Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 10:35

O luto, o verdadeiro luto, é feito na mente de cada um. Poderá ser imediato, ou poderá nalguns casos ser iniciado anos depois até. Muitos dos sobreviventes à morte de de um ente querido, podem ficar como que anestesiados, e de um momento para o outro, "acordarem" para a realidade. Nessas situações, o luto sentimental, tem normalmente consequências muito mais fortes, influenciando por exemplo, o aproveitamento escolar numa criança, o desempenho profissional, o relacionamento com os membros da família, anos depois.
Quanto ao luto "para inglês ver", com as roupas pretas e pesadas, terá forçosamente a ver com a cultura do sítio onde estamos inseridos. Se uma víuva, na aldeia, continuar a usar roupas "alegres", está feita!!! - Doida!!! Ainda o homem não arrefeceu e já está a querer dar nas vistas!
Isto é a mentalidade de muito boa gente. À mulher de César não basta ser séria! - Há que parecê-lo...
Mas as coisas estão a mudar, acho eu.

Quanto a cemitérios "temáticos", haverá muito que se lhe diga. Os sociólogos que se pronunciem. Lembro os cemitérios para determinadas nacionalidades, quando em países estrangeiros. Que eu saiba, temos entre nós por exemplo, o cemitério dos Ingleses, em Lisboa, ao cimo da Álvares Cabral.

Abraço Fraterno

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 10:41

Ana,

ir à missa dominical não implica que se pratique o catolicismo.

E é de admitir que alguns que não vão à missa aos domingos possam ter uma vida católica.

Diferente é a questão de saber se a missa é um imperativo categórico para o católico, ou se é apenas algo de positivo, mas não imperativo.

Por outro lado, podemos ser católicos sem "praticar", isto é, sem tentarmos fazer o que Cristo ensinou?

A Igreja será um clube em que a "jóia de inscrição" é o baptismo?

João (JMA)

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 15:03

VM


Os Canadianos, não usam luto, apenas no funeral. É assim que eu gosto.
As velhinhas aquí andam de vermelho e vestidas das cores que mais gostam. No inverno, com o seu chapeuzinho para taparem o frio da cabeça, velhinhas mas parecem umas bonecas.
Muitos idosos em Portugal, dão-se à tristeza, nem se cuidam. Outros não têm dinheiro para se cuidarem. Lamento muito e dá tristeza quando se chega a Portugal e ver-se tantos idosos sem dentes e com dentes mal cuidados. Recordo-me, quando ía a Portugal e os meus filhos eram pequenos, me perguntavam: Mãe, porque as mulheres em Portugal, andam todas de preto?

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 15:11

Era assim o POrtugal rural de um mundo salazarento....

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 15:25

CP

Em muitas aldeias ainda se vê muito o luto.

Os Canadianos, ao morrer um familiar querido, até mudam de casa e de mobilia. É uma maneira da dor passar com mais facilidade. Esquecer!

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 16:00

Quando há uma perda, uma morte ou uma separação, vive-se sempre um processo de Luto. O luto é interior, emocional, psicológico e é sempre um processo que se espraia no tempo, um processo de sofrimento, de dor, e, se tudo correr bem, de superação e redescoberta da vida...


Já o luto enquanto fenómeno social tem a ver com um conjunto de elementos simbólicos externos ligados a esta vivência subjectiva e que portanto apontam para uma dimensão mais comunitária.
Os indivíduos "enlutados" exibem então obrigatoriamente um conjunto de sinais sinais exteriores que servem para demarcar socialmente o seu estatuto, havendo regras culturais quanto ao seu comportamento.
Estes mecanismos passam pela utilização simbólica da roupa - em certos países a cor do luto é o preto, noutras o branco ou até o vermelho... Mas há outras marcas do luto - por exemplo, rapar o cabelo das mulheres viúvas ou tapar-lhes o cabelo com lenços pretos, pôr marcas negras nas janelas das casas, nos envelopes de correspondência, fazer tatuagens ou cicatrizes para assinalar o estatuto social do "enlutado", usar uma faixa de tecido preto cozida na roupa, proibir a pessoa enlutada de ter manifestações de alegria, como cantar, ir a festas etc, etc...

Estes rituais culturais relativos à MORTE e à vivência do luto, têm uma função específica de reguladores das relações sociais epodem ser protectores dos indivíduos que vivem a dor e a perda...
Nesse sentido, não devem ser completamente desvalorizados….

Penso que um dos grandes riscos das sociedades desenvolvidas é a negação da morte, do luto….

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 18:58

Por curiosidade vejam na Bíblia como foi o funeral de Ananias e Safira, dois cristãos do primeiro século que cometeram uma imprevidência.
Nesse tempo eram assim os funerais cristãos ?! Ou foi uma excepção ! ...

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 21 de May de 2006 21:13

Manuel

Quando morreres quem queres no teu funeral? Já que não gostas de padres!
Queres ser cremado? Tens de deixar isso por escrito, porque se não podem convidar um padre e depois ficas triste:)

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 10:25

Diz o ditado:
Citação:
«morre o bicho acaba-se a peçonha»

Se morrer antes de Jesus vir, o meu corpo deixa de ter qualquer valor. É como que um pouco de lixo.
Não me importo NADA com o meu funeral. As pessoas ainda fisicamente vivas é que se importarão em fazer desaparecer um cadáver cada vez mais fedorento.
Dizes que fico triste. Mentira ! Se Jesus vier antes de eu morrer, não será preciso fazer funeral e segue-se a vida eterna. Se morrer antes, eu não me vou aperceber da NADA. Deixai os mortos (espirituais) enterrar os mortos (carnais).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 12:33

Os funerais também têm de ser planeados...pois é a celebração da vida...
Mas é engraçado que há pessoas como tu, que na vida não vão à igreja e de mortos a família leva-os lá!
Porque será?

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 14:11

Queres ir para a cova envolvido num lençol? Se sim, comunica à família.

Re: Cemitérios Católicos
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de May de 2006 14:26


Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.