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Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 14 de June de 2005 16:36
Dois teólogos (um é Papa!) estudam Maria
"Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção? Respondem Joseph Ratzinger (Bento XVI) e Hans Urs von Balthasar
Pelas mãos de Joseph Ratzinger, que dispensa apresentações, e do teólogo suíço Hans Urs von Balthasar, chega-nos um conjunto de estudos sobre Nossa Senhora, “Maria, Primeira Igreja”, da Gráfica de Coimbra. Não se trata de meditações populares, mas de estudos teológicos; portanto, com um nível de reflexão mais exigente.
Os cinco estudos daquele que é actualmente o Papa foram escritos entre 1979 e 1995. Um deles centra-se na questão do lugar da Mariologia (disciplina teológica que estuda Maria). Ou seja, a Mariologia está mais perto (ou dentro) da Cristologia (disciplina teológica que estuda Jesus Cristo) ou da Eclesiologia (disciplina teológica que estuda a Igreja)? A questão não é irrelevante. Tem consequências no modo como nos relacionamos com Maria e que podemos sintetizar nestas três expressões: por Maria até Cristo (Maria assume protagonismo), por Cristo até Maria (a Mariologia será o corolário da Cristologia), ou com Maria em Igreja (Maria é “apenas” o primeiro dos discípulos que constituem a Igreja). Hoje, há uma certa predominância da segunda corrente. A centralidade está em Cristo. E é Ele que indica Maria (como na cruz) e a oferece aos discípulos como Mãe.
Raztinger dedica-se ainda à interpretação de expressões bíblicas sobre Maria e à explicação da expressão do Credo “e incarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria”.
Von Balthasar, que durante algum tempo foi jesuíta (entre 1928 e 1950) e que morreu em 1988, dois dias antes de ser feito cardeal por João Paulo II, em quatro ensaios escritos numa linguagem mais calorosa que a do actual Papa, explica também ele a expressão do Credo, realça a característica mariana da Igreja (para Von Balthasar, a maternidade da Igreja é clarificada na forma como Maria foi mãe de Jesus) e debate o lugar de Maria na doutrina e na piedade da Igreja, entre a veneração e a imitação, mas indesligável de Jesus Cristo. É que, se se desliga Maria de Cristo, cai-se na adoração de Maria (ora, Maria não salva). Mas o movimento contrário também não está isento de perigo: “Se Cristo for artificialmente separado de sua mãe ou da sua Igreja, então, na piedade cristã, Cristo perde a sua tangibilidade histórica, torna-se algo de Abstracto, algo que, como um aerólito, cai do céu e depois de novo sobe ao céu, sem se enraizar concretamente na tradição passada e futura dos seres humanos”. Por outras palavras, sem Maria, Cristo não seria um de nós, humano."
J.P.F. in Jornal Correio do Vouga
«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques
Re: Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 14 de June de 2005 22:03
«Declaração de interesses» (como agora de usa dizer): li relativamente pouca coisa de Balthasar e o que li não me entusiasmou muito. Contudo, Balthasar é um grande teólogo, que, entre outros aspectos, restituiu à Teologia elementos de enorme importância, como a mística e a estética. Espero incluir Balthasar nas minhas leituras de médio-longo prazo. Parece-me também que o menos bom de Balthasar são alguns dos seus «discípulos» ou «divulgadores»... Adiante.
No respeitante a Maria, creio que o que se apresenta aqui como a posição de Balthasar é bastante verdadeiro e é algo que também gostaria de aprofundar. A Mariologia só tem sentido inserida na Cristologia ou na Eclesiologia, mas é necessária. Sem a Mariologia o Cristianismo pode degenerar numa espécie de gnosticismo a-histórico. É algo que valeria a pena estudar e até agora só ouvi uma pessoa falar disto e nada vi escrito. Contudo, parece-me dúbia e até perigosa a expressão «a Mariologia como corolário da Cristologia». A Cristologia não é um «itinerário» para uma meta que seria Maria (o tal corolário). Isso seria desvirtuar tudo. «Fazei tudo o que Ele vos disser».
O que me parece muito perigoso é a transformação daquilo que deveria ser uma teologia sobre o papel de Maria numa espécie de contra-Cristologia, onde a Maria se atribuem uma série de títulos cristológicos, criando-se uma espécie de «religião substitutiva». Aí se insere a pretensão de atribuir oficialmente a Maria o título de «Co-Redentora»... Já para não falar no título (que não vingou em Portugal, mas noutros lados sim) de «Divina Pastora». Isto admite-se?
Teologicamente parece-me muito rica uma outra chave de leitura, muito «esquecida». Maria, como «virgem», mais do que representar primariamente os valores da pureza no sentido tradicional da «pureza», é figura de todos os «pobres de Javé». Lembremo-nos que a virgindade não era propriamente um valor no Antigo Testamento. A mulher virgem e sem filhos não «produziu» filhos, não tem vida, não recebeu a bênção dos filhos... Mas Deus intervém na História e é dos que nada contam que se forma um novo Povo de Deus. Em Maria, enquanto representante de todos os «esquecidos» manifesta-se toda a força de Deus. Lembremo-nos que ao longo da história bíblica há grandes crises que se resolvem «através» de mulheres e em situações de improvável fecundidade... De Sara, passando por Rute, até Maria...
Mas isto nada tem a ver com fazer de Maria uma espécie de deusa...
Alef
Editado 1 vezes. Última edição em 14/06/2005 22:06 por Alef.
Re: Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 18:00
Re: Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 14:42
Olhem o que recebi na minha caixa de correio hoje:)!
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MAMÃE MARIA
Hugo Ferreira Pinto
Ensinava o santo padre Afonso Rodrigues SJ que a humanidade está dividida em duas partes: os que aceitam Maria por Mãe - são os filhos de Maria - e os que não A aceitam, que são os "filhos da puta".
Aos que o censuravam de "dizer palavrão" ele respondia: Pois está na Bíblia! Vejam então o que faz a Puta: A "grande meretriz..., com a qual se contaminaram os reis da terra. Ela inebriou os habitantes da terra com o vinho da sua prostituição" (Ap 17,1-2), triste e exata descrição dos nosso dias em que os homens até se gloriam de tal "maternidade".
Pe. Afonso Rodrigues
Re: Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: Zé (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 15:11
E foi canonizado, esse senhor???
Re: Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 15:27
Gostava de saber a fonte dessa história, que me cheira a esturro.
De resto, esse santo não era padre, ao contrário do que se escreve. Nem era propriamente versado em Escritura, embora fosse um importante mestre espiritual.
Alef
Qual o lugar de Maria na teologia, na história e na devoção?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de May de 2006 16:11
Padres como este nao me fazem faltinha nenhuma. Para alem de afastarem so dizem parvoices...
E entao aqueles que nem ouviram falar de Maria?
Realmente ha coisas que me fazem acreditar que nestes casos, nao ha nada mais responsavel que rezar.
Em comunhao
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