Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
O judeu Saulo de Tarso
Escrito por: ISRAEL (IP registado)
Data: 06 de March de 2002 21:44

O judeu Saulo de Tarso

No primeiro século durante o reinado de Herodes, na terra da Judéia havia uma agitação entre os judeus. Eles estavam esperando pelo Messias que viria e os livraria da opressão dos romanos. Os sinais dos tempos e as Escrituras apontavam para esse grande evento. Havia uma ausência de unidade entre a comunidade religiosa. A história registra que havia cerca de vinte seitas religiosas nesta época. Entre eles estavam os fariseus, saduceus, essênios, nazarenos, etc... A sua interpretação das Escrituras variavam, alguns crendo na ressurreição, outros não. Houveram vários que se levantaram dizendo ser o Messias, porém confusão e violência se seguiam após tais declarações.

E naquele dia levantou-se grande perseguição contra a Igreja em Jerusalém; e todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria". "E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão". (Atos 8.1,3) . Este é Saulo de Tarso, que mais tarde foi conhecido com o apóstolo Paulo, que agora descreverei.


Ele foi e é um homem muito incompreendido. Até Pedro em seus últimos dias escreveu a respeito dele "... como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada; Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição" (II Pe 3.15,16).

Há um registro no livro de Atos de um evento monumental, que não apenas mudou a vida de Saulo de Tarso, mas também de todo o mundo gentio. "E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus (Yeshua), a quem tu persegues..." "E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça?" (At 9.3-6). De acordo com Atos 26.14 esta conversa foi em língua hebraica. As mudanças que aconteceram na vida de Saulo naquele dia não o afastaram da Torah (a Lei), mas lhe dariam um maior entendimento sobre ela. Saulo era judeu, do nascimento até a morte! "Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; ... segundo a justiça que há na lei, irrepreensível" (Fp 3.5,6). Seu amor por seu povo Israel era menor apenas pelo amor que ele tinha pelo Deus de Israel. À igreja em Roma ele escreveu, "Em Cristo (Messias) digo a verdade, não minto (dando-me testemunho a minha consciência no Espírito Santo):

Que tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração.

Porque eu mesmo poderia desejar ser anátema de Cristo, por amor de meus irmãos, que são meus parentes segundo a carne;

Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;

Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo (Messias) segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém".

"Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação" (Rm 9.1-5, 10.1). Um homem pode escolher uma ocupação, ou o campo de trabalho no qual ele deseja desenvolver sua vida, mas no tocante às coisas espirituais, "...Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento" Rm 11.29. Havia um chamado especial sobre a vida de Saulo de Tarso. Sua vida mudou de direção em cento e oitenta graus. De um dedicado oponente o perseguidor da seita dos Nazarenos, ele tornou-se um ardente seguidor de seu Yeshua.
A Torah começou a ser-lhe aberta. Ele começou a conhecer as Escrituras sob uma nova e maravilhosa luz, como ele nunca antes tinha visto. Seu chamado foi para estender a mensagem de esperança, vida e paz para as nações (gentios). Foi escrito por Moisés em Deuteronômio:

"A zelos me provocaram com aquilo que não é Deus; com as suas vaidades me provocaram à ira: portanto eu os provocarei a zelos com o que não é povo; com nação louca os despertarei à ira" Dt 32.21.

E Isaías escreveu,
"Fui buscado dos que não perguntavam por mim, fui achado daqueles que não me buscavam; a uma nação que não se chamava do meu nome eu disse: Eis-me aqui. Eis-me aqui" Is 65.1.

Desta e da outra Escritura ele viu que as nações (gentios) encontrariam o seu caminho para o Deus de Israel através de sua misericórdia. Há aqueles que gostariam de culpar esta teoria e rejeitar os gentios da adoração ao único e verdadeiro Deus, o "Deus de Israel".
Mas eu sou grato a este querido irmão, Saulo de Tarso, que apoiou sua fé na Tanach (Bíblia Hebraica). Através da sua fidelidade e misericórdia ao Deus de Israel, nós em nossa geração, judeus e gentios temos prazer na revelação das profecias concernentes ao plano da salvação e o profetizado Messias judeu, Yeshua. Assim, Saulo nunca abandonou o seu judaísmo.

"...Apressava-se, pois, para estar, se lhe fosse possível, em Jerusalém no dia de Pentecostes" At 20.16. Sobre sua partida para Jerusalém e o encontro com Tiago e os anciãos, ele foi novamente confrontado por aqueles que não viram a profundidade espiritual desta mensagem do Messias. Sua mensagem não foi destruída com a Torah (Lei), mas em vez disso ele sentiu a necessidade da Torah ser escrita nas tábuas de carne do coração. A alegria de fazer a vontade de Deus no Messias e não a carga do justo seguindo um mandamento. Mas muitos não o entenderam.

"... Bem vês, irmão, quantos milhares de judeus há que crêem, e todos são zeladores da lei.

E já acerca de ti foram informados de que ensinas todos os judeus que estão entre os gentios a apartarem-se de Moisés, dizendo que não devem circuncidar seus filhos, nem andar segundo o costume da lei.

Que faremos pois? em todo o caso é necessário que a multidão se ajunte; porque terão ouvido que já és vindo.

Faze, pois, isto que te dizemos: Temos quatro homens que fizeram voto.

Toma estes contigo, e santifica-te com eles, e faze por eles os gastos para que rapem a cabeça, e todos ficarão sabendo que nada há daquilo de que foram informados acerca de ti, mas que também tu mesmo andas guardando a lei (Torah).

Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição.

Então Paulo, tomando consigo aqueles homens, entrou no dia seguinte no templo, já santificado com eles, anunciando serem já cumpridos os dias da purificação; e ficou ali até se oferecer por cada um deles a oferta" (Atos 21.20-26).

Em outra Escritura nós veremos a mensagem de Paulo aos gentios em profundidade. Mas deixe-me dizer aqui, ainda que a circuncisão não foi ordenada aos gentios, não foi proibida também. O fato que vemos aqui é que Saulo manteve a Torah (Lei) como esta escrito

"Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.

Tendo esperança em Deus, como estes mesmos também esperam, de que há de haver ressurreição de mortos, assim dos justos como dos injustos.

E por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens" (Atos 24.14-16).

E agora nós também, aqui no século vinte, que cremos em Yeshua como o único que cumpriu as Escrituras concernentes ao Messias, reconhecemos o judaísmo da "seita dos nazarenos". As raízes da fé de Saulo não eram Romanas, Gregas, Russas, Inglesas, etc... mas judaicas. Nós também reconhecemos que nossa fé e suas raízes provém do judaísmo.
Entretanto, nossa forma de adoração e estilo de vida são ambos messiânicos, como seguidores de Yeshua o Messias e "judeus" como seguidores da seita judaica dos nazarenos que ele estabeleceu! Bendito seja o seu Nome!

Re: O judeu Saulo de Tarso
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 03 de May de 2006 11:53

Actos 8,1.3
II Pedro 3,15.16.
Actos 9,3-6
Actos 26,14
Filipenses 3,5.6
Romanos 9,1-5
Romanos 10,1
Romanos 11,29
Deuteronómio 32,21.
Isaías 65,1.
Actos 20,16
Actos 21,20-26
Actos 24,14-16
Estes são os links das citações bíblicas que encontrei na mensagem anterior e que dificilmente alguém se dedicou a procurar no texto bíblico.
Para treinamento eu fiz essa pesquisa que também pode ser útil aos de boa vontade.
Também pode servir de incentivo para que venham outros com vontade de se dedicarem à pesquisa e estudo das Sagradas Escrituras.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 2 vezes. Última edição em 03/05/2006 11:57 por Manuel Pires.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.