Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Inquisição
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de May de 2005 00:28

aqui fica.

Re: Inquisição
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de May de 2005 00:38


Re: Inquisição
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de May de 2005 00:43


Re: Inquisição
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de May de 2005 10:06


Re: Inquisição
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 18:58

Um dia tentei julgar a Inquisição e os inquisidores e cheguei às seguintes conclusões:
Hereges são que têm a fé mais profunda;
Qual o maior herege de todos os tempos?
- Não digo mas aponto --> +
Haverá algo pior que a Inquisição?
Hitler? Staline? Napoleão?
E a resposta incomodou-me:
Sim; a cobardia.

*=?.0

Re: Inquisição
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de May de 2006 18:45

Qual é o sentido mais vernáculo da palavra herege?
Porque é que agora tem um sentido pejorativo?

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Inquisição
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 24 de May de 2006 23:42

Usar a religião como meio de manipulação das pessoas ....coisa do inimigo né Manuel???

Re: Inquisição
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 25 de May de 2006 12:10

Chris,
Isso é uma realidade.
Eu diria mais, «o inimigo» usa-as a todas sempre que pode, como meio de manipulação das pessoas.
Esse «inimigo» tanto pode ser «político» como «espiritual» ... etc.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Inquisição
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 00:10

Pensei em colocar aqui um artigo de João césar das Neves do DN de 5/6/06

É sobre um livro publicado.

Pelo que tenho visto alguns gostariam que o padre que publica esse livro fosse para a fogueira... o padre e o livro... Acho isso pelos ataques feitos ao NSP (há uns tempos).
Não o conheço...mas vi como foi atacado aqui no fórum....
Não o defendo nem o acuso mas achei piada que aqui na Inquisição viesse o texto sobre o tal livro publicado. Afinal ele foi mesmo condenado em tribunal...diz JCN.

Aqui vai o artigo:

"Um polemista à moda antiga


João César das Neves naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt
Professor universitário


Portugal tem excelentes cronistas e comentadores e algum debate jornalístico vivo e interessante. Dizemos mal da imprensa, por vezes com razão, mas sem dúvida que também existem bons valores nesse campo. No entanto, falta-nos frequentemente a agressividade e contundência que vemos, por exemplo, nos Estados Unidos ou, mesmo por cá, nos textos do Liberalismo e da Primeira República. São raras as penas afiadas e desbragadas e, em geral, dominam os nossos brandos costumes.

Vêm estas considerações a propósito da recente publicação do livro O Triunfo da Vida (Crucifixus, Lisboa, 2006), do padre Nuno Serras Pereira, que marca indiscutivelmente uma novidade no panorama da polémica nacional. O livro é insólito por várias razões. Primeiro por ser escrito por um sacerdote católico, classe que ultimamente tem andado bastante afastada da imprensa. Depois pela forma descomprometida, atrevida e contundente como trata os seus assuntos. Sempre truculento e por vezes violento, este livro parece dever mais a Guerra Junqueiro e Antero de Quental que aos comentadores actuais ou, ainda menos, aos autores sagrados.

O desassombro do autor provém de um facto simples, a denúncia indignada do que ele considera um crime enorme e abominável, e que a sociedade encara com apatia ou cumplicidade: "Um morticínio de seres humanos inocentes e indefesos, através da legalização do aborto provocado (precocemente ou cirurgicamente), da fecundação extracorpórea, da experimentação em embriões, etc., cuja dimensão não tem precedentes na História da Humanidade (p.7)." Horrorizado com esta realidade, o padre Serras Pereira luta com persistência e insistência, contra tudo e contra todos, porque qualquer respeito humano empalidece face à vastidão do martírio.

O autor, que já foi condenado em tribunal por um dos textos aqui incluídos, reúne agora num volume o labor dos últimos anos.

Ver em conjunto estes impressionantes títulos mostra bem a dimensão da campanha pessoal.

É importante dizer que a posição do padre Serras Pereira está longe de ser original. Ele esforça-se a cada passo por mostrar que defende apenas, com rigor e detalhe, aquela que é a atitude da Igreja Católica e que foi a das legislações dos países civilizados até há muito pouco tempo. E também não se limita a lançar golpes brutais contra os adversários.

O livro está cheio de referências eruditas, dados estatísticos, citações científicas e doutrinais. Na parte central a obra quase parece um tratado técnico sobre as questões da vida.

O autor sabe fundamentar bem aquilo que diz. Mas fá-lo com um desassombro, desprendimento e candura que lhe dão um lugar à parte na polémica nacional. Nada do que está escrito destoa do que se lê lá por fora acerca desses temas, mas soa estranho neste pacífico jardim litoral.

Na sua epopeia, com uma naturalidade desarmante e um atrevimento que por vezes arrepia, o livro não recua perante o ataque às instituições mais reputadas, mesmo do seu lado.

Rádio Renascença, Faculdade de Teologia, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, até (com grande respeito) a Conferência Episcopal são increpadas, sempre com respeito, mas com inegável vigor e contundência, por vezes alguma impertinência.

Em várias páginas dá a sensação que, no meio de uma batalha onde dois exércitos se enfrentam ameaçadoramente, o padre Serras Pereira é o cavaleiro solitário que acusa de cobardia as suas tropas e não tem medo de cavalgar sozinho contra multidões.

O nosso tempo costuma gostar destas vozes solitárias e descomprometidas. Dizemos ser uma sociedade heterodoxa e insolente. Mas quando o alvo é a própria sociedade (ou seja, quando as posições são mesmo heterodoxas e insolentes) as coisas mudam de figura.

A urgência e o dramatismo são as suas razões. A sua atitude, afinal, é a mesma daqueles que, em séculos recuados, desesperavam perante a modorra da sociedade diante de terríveis injustiças como a escravatura, holocausto, pobreza e exploração dos operários.

Hoje, olhando para essas lutas antigas, condenamos os que, por conveniência ou compromisso, silenciavam ou moderavam as suas censuras. São as vozes livres e violentas que admiramos.

Nós temos a prudência e a moderação, o padre Serras tem limpidez e pureza de posição. A sua fixação arrisca-se a ferir susceptibilidades e a injuriar por inflexibilidade. Mas o nosso equilíbrio sensato é bastante incómodo quando consideramos o que está em causa."

Então???

Fico à espera de que se acenda o lume. Como estamos nos Santos populares e, em muitas regiões, ainda se salta a fogueirinha na véspera do santo...é boa altura para fazer mais uma. Que acham?
Isto, claro, se concordam com os métodos usados pelas diferentes inquisições: católicas e protestantes... houve para todos os gostos...

Re: Inquisição
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 00:57

JCN tem razão: NSP é o único que leva até ao fim as ideias de "defesa da vida" que outros defendem sem levarem até às últimas consequências.

Perante isto há duas conclusões possíveis:

1) estas ideias estão correctas, mas só NSP tem a coragem de as defender coerentemente, envergonhando todos os outros católicos, incluindo a própria hierarquia católica:

"Rádio Renascença, Faculdade de Teologia, Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, até (com grande respeito) a Conferência Episcopal são increpadas, sempre com respeito, mas com inegável vigor e contundência, por vezes alguma impertinência.

Em várias páginas dá a sensação que, no meio de uma batalha onde dois exércitos se enfrentam ameaçadoramente, o padre Serras Pereira é o cavaleiro solitário que acusa de cobardia as suas tropas e não tem medo de cavalgar sozinho contra multidões."

2) estas ideias não estão correctas porque levam a extremos tão absurdos que praticamente ninguém (excepto NSP) leva a sério as suas consequências.

Certamente um tema a reflectir, mas não seria mais adequado no assunto RMA?

pontosvista

Re: Inquisição
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 11 de June de 2006 15:55

Eu acho que TODOS têm o direito de opinar, mesmo que essa opinião esteja errada, quer o erro esteja do lado da maioria, quer da minoria.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.