Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 15:26

Caros amigos, mais uma vez, coloco-vos algumas dúvidas. A minha busca é séria e o meu encontro com Deus é genuíno e profundo.

(As dúvidas são muito importantes, pois são elas que nos conduzem a novas certezas e mais firmeza de pensamento e atitudes. Por isso aqui vai!)


Relativamente a este assunto, gostaria que alguém entendido nestas matérias, me explicasse como funcionam esta e outras prefeituras.

Do pouco que entendo, julgo que as prefeituras sejam o equivalente ao governo de um Estado, se assim é, então os ministros são da confiança do chefe do governo.

Se muda o chefe do governo, neste caso da Igreja, mudam também as suas Prefeituras?
Quem se perfila para ocupar o lugar de Ratzinger?

Li há pouco tempo que a "Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé", é o antigo Santo Ofício, alguém tem dados históricos sobre este assunto?

Para que serve a Doutrinação da Fé? O que é a Fé? Qual é a base de trabalho que os teólogos usam para Doutrinar a Fé?
Os 10 mandamentos, o Evangelho e as Bem-aventuranças não chegam para guiar os nossos passos, os nossos dias, e por conseguinte orientar os nossos pensamentos, actos, palavras e omissões? Porque há a necessidade de Doutrinar a Fé? Porque há a necessidade de doutrinar uma ínfima parte (quase sempre invisível) de um grão de mostarda?

O que se espera do Prefeito para a Congregação da Doutrina da Fé?
(teremos nós o Direito de esperar alguma coisa destas congregações? e porquê?)

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 19:10

Amigo Tony .
Sim, a congregação da Doutrina da Fé é uma "reconversão" do "Santo" Ofício, ou da "Santa" Inquisição.

Foi preciso chegar ao papa Paulo VI e ao ano de 1965 para que essa criminosa instituição mudasse.. de nome.

Sobre o tema este site tem algumas informações básicas:

[www.rotten.com]


Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 23:48

Cara catolicapraticante:

- "tony" é aqui nick feminino, de Antonieta, como podes ver pelo "perfil do utilizador";

- o artigo que recomendaste sobre a Inquisição é francamente mau. Sugiro que se dê uma olhadela por algo minimamente sério. Deixo a seguir uma cópia do artigo «Inquisition» da «Britannica» e uma pequena nota sobre a «Roman Curia», do mesmo lugar.

Alef



«Inquisition

in Roman Catholicism, a papal judicial institution that combatted heresy and such things as alchemy, witchcraft, and sorcery and wielded considerable power in medieval and early modern times. The name is derived from the Latin verb inquiro (“inquire into”), which emphasizes the fact that the inquisitors did not wait for complaints but sought out heretics and other offenders.

After the Roman Church had consolidated its power in the early Middle Ages, heretics came to be looked upon as enemies of society. With the appearance of large-scale heresies in the 11th and 12th centuries—notably among the Cathari and Waldenses—Pope Gregory IXin 1231 instituted the papal Inquisition for the apprehension and trial of heretics.

The inquisitorial procedure was quite detailed; but, in general terms, it gave a person suspected of heresy time to confess and absolve himself, and, failing this, the accused was haled before the inquisitor and interrogated and tried, with the testimony of witnesses. The use of torture to obtain confessions and the names of other heretics was at first rejected but was authorized in 1252 by Innocent IV. On admission or conviction of guilt, a person could be sentenced publicly to any of a wide variety of penalties, ranging from simple prayer and fasting to confiscation of property and imprisonment, even life imprisonment. Condemned heretics who refused to recant, as well as those who relapsed after condemnation and repentance, were turned over to the secular arm, which alone could impose the death penalty.

The medieval Inquisition functioned only in a limited way in northern Europe; it was most employed in northern Italy and southern France. During the Reconquista in Spain, the Catholic powers used it only occasionally; but, after the Muslims had been driven out, the Catholic monarchs of Aragon and Castile determined to enforce religious and political unity and requested a special institution to combat apostate former Jews and Muslims as well as such heretics as the Alumbrados. Thusin 1478 Pope Sixtus IV authorized the Spanish Inquisition.

The first Spanish inquisitors, operating in Sevilla (Seville), proved so severe that Sixtus IV had to interfere. But the Spanish crown now had in its possession a weapon too precious to give up, and the efforts of the pope to limit the powers of the Inquisition were without avail. In 1483 he was induced to authorize the naming by the Spanish government of a grand inquisitor for Castile, and during thesame year Aragon, Valencia, and Catalonia were placed under the power of the Inquisition. The first grand inquisitor was the Dominican Tomás de Torquemada, who has become the symbol of the inquisitor who uses torture and confiscation to terrorize his victims. The number of burnings at the stake during his tenure has been exaggerated, but it was probably about 2,000.

In general, the procedure of the Spanish Inquisition was much like the medieval Inquisition. The auto-da-fé, the public ceremony at which sentences were pronounced, became an elaborate celebration. Under the inquisitor general and hissupreme council were 14 local tribunals in Spain and several in the colonies, including those in Mexico and Peru. The Spanish Inquisition was introduced into Sicily in 1517, but efforts to set it up in Naples and Milan failed. The emperor Charles V in 1522 introduced it into the Netherlands, where its efforts to wipe out Protestantism were unsuccessful. The Inquisition in Spain was suppressed by Joseph Bonaparte in 1808, restored by Ferdinand VII in 1814, suppressed in 1820, restored in 1823, and finally suppressed in 1834.

A third variety of the Inquisition was the Roman Inquisition, established in 1542by Pope Paul III to combat Protestantism. It was governed by a commission of six cardinals, the Congregation of the Inquisition, which was thoroughly independentand much freer from episcopal control than the medieval Inquisition had been. Its establishment has been seen by some as an attempt to counterbalance the severe Spanish Inquisition at a time when a great part of Italy was under Spanishrule.

Under Paul III (1534–49) and Julius III (1550–55), the action of the Roman Inquisition was not rigorous, and Julius ruled that, although the tribunal had general authority, its action should be limited especially to Italy. The moderation ofthese popes was imitated by their successors with the exceptions of Paul IV (1555–59) and Pius V (1566–72). Under Paul IV the Inquisition functioned in such a way that it alienated nearly all parties. Although Pius V (a Dominican and himself formerly grand inquisitor) avoided the worst excesses of Paul IV, he nevertheless declared at the beginning of his reign that questions of faith took precedence over all other business and made it clear that his first care would be to see that heresy, false doctrine, and error were suppressed. He took part in many of the activities of the Inquisition.

After Protestantism had been eliminated as a serious danger to Italian religious unity, the Roman Inquisition became more and more an ordinary organ of papal government concerned with maintaining good order and good customs as well as purity of faith among Catholics. In his reorganization of the Roman Curia in 1908, Pius X dropped the word Inquisition, and the congregation charged with maintaining purity of faith came to be known officially as the Holy Office. In 1965 Pope Paul VI reorganized the congregation along more democratic lines and renamed it the Congregation for the Doctrine of the Faith.»


«Roman Curia

[...] The Sacred Congregation for the Doctrine of the Faith is responsible for safeguarding the doctrine on faith and morals. Although a successor of the notorious Roman Inquisition and, more recently, of the Holy Office, this congregation is now primarily intended to make positive efforts to promote theological orthodoxy and to protect the rights of those accused of failure in this regard. The Index of Forbidden Books, once a responsibility of this congregation, is no longer in effect. [...]»

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 23:58

Alef:

È mau porquê?

Tem alguma informação historicamente incorrecta? SE tem, podes apontá-la por favor?

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de April de 2005 00:31

Cara catolicapraticante, claro que sim, poderia dar muitos exemplos, mas acho esse artigo demasiado mau para lhe dar sequer a «honra» de rebater. Basta ler as primeiras linhas (e li mais do que isso) para ver que além de várias pérolas (ex.: definição errada de heresia; incorrecta a contextualização dos Gnósticos [toda essa parte não tem ponta por onde se lhe pegue, tal é a ignorância manifestada]; distorcida e errada a indicação da motivação da primeira cruzada), é perfeitamente dispensável o tom panfletário e sem qualquer rigor... Senão, nota bem esta preciosidade, com sublinhados meus:

«For three hundred years or so, the early Christians were few and far between, with the result that they mostly found themselves staring at the business end of the persecution gun. This inspired a high-minded libertarian commitment to religious freedom that lasted all of 30 seconds after they took over the Roman Empire.»

Se tiveres dúvidas, segue os vários «links» do artigo em questão e julga por ti mesma...

E não havia necessidade...

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 23/04/2005 12:11 por Alef.

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de April de 2005 00:46

Catolica e Alef

Obrigada pelas vossas respostas.

contudo gostaria que alguém esclarecesse a necessidade de se Doutrinar a Fé?

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de April de 2005 01:43

Bento XVI reconduz responsáveis dos dicastérios da Cúria Romana
AFP, PUBLICO.PT
Quinta-feira, 21 de Abril de 2005

Todos os cardeais que presidiam os dicastérios da Cúria Romana até à morte de João Paulo II foram reconduzidos nos seus cargos pelo Papa Bento XVI, até novas ordens, anuncia um comunicado da Santa Sé.

De acordo com a nota, o Sumo Pontífice "confirmou ‘donec aliter provideatur’ [até novas ordens] os cardeais e arcebispos chefes dos dicastérios da Cúria Romana e o presidente da comissão pontifícia para os cargos de Estado da cidade do Vaticano".



Desta forma, o cardeal Angelo Sodano vai continuar à frente da secretaria de Estado da Santa Sé, assim como o arcebispo Leonardo Sandri como substituto para os assuntos gerais da Secretaria de Estado e o arcebispo Giovanni Lajolo na secretaria para as relações com os Estados.



Bento XVI confirmou ainda para o presente quinquénio, os secretários dos Dicastérios da Cúria Romana, cuja organização actual, remonta a 1988, após a constituição Apostólica Pastor Bonus promulgada por João Paulo II.



Dicastérios da Cúria Romana



SECRETARIA DE ESTADO

Secretário de Estado: Cardeal Angelo Sodano

Substituto para os Assuntos Gerais: D. Leonardo Sandri

Secretário para as Relações com os Estados: D. Giovanni Lajolo



CONGREGAÇÃO PARA A DOUTRINA DA FÉ

Secretário: D. Angelo Amato



CONGREGAÇÃO PARA AS IGREJAS ORIENTAIS

Prefeito: Cardeal Ignace Moussa I Daoud

Secretário: d. Antonio Maria Vegliò



CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS

Prefeito: Cardeal Francis Arinze

Secretário: D. Domenico Sorrentino



CONGREGAÇÃO PARA AS CAUSAS DOS SANTOS

Prefeito: Cardeal José Saraiva Martins

Secretário: D. Edward Nowak



CONGREGAÇÃO PARA OS BISPOS

Prefeito: Cardeal Giovanni Battista Re

Secretário: D. Francesco Monterisi



CONGREGAÇÃO PARA A EVANGELIZAÇÃO DOS POVOS

Prefeito: Cardeal Crescenzio Sepe

Secretário: D. Robert Sarah



CONGREGAÇÃO PARA O CLERO

Prefeito: Cardeal Darío Castrillón Hoyos

Secretário: D. Csaba Ternyák



CONGREGAÇÃO PARA OS INSTITUTOS DE VIDA CONSAGRADA E AS SOCIEDADES DE VIDA APOSTÓLICA

Prefeito: D. Franc Rodé

Secretário: D. Piergiorgio Silvano Nesti



CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA

Prefeito: Cardeal Zenon Grocholewski

Secretário: D. Michael Miller



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA OS LEIGOS

Presidente: D. Stanislaw Rylko

Secretário: D. Josef Clemens



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA UNIDADE DOS CRISTÃOS

Presidente: Cardeal Walter Kasper

Secretário: D. Brian Farrell



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A FAMÍLIA

Presidente: Cardeal Alfonso López Trujillo

Secretário: D. Karl Josef Romer



CONSELHO PONTIFÍCIO "JUSTIÇA E PAZ"

Presidente: Cardeal Renato Raffaele Martino

Secretário: D. Gianpaolo Crepaldi



CONSELHO PONTIFÍCIO "COR UNUM"

Presidente: d. Paul Josef Cordes

Secretário: D. Karel Kasteel



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PASTORAL DOS MIGRANTES E ITINERANTES

Presidente: Cardeal Stephen Fumio Hamao

Secretário: D. Agostino Marchetto



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PASTORAL NO CAMPO DA SAÚDE

Presidente: Cardeal Javier Lozano Barragán

Secretário: D. José Luis Redrado Marchite



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A INTERPRETAÇÃO DOS TEXTOS LEGISLATIVOS

Presidente: Cardeal Julián Herranz

Secretário: D. Bruno Bertagna



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO

Presidente: D. Michael Louis Fitzgerald

Secretário: D. Pier Luigi Celata



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A CULTURA

Presidente: Cardeal Paul Poupard

Secretário: P. Bernard Ardura



CONSELHO PONTIFÍCIO PARA AS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Presidente: D. John Patrick Foley



Alguem tem alguma informação relevante sobre D. Angelo Amato (Doutrina da Fé)???


Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de April de 2005 12:10

[Nota prévia: escrevi esta mensagem ainda antes da 1:46, mas o corte de ligação impediu-me de a publicar. Entretanto a tony já se deu conta das várias Congregações da Cúria Romana, o que me levaria a alterar o texto. De qualquer forma, a falta de tempo leva-me a publicar agora a mensagem tal como a tinha.]

Cara Tony:

As tuas perguntas mereciam uma resposta longa, mas como muitas vezes o óptimo é inimigo do bom, mais vale arriscar uma resposta simples e relativamente rápida, mesmo que pouco mais de um esboço.

Não sei muito sobre os famosos «corredores» do Vaticano, mas uma visita ao «site» do Vaticano, em particular da «Cúria Romana» dá-nos uma ideia razoável do modo como se organiza a Santa Sé. Basicamente as Congregações são uma espécie de Secretarias da Santa Sé que tratam dos mais variados assuntos administrativos. Como é evidente, não consta que S. Pedro tivesse tal aparato logístico-administrativo, mas, queiramos ou não, as instituições grandes tornam-se pesadas e frequentemente burocráticas. A forma actual (aproximada) de organização da Cúria Romana vem de finais do século XVI, depois do Concílio de Trento. Teve duas importantes reformas: no início do século XX, com Pio X, e depois do Vaticano II, com Paulo VI.

De entre estas Congregações (ver lista aqui), destaca-se a Congregação para a Doutrina da Fé, de que o Cardeal Ratzinger foi Prefeito até agora.

Pessoalmente acho que uma das reformas mais urgentes na Igreja terá que ser feita nesta Congregação (espero escrever aqui algo sobre o assunto um dia destes), mas isso não significa que a Congregação Para a Doutrina da Fé seja descartável. Tem uma função necessária, mesmo que devam ser reformulados alguns dos seus «métodos» ou «procedimentos».

E para que serve ou deve servir? Precisamente para se pronunciar sobre a fidelidade de determinadas formulações àquilo que é a fé da Igreja. Já em tempos escrevi sobre isto a propósito da necessidade dos dogmas. Os dogmas são como que balizas que definem (=estabelecem os limites) aquilo que corresponde à fé dos cristãos. É verdade que os dogmas na Igreja são relativamente poucos, mas é graças a eles que estamos seguros da fé que professamos. Não é possível uma fé sem uma qualquer base de tipo dogmático. Mais do que «verdade inquestionável», o dogma é «verdade segura», da qual não temos que duvidar, porque corresponde à fé genuína da Igreja, que é apostólica, isto é, vem dos Apóstolos.

Por exemplo, é dogma de fé que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. Não é necessário descrever agora todo o processo histórico e o porquê deste dogma (isto já foi tratado em tópicos antigos deste fórum), mas baste recordar isto: além do testemunho dos Evangelhos corroborar uma reflexão que foi amadurecendo na Igreja, chegou-se à conclusão que esta era uma verdade «necessária»; porque é Deus, Jesus Cristo salva; porque é homem, aquilo que foi assumido (a humanidade) pode ser salvo. Claro, o dogma não explica propriamente «como» é que Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, apenas estabelece. Podemos propor as Cristologias que quisermos e há muitas outras questões que precisam de ser reflectidas (por exemplo, que consciência tinha Jesus da sua divindade? Etc.), mas todas essas Cristologias ou «tratados teológicos» sobre Jesus Cristo só estarão de acordo com a fé cristã se salvaguardarem esse elemento fundamental da fé cristã: Jesus Cristo é Deus e homem. Aliás, este elemento de fé, juntamente com o dogma da Santíssima Trindade, «define» os cristãos (definir é também estabelecer os limites, os [con]fins). Pelo facto de as Testemunhas de Jeová não aceitarem a divindade de Jesus Cristo, não são reconhecidas pelo Congresso Mundial das Igrejas como cristãs.

Ora, no interior da Igreja é necessário que alguém vele pela «ortodoxia» (=crença ou fé verdadeira, ou correcta), que analise e dê um parecer autorizado, de ofício, sobre novas «declarações» que vão aparecendo. Por exemplo, se num determinado Seminário os seminaristas estudam por manuais que rejeitam a divindade de Jesus Cristo, é necessário que se diga que essa não é a fé da Igreja e que é grave que aqueles que se preparam para serem ministros da Igreja se preparem com proposições alheias à fé da Igreja que querem servir. Pegando num exemplo real, se Roger Haight escreve(u) um livro, Jesus Symbol of God em que diz que em Jesus temos apenas um símbolo da presença da acção de Deus e que o Novo Testamento não nos autoriza a afirmar que a divindade de Jesus é parte da fé apostólica, é necessário dizer a este senhor que o seu livro (independentemente de estar mal fundamentado e de seguir um método teológico muito discutível) é relativista e não reflecte a fé da Igreja que Roger Haight fez profissão de servir enquanto sacerdote e religioso. Outra coisa, bem diferente, é que se usem na Congregação da Doutrina da Fé métodos pouco humanos no tratamento destes casos e se imponham penas canónicas sem sentido aos autores «problemáticos».

Portanto, obviamente é necessário que exista na Igreja a função de velar pela pureza das formulações no que respeita ao essencial da fé (o sublinhado não é inocente). Muitos dos Concílios reuniram-se precisamente para responder a questões muito complicadas no que respeita a formulações de fé, às vezes no meio de polémicas que punham em risco a unidade da Igreja. Não é indiferente dizer que Jesus é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus ou afirmar que é apenas uma das coisas. Não é o mesmo dizer que acreditamos na presença de Jesus na Eucaristia e negar tal presença, ou ainda afirmar ou negar a Ressurreição de Jesus.

Defendo que também é óbvio que o «modus operandi» da Congregação para a Doutrina da Fé deve mudar. O fim da Inquisição («Santo Ofício«) e do «Índex dos Livros Proibidos» foi um grande salto qualitativo, mas ainda há muito por fazer. Hoje a Igreja aceita e defende os direitos humanos em geral, mas alguns procedimentos disciplinares dentro da Igreja parecem violar os mesmos direitos humanos, quando vemos que a mesma entidade legisla, acusa e sanciona...

Perguntas ainda: «Os 10 mandamentos, o Evangelho e as Bem-aventuranças não chegam para guiar os nossos passos, os nossos dias, e por conseguinte orientar os nossos pensamentos, actos, palavras e omissões? Porque há a necessidade de Doutrinar a Fé?». Não se trata de «doutrinar» a fé, mas de definir aquilo em que acreditamos. Como já disse, afirmar ou negar as proposições do credo não é indiferente para a vivência da fé. É bastante diferente a perspectiva da vivência das Bem-Aventuranças diante de um Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos ou não!

Certo, o mais importante é a vivência da caridade, mas por vezes também somos convidados a dar razões da nossa fé. E no processo de pensar a fé, teremos que reconhecer que nem tudo vale. De qualquer forma, é necessário não perder de vista que o Amor ao modo de Jesus Cristo é o grande distintivo do cristão. E esse «único mandamento» deve presidir a tudo, também na missão de velar pela ortodoxia da fé na Igreja, que é, no fundo, um serviço à Igreja e uma ajuda à missão do sucessor de Pedro de «confirmar os irmãos na fé».

Alef

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de April de 2005 14:27

Uma nota mais, a propósito do título deste tópico: D. Angelo Amato é o secretário da Congregação da Doutrina da Fé (CDF), porque já o era, mas, que eu saiba, ainda não foi anunciado o novo Prefeito da CDF. Amato não se tornou automaticamente o sucessor de Ratzinger.

Alef

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 23 de April de 2005 16:19

Caro Alef

As suas respostas são esclarecedoras. Muito Obrigada pelo seu tempo.

Sinta-se convidado a elucidar-me neste e noutros pontos.

Mais uma vez obrigada!

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 27 de April de 2005 01:40

Consta que um dos possíveis (prováveis) sucessores do cardeal Ratzinger como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, seja o cardeal Walter Kasper. Mas prognóstico, só mesmo no fim do jogo...

Luis

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 27 de April de 2005 10:01

Caro Luis

Pois o que tenho ouvido aponta quer para o Cardeal de Veneza quer para o Cardeal de Viena.

Pedro B

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de May de 2005 01:33

Ora, nem cardeal Kasper, nem cardeal de Veneza ou Viena. Aliás, nem cardeal é. O sucessor do cardeal Ratzinger como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé é o Arcebispo William Joseph Levada de S. Francisco, EUA.

Luis

Re: Prefeitura para a Congregação da Doutrina da Fé – O sucessor de Ratzinger!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 18:20

tony

Quando voltas ao fórum?
Esperamos por ti:)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.