Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 21:40


Tenho dito, mas fica sempre tanto por dizer... Serás tu aqui o maior testemunho dessa incapacidade de aceitação?

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 17 de December de 2002 23:20

Achas mesmo, joão?

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 18 de December de 2002 15:25

Confesso-me incapaz de perceber as vossas dúvidas quanto à pergunta deste tópico.

João (JMA)

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de January de 2003 20:18


Ana, só perguntei porque tu pareces ser quem tem sempre maiores reticências em relação à doutrina da Igreja. Como a Igreja também ensina (e muito bem) que Deus existe, fiquei na dúvida sobre como encaravas também essa doutrina.

Bem, eu não tenho muitas dúvidas...

Mas fica aqui um exemplo engraçado sobre porque é que, apesar de ser por vezes difícil provar (ou demonstrar) a existência de Deus, é sempre impossível provar que não existe (como dizia Pascal).

Para sabermos que Deus não existe, teríamos de vasculhar todo o Universo à sua procura. Depois de termos vasculhado tudo, diríamos "Não existe". Mas isto é especialmente complicado devido à transcendência inerente ao próprio Deus, que não obstante já Se nos fez conhecer por maravilhoso obséquio da sua parte. E digamos que realizar isso é, em boa verdade, impossível.

Mas, para dizermos que Deus existe tal como Ele Se nos deu a conhecer, basta acreditarmos na Revelação. E foi-nos dito que a Deus nunca ninguém O viu mas que a Encarnação no-Lo deu a conhecer. Mas como acreditarei eu no testemunho de algo que aconteceu há quase 2.000 anos atrás? Bem, podemos investigar toda a doutrina bíblica, toda a concretização da profecia, todo o (são) estudo histórico de Jesus, e também estudar as outras religiões, a ver se são mais verdadeiras.

Mas, outro mas, se formos a fundo, a fundo de nós mesmos, poderemos antes disso compreender que Jesus é o meu Salvador e Libertador. Posso simplesmente acreditar nisso pelo válido testemunho que tive oportunidade de conhecer. Aliás, ninguém se assume com cristão sem uma experiência completa de Deus, o que implica acolhê-Lo intimamente e confessá-Lo como Senhor.

De qualquer das formas, toda a nossa vida não é tempo suficiente para conhecer a Deus, a Quem só se conhece completamente fora do tempo. Por isso, porque não nos colocarmos a caminho, abandonando-nos ao seu amor? Seria uma vida melhor vivida, sem procurar freneticamente "onde está a verdade", mas encontrá-la simplesmente na vida em Igreja. Estou certo de que é essa a intenção simples e essencial pela qual Deus nos deixou uma Igreja infalível que continuamente sustêm.

João

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.