes, sacrilégios e indiferenças cometidos contra o Santíssimo Sacramento da Eucaristia!

+ Rogai por nós Santa Mãe de Deus! / Para que sejamos dignos das Promessas de Cristo. Amen


Mariano


Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 04 de August de 2005 21:18

Caro José Avlis,

Se leste a minha mensagem atentamente, viste que eu não afirmei que não acreditava na mensagem de Fátima. Disse que esta não adicionava nada ao Evangelho. Ora se não acreditasse nela, nunca a compararia ao Evangelho. Para além disso, colocares ao mesmo nível as revelações particulares, os dogmas da Igreja, e a Revelação de Jesus Cristo, é esqueceres por completo a hierarquia de verdades.

Se esta hierarquia não existisse, porque razão manteríamos o Credo de Niceia-Constantinopla como profissão de fé na Eucaristia, e não o substutíamos por algo mais geral que incluisse todas as outras verdades, e mesmo as revelações particulares?

Acho curioso que faças referência ao site do Fatima Network, depois de terem dado tanta dor de cabeça ao Santuário de Fátima, e a todos aqueles que se empenham, verdadeiramente, na divulgação da mensagem de Fátima.

De qualquer forma, agradeço os "mimos" de "incrédulos, hereges e ímpios mundanos!". Confesso que já estava com saudades :-)

Luis Gonzaga

Os 5 Sábados
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 05 de August de 2005 12:58

Sr. José Avlis...

Que pena o senhor peder a paciência e a compostura por causa deste assunto... principalmente porque ele disse "A casa de meu Pai tem muitas moradas".

Mas vamos por partes...

Para ser se católico não é necessário acreditarem Fátima ou na sua mensagem... não disse que não acredito que a Nossa Senhora tenha aparecido aos pastorinhos mas parafraseando o Ir. Roger "Não compreendo o que se passou em Fátima mas qual é o mal da Senhora ter aparecido a 3 crianças?"

A mensagem de Fátima, encaro-a com seriedade e fico feliz que haja pessoas que se preocupem em rezar pelos outros, mas cada um pode rezar por si e pela Humanidade recorrendo a outras maneiras de rezar. O terço e a devoção dos 5 sábados não são, para mim, essenciais na salvação da humanidade. Prefiro, porque tenho essa possibilidade, ir à Missa todos os dias...

Terá que admitir que muitos dos anticorpos criados por muitos contra a Fátima, prende-se com o facto de ter sido durante muitos anos, utilizado como arma de propaganda quer pelo Estado Novo e por sectores da Igreja mais conservadores. Graças a Deus o Santuário de Fátima é um altar do mundo e já superou muito destes estigmas e também "purificou" a sua imagem de influências menos positivas.

Na minha forma de viver a fé, certas demonstrações de fé presenciadas em Fátima, são para mim extremistas e perto do paganismo, mas isto também faz parte da fé colectiva. Afinal são estas expressões de fé popular que fazem as pessoas descobrir o lado místico e ao mesmo tempo concreto da Igreja. Em todo o caso, creio que a reitoria do Santuário tem tentado moderar certas promessas, quer pelos danos físicos quer por alguns excessos de piedade.

Quanto a Fátima e o Evangelho volto a refugiar-me no Alef e nas suas sábias palavras "Quando a Igreja aprovou Fátima não proclamou a veracidade "factual" das aparições, mas sim que as aparições são credíveis (o que é ligeiramente diferente, porque se refere sobretudo à mensagem) e aprovou o culto a Nossa Senhora. Ou seja: não há nenhuma declaração de tipo dogmático ou vinculativo a afirmar que temos que acreditar que Nossa apareceu em Fátima. O que se diz é que a sua mensagem é credível. Credível porque corresponde àquilo que está no Evangelho. Aprovado o culto, porque no próprio Evangelho Maria diz que "todas as gerações me hão-de chamar bem-aventurada". Portanto, Fátima nada acrescenta ao Evangelho, nem podia acrescentar. Quando muito podemos dizer que é uma leitura "actualizada" do Evangelho (o que já é muito importante!)." in fórum Terravista #Cristianismo

Por último lembro-lhe que religião que se cobre «na capa da humildade, lealdade, fidelidade e observância, ameaçando com a Ira de Deus todo aquele que se atreva a discordar(...)» trata de arranjar «(...) o meio mais eficaz para destruir a verdadeira fé em Deus. Tudos isto são virtudes importantes que nos podem ajudar a manter-nos fiéis e atentos às moções de Deus. Mas usar estas virtudes para fins opostos, isto é, para desfazer a fé que temos de que Deus trabalha em nossas as almas e nos nossos corações, dizendo às pessoas que qualquer discordância das autoridades religiosas vem da sua natureza corrompida, e desviando-lhes assim a atenção da sua própria experiência interior, lugar do seu encontro com Deus, é um pecado e um escândalo. E Cristo tem palavras duríssimas para aqueles que escandalizam os pequeninos, quando lhes diz que "seria preferível atar-lhes uma mó de moínho ao pescoço e lançá-los no fundo do mar."» In "Deus das Surpresas", Gerard W. Hughes, S.J. pag. 32 - Apostolado Oração.

Em comunhão


Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Mónica (IP registado)
Data: 05 de August de 2005 13:27


A Todos,

Eu vou de férias, mas gostava agradecer os vossos comentários e gostava de sugerir que lessem o livro: Todos os Caminhos vão Dar a Roma (Scott Hann).

É sobre a história de um casal protestante que se converte ao catolicismo e os porquês.

Beijinhos,

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 06 de August de 2005 11:44

- O mesmo aplico às promessas dolorosas que se vê em Fátima, as velas (tenho um amigo que diz que a visão do inferno dos pastorinhos é o queimadoro de velas), os pezinhos, os porquinhos, os bebes em cera e demais devoções que não são minhas mas que aceito e faço por respeitar porque vem dos "Pobres de espírito" e "deles é o Reino dos Céus". - (sic tilleul)

Tilleul: Embora compreenda o que quer dizer com isto, acho que está dito com uma sobranceria e desprezo por essas pessoas que , a si não fica nada bem.
E se em vez de serem pobres de espírito, forem mal informados?
E nesse sentido, do alto da sua clareza de espírito, qual tem sido a sua iniciativa junto dessas pessoas para as esclarecer?

Não estará a fazer acepção de pessoas?

Abraço fraterno

PS- Eu, embora muito devoto a NªSrª de Fátima, também não queimo porquinhos nem os respectivos pézinhos... Mas não me incomoda nada que outros o façam.

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de August de 2005 00:18

Caro VM,

Compreendo o que dizes e penso nisso quando me ocorre dar a minha opinião sobre as promessas que se cumprem em Fátima. Não sei até que ponto o Tilleul estaria a menosprezar as ditas pessoas, mas deixo para ele comentar.

Como dizes, o que é as pessoas precisam é serem informadas, e, eu acrescento, serem formadas (terem formação). Creio que isso passará por alterar a nossa prática dominical. Em vez de se limitar simplesmente à missa, é preciso adicionar uma hora de catequese para todos.

Tive conhecimento que em várias Igrejas cristãs (não católicas mas não me lembro quais), o culto dominical é composto por duas partes: uma hora o ritual (correspondente à nossa missa), e uma hora de catequese, onde todos participam sendo agrupados por idades. A ideia agrada-me e penso que seria muito positivo implementarmos isso nas nossas paróquias.

Luis

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 07 de August de 2005 08:17

Luis

As igrejas a que te referes são a maioria das igrejas evangélicas (as Assembleias de Deus, por exemplo). Ao Domingo, para além dos cultos, costumam ter a chamada Escola Dominical.

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 07 de August de 2005 13:43

O Luis tem razão, basta ver algumas pessoas chegarem á missa depois das leituras e homilia, comungam com a maior naturalidade, mal recebem a benção saem a correr.
Para essa muita catequese....

Re: Os 5 Sábados
Escrito por: Moises (IP registado)
Data: 07 de August de 2005 16:57

Caro Tilleul

Lamento estarmos de novo em campos opostos. Tecer criticas a fatima por causa da politica....nomeadamente o estado novo, não parece muito proprio. Primeiro porque Deus me parece mais importante que a politica. Depois se assim nao fosse, por causa de gente como o Eng Guterres, e do Frei Milicias, já eu teria deixado a Santa Igreja. Deixemos pois a politica de lado.
O Comercio. Tem razão mas é bom queixar-se à Camara Municipal. O santuario não tem culpa do que se la faz. Basta ir a Lourdes e ve a repetição do fenomeno.
A pobreza de espirito, talvez leve aqueles que vão la com porquinhos para o ceu, e o meu amigo com a sua critica sem caridade va para o purgatório.
A menos que como cristão erudito, faça parte do grupo de diz que não ha purgatório.
Este topico - e algumas coisas que nele leio de catolicos - so me confirma o pedido de Nossa Senhora em Fatima. O Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria pedem reparação.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.