Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de April de 2005 15:39

Caríssimos,


Foi com imensa alegria que recebi a notícia da eleição pontifical de BENTO XVI. De facto, o Espírito Santo, com Sabedoria, envia o Papa certo para o momento certo.

Pena mesmo é ser ligeiramente liberal! Mas, de certeza, agora calçando as sandálias do pescador, Joseph Ratzinger estará à altura da sua missão divina, e corrigirá os seus desvaneios juvenis!

Faço minhas as palavras do Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X (FSSPX) D. Bernard Fellay, acerca do novo Sumo-Pontífice:
(A tradução é da minha responsabilidade. O texto no original pode ser encontrado em www.sspx.org)


"Em nome de toda a FSSPX, o Superior-Geral felicita a ascenção do cardeal Joseph Razinger a Soberano Pontífice. Vemos neste acontecimento um raiar de esperança para que possamos sair da profunda crise que abala os alicerces da Santa Igreja Católica, dos quais, vários aspectos o antigo Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé tinha vindo a chamar a atenção, e que tão recentemente expôs na sua pregação aquando das Estações da Via-Sacra na última Sexta-Feira Santa.

Sua Excelência o bispo Bernard Fellay, implora a Nosso Senhor Jesus Cristo, cabeça da Corpo Místico da Igreja, que os dois mil anos de Tradição na Igreja, tão esquecidos e mal-tratados nos últimos 40 anos, possam recuperar o seu lugar neste Pontificado, e que a Santa Missa Tridentina possa ser restabelecida, sem restrições.

O Superior-Geral, juntamente com todo o clero da FSSPX une-se às orações do Sucessor de Pedro, Bento XVI, para a boa concretização da enorme e grandiosa tarefa de Restaurar Todas as Coisas em Cristo".


Eu, pessoalmente, meus amigos, como simples ovelhinha do rebanho de SS Bento XVI só anseio por duas coisinhas:

a) Que o novo PAPA tenha a coragem de re-introduzir a MISSA TRIDENTINA sem limitações;

b) Que termine com o grande ESCÂNDALO para todos os fiés do infertilizante "diálogo ecuénico"; ou pelo menos que concretize agora muito do que escreveu na sua "dominus Iesus"!

FORÇA BENTO XVI!
WE LOVE YOU!


Um abraço a todos do Católico Tradicionalista,

Victor Henriques
(VMTH)


Bem-Aventurado D. Marcel Lefébvre: Ora pro Nobis et Santa Ecclesia!

STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!


Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 26 de April de 2005 16:19

Caríssimos,


Não resisto a partilhar convosco a GRANDE ALEGRIA e a ENORME ESPERANÇA que renasce nos corações de todos os católicos tradicionalistas com a eleição de SS BENTO XVI.

É imensa a esperança que renasce com este Pontificado!
Um Papa que consiga LUTAR CONTRA A DITADURA DO RELATIVISMO que se instalou na sociedade e na Igreja nestes anos confusos pós-Concílio!

São já, por toda a Europa e EUA, milhares de jovens ligados aos movimentos católicos Tradicionalistas que estarão presentes em Colónia 2005! É já o primeiro milagre de BENTO XVI!

Peçamos a todos à Santíssima Virgem de Fátima que ajude este novo Sumo-Pontífice a conduzir a Barca de Pedro!

TOTUS TUUS BENTO XVI!


"Dominus Iesus" em todas as paróquias já!


O Católico Tradicionalista,
Victor Henriques
(VMTH)


Bem-Aventurado D. Marcel Lefébvre: Ora pro Nobis et Santa Ecclesia!


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 26 de April de 2005 21:12

Acho sempre piada a estes católicos tão tradicionalistas e que de facto não percebem uma palavra de latim a não ser os slogans mais comuns e banais...

Totus tuus Bento XVI?????? please...

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de April de 2005 23:20

Usam tanto latim, tanto latim..e afinal ....

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 26 de April de 2005 23:23

O latim é o menor dos problemas, caro Miguel.

Mas tem graça uma coisa: o Victor quer o fim do Ecumenismo porque é um escândalo (e eu a pensar que o escândalo era a divisão dos cristãos...). Ora, seguindo esse «modelo» de uma Igreja Católica fechada ao exterior, mesmo aos outros cristãos, deverá a Igreja Católica prosseguir esforços ecuménicos com aqueles que obstinadamente se põem fora dela, excomungados, como é o caso dos membros ordenados da FSSPX?

E não só excomungados, mas também cismáticos, como se tornou patente ultimamente (como se não bastasse a ilícita ordenação, ao que tenho lido, a FSSPX também tem assumido funções reservadas à Rota Romana e ao Papa em questões de nulidade de matrimónios, outra forma de materializar um cisma).

E como são curiosas estas loas ao Papa que enquanto Prefeito da Congregação Para a Doutrina da Fé tratou directamente o «dossier Lefebvre». Mais uns pontos a favor de Bento XVI... ;-)

Alef

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 26 de April de 2005 23:32

SEm esquecer que a agenda do escandalosos Ecumenismo e o diálogo com os terríveis Judeus ( os nossos irmãos mais velhos) parecem ser uma prioridade deste Papa, a julgar pelos discursos proferidos...
Enfim, uma maçada, como diria um "tradicionalista" conhecido.

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de April de 2005 01:27

Caro Victor (VMTH).

Tenho uma má notícia para ti: o Papa Bento XVI assumiu como compromisso primário de trabalhar sem poupar energias na reconstituição da plena e visível unidade de todos os seguidores de Cristo.

Se leres o ponto 5 do seu plano do pontificado, confirmarás o que te digo «O actual Sucessor de Pedro deixa-se interpelar na primeira pessoa por esta questão e está disposto a fazer tudo o que estiver em seu poder para promover a causa fundamental do ecumenismo.».

Fico feliz por te entregares todo (Totus tuus) a Bento XVI e à sua causa ecuménica.

Luis Gonzaga

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de May de 2005 01:19


Victor Henriques (VMTH):

Realmente haverá alguma (muita?) confusão por parte de membros da FSSPX, como já aqui se disse tantas vezes, e por mim também, sobre aquilo em que consiste a autêntica Tradição. Basta reparar neste teu discurso.

É preciso ter calma e deixarmo-nos perceber que realmente é necessário abandonar tal espírito sectário, que se julga superior a tudo o resto, que, não obstante uma justa pretensão, pretende uma purificação da Igreja "à sua maneira", que implica uma falta de obediência mesmo naquelas coisas em que possam ter razão. Podemos e devemos manifestar o que se impõe às rectas intenções da consciência, mas com toda a humildade perante aquilo que a nosso ver não é perfeito. Olha este testemunho de bom exemplo:

«(...) Em 1969, veio o Novus Ordo Missae do Papa Paulo VI, que não deixou de causar perplexidades em muitos católicos, inclusive em personalidades importantes, como alguns cardeais da Cúria Romana.

Perplexo também, Dom Antônio escreveu ao Papa Paulo VI, expondo suas dificuldades de consciência com relação à Nova Missa. Eis um trecho de sua carta: "Tendo examinado atentamente o ‘Novus Ordo Missae’, ... depois de muito rezar e refletir, julguei de meu dever, como sacerdote e como bispo, apresentar a Vossa Santidade, minha angústia de consciência, e formular, com a piedade e confiança filiais que devo ao Vigário de Jesus Cristo, uma súplica... Cumpro, assim, um imperioso dever de consciência, suplicando, humilde e respeitosamente, a Vossa Santidade, se digne... autorizar-nos a continuar no uso do ‘Ordo Missae’ de São Pio V, cuja eficácia na dilatação da Santa Igreja e no afervoramento de sacerdotes e fiéis, é lembrada, com tanta unção, por Vossa Santidade" (Carta de 12 de setembro de 1969). (...)

Mas, ao apresentar ao Sumo Pontífice o seu pensamento a respeito da Nova Missa, sua fidelidade e respeito pela pessoa do Santo Padre o Papa e pelo Magistério da Igreja, características da sua vida, fizeram Dom Antônio ajuntar: "Supérfluo será acrescentar, que neste passo, como já em outros de minha vida, darei cumprimento, em toda a medida preceituada pelas leis da Igreja, ao sagrado dever da obediência. E, neste espírito, com o coração de filho ardoroso e devotíssimo do Papa e da Santa Igreja, acolherei qualquer palavra de Vossa Santidade sobre este material" (Carta de 25 de janeiro de 1974).

Nesse mesmo espírito, pelo respeito devido ao Magistério da Igreja, Dom Antônio protestava com firmeza quando alguém, ultrapassando o limite da verdadeira crítica, intitulava a Nova Missa de não católica. Ademais, embora Dom Antônio conservasse a Missa tradicional na maioria das paróquias, ele não a impunha a ninguém, e houve padres que adotaram a Nova Missa em suas paróquias.»


Caro Victor, coisas como "Bem-Aventurado D. Marcel Lefébvre: Ora pro Nobis et Santa Ecclesia!", é uma clara desobediência ao culto privado...! E isto é só um exemplo... «"Dominus Iesus" em todas as paróquias já!», sinceramente Victor, o que é isto? E o "ser ligeiramente liberal", se calhar tem mais que ver com uma inteligência equilibrada e santa deste grande homem, peço-te que penses nisso.

Em relação ao ecumenismo, parece-me que é mais uma coisa mal-entendida pelos "tradicionalistas", uma vez que a Igreja sempre procurou ser "ecuménica", ou seja, a união em si mesma... Realmente magoa-me que pessoas afinal com boas intenções possam levar as coisas a pontos tão extremos que nem por isso são mais católicos. "Tradicionalistas" sim, mas mais católicos não...


Quanto a toda aquela série jovens tridentinos (por favor, não se use o "tradicionalista"!) que vão à Jornada Mundial da Juventude em Colónia, podem conhecer melhor todo o projecto aqui (até o acho bastante jovial e interessante):

[url]http://www.juventutem.com/[/url]

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32



Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2005 01:21 por João Oliveira.

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 09 de May de 2005 01:44

Caros Alef e Luís Gonzaga

(Dirijo-me a vocês porque são os que até agora me conseguiram explicar, bem explicadinho as coisas, sobre as quais tenho dúvidas).

Porque é que a FSSPX foi excomungada? (também não sei ao certo se pergunta está bem formulada)

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 02:54

Tony:

Infelizmente não disponho do tempo suficiente para responder com calma à tua questão, que diz respeito a um assunto de grande controvérsia.

Basicamente o processo começa com o desagrado de Msgr. Lefebvre pelas mudanças operadas com o Concílio Vaticano II, sobretudo no que diz respeito à questão da liberdade religiosa e à visão da Igreja apresentada pela «Lumen Gentium». Contudo, o «cavalo de batalha» passou a ser a questão litúrgica. Lefebvre foi radicalizando sempre mais a sua posição. Fundou a «Fraternidade Sacerdotal S. Pio X» (FSSPX) para formar candidatos ao sacerdócio imunes àquilo que ele considerou ser a subjugação da Igreja Católica ao Modernismo. Em 1988 consagrou ilicitamente bispos quatro padres da FSSPX, incorrendo assim em excomunhão.

Não tendo tempo para mais, ficam aqui alguns links que podem ajudar a compreender melhor o fenómeno:

- [www.nationmaster.com];
- [wikipedia.startplane.com];
- [www.sspx-schism.com] - um dos «sites» mais críticos;
- [members.lycos.co.uk] - aqui aparecem alguns dos documentos eclesiásticos mais importantes nas relações entre a Santa Sé e a FSSPX;
- [jloughnan.tripod.com] - uma notável quantidade de materiais de alguém que esteve ligado à FSPX; tom bastante crítico;

- [www.fsspx.org] - página oficial da FSSPX;
- [wwfr.seminaire-econe.com] - Seminário de Ecône; muita informação e fotos (a minha favorita está aqui).


Há muito, muito mais, mas talvez chegue por agora.

Alef

Re: Católicos Tradicionalistas felicitam Bento XVI
Escrito por: Geode (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 22:14

VMTH,
"Duc in altum"

»0«



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.