Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 5 de 11
Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 09:59

Escondido mas à coca, estilo Zé do Telhado.

Quero agradecer os elogios, mas de facto não me sinto merecedor, nestas coisas como noutras da vida, a(s) musa(s) inspiradoras são tão ou mais importantes que o autor.

E se alguma moral se retira desta história é a de que ás vezes se pode dizer mais com bocadinho de humor do que com muitas doutas palavras. Penso que um fórum para além de ser um espaço de comunicação, partilha e debate tem também um aspecto lúdico. E esse aspecto não deve ser descurado sobre pena de as coisas ficarem demasiado cinzentas e informais.

Mesmo nos mais acesos debates, o humor pode ajudar a descomprimir e a ganhar algum distanciamento sobre os assuntos, tornando as coisas menos crispadas. Sorrir é um acto de empatia por excelência, e termos a capacidade de rir nós próprios, é um exercício de humildade e de autocrítica que leva à introspecção e devia por todos ser praticado mais regularmente.

A própria Bíblia aborda a dimensão do humor, em diversas formas: desde o modo leve e descontraído de encarar a Criação, até à ironia ante a insensatez do homem que se ergue contra Deus, passando pela aguda subtileza com que se descreve a condição humana e as idiossincrasias dos indivíduos e dos povos.

A Sabedoria divina está continuamente brincando..., brincando no orbe da terra e alegrando-se com os homens (Pro 8, 30-31).

No livro dos provérbios encontram-se algumas das melhores pérolas do humor bíblico:

"Goteira pingando sem parar em dia de chuva e a mulher briguenta são semelhantes!" (Pro 27, 15)

"O preguiçoso põe a mão no prato mas levá-la à boca é muita fadiga" (Pro 26, 15)

"Um anel de ouro no focinho de um porco é como a mulher formosa sem bom senso" (Pro 11, 22)

"'É Mau, é mau', diz o comprador antes de comprar mas ao sair gaba-se da compra" (Pro 20, 14)

"Por três coisas treme a terra, e a quarta não pode suportar: o escravo que chega a ser rei, o insensato que se farta de pão, a mulher desprezada que encontra marido e a serva que herda da patroa" (Pro 30, 21-23)


O próprio Jesus embora não seja descrito como risonho, pelo menos nos evangelhos canónicos, também gostava de contar a sua piadola:

«Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe disser: 'Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer', e se ele lhe responder lá de dentro: 'Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar'. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» (Lc 11, 5-8)

É a chamada táctica do Manelito. Memorável ficou também a partida pregada, já depois da ressurreição, aos discípulos, quando estes não O reconhecem e deixa, com divertida ironia, que Lhe expliquem longamente o que aconteceu a Jesus de Nazaré. (Lc 24)
"- Tu és o único forasteiro em Jerusalém que não sabe de Jesus Nazareno?
"- Ah é, é? O que foi, ahn?"

No fenómeno Mariano também são vários os videntes que falam da subtileza do bom humor de Nossa Senhora. Pelo contrário nunca se ouviu dizer que os espíritos do mal primassem pelo sentido humor (convenhamos que aquela partida de vomitar em cima do exorcista já está um bocado gasta). Excepto talvez aquele descrito nos Actos dos Apóstolos(19, 13 e ss.)...

Sete "exorcistas" ambulantes, filhos de um judeu chamado Cevas, ao verem como Paulo expulsava demónios e fazia milagres extraordinários, acharam que também eles poderiam imitar seus exorcismos:
"Sai, demónio!, Sai, demónio! Sai em nome de Jesus, a quem Paulo prega!".
Mas, como exorcismo não é para quem quer (mas para quem pode...), o espírito mau responde-lhes:
"Jesus, eu conheço; Paulo, eu sei quem é; mas, vocês, quem são?".
Ato contínuo, o possesso salta sobre eles e dá-lhes uma surra memorável (quando conseguem fugir, estão nus e cobertos de feridas).

Mas também não consta que se risse muito de si próprio.

Para exercitar o bom humor aí está o fim de semana e os Santos Populares (mais uma vantagem de pertencer a uma religião que venera santos). Os que gostam de danças de salão têm mais um pretexto para dar ao pé e os que não gostam podem cantarolar as marchas. Em honra de Santo António que segundo consta também era danado para a brincadeira, he! he! he!

Divirtam-se.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 10:07

Caro Luís: Mais uma vez agradeço a tua intervenção. O riso e a ironia já foram muitas vezes diabolizados.. Como se jesus não tivesse soltado umas boas gargalhadas e usado a ironia inteligente.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 15:41

Ups..Errata:
Não "cinzentas e informais" mas sim "cinzentas e formais"

Cara catolicapraticante

se calhar não é por acaso que um dos meus filmes favoritos é "O Nome da Rosa"

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 16:01

Pois é: tu falas de «musas inspiradoras».
Eu prefiro o Espírito Santo de YHWH.
O bom humor não é ilicito, na verdade, desde que não sirva apenas de pretexto para as pessoas que já não têm mais argumentos.
Também as provas de uma pessoa anónima têm pouco valor: não são provas.
Há animais que se escondem com o rabo de fora.
Suponhamos que o espirito de um morto latino te vem falar e reparas que não conhece as declinações latinas. O que concluis? Eu concluo que está a mentir. Ele não é o tal morto latino, mas o espírito de alguèm que finge ser ele.
Foi o que aconteceu em Fátima. Agora não refiro à lingua, mas à linguagem.
Quanto à brincadeira também pode ser identificada. Por exemplo a brincadeira dos Israelitas quando adoravam YHWH (através de uma representação animal) não agradou a YHWH, nem a Moisés. Já David quando dançava em frete da Arca da Aliança quando era transportada para Jerusalém foi muito apreciado.
(Chegou o fim da minha hora de computador. Por isso tenho que gravar apenas isto.)

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 17:12

Manuel

Fazes algum voluntariado? Devias fazer...isso faz bem a todos.
Não gostas de visitar doentes em hospitais? Crianças, idosos, etc.
Há dias visitei uma senhora idosa! Ela disse; Deus aceita mais a visita que me faz, do que ir à missa:)

Será? Não acredito!

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 17:50

Eu fui professor primário durante poucos meses, em Lisboa.
Quando um aluno me faltava às aulas, ia sempre visitá-lo a casa, quando saia da escola, antes de ir para casa. Isso dava segurança tanto aos pais como responsabilidade aos filhos. Tive 20 e tal alunos normais e 4 alunos deficientes (que vieram duma escola especial para deficientes), que no inicio faltavam muito e depois passaram a ser assíduos. Quando deixei a escola, despedi-me. Algumas mães que iam levar os filhos à escola passaram a chorar e um dos deficientes ainda chorou muito mais e disse que se eu os deixasse NUNCA MAIS VOLTARIA À ESCOLA.

Quanto a visitar doentes em hospitais, não sei o que dizer.
Há legalidades a cumprir e penso que os efeitos de um desconhecido que não lhes diz NADA, tenha algum efeito. Se eu pudesse fazer milagres como Jesus e dizer «levanta-te e anda» eu teria muito que fazer, mas neste campo eu seria como um cego que tentaria guiar (ou consolar) outro cego.
Na verdade, Deus gosta muito mais de actos bondosos do que da assistência a rituais semelhantes aos da «missa», que serve mais para sacrificar as pessoas que para as libertar, como significa a expressão final: «Ite, missa est» que se traduz para «ide, acabou»; isto é «ide, estais livres de mim».

Jesus disse:

Mt 9, 13
Citação:
* Ide aprender o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício. Porque Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores.»
Oseias 6,6 (12,7)
Mt 12, 7 *
Citação:
E, se compreendêsseis o que significa: Prefiro a misericórdia ao sacrifício , não teríeis condenado estes que não têm culpa.
(Am 5,21-24)



Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de June de 2006 23:19

Vês, tens um coração bom, enquanto foste professor mostraste a tua bondade. Foi pena que não continuasses, mas sei qual a razão...

Sabes o que eu faço? No meu saco que trago comigo, tenho sempre pastilhas. Passo muita vez por mim um menino rebelde, até descalsa os sapatos e anda descalço. A mãe não consegue dominá-lo. A primeira que vez que eu me meti com ele, fez-me uma careta:) eu não me importei com isso. Tirei do saco pastilhas e dei-lhe; ficamos amigos:) agora quando me vê, vem sempre ter comigo e cumprimenta-me! Até já um abraço dele recebi:-)

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 15:28

A minha intenção não era conquistar crianças, mas proceder de uma forma correcta para a educação dos que eram meus alunos.
É que eu também fui aluno da escola primária e fui muito mal tratado.
Os primeiros anos da nossa vida são fundamentais e repercutem-se por toda a vida.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 15:44

Ah...era o professor que era mau?
Burro não serias? :)

A minha professora na primária não nos batia, punha-nos a bater uns aos outros! Tinha dois sobrinhos na nossa classe e não queria bater nos sobrinhos. Mas eu dei-lhes, eramos obrigados!
Estamos a mudar o tema do tópico, vamos levar um recado:)lololol

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 16:01

Não era professor, mas professora.
Chamavase Arminda dos Anjos Mendonça.
Tinha uma alcunha que não devo mencionar aqui, porque pode ser sensurada.
A professora era mesmo má.
O que la queria era presentes.
Eu que não tinha dinheiro dizia-me que eu era forreta. Agora que já não sou tão «burro» compreendo que não se referia a mim mas à minha mãe.
Mas eu uma vez quando estava a ensinar uma coisa errada, mas já na 4ª classe disse-lhe que estava a ensinar errado.
Quando fiz a 4ª classe também lhe disse na frente de outras pessoas que eu estava muito contente por ter passado no exame porque me tinha livrado dela.
Eu era sincero !

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 16:30

Mas há coisas que não devemos dizer aos professores, nem a outros:)
Às vezes o calar, é uma boa resposta! Eu não tenho razão para falar mal dos meus professores! Temos de ser simpáticos para com os professores e fazer o que nos recomendam e escuta-los. O bem é dos alunos. Eu era muito boa a Matemática e a Francês.

E no Banco? Quem são os que estimam bem? Os que têm dinheiro? lololol

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 17:18

Na minha terra há uma capela dedicada à Srª.da Guia. As pessoas chamam-lhe de «Nossa Senhora».
À professora os alunos chamavam de «Minha Senhora», mas uns para os outros, a brincar, diziam «ela é a "Nossa" Senhora».
Contudo, há muitas pessoas que usam esta expressão: «Valha-me a minha "Nossa Senhora"».
Parece que cada pessoa tem uma «Nossa Senhora» que é sua.

Tradições !

Quanto ao banco, quando trabalhava lá, eu tratava todas as pessoas de igual modo.
Bem, quando lá aparecia um "borrachinho" bonito, tinha um pouco mais de deferência.
Um "borrachinho" é uma menina. Mas tive azar porque nenhuma calhou a ser a Minha Senhora.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 18:02

ahahahahhaha
Não soubeste cativar:) para tudo tem de se ter uma certa habilidade! Mas ainda podes!!! É preciso procurar...há muita senhora viúva na solidão.
Ah...sempre gostavas de borrachinhas!!!lol
Nossa Senhora é Mãe de todos, se lhe pedirmos, podemos ser ouvidos:) Ou então ao Santo António, mas tu como não acreditas em Santos, como eles te podem valer?
Uma mudança radical faz muito bem...

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 18:30

Há quem diga que as crendices podem servir de «placebo» ...
Os médicos às vezes enganam os doentes psicológicos com medicamentos que não fazem bem nem mal e eles acabam por se curar.
Mas se chegarem a saber que foram enganados ficam piores que antes.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 11/06/2006 18:32 por Manuel Pires.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 12 de June de 2006 16:15

Por achar de todo o interesse o proferido no domingo dia 11/6- Festa da Santíssima Trindade aqui vai parte do texto , encontrado em paroquias.org :

" Maria, mulher da Trindade, ensinar-nos-á a mergulhar nesse mistério, com a solicitude de uma Mãe que encaminha os filhos para o sítio certo.
Porque a Sua relação com Jesus é única, porque é Sua Mãe, ela participa na relação do Filho com o Pai de uma maneira especial. Ela está, desde a plenitude de graça com que foi concebida, na intimidade da comunhão trinitária.

Percorrendo connosco os caminhos desta vida, ela exprime sempre e em tudo essa plenitude de graça, que é perfeita comunhão de amor. O lugar especial que damos a Nossa Senhora na nossa busca de Deus é uma das tais maneiras simples de mergulharmos no insondável mistério de Deus Uno e Trino.
Mãe da Igreja, guia-a para ser, em cada dia, esse Povo do Senhor, que encontra a sua força e verdade na comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo.


Mosteiro dos Jerónimos, 11 de Junho de 2006

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca "

Nota: o negrito é meu.

Apresentei o texto por achar que dá que pensar...

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de June de 2006 17:35

«Maria, mulher da Trindade ...»

Aqui Trindade parece referir-se à Sagrada Família: Jesus, Maria e José.
Talvez não seja, mas que parece, parece ... ... ... é lógico.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: mpp (IP registado)
Data: 12 de June de 2006 18:16

... mas também há mulheres que têm o nome de Srª "Trindade".
Além disso conheço um lugar com o nome de Trindade.
O senhor cardeal deveria ser mais explicito, mas as pessoas perceberam pelo contexto o que queria dizer.

«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós.» (João 14,18)

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 12 de June de 2006 18:24

«Apresentei o texto por achar que dá que pensar... »

Ai sim dá que pensar. Sim todo o enredo de crenças que foram inventadas pelo clero cheias de palavras a tocar o coração e o afecto, para, mais facilmente, tocarem as pessoas.
No entanto, tudo bem espremido não diz absolutamente NADA.

É o psíquico das pessoas que está a ser alvo. Seria melhor ir direito ao assunto, como fazia Jesus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 14 de June de 2006 20:10

Manuel

Dá que pensar...mas não se deve ter preconceitos... ( o problema é dos pre)

Ò Manuel agora também te inscreveste como mpp?
Diz lá a verdade...vocês são a mesma pessoa ou temos aqui um exemplo de clonagem???

Re: Lugar e a importância de Maria na vida cristã
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 15 de June de 2006 23:59

Apresentei parte do texto do Cardeal Patriarca.
Agora apresento de Bento XVI

Acho que devemos deixar de brincar com coisas sérias.
Ò Manuel não vais faltar ao respeito depois de eu transcrever parte das palavras do Papa (encontradas em Rádio Vaticano), pois não
Se quiseres brincar com coisas sérias é bom que penses um bocadinho.
Por favor, não sejas primário.
Reflecte...

Aqui vai:
"11/06/2006 15.33.37

Maria, obra-prima da Santíssima Trindade: Bento XVI neste domingo ao meio-dia

“Para quem tem fé, todo o universo fala de Deus Uno e Trino” – observou Bento XVI, por ocasião do Angelus, ao meio-dia, na Praça de S. Pedro, neste domingo da Santíssima Trindade. Desde os imensos espaços estelares à mais pequena parcela microscópica… “todos os seres se encontram ordenados segundo um dinamismo harmonioso que podemos analogicamente chamar ‘amor’.” E contudo, sublinhou o Papa, só na pessoa humana, livre e racional, este dinamismo se torna espiritual, amor responsável, resposta a Deus e ao próximo, num sincero dom de si. E é neste amor que o ser humana encontra a sua verdade e a sua felicidade”.
“Entre as analogias do inefável mistério de Deus Uno e Trino que os crentes são capazes de entrever”, Bento XVI citou a família, “chamada (disse) a ser uma comunidade de amor e de vida, na qual as diversidades devem concorrer para formar uma ‘parábola de comunhão’.
E o Papa concluiu referindo Maria como “obra-prima da Santíssima Trindade”: “De entre todas as criaturas, a Virgem Maria é obra-prima da Santíssima Trindade: foi no seu coração humilde e cheio de fé que Deus preparou para si um digna morada, para levar a cumprimento o mistério da salvação. O Amor divino encontrou nele perfeita correspondência, e no seio se fez homem o Filho Unigénito (de Deus). Dirijamo-nos a Maria para que, com a sua ajuda, possamos progredir no amor e fazer da nossa vida um canto de louvor ao Pai, por meio do Filho, no Espírito Santo”.

(...)

(negrito é meu)

Vale a pena reflectir sobre o lugar e a importância de Maria na vida cristâ.
Este texto, dá-nos vários contributos para essa reflexão.

Ir para a página: Anterior1234567891011Próximo
Página actual: 5 de 11


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.