Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 19:47


Será que deixámos de acreditar no Todo-Poderoso para passarmos a acreditar em... tudo? Já Chesterton o dizia...

Bem, não será que a astrologia seja mesmo uma espécie de "religião paralela" que invade todas as outras? Arriscaria a dizer que todas as outras também são paralelas ao Cristianismo, mas parece que muitos aqui ficariam ofendidos por tal comentário... Não é a astrologia um conjunto de palpites num mundo em que, como se acredita, não existem verdades absolutas, por isso valem todas o mesmo? E porque é que as superstições estão tão enraizadas no nosso imaginário, voltando hoje à baila em grande força, devido ao movimento chamado "New Age" ou "Nova Era"? O que é aqueles que se deixam seduzir por tais práticas procuram e que lhes parece que a Igreja Católica não oferece? Este é o tópico para falarmos desses assuntos.

Deixo aqui um esclarecimento, no formato de pergunta/resposta, que encontrei em:
[www.redemptor.com.br]


Qual é a diferença entre astrologia e astronomia? Existe algum mal em consultar horóscopos?


A astronomia é o estudo científico dos corpos celestes, da sua origem e constituição e das leis que regem seus movimentos e sua evolução. O termo astrologia, porém, é reservado hoje para designar a explicação do destino dos seres humanos e certos acontecimentos futuros pelo influxo dos astros sobre sua vida. O jeito das pessoas dependeria da posição dos astros por ocasião do seu nascimento. Segundo a astrologia, cada dia, mês ou ano tem suas características próprias determinadas pelo movimento dos planetas e das doze constelações do zodíaco. Daí a necessidade de saber que tempo é favorável para cada tipo de ação: o casamento, um negócio, uma viagem. Esta é a origem dos horóscopos.

A astronomia é uma ciência, como a física ou a geologia. Pelo contrário, as predições dos astrólogos não têm base científica. É verdade que existe uma influência recíproca entre todos os elementos do universo. Por exemplo, a lua, além de provocar as marés, exerce também sua ação sobre a vida na terra, em particular, sobre o ciclo reprodutivo dos insetos. As suas fases podem também ter algum influxo em nosso sistema nervoso. Mas explicar o comportamento de cada pessoa segundo o signo do zodíaco a que pertence, é pura especulação ou charlatanice, sem qualquer comprovação experimental.

A Igreja não se opõe à investigação acerca do influxo dos astros sobre os seres humanos. Compete à ciência discutir esta questão. O que não é aceitável, do ponto de vista religioso, é pretender que segundo a posição das estrelas e dos planetas as pessoas irão fatalmente agir desta ou daquela maneira. De fato, isto equivale a negar tanto a liberdade e responsabilidade do ser humano, como a graça de Deus, que o ajuda a escolher o bem e evitar o mal. Estaríamos submetidos a um destino cego, inscrito nos astros do céu.

Portanto, levar a sério os horóscopos e orientar por eles a própria vida, acreditando que não há escapatória às suas indicações, é uma falta grave de fé em Deus e na sua providência. Mas consultar o próprio horóscopo apenas por brincadeira, como uma distração, não seria necessáriamente condenável. Entretanto, o interesse por estas predições, mesmo sem uma crença absoluta na sua verdade, revela uma atitude falsa diante da vida. Em vez de confiar em Deus, a pessoa quer saber de qualquer jeito como será o seu futuro. A moda da astrologia e de outras técnicas supersticiosas para desvendar o próprio destino é sinal da insegurança que reina num mundo que perdeu o sentido de Deus. (João A. Mac Dowell, S.J.)


João

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 21:33

"levar a sério os horóscopos e orientar por eles a própria vida, (...), é uma falta grave de fé em Deus e na sua providência"

De acordo.
Acrescento o seguinte:
ler os horóscopos é uma perda de tempo;
acreditar nos horóscopos é sinal de debilidade mental;
gastar papel a imprimir os horóscopos é "crime" contra o ambiente.

João (JMA)

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 21:54


Tenho visto por aí muita gente assim... Débil, mas na fraqueza da fé, na inconsciência de que nenhuma previsão comanda as nossas vidas, necessitando de algo em que acreditar... Precisamos mesmo de uma evangelização mais prática e quotidiana.

João

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 22:34

Tocaste num ponto muito importante, em minha opinião.

A necessidade das pessoas encontrarem Deus e tentarem, grande parte delas de boa-fé, encontrá-lO em práticas esotéricas e círculos de iniciação.

A necessidade que as pessoas têm de encontrar Deus (mesmo aqueles que "Graças a Deus que sou Ateu") leva-as das maiores charlatanices a movimentos com alguma perigosidade - perigosidade para os que se pretendem iniciar nos respectivos "mistérios".

Resquícios pagãos temperados com "ritos" que pretendem ter semelhança com os cristãos.

Mas se procuram nesses locais aquilo que apenas podem de facto receber através da nossa religião cristã, nalgum lado nós teremos falhado, particularmente se ocorre em Portugal onde a Igreja Católica está solidamente implantada.

É um bom motivo para meditar: Onde falhámos? Como o vamos corrigir?

João (JMA)

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 31 de October de 2002 09:21

As pessoas querem o imediatismo, soluções fáceis para os seus problemas. Deixaram de acreditar em si mesmas, para deixar que o "destino" faça tudo por elas: é a previsão do seu signo para a semana que lhes deve escolher desde o vestuário mais apropriado à atitude mais correcta a tomar na vida.
Comparo esta moda triste dos signos (sejam eles orientais ou ocidentais) à moda também ela triste das seitas tipo "Manná", ou IURD.
As pessoas não sabem esperar.
As pessoas perderam toda a sua capacidade de aceitar a vida tal como ela é. Ficaram sem a capacidade de tomar as rédeas da sua própria vida, moldando-a por um ideal, deixando que outros lhes usurpem o dinheiro e as atitudes.
É triste ver amorfos a entregarem-se a coisas e a pessoas que apenas lhes agravam os problemas e não os resolvem de todo....

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 31 de October de 2002 11:04

Sobretudo gostam de não ser responsáveis pelo que lhes acontece.

Como as crianças: o responsável "foi ele", "eu não fiz nada".

É o grave problema da (ir)responsabilidade:
- no futebol a culpa é do árbitro;
- na política a culpa é do governo que não governa e da oposição que são uns palhaços;
- no emprego a culpa é do chefe que favorece os outros, e dos colegas que usam todos os meios para me entalar.
- na escola os professores embirram comigo;
- quando nenhuma destas se aplica é o "azar".

Logo toca de ver os horóscopos ou outra palermice do género para culparmos o "destino" das asneiras que fazemos.

João (JMA)

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 31 de October de 2002 11:52

A última "onda" dos adolescentes são as bruxarias ou os feitiços. è uma coisa absurda. Recentemente numa revistinha de adolescentes vinha uma manual de magia. ( Claro que explicava que era magia branca)...

Fiquei perplexa!
Por outrola lado, no panorama audiovisual português, em programas de grande audiência, o que está a dar é a promoção de charlatanices - desde as pseudociências como a astrologia, numeralogia, ás pseudomedicinas alternativas, aos pseudohipnoterapeutas, sem falar da promoção-exploração de alguns doentes mentais que dizem ter poderes mediunicos....
AS pessoas sentem fascínio pelo oculto e transcendental. Em algumas situações das suas vidas, quando são confrontadas com os seus medos mais profundos e ancestrais - como a morte, a doença grave, o abandono ou a paixão, tentam ganhar algum controle das suas vidas destas formas....



ana

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de November de 2002 22:16

Repara que é uma maneira infantil de ver e resolver(???) os problemas.

Um dos maiores êxitos editoriais da literatura infantil é de um aluno de uma academia de magia....

A juventude quer encontrar algo de novo e estão a ser influenciados por uma cultura anglo-saxónica onde este tipo de histórias, contos e mistérios estão muito presentes desde a infância. Com as naturais consequências...

A procura da novidade e de uma forma "alternativa" (porque "alternativa" hoje em dia é A palavra de ordem) levam espíritos mais imediatistas e com menos propensão para o estudo e para o real a preferirem a "poção mágica do Asterix" para resolver os problemas.

É um facto que a televisão e as revistas não ajudam.

Restam os livros.

Mas esses dão trabalho a ler e quando não têm fórmulas mágicas não vale a pena...

No entanto, atenção! A Nova Era e outros grupos semelhantes não são inofensivos. Que o diga quem quer sair.

João (JMA)

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 04 de November de 2002 16:17

Não tenho nada contra a magia do Harry Potter ou do senhor dos anéis....
Mas ainda recentemente vi um programa de televisão cujas vedetas eram curandeiros .. pelo que me apercebi , metade deveriam estar presos (por burla) e a outra metade internados num serviço de psiquiatria .... ESta exploração desenfreada dos sentimentos dos outroa, esta mercantilização da desgraça, repugna-me ... E reparemque muitas vezes são utilizadas simbologias religiosas, orações, imagens de santos, missas e coisas do género para legitimarem certos rituais....


ana

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 09:51

A simbologia desses grupos é sempre condicionada e inspirada pela simbologia cristã.

Mesmo que seja para a inverterem totalmente, como é habitualmente o caso.

Pretendem com isso um "reconhecimento" dos seus ritos.

Estou de acordo que há casos em que os tribunais deveriam actuar por burla.

Quanto aos internamentos: se eles são loucos, mais louco é quem acredita.

Nota: não estou a fazer nenhum libelo contra certa literatura juvenil.

Estou apenas a dizer que ela é limitativa e não corresponde à nossa cultura.

E apresentei-a apenas como um sintoma do mal, e não sua causa.

João (JMA)

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 19:47


Ora bem, o debate vai animado! De facto, é uma questão essencial e importantíssima.

Eu também lido muito com isso cá em casa: a minha irmã costuma comprar as revistas "Super Pop" e "Bravo" e os meus pais, "católicos" que são, não fazem ideia de como lidar com o assunto. PURA E SIMPLESMENTE NÃO LIGAM NADA. O meu pai quando vê algo na televisão, diz logo que aquilo é uma charlatanice. A minha mãe ri-se e nunca a ouvi defender estas "esoterices" mas parece-me que no fundo nem sabe o que pensar sobre o assunto. Quando eu confronto a minha irmã sobre o assunto (noutro dia peguei numa e fiquei perplexo: era só "astros", "horóscopos" e "feitiços", a torto e a direito!! também lhe "roubei" esse livrinho de que falas, Ana! era da Super Pop, não era?), ela franze as sobrancelhas, encolhe os ombros e diz logo: "faço o que quero", "não tens nada a ver com isso"... Isto, com 14 anos. Hoje em dia, é a televisão e as modas, propagadas pelos meios de comunicação (ah! também ouve muito a Rádio Cidade...) que conduzem as vidas dos jovens.

Quanto à literatura, nem sequer comparem as obras de Tolkien com coisas do tipo "Harry Potter"!!!!!!!! É que não tem mesmo NADA a ver. São "semelhantes" por causa da imaginação, da fantasia e dos efeitos especiais, mas o Harry Potter e outros são até adulterações dos valores cristãos, ao passo que o universo criado por Tolkien é profundamente inspirador e saudável! Ele era profundamente católico e imaginem lá que um dos filhos dele até é (foi?) padre... Por isso, comprem Tolkien! Rowling, para o lixo, sinceramente!!

A minha irmã já leu umas vinte vezes, SEM EXAGERO, os vários números do Harry Potter que já saíram e fala sempre ansiosamente sobre o próximo livro e filme... Comprei-lhe "O Senhor dos Anéis I" e ela ainda não o leu!

Mas há um outro fenómeno: isto acontece entre jovens adultos e eu conheço MUITOS que andam em coisas tipo Rei-ki e a estudar sobre "equilíbrios energéticos"!!! Gente que anda de um lado para o outro nas orações com cânticos de Taizé!! Como é que isto é possível? Parece-me que aquilo dos centros nervosos a que eles chamam de "chakras" resulta mesmo... Quanto mais não seja por sugestão...

O que eu acho mais triste nisto tudo é que se confunde "religião" com o sentido etimológico, que os leva a pensar que é só "religação" consigo mesmos, com o seu interior, com a paz. E esta questão da "paz" é para mim a mais flagrante: em nome da "paz", invocam uma tolerância como a única via para o fim das guerras e para a alegria.

E agora, relacionando isto com a Igreja, o que é que esta mentalidade pensa dela? Que é "arrogante", "intolerante", "ultrapassada", porque as verdades absolutas "não existem" e também é muito hipócrita porque não ajuda as pessoas a compreenderem-se a si mesmas, o seu "interior". Não é "terapêutica"... Porque afinal, é a isso que se reduz a experiência religiosa... Deus não existe. Aliás, NÓS SOMOS DEUS!

É esta a cultura sucedânea do "Peace and Love" dos anos 60... Uma cultura onde a verdade não existe, onde todos devemos estar calados para não incomodar os outros com as "verdades", onde tudo é tolerado, onde tudo é "deixado andar" em nome... da paz! Mas isso é uma alienação completa!!!

Também por isso é que eu sou tão veemente na denúncia destas estúpidas e suicidas "tolerâncias"! Isto tem de mudar... É que qualquer dia andam a perseguir aqueles que acreditam em Deus!!! Ah, esperem lá! Isso sempre aconteceu... Por isso, podem ver o quão fácil é não nos preocuparmos muito com "verdades". Deliciemo-nos com os "prazeres".

Estas são as mentiras em que sucumbe a juventude de hoje...

João

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 22:41

Não quero dizer mal do Tolkien que já li há muitos anos.
Mas dizer que "o universo criado por Tolkien é profundamente inspirador e saudável" é um bocado exagerado.

Se queres livros para jovens inspiradores e saudáveis tens os do João Aguiar, ainda por cima bem escritos e em Português.

O que referes de alguns jovens é alguma desorientação que é bem visível na nossa sociedade e a falta de valores e objectivos.

E se vão tentar encontrar um sentido em práticas estranhas é porque não conseguimos dar-lhes um sentido para saciarem a sua sede de transcendência na Igreja Católica.

E esse é um "erro" que deveremos combater, corrigindo as posturas ou a falta de acolhimento que os terão afastado.

Se buscam a paz e o fim da guerra, pelo menos já vão com objectivos certos.

Basta mostrar-lhes o caminho.

João (JMA)

Nota: Já leste a revista Além-Mar deste mês? Tem bastante a ver com a paz.

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 22:44

Quanto aos livros e filmes do Harry Potter, têm plena aceitação cá em cas e uma multidão de admiradores incondicionais... ESpero ver o próximo filme e divertir-me com os meus fillhos...

Preocupa-me mais esse tipo de mentalidade que se incute aos miudos que se fizerem umas magias os conquistam boas notas, são os mais populares da turma, arranjam uns namorados, etc......

Ah, e o feitiço mais idiota tinha este título ( >"Como fazer com que os teus pais façam o que queres")
Em relaçaõ á minha filha não me preocupo - até nos rimos da idiotice. Por acaso tenho uma sorte em ter uma filha como a minha..........
Mas para outro tipo de miudos podem ficar com uns valores um bocado negativos quanto ao controle sobre as suas vidas e sobre a realidade.
Quanto ao REIKI já tive mais certezas...


ana

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 21:17


JMA, não considero nada exagerado ler Tolkien pela obra maravilhosa que é!! É que de modo nenhum! Mas concordo plenamente contigo que os livros do João Aguiar são bastante interessantes. E as traduções deixam sempre algo a desejar...

O "Harry Potter" é uma diversão inofensiva se for considerado de modo condescendente e com o apoio dos pais. Mas não vos entristece ver pessoas a cair nisso? Ao ponto de eu considerar que mais vale nem se ligar a isso, pois estamos a contribuir para a promoção dessas coisas.

Eu não li a Além-Mar...

Agora, quanto à questão que o JMA já tinha referido e que acho bastante pertinente é a falta de resposta da Igreja a estas necessidades.

Recentemente, também vi na SIC uma notícia de uma mulher que se tinha convertido ao Islamismo porque não lhe tinham explicado em que é que a Igreja acreditava, o que tem tudo a ver. Pois se nós não apresentamos a verdadeira face do Catolicismo, é óbvio que as pessoas se vão sentir mal e acabarão por a abandonar, seguindo uma doutrina qualquer...

Mas o que procuram estas pessoas? Espiritualidade, encontro com Deus, comunidade... Acho que é por aí. Quando o diálogo catequético é demasiado aligeirado e não refere as exigências da vida cristã (precisamos de desafios para viver e sabemos que a vida não é fácil - ou então descobrimo-lo da pior maneira!!), ou quando é uma coisa muito "teórica" e "dogmática", ou quando o exemplo de catequista que temos à nossa frente não é autêntico, mas hipócrita, é claro que nada nos atrai em ser católico. Para juntar a isto, temos a pobre vida comunitária paroquial que os católicos têm!! Ora, este é o primeiro testemunho de uma comunidade viva e que cativa os demais! Acontece que nada disto se verifica, na maioria dos casos. Até nos perguntamos se a excepção não confirmará a regra... Com todos estes problemas, há quem identifique a sua origem na doutrina moral da Igreja: "a Igreja está obviamente errada nisto, nisto e nisto"! Ora, assim é claro que não existe nenhum sentimento de pertença nem de união entre os católicos, quando precisamente o que os une é o Magistério - para que não hajam opiniões divergentes e divisoras, para que cada um possa encontrar facilmente a autêntica doutrina cristã.

Quando se coloca isso em causa, depressa se coloca em causa o próprio conteúdo da fé; e se se coloca em causa o próprio conteúdo da fé, então, em que é que acreditamos e porque é que continuamos a orar algo em que não acreditamos?? Abandona-se a Igreja... ou mantemo-nos revoltosamente dentro dela! Ele é protestantes, feministas radicais, homossexuais, padres casados... O que é que se pode fazer quando esta gente transforma a Igreja numa mera instituição onde se reivindicam direitos, sem querer entender o que ela propõe, mas apenas fazer valer as suas opiniões, os seus egos, dentro dela?

Existe sim uma grande incapacidade de obediência... o que é absolutamente essencial na nossa vida espiritual!! Pois "ter fé" é "ser fiel", a tudo quanto Deus nos propõe. E se não damos ouvidos à Igreja, deixamos de "ser fiéis" para passarmos a ter "a nossa fé"... Que, num meio de "Nova Era", pode incluir também astrologia, espiritismo, bruxas, etc..

Então, como alcançar alguém que se recusa a acreditar, por estar neste meio tão avesso à fé?

Estabelecendo oportunidades de diálogo onde a pessoa se possa gradualmente "deixar convencer" pela doutrina ensinada de modo fiel e com testemunhos autênticos, comunidades vigorosamente activas (e ortodoxas!) que promovam muito a vida espiritual (e nisto poderia referir tudo aquilo que está no tópico "Recuperar a espiritualidade cristã..."), uma actividade que inclui um cuidado particular para com a Liturgia, para com a música, incluindo também uma formação contínua para todos os paroquianos, além de deixar toda esta actividade actuar também em projectos como o da intervenção fazendo Comunicação Social, etc. ...

Isto é tão óbvio: eu próprio sinto essas necessidades, e também espero que esteja tudo feito à minha espera (de tão acomodados que estão os jovens, habituados a que tudo venha até eles já pronto - herança das gerações anteriores) e compreendo porque é que os jovens não se querem "associar" a uma Igreja de velhos, que não têm lugar para os ensinar a viver, em harmonia com o que são e com os valores evangélicos.

Portanto, para resolver isto só mesmo pessoas com uma fé vigorosa e resplandecente, que consiga sobreviver à sociedade actual, e que dê testemunho, vivendo assim em comunidade e trabalhando numa melhor proclamação do Evangelho! É como diz o Papa: hoje não é só falar sobre Deus, É GRITÁ-LO BEM ALTO NUMA CULTURA QUE QUER SUFOCAR A NOSSA VOZ!

Assim seja! :o)

João

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de November de 2002 17:23

Correndo o risco de entrar demasiado tarde na discussão (quem me mandou ir de férias...), gostaria de partilhar a minha opinião sobre o muito que já aqui foi dito sobre o assunto.

Penso que o João, ao introduzir este tópico, pretendia discutir essencialmente o fenómeno New Age, incluindo um dos instrumentos utilizados por alguns dos seus membros - a astrologia. Antes de dar a minha opinião, talvez seja conveniente dizer o que se entende por New Age, pois o conceito tende a ser muito abrangente, pouco objectivo e muitas vezes associado a conceitos errados.

Embora já conheça o movimento New Age há alguns anos, tenho também uma certa dificuldade em o definir duma forma concisa, clara e objectiva, pelo que sugiro o site Religious Tolerance para uma definição - [www.religioustolerance.org]

O New Age é acusado (com razão) de um certo sincretismo. Normalmente, entre o Cristianismo e Budismo, mas não só. Como que se uma esponja fosse passada entre estas religiões. Se misturasse as doutrinas, e se aproveitasse algo que estas ensinam. É defendida a mensagem de amor ao próximo, mas também o conceito de Karma. Há muito de "oriente" no New Age. Não só a astrologia é utilizada por alguns, como também o ioga, a meditação, os chakras, entre outros.

Um dado curioso utilizado pelos membros do New Age tem a ver com a evolução das religiões e o signo do zodiaco onde se encontra a Terra:

1. Até cerca de 2.000 a.C. a Terra estave em Touro: era comum a adoração de um bezerro em ouro, nos países do Médio Oriente (paganismo);
2. De 2.000 a.C até 1 d.C a Terra estave em Carneiro: o carneiro (ou cordeiro) é utilizado como símbolo dos judeus, sendo o cordeiro também usado em alguns sacrífios no templo (Judaísmo);
3. De 1 d.C até cerca de 2.000 d.C a Terra esteve em Peixes: o peixe foi um dos primeiros símbolos dos cristãos (Cristianismo);
4. A partir de cerca de 2.000 d.C. a Terra entra em Aquário: é aqui que começa a Nova Era - a Era do Aquário, onde todas as religiões se juntam e se misturam como todos os peixes dentro de um aquário.

Já tive oportunidade de ler os livros Conversas com Deus, de Neale Donald Walsch, que segundo muitos, são um bom manual de iniciação ao New Age,e também já dei a minha opinião sobre esses mesmos livros aqui no fórum (http://www.paroquias.org/forum/read.php?f=1&i=233&t=233), pelo que não a vou repetir.

Quanto à Astrologia, penso que hoje em dia não é vista com um carácter fatalista ("Vai-te acontecer isto ou aquilo..."), mas é vista mais numa perspectiva de aviso ou predisposição ("As coisas serão mais fáceis ou mais difíceis"), com a última palavra a pertencer sempre ao ser humano. Numa perspectiva mais rigorosa, é aceite por alguns como se da meteorologia se tratasse: se há muitas nuvens, é provável que chova; dada esta ou aquela conjugação de planetas, pode ser que o dia me corra melhor ou pior. Claro está que para quem acredita em astrologia, os famosos horóscopos das revistas, que em duas frases dizem como o dia vai correr a um universo de pessoas tão distinto só por terem nascido num mesmo mês (mais correctamente, no mesmo signo do zodiaco), são completamente ridículos. Os Astrologos utilizam algumas informações básicas para fazer a astrologia, como a data e local exactos de nascimento.

Quanto à literatura que os nossos jovens lêem, penso que a prioridade estará nos valores que esses jovens têm: Se condenamos a leitura dos livros do Harry Potter, não devemos condenar também a história da Cinderela? Afinal, também tem uma fada madrinha que faz magia... Será legítimos verem filmes como o E.T., onde é possível uma criança voar por cima da polícia, quando anda de bicicleta? Na minha opinião, não tem nada de errado os jovens lerem esses livros, ou verem esses filmes, desde que façam correctamente a disinção do que é ficção e do que é realidade.

Para terminar sugiro a leitura do artigo «A liturgia da compreensão na Era do Aquário», de Joaquim Carreira das Neves, in Notícias do Milénio (suplemento do jornal JN, DN, do dia 8-Julho-1999).

Luis

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2002 20:33

Não queria que os participantes na discussão ficassem com a ideia que eu condeno a leitura de livros juvenis de ficção.

Não o faço, nem o considero aceitável: o que eu refiro é que a procura por parte dos de um determinhado tema de literatura juvenil COM EXCLUSÃO DE TODOS OS OUTROS é negativo, particularmente quando ele pode, em certos casos, conduzir a uma deficiente percepção do mundo.

E considerei que tal procura é sintoma de uma mentalidade existente nalguns jovens.

Que, mal acompanhado, pode vir a propiciar que tais jovens desemboquem numa solução de procura de grupos "mágicos".

É essa a situação que me preocupa, não a leitura do Harry Potter.

Que eu já li com os meus filhos aliás.

João (JMA)

Re: Astrologia e Nova Era: religião de todos?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2002 21:28

O João Oliveira toca um ponto interessante:
"a pobre vida comunitária paroquial que os católicos têm"

Efectivamente é uma situação estranha, em face das origens da nossa religião.

De facto a vida comunitária é quase inexistente em muitos locais.

Ao Domingo, depois da Missa é a debandada.

Poucas são as situações em que as comunidades se encontram e em que o conhecimento mútuo passa do "Bom Dia, como está?".

Respondemos comodamente: "não queremos forçar ninguém, tem de partir da própria pessoa o aproximar-se de nós."

Mas o aproximar-se de quê, onde como e quando?

João (JMA)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.