Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11
Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 11:59

Faith?

Luis, porquê alho-porro? :) Cidreira e mangerico cheiram melhor...lol

Ontem tive saudades do Porto ao ver essas festas de S. João. No verão passado andei a passear por essas bandas, adorei o Norte de Portugal. Mais fresquinho, comida boa e diferente, tudo bom, bom, bom...
Tenho fotos tiradas onde esteve ontem o Júlio Isidro e a Merche.
Portugal é lindo...

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 12:07

POis, ana se estivesses cá tinha-te convidado para uma bela sardinhada, muita música e crianças por todo o lado, além dos docinhos.... Lembro-em sempre dos que estão longe , nestes dias de festa. Um grande beijinho.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 16:36

Cara catolicapraticante

As diferenças entre a sua leitura e a realidade do texto são tão abissais que nem me dou ao trabalho de comentar. Qualquer pessoa de boa fé que o leia encontra as respostas para as dúvidas que coloca.

Só dois pormenores e uma pergunta:

em relação á carta ilegível: dar-se ao trabalho de fazer Zoom no Internet Explorer.

em relação aos vestidos de Nossa Senhora: rezar a perguntar quem é o costureiro.
Os textos de Stª Teresa de Ávila também dão umas pistas.

Quanto ganhou Estella Ruiz com as suas visões?

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 18:00

1 - "
Citação:
em relação á carta ilegível: dar-se ao trabalho de fazer Zoom no Internet Explorer."
?
Concerteza. Continuo na mesma . Além da dificuldade na leitura, há tantos documentos forjados... Que só acredito nas versões oficiais do Vaticano.
E, segundo me informei, essas visões ( ou alucinações auditivas ?) são consideradas pouco fiáveis e assim devem permanecer enquanto não forem reconhecidas como autenticas.

Já quanto ás aparições Medjugorje, citadas por sete vezes na entrevista( e fonte inspiradora da "visionária") foram consideradas como uma fraude pela Igreja Católica.

2 -
Citação:
"em relação aos vestidos de Nossa Senhora: rezar a perguntar quem é o costureiro."

Escusa de perder tempo e fervor devocional. Não é preciso rezar. Os "costureiros" são os “videntes” e os construtores de cultos que inventam a as roupagens. Não têm lá muito bom gosto, nem muita imaginação, porque se repetem muito... Mas isso é facilmente explicável.


3 -
Citação:
"Quanto ganhou Estella Ruiz com as suas visões?"
Não faço ideia porque não tenho acesso às suas contas bancárias.
Mas, do que tenho observado relativamente a estes protagonistas de pseudo-aparições, o dinheiro flui. ( Estou a lembrar-me da santinha da ladeira, outra visionária incompreendida e dos negócios dos videntes de Medjugorje).

Aliás há muitos tipos de ganhos além dos económicos - há ganhos primários e secundários.
ganhos emocionais, psicológicos e sociais. Por exemplo, para muitas pessoas um momento de fama televisiva é um ganho considerável. Passar a ser adorada e venerada como vidente é um ganho narcísico interessante.
Há uma lista infindável de ganhos que não apenas os económicos.
E, pela entrevista..

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 20:56

Eu não conhecia o Óbvio...mas é Óbvio que o deveria conhecer...isso de haver aqui umas pessoas que sabem sempre interpretar tudo, tão correctamente...,mas que escrevem com total falta de respeito pelos outros... é significativo. A outra (eu) obviamente nunca tenho razão (desculpe a menina: houve uma vez que a tive, não sei se a menina tá com um piqueeno esquecimento, pecébe, mas foi quando coloquei o tópico "Violência sobre as mulheres").
Sabes luis:
É Óbvio que a menina que falou (até me admira como é que a menina que "pecébe" sempre tudo se deu ao trabalho de ler) não me pode cortar a cabeça... é Óbvio que eu não a tenho e, por isso, Obviamente não se pode cortar o que não existe.

A tal menina sabe que não lhe respondo, pois não respondo a quem não sabe respeitar. Por isso a menina pode enfurecer-se mas, obviamente, não vai obter resposta.

Exijo respeito pela Virgem Maria.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 21:23

tadinha.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de June de 2006 21:27

Tia Mi Zé:
Acho essa sua ideia de cortar a cabeça bastante possidónia...
Até porque só se pode cortar a cabecinha a quem a tem..

Tá sempre a fazer-se de coitadinha, sei lá ... não me parece de bom tom... de todo, kida.

;)) Deixe-se de caturreiras, kida e toca a conversar como gente adulta.´

É que o respeito pelos outros e até pla virgem maria passa por isso. Um beijinho, tá?

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 08:05

Cara catolicapraticante então vamos lá a ver:

depois de toda a retórica sobre fraudes e vigaristas, tudo espremido sobre o caso em concreto nem uma provinha, uma pequena evidência ou tão somente um testemunho válido e apenas uma grande dose de preconceitos e rejeição do fenómeno.

E a confirmação de que comenta os textos primeiro e só depois, quando confrontada com perguntas dificeis, os lê.

Eu sei que a presunção de inocência anda pelas ruas da amargura nos dias que correm mas ainda assim não seria de se esperar mais de uma católica praticante?

Ou vamos todos atirar a matar primeiro e investigar só depois?

Não acha que os mea-culpa à posteriori mesmo quando são feitos pelo Papa sabem sempre a injustiça?



Editado 1 vezes. Última edição em 25/06/2006 08:17 por luis.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 11:04

Em primeiro lugar, li o texto. ERa bastante disparatado, mas li-o com atenção.


Mas eu não tenho que proVar nada, Luís. Tu é que colocaste uma entrevista de uma pessoa que uma pessoa que, ou tem alucinações auditivas e visuais, ou mente deliberadamente. E escreveste que era um "milagre".
Tu é que tens de provar que é um milagre..,
SE e chegasse aqui e começasse a tecer loas á santinha da ladeira era a mesma coisa.
Para mim, enquanto não mo provares a su autenticidade , continuo a afirmar que é uma fraude, igualzinha aos milagres da IURD e outras manifestações que tais.
Referiste-te umas "visões" que nem sequer são consideradas autênticas pela Igreja Católica.


Não vamos "matar ninguém", que expressão sem sentido.


Mas vamos e sempre olhar estes epifenómenos com uma natural e saudável desconfinaça. Sob pena de cairmos no charlatanismo religioso. Charlatões religiosos é o que mais há e histórias de aparições marianas (e outras) pululam que nem cogumelos em certos meios carregados de misticismo , ou em mentes mais sugestionáveis.

E há imensas pessoas com distúrbios psiquiátricos que "ouvem vozes" . Todas as pessoas com esquizofrenia apresentam este terrível sisntoma. E olha que são milhões em todo o mundo. Ouvem vozes da virgem maria, de deus, do diabo, dos espíritos, dos extraterrestres.. .

Sobre ESter, uma pobre mulher mexicana com imensos filhos, um dos quais toxicodependente e um marido perturbado... Há vários sites na net sobre o fenómeno e até alguns livros. Há também umas histórias de exploraçãoo económica do fenómeno .. e do dinheiro que surgiu á volta disso. Basta fazeres uma pesquisa no GOOGLE.É um fenómeno engraçado porque tem raízes étnicas e nos EUA isso é uma área sensível.


Por último - se alguém te disser que anda a "ouvir vozes", mesmo que essas vozs venham de um quadro religioso pendurado numa parede, marca-lhe um consulta no psiquiatra. Com Urgência. E não estou a fazer humor.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 12:05

E agora um momento de humor.
Alguém escreveu que ganhámos por 2-1 ao México porque eles só tinham uma N. Sra a interceder por eles ( a de Guadalupe, suponho) e nós tínhamos duas a fazer uma forcinha ( a Sra de Fátima e Sra de Caravaggio) .
Por esta ordem de ideias, logo devemos ganhar por dois golos á Holanda. Bora lá Tudo a rezar.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 15:47

"OS CRENTES SONHAM... E OS «SANTUÁRIOS» NASCEM

A crendice popular é uma «morada aberta» aos exploradores das fragilidades exibidas por qualquer cidadão que, em momento de desespero, nomeadamente em casos de doença, recorre ao que quer que seja na ânsia de pôr por ponto final ao seu sofrimento. Essa é uma realidade visível em qualquer lugar onde se realizam concentrações de pessoas atraídas pela palavra dos «profetas» que por aí pululam ou por «santos» e «santinhas» que povoam o imaginário colectivo...

Um dos primeiros «missionários» oriundos do Brasil, mas que actuava como solista, é Vilmar Dinis, que, no início desta década, alugou um «templo» na Rua das Doze Casas, no Porto, para fazer a distribuição (como anunciava am folhetos) de «milagres e maravilhas». Na publicidade destinada a aliciar «clientes» esclarecia que a entrada era livre, «a benção é garantida» e convidava: «Venham os que sofrem: paralíticos, cegos, surdos, cancerosos, diabéticos, reumáticos, os que sofrem de dor de cabeça, úlcera, dor na coluna, hemorroidas, bronquite asmática, hérnia, caroços, tumores, fígado, rins, útero, ovários, epilépticos, ataques de nervos, angústia, insónia, alcoolismo, vícios. Tragam os imacumbados, perturbados e todos os que se encontram com a vida amarrada.»
O certo é que um tão patético anúncio encontrava a maior receptividade como o demonstrava a enorme afluência de indivíduos às sessões programadas pelo «missionário» brasileiro, que assim passou a fazer concorrência ao «dr. José Bastos», um cidadão de Matosinhos, que intitulava «astrólogo de alto poder» e que transformou a sua modesta casa num «consultório» onde tratava (conforme anúncio que publicava nos jornais) quem tivesse não só qualquer daqueles males como quaisquer outros, inclusivamente os que afectavam casais desavindos...

Corpos incorruptos
- O outro lado do negócio

Negócio rendoso é, também, o que vem prorcionando o aparecimento de corpos incorruptos. Sempre que, num cemitério, se procede a uma exumação e surge um cadáver mais ou menos intacto, apesar de enterrado há dezenas de anos, não falta quem pretenda ver nesse facto algo de milagroso, com «cheiro de santidade». E, desde logo, se geram movimentos populares com vista à criação de mais um santuário ao serviço do «povo sofredor».
O caso mais significativo acontece em Arcozelo, Vila Nova de Gaia, com «Santa Maria Adelaide», em honra de quem ali se ergueu uma capela por onde diariamente passam (e deixam esmolas) os crentes. Trata-se de um corpo incorrupto posto a descoberto em 1915 e «canonizada» pela crendice popular. Segundo o seu biógrafo, a Maria Adelaide auxiliava muita gente pobre, gostava de crianças, reconciliava lares desavindos e «tinha umas mãos divinas para fazer rendas e fabricar doces», conseguindo assim dinheiro para as suas despesas e para auxiliar gente pobre. E tanto bastou para uma nova «santa» nascer e se tornar boa fonte de receitas. Curiosamente, as verbas ali amealhadas e outros valores, como ofertas em ouro, são administradas pela respectiva Junta de Freguesia que, assim, vê alargada a sua capacidade de avançar com obras de melhoramento de que a comunidade local se torna beneficiária. O que levou o antigo bispo do Porto, D. António Ferreira Gomes, ao criticar o sucedido, a comentar: «Ou bem que as autarquias se atribuem fins culturais, designadamente do culto católico, o que é anticonstitucional, colide frontalmente com a legislação da Igreja e detona contra o sentido civilizacional do nosso tempo; ou as mesmas autarquias, em troca decerto de meros interesses materiais, se ocupam em cultivar a sua anticultura da forma mais crassa socialmente e mais ofensiva dos valores religiosos
No entanto a «Santa Maria Adelaide» é, apenas, um exemplo, a que outros se poderão juntar, como são os casos do «Santo de Beire», da «Princezinha da Calçada», em Arreigada (Paços de Ferreira), da Margarida Dias Torres, em Vilela, da Cristina de Bragança, na Póvoa de Lanhoso, da «Santa de Anreade», em Resende (à qual, entretanto, foi posto cobro).
Quase sempre, a entronização de corpos incorruptos como «santos» começa por originar diferendos com as autoridades, gerando-se, até, confrontos com força policiais. Só que como «poderes mais altos se levantam» a vontade dos crentes acaba por se impor e mais um «santuário» passar a figurar no «roteiro dos milagres»...

Visões e aparições

Como insondáveis são os caminhos da crendice tudo pode acontecer no «universo do sobrenatural»! Por mais inacreditáveis que sejam as histórias, há sempre quem se mostre receptivo às «mensagens do Além» de que se fazem eco alguns «escolhidos».
O «Salve Raínha», alcunha por que se tornou conhecido Manuel Francisco de Oliveira, era pastor e, um dia, sonhou (exactamente, sonhou...) que lhe aparecera «Santa Maria Justa» num sítio chamado Abelheira, Escariz. Como o pobre homem, que era pastor, tinha seis dedos em cada mão e pés, os populares, supersticiosos, consideravam tal facto estranho (daí, o alcunha com que o «baptizaram») e tudo contribuiu pra que fosse eleito à categoria de «vidente». Divulgada a «bos nova» prontamente passaram a afluir ao local muitos populares que contribuíram com dinheiro para que no penhasco da «aparição» de erguesse uma cruz.
A Igreja Católica interveio, então, chamando a atenção pra que no hagiológico nãos consta qualquer «Maria Justa» mas os fiéis não só fizeram «ouvidos moucos» a tal observação como ainda, desembolsaram as verbas suficientes para a construção de uma capela que, em Abelheira, em honra daquela «santa». A guerra que se instalou entre a parte da população e as autoridades civis e religiosa chegou a originar processos no tribunal e a hierarquia de Igreja Católica não se furtou, mesmo, a desmembrar aquela freguesia através de um interdito, mais tarde levantado. A benção da capela, em 1931, não evitou que a Abelheira fosse alvo de novo interdito, em 1943, mas depois, finalmente, «fez-se paz»...
Também em paz continuam a realizar-se, mensalmente, as peregrinações em honra da «Santa Leiteira», em Vergada, Argoncilhe, concelho da Feira. O ponto de encontro dos devotos é a capela erguida em honra da senhora Guilhermina que, no dia 25, não se sabe de que mês, no ano de 1934, quando fazia a distribuição de leite, ao abrigar-se da chuva debaixo dum sobreiro, «viu» Nossa Senhora. O «milagre» mobilizou os crentes e mais uma capela «nasceu»... Consequentemente, a «visão» da «Santa Leiteira» passou a ser assinalada, mensalmente, por uma peregrinação naquele dia, com saída do cemitério onde repousam os restos mortais da Guilhermina e chegada ao pequeno templo.
Um percurso que contempla a passagem das tradicionais estações do Calvário...
... E, como é natural, em todas estas manifestações de fé, marcam presença alguns «miraculados» ou respectivos porta-vozes e representantes!
Contudo, neste maravilhoso mundo também sucedem factos susceptíveis de abalarem a boa fé do ingénuo cidadão. Recorde-se o que se verificou, em Rio Tinto, com aquela jovens imobilizada numa cama devido a alegada paralisia e que quiseram atribuir poderes de «santa». Cansada de desempenhar o papel que lhe tinham atribuido, decidiu fazer a si mesmo um «milagre» e pôs-se a andar... O que provocou não pouco desespero entre quem colhia beneficios da existência desse «santuário»... "


[jn2.sapo.pt]

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 18:50

Eu nem consegui apanhar muito bem o conteúdo da conversa, torna-se bastante confuso para quem está de fora, mas vou tentar dizer qualquer coisa.
Se estão a falar das novas "visões", eu não acredito. Porque o Vaticano as reprovou e eu não acredito que os santos desçam tanto assim à Terra. Quanto às de Fátima, vou acreditanto, mas não tenho muito fervor. Talvez pelo Markting que se faz em volta do santuário.
agora, essa história dos 2-1 ao México, francamente. Lá que tenham confiança nas Nossas Senhoras Todas que servem para o futebol, tudo bem. Mas quando as pessoas rezam para ganhar não têm consciência de que estão a pedir o mesmo que os adversários. Somos todos flhos de Deus, e Deus não escolhe ajudar aquele ou aquele.

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 19:22

Era uma brincadeira. Diogo...;)

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 25 de June de 2006 22:34

luís

Quero-te dizer uma coisa muito simples.
Fui ver quando te inscreveste no fórum: eu só cheguei em Dezembro e tu chegaste mais tarde...
A coisa simples é esta: não vale a pena responder à tal senhora que se auto-denomina Católica Praticante.
Não compensa... perdes tempo... diz o que entenderes mas, em minha opinião, não compensa dirigires-te a ela.
A tal senhora merece-me todo o respeito: é uma pessoa, isso é para mim suficiente...mas o diálogo com ela só dá se estiveres de acordo.
É aquilo que tenho feito.
Interrompi-o apenas a 24 de Junho.
Nos próximos tempos vou voltar a ser, de certo, insultada mas não lhe vou dizer nada...dirijo-me ao fórum e não a ela...

Já mostraste que tu é que decides o que vais fazer... Gostava que a tal interveniente lesse o conselho que te dou...mas ...(...)

A todos:
vejam o tema do fórum.

Acho que Maria desempenhou um papel fundamental na vida de muita gente. Apenas alguns desses: João XXIII (de quem tanto gosto), Paulo VI, João Paulo II,Bento XVI, Madre Teresa de Calcutá...

Será mentira o que estou a afirmar?...

As brincadeiras de mau gosto, são sempre de mau gosto mesmo que sejam brincadeiras.
Vão brincar com as mães...

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 04:22

Caro Luís:

Vá là que a MJ me reconhece o estatuto de pessoa. Já não é mal. Fá-lo com desgosto, o que nunca aconteceria se eu fosse um préembrião em vez de uma MULHER.
Quanto ás brincadeiRas, Atambém gostei do Nome da Rosa. E segundo a vidente EStella Ruixz " Nossa Senhora tem sentido de humor. O que não acontece com alguns dos sus devotos, ao que parece.

E já agora, por falar em brincadeira, estive a assitir ao jogo ( que sofrimento!!) com muitos amigos num sítio público.
Eis senão quando vejo chegar um grupinho de aficcionados, vestidos a rigor com a roupa da selecção, com uma imagem enorme da SRa de Fátima. Acenderma um velinha que ficou acessa até ao fim do jogo.. e acreditem, nos últimos 15 minutos a preocupação deles era mesmo que avela não e apagasse. O que nos rimos...

P

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 04:33

CP

Desta vez Nossa Senhora atendeu o pedido?...!

Olha, por aqui também houve festa. Ainda senti carros a businar, coisa que aqui pouco se houve faz parte do civismo do Canadá, mas os portugueses não resistiram:)
Aqui no meu bairro ontem vi uma bandeira portuguesa num carro. Dirigi-me junto da dona do carro e perguntei, você é portuguesa? Ela disse, não, sou Árabe. E tem uma bandeira portuguesa no carro? Foram os meus netos que a compraram.
Eles são por Portugal. Só lhe disse, diga aos seus netos que têm Bom Gosto:))) Perguntou-me onde moras? Alem mesmo na naquela casa! Ah...os meus netos foram tirar os modelos ao seu jardim:) Viu....eu já lhe disse que eles têm bons gostos:))) ehehehhe

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 06:26

Cara catolicapraticante

Retórica para quê? A partir do jogo de hoje é exigida toda uma nova reinterpretação da história do povo de Deus.

Não só ficou provado que Deus é português.
Como ficou evidente que Cristo tem irmãos. É que Nossa Senhora é a verdadeira mãe do Scolari.

E agora venha lá falar-me de crendices e superstições que eu pelo meu lado tenho resmas e resmas de adeptos, completamente desembolados, capazes de testemunhar e jurar pelas suas almas mesmo debaixo de tortura chinesa como estas afirmações são o caminho, a verdade e a vida.

E isto do caminho de vida não é retórica. É que a todos os que duvidam eles gostam de pessoalmente os apresentar à Virgem para que possam... enfim... pedir esclarecimentos.

Capishe?

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 09:29


Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 09:58

Luís:

EScreveste que :

"
Citação:
É que a todos os que duvidam eles gostam de pessoalmente os apresentar à Virgem para que possam... enfim... pedir esclarecimentos.
Capishe?
"

Qures dizer que alémém do charlatanismo religioso que aqui apresentaste, alguns crentes e organizações de culto mariano são organizações de mafiosos?

Ou fazes ameaças de morte aos não crentes? Isso é um crime, não se se sabes.

Um caso de polícia.

Espero que não pertenças nenhuma organização mariana mafiosa dessas.
Mas não me parece lá muito católico.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 26 de June de 2006 10:03

Eu não me admiraria nada se mais tarde ou mais cedo alguém se lembrasse de formar uma seita de mafiosos baseada nas crenças «Marianas».
Mas a mãe de Jesus não tem culpa disso.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 26/06/2006 10:03 por Manuel Pires.

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 9 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.