Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: Pinto (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 20:27

Tem alguma coisa contra o sotaque brasileiro ou a Ana é preconceituosa?

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 20:34

que nada , cara!! só que associo muito esse sotaque com certo tipo de seitas, mais nada...

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: Pinto (IP registado)
Data: 07 de November de 2002 20:33

Pelos vistos, a Ana participa ou é aderente de seitas brasileiras.
Descobre-as só pelo sotaque.

Eu sou católico.

Passar bem!

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2002 23:15

xau, xau

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: jorge monteiro (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 17:54


Deus tem que existir para ser o nosso refugio nas horas menos boas da nossa vida.
que seja um consolo nas dificuldadfes da nossa vida.
Deus tem que ser o nosso amigo para nos guiar no nosso dia dia, A quele que alimenta o nosso coração.

basicamente é isto que eu tansmito ao meu catequisantes do 5.º ano.

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 18:02


Ana:

Também não podemos é reduzir tudo ao corpo. Até porque a "mente" é mais que o cérebro... Tu dizes que a "velha clivagem platónica corpo/espírito não tem sentido" só para dizeres que tudo é corpo... Então, em que ficamos? A alma também é algo mais que a consciência. Nesse sentido, os pensamentos não residem só no cérebro: caso contrário, como seria a vida eterna? Aliás, penso até que nos casos de amnésia se regista uma incapacidade do cérebro de aceder aos conteúdos da alma... Tal como acontece connosco, à procura de Deus, do seu "conteúdo" no mais íntimo de nós mesmos. Existem até estudos que apontam o ateísmo como uma espécie de rejeição de qualquer autoridade paterna, como uma incapacidade de acreditar, de desejar o transcendente...

Acho bem que não tenhas afirmado que Deus não existe! LOL Pelo menos, afirmando-o com "segurança": muitas vezes me apetece dizer isso mas depressa compreendo que se trata de uma falta de compreensão da minha parte, sem renunciar à Revelação, esperando que a vá compreendendo melhor, pronto para aceitar a fé da Igreja (não sou que a invento: adiro a ela, e só pode ser na sua totalidade).

Chamar "alucinações" às visões particulares é algo bastante discutível... Se calhar também achas que os milagres não existem, que nunca houveram aparições...

Essa experiência de comunhão mística entre o corporal e o espiritual é intensíssima: e eu só o experimentei muito parcialmente. No entanto, o seu objectivo não é o prazer, como uma forma de terapia, mas uma compreensão mais alargada do amor de Deus.


Pinto:

Pois, Deus é amor, e como tal o Inferno, ou seja, ou afastamento eterno "não existe"... Espero que não seja isso que quiseste dizer.

Bem, a Igreja ensina que o nosso livre arbítrio pode conduzir-nos a uma rebelião total a Deus, auto-excluindo-nos da sua presença. Isso é o Inferno: viver à margem de toda a fonte de paz, de alegria, de amor... Muito pior que um grande caldeirão de chamas ardentes...

De facto, Deus ama-nos ao ponto de estar sempre pronto a perdoar, a acolher o nosso arrependimento: NÃO HÁ PERDÃO SE NÃO HOUVER ARREPENDIMENTO, PARA QUE A RECONCILIAÇÃO SEJA POSSÍVEL.

Se julgarmos que o arrependimento, a conversão e a reconciliação não são necessários, então caímos no "não vale a pena inquietarmo-nos" que a Ana referiu...

Basta amar a Deus e anelar a Salvação: apesar de todos os sofrimentos, confiemos n'Ele.

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 21:21


Ana Paula, permite-me que te faça uma pergunta: afinal, quem é Deus para ti e como se repercute a fé na tua vida?

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: Pinto (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 22:23

A salvação, não é resultado de exercícios espirituais, realizados e organizados pelas religiões. A salvação é um dom de Deus, é gratuita e está a disposição de quem quer que seja. Quaisquer práticas religiosas, são apenas formalidades humanas. Mesmo que elas não existissem, a salvação seria dada a todos sem distinção. O nosso Deus, não é um Deus preconceituoso.

O arrependimento, a conversão e a reconciliação são necessários, para a nosso desenvolvimento espiritual e humano, não são condição para a salvação. As condições para a salvação de uma determinada pessoa, só Deus as conhece.

Nem todos os que dizem senhor, senhor, entrarão no reino dos céus.

Paz e bem

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de November de 2002 18:30

Sobre o assunto da existência ou não de Deus e a relação da Fé com a Ciência, gostaria de sugerir um livro que acabei de ler há poucos dias: O factor Deus, de Hanns Cornelissen, Editorial Notícias. Muito Bom!

Hanns Cornelissen é um filosófo e teólogo cristão, pelo que o livro defende a existência de Deus à luz da doutrina cristã. Mas o livro apresenta um discurso bem elaborado e com afirmações bem sustentadas.

Quanto à demonstração científica de Deus, penso que esta nunca irá acontecer. E não acontecerá por princípio: a ciência apenas se debruça sobre o mundo físico, e Deus, embora actue no mundo físico, não se restringe a ele. Logo é demonstração é impossível.

Quanto à questão do Cassola da relação entre a existência de Deus e do mal no mundo, vou aproveitar algumas das passagens do livro que referi à pouco para à questão:

1. «Temos de distinguir entre males morais e males físicos. Aos males morais pertencem todas as consequências de acções imorais, por exemplo, assassínio, tortura, e todas as formas de desprezo pelos seres humanos. Aos males físicos pertencem todas as consequências de processos naturais pelos quais o ser humano não é responsável, por exemplo, catástrofes naturais, doenças e fome.»

2. «Os males morais resultam do facto de Deus ter querido atribuir um livre arbítrio ao ser humano. O ser humano não deve ser uma marioneta, mas deve poder escolher entre o bem e o mal, com todas as suas consequências. Só assim podem ser postos em prática valores humanos, como, por exemplo, a solicitude, o amor e a abnegação. Portanto, para que seja possível uma hierarquia de valores, tem de existir também a possibilidade de escolha do seu contrário. Se não é possível nenhuma acto mau, também não é possível um acto bom.»

3. «A fiabilidade e a constância do mundo que nos rodeia e das leis da natureza que o governam constituem um fundamento para o nosso livre arbítrio. Se quero salvar uma pessoa de um carro em chamas, tenho de poder confiar que o meu extintor não começa, ele próprio, a arder. Além disso, tenho de poder confiar que, na próxima intervenção, o meu extintor também se comportará da mesma maneira e que não vai começar a arder, de repente, ou não vai explodir. Portanto, se Deus criou o ser humano como um ser com livre arbítrio e responsabilidade, também tem de querer que o seu mundo seja constante e previsível. Num mundo completamente caótico não existe qualquer reponsabilidade. Num mundo completamente caótico, nenhum médico pode ajudar um doente, porque o efeito da medicina é imprevisível. Por conseguinte, temos de constatar que a regularidade das leis da natureza faz parte dos pessupostos da acção moral. [...] As catástrofes naturais, como por exemplo, epidemias ou fome das leis da natureza e têm como fundamento a regularidade da natureza. Um terramoto baseia-se nos mesmos princípios da alavanca que pressupomos também no desengonçar de uma porta.»

Utilizando o exemplo deste último terramoto em Itália que matou muitas crianças temos de o compreender a dois níveis:
1. O terramoto em si - explicado pelo autor do livro, Hanns Cornelissen, como consequência das leis da natureza, que penso que todos compreendemos;
2. O facto do único edifício a ruir tenha sido a escola - ainda não foi concluída a investigação, mas não estaremos na presença de uma negligência humana no decorrer da construção da escola? Talvez até para poupar algumas liras nos custos de construcção? A investigação o dirá...

Onde fica então Deus no meio de todo este mal? Onde fica a Justiça Divina? Não a encontraremos em pleno nesta vida, mas sim a próxima, que será eterna.

Luis

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 17:24


Pinto, disseste que as religiões não interessam, que as formalidades não interessam.

Espero que tenhas excluído os Sacramentos disso...

Mas estás errado (ou "não", se quiseres formatar assim a tua mentalidade religiosa, ficas na tua, mas deixas de ser católico): o arrependimento e a conversão são mesmo necessários para a Salvação. Um período de Purgatório trata disso, se não for antes...

Sabes o que é a Revelação de Deus? Deus falar-nos? Dizer-nos Quem é o que espera de nós? Parece que não... Parece que para ti tudo está no "segredo dos deuses" e o Filho eterno da Trindade divina nunca tivesse incarnado... Mas isso quereria dizer que não terias uma Bíblia, por também não teres a Igreja...

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 17:26


Ana Paula, permite-me que te faça novamente uma pergunta: afinal, quem é Deus para ti e como se repercute a fé na tua vida?

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 22:29

Deus são os outros.




ana

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 14:49


Ana...

O que queres dizer com "Deus são os outros"? Será que queres resumir a Teologia numa doutrina social?

Não é a primeira vez que ouço essa... Mas explica-nos como entendes isso.

Tu não acreditas em Deus pois não? Ou acreditarás somente na "ideia" de Deus? Já alguma vez tiveste alguma crise de fé, não em relação ao que a Igreja ensina, mas entre ti e Deus?

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2002 15:19

João:
Não percebo o que pretendes. Uma discussão teológica? Metafísica?
Já passei por várias crises de fé e espero passar por muitas mais - as crises são sinal de cresciomento espiritual. Há quem pense que já sabe tudo e é santo. Presunção e água benta, cada um toma a que quer.

Não compreendes a frase Deus são os outros..... Como te posso explicar melhor? (Lê a resposta á Anna, no outro tópico),
Para mim, Deus não está nas nuvens... Nem nos espasmos de exaltação mística , por muito poéticos que sejam.... ( e atenção, que eu acho que o misticismo, como a poesia e o erotismo se aproximam muito da noção de divindade, no sentido de exprimirem ou de se aproximarem do indizível, inefável....)
Nem em elaboradas dissertações cognitivas, demonstrações matemáticas ou exortações ideológicas.
Deus é o nosso próximo. Deus somos nós. ( templos do espírito). Deus é a nossa carne e os nosso sangue, a carne e o sangue dos outros. Deus é o silêncio e o turbilhão que só vagamente percepcionamos, mas que está sempre presente na pessoa humana. Não sei definir o que é Deus. Mas posso tocar - Lhe.


ãna

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 06 de December de 2002 17:46


"Deus são os outros" - Deus é os outros, no sentido em que a divindade com que fabricamos a nossa existência seja o respeito e amor mútuos e em que o sagrado é apenas a convenção social que procura fazer-se respeitar, ou Deus está nos outros, no sentido em que cada uma e todas as coisas são criações de Deus que tanto se quer dar a conhecer, permanecendo ainda, enquanto Deus, absolutamente transcendente e inapreensível na sua natureza infinita, demasiado (para nós, que devemos querer sempre mais) inefável?

'Tá bem, Ana... Há muito de gnosticismo no que disseste...

Quanto àquilo que se diz de Deus, àquilo que se compreende d'Ele, é claro que precisamos mesmo de "elaboradas dissertações cognitivas, demonstrações matemáticas e exortações ideológicas", à maneira homilética e mariana: "Fiat", "faça-se em mim segundo a tua palavra".

E que palavra seria essa senão o próprio Jesus Cristo, por Quem Deus nos falou de Si mesmo?

Mas se Deus é assim tão "carnal" e "pragmático" (próximo é, de certeza) como dizes, como podemos nós afirmar algo sobre Quem Ele é, para além do "toque"?

Deus está em todas as coisas... mas todas as coisas não são Deus.

Como explicar o mistério de Deus? Como compreender Quem Ele é?

Quando dizes que "Deus é a nossa carne e o nosso sangue, a carne e o sangue dos outros", queres dizer que Ele nos criou e através dessas coisas materiais podemos compreender quem as originou, entendendo-nos a nós próprios?

É verdade que se deve amar mais com as obras, como dizia S. Inácio de Loiola, mas não é a forma como amo que "é" Deus.

Todos somos imitações(inhas) de Cristo: "onde há amor e caridade, aí se encontra Deus" e não "aí é Deus".

Deus "é" onde "está": está em tudo e actua em tudo.

Torna-se extremamente difícil compreender o quanto Deus se afasta de nós quando não actua em cada pormenor das nossas vidas, sempre que precisamos, se o entendemos assim tão actuante.

Mas Deus está no mundo material e para além dele. Na nossa mente? Na nossa alma? Certamente que somos uma unidade de "corpo": alma e cadáver. Será Deus quem domina todas as leis da Natureza e nelas está permanentemente como invisível?

Também não sei... Certamente que alguém o conseguiria explicar melhor, um teólogo, um religioso ou um bispo, mas até gosto de não ter respostas. Dá-me tempo para me habituar à complexidade das perguntas e simplesmente as contemplar e maravilhar-me com a capacidade de as fazer... dom de Deus? Sim, com certeza...

Resta-me contemplar o Senhor: Jesus Cristo, o Filho de Deus vivo, o Messias, o Crucificado, o Ressuscitado...

A experiência de humanidade alcançada pela relação com Cristo, pela nossa busca de adequação ao que Deus espera de nós, é profundamente transfiguradora.

Mas isso não "é" Deus - está em Deus, é divino, para Ele está orientado.

Será que Deus existe em Si mesmo, fora de nós, fora daquilo que pensamos sobre Ele, sendo muito mais que uma ideia, mas a mais profunda realidade sobrenatural com que nos defrontaremos após a morte, Ana?

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de December de 2002 18:19

Não sei.



ana

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 20:02


Pois... Eu também posso dizer que "não sei"...

Mas estaremos realmente interessados em "saber"? Ou passamos a maior parte da nossa vida a "vivê-la", sem nos preocuparmos com isto, que é, afinal, o mais essencial na nossa existência, por mais que falhemos em compreendê-lo pela própria transcendência do tema?

Será que não vale mesmo a pena preocuparmo-nos com isso? Será que podemos realmente "saber"?

Por enquanto, "não sei". :o) Só sei que quero saber mais, conhecer melhor, amar o mais que puder e depois logo se vê...

Fazendo o caminho, o mais importante é viver centrado nos nossos três pilares cristãos: fé, esperança e caridade.

Assim, eu creio, quero saber mais para acreditar melhor; espero, quero ser paciente e permanecer atento ao Espírito; amo, servindo sempre a Deus na constante edificação da comunhão entre todos.

Incríveis (esquisitos?) ideais, mas nada me parece tão realizador, nem nada me parece valer tanto a pena.

Afinal, estou a morrer todos os dias: prefiro fazer dessa morte uma entrega de vida pelo mais importante, discernindo entre o que é útil e o que me "entretém"...

João

P
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 20:20

:º p
è capaz de valer apena preocuparmo-nos mas não excessivamente. Afinal as respostas não existem. mas perguntar faz parte da essência do ser humano...
SEria mais interessante pensares que estás a nascer todos os dias - o que é capaz de ser verdade e que o que eras ontem hoje já não és, embora ainda sejas.

ana

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 20:30


Quanto a mim, o que acontece é que as respostas existem mas são demasiado inconfortáveis para serem aceites confortavelmente.

Sim, nasço todos os dias... quando não morro. Afinal, a vida e a morte estão nas nossas mãos, todos os dias, todas as horas.

João

Re: Será que existe DEUS ?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 16 de December de 2002 20:33

se encontrares a resposta diz aqui ao ppl todo !!!!
:º))

ana

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.