Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Ratzinger papa
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 01:08

È curioso o ódio da CP a tudo o que lhe cheire a ortodoxo e recta e sã doutrina.
Apenas são dignos de louvor por parte desta senhora movimentos que critiquem a Igreja, a sua fé, a sua doutrina, que a enxovalhem e a humilhem. E de perferencia de Esquerda, porque para a nossa CP quem é de direita não presta, só a esquerda é pura.
Se Deus Nosso Senhor fosse como a nossa foronauta CP...... ninguem se salvava.
O que nos vale é que não é. Na Casa do Pai há muitas moradas.
Se a Foronauta estiver interessada em conhecer a Comunhão e Libertação, visite-os e ouça-os. Não vá atrás daquilo que lhe dizem.
Não gosta do Opus? Paciencia. Não é a primeira nem certamente serrá a ultima. Agora não tem é o direito de se insurgir e criticar quem dele faz parte, como eles não criticam as teorias hereticas da Forunauta CP.
E mais não digo!

Re: Ratzinger papa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 10:50

Não concordo muito contigo João Luís...

por que não há-de a catolicapraticante ter o direito de se insurgir e criticar? Por que havemos de lhe retirar esse direito? Não percebo... e de resto criticou o Opus Dei com elementos muito concretos que podem ser boas bases para a conversa... aconselho-te a ler bem o seu post anterior... por exemplo... é cristamente aceitável a afirmação do ser humano como balde do lixo? Não me parece... mas é útil a conversa...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 11:09

O pobre João Luís nem seguer consegue dizer quais são as minhas presumíveis "teorias heréticas", quanto mais responder com clareza ás minhas perguntas sober o MCL, que conhece tão bem...

Coitado.

Mas, segundo as suas palavras, na casa do Pai há muitas moradas...

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 13 de May de 2005 23:45

Mais uma vez lembro a prezada forunauta CP de que o que neste forum se discute são ideias e não pessoas. Por isso não a vou elucidar. Quando vier da provincia à Capital, procure visitar o CL e informar-se por si mesma, sempre é mais salutar do que inventar teorias. Principalmente por achar que eles não são de esquerda.
Depois se conheço bem ou não, não é algo que lhe diga respeito, por isso deve-se abster de tecer considerações acerca do que conheco ou não - Não sao os forunautas que estão em questão lembro.
Depois é lamentavel a sua teimosia em trazer a politica para aqui, criticando a direita, parecendo que os Cristãos tem de ser de Esquerda, o que alem de ser uma hedionda mentira, fica mal num forum cristão induzir as pessoas a pensar segundo os seus moldes.
Mais oração era preferivel, de modo especial pelo Papa, que a pediu.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de May de 2005 02:04

Tente lá discutir ideias... Porque perde tempo a insultar os outros foristas em vez de tentar ao menos alinhavar uma ideiazita que tenha sentido?

Conte lá qual é a ideologia , o funcionaemto e o financiamento do MCL... Estamos aqui cheios de curiosidade.... SE é um movimento santo e de libertação , porque não podemos saber estas informações?

A verdade Liberta.



Re: Ratzinger papa
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 14 de May de 2005 12:41

Intervalo para reflexão.
A discussão segue dentro de momentos...


Sobre o Papa Bento XVI:

1- Depois de ter deixado aqui o meu post a quente sobre a eleição de Bento XVI onde expressava o meu cepticismo, tenho de reconhecer, passadas estas semanas, que o novo Papa trouxe uma nova lufada de espiritualidade á igreja. De facto raras foram as vezes em que vi o mundo católico tão unido em oração...

2- Os homens são de facto criaturas misteriosas, ainda o baque da surpresa não se havia dissipado e já alguns que durante anos criticaram Joseph Ratzinger pelas vistas curtas da Igreja e o viam como "rottweiller de Deus", davam aleluias a Bento XVI e à nova era que com ele se abre. Temos de entender isto como o milagre da conversão dos ímpios proporcionado pelos dons do Espírito Santo, ou apenas que a esperança é sempre a última a morrer, ou ainda que a coluna vertebral do ser humano se consegue dobrar muito para além do que dizem os manuais de medicina?


3- Também temos de reconhecer que a abertura prometida por Bento XVI às outras religiões se começa já a sentir. Dá para ver, por exemplo, que uma atitude niilista ao estilo do Budismo Zen se instalou já entre alguns sectores católicos.



Sobre o Código da Vinci:

1- Depois das críticas a "Harry Potter" feita por figuras cimeiras da hierarquia católica (incluindo o actual Papa), vieram as críticas ao "Código Da Vinci". Dizem, fontes bem informadas, que tudo isto se insere num plano para a criação de um ministério eclesial, estilo clube do livro, dedicado à crítica literária. O que vem demonstrar que a igreja não desiste de acompanhar os tempos e manter-se a par dessa invenção tão recente: a imprensa.

2- Explicadas as razões que motivaram a Igreja a criticar o Código da Vinci já me parece mais difícil explicar a razão pela qual o resto do Universo fala nele tão intensamente. As intenções do seu autor, Dan Brown, parecem-me claras: criar um thriller onde o suspense e uma aventura empolgante se conjugam num cenário de mistério histórico para criar uma boa dose de entretenimento ao leitor. Como é que se transita de um momento bem passado para a elaboração de toda uma teoria, pretensamente capaz de abalar os fundações da Igreja, sem o recurso a substâncias proibidas escapa-se-me completamente. Afinal a ideia de base já tinha barbas ainda D. Gonçalo Mendes da Maia - O Lidador era um mocinho imberbe, e já então ninguém a levava muito a sério.
Bom dizem, mas neste caso temos também o envolvimento da Igreja Católica com seitas e rituais secretos e o mistério da Santo Graal. Verdade, mas também os filmes do Indiana Jones o fazem, lembram-se da Útima Cruzada? E não deram tanto reboliço.
Mas, replicam, as pessoas estão numa de redescoberta religiosa e estes temas fascinam-as. Tudo bem, mas então que discutam a religião a partir de ideias com pés, cabeça e conteúdo e não de histórias da carochinha. A História, a verdadeira, está por demais repleta de casos interessantes, belos, misteriosos e escândalos de fazer ferver as orelhas, capazes de ocuparem em sessões contínuas toda uma vida de desbragada especulação sem que seja necessário recorrer a realidades virtuais. Vejo aqui mais um sinal dos tempos e das modas. Neste contexto o romance de Jesus e Maria Madalena é apenas o prolongamento de outros reality shows. Dizia alguém, que ainda chegará o tempo em que veremos pessoas a fazer escatologia a partir da leitura das instruções de uma embalagem de creme maquilhante. É só esperar por mais umas edições da Quinta da Baracha, afirmava ele. E eu acredito, pois já me habituei à ideia de que neste universo tudo é possível.


Sobre o Opus Dei:

1- Ao longo da história da Humanidade sempre houve quem defendesse que a lavagem ao cérebro colectiva era a melhor maneira de conduzir os povos. Percebo, pois afinal torna-os mais dóceis, obedientes e os níveis de felicidade, no colectivo, nem serão dos piores. Assim também percebo perfeitamente Bush quando diz que seria mais fácil governar se a América fosse uma Ditadura. Não aceito, mas percebo. Assim como percebo que, de vez em quando, alguém desenterre um ou outro esquema para implementá-la, sempre em nome do interesse colectivo e a bem da Nação. Claro! O que não percebo é o que leva pessoas pessoas livres e desempoeiradas a aceitar de livre vontade que lhe lavem a cabeça por dentro. Será que para elas ser um livre pensador é um fardo demasiado pesado para se carregar na vida?

2- Quanto ao facto de se dizer que o Opus Dei existe como poder temporal que pretende obter o controlo de determinadas áreas da vida social nomeadamente as económicas, através de tráfego de influências e que funciona como contrapoder em relação à maçonaria e mais isto e aquilo e ah e tal, bem... Nunca ouvi maior disparate. Por quem sois?!... Isto é o cúmulo! Ridículo, digo eu. Francamente! Qualquer dia ainda acabam a dizer que também há corrupção no futebol...


Sobre a Paz:

Sempre achei que o melhor discurso sobre a paz é pô-la em prática. A começar neste fórum


Ficai pois na paz do senhor.
E que o derby de logo à noite seja menos polémico que a eleição de Bento XVI.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de June de 2005 00:56

Já agora, um pouco de «tempo livre», para algumas curiosidades sobre os Papas, que copio de outro sítio.

Alef


CURIOSIDADES SOBRE OS PAPAS


Papas assassinados: João VIII, Teodoro II, João X, Benedito VI, João XIV e Gregório. Em 1978, houve rumores de que João Paulo I teria sido envenenado.

Renúncia: Pierre de Morrone (Celestino V) renunciou em 1294, porque não se considerava capaz de exercer o pontificado.

Mais jovem: Benedito IX tinha apenas 12 anos quando foi eleito.

Mais idoso: Honório III. Eleito com 90 anos.

Papa que não era padre: Conde Tusculum (João XIX) foi eleito em 1024 sem nunca ter recebido ordenação.

Papas casados: Até 867, não havia nenhum impedimento ao casamento do pontífice.

Papa com filhos e sem casar: Rodrigo Borgia (Alexandre VI) tinha seis filhos e não era casado.

Último Papa não-italiano, antes de João Paulo II: O holandês Adriano VI (1522 - 1523)

Papado mais longo: São Pedro ficou 33 anos no trono.

O mais curto: Urbano II. Durou apenas 13 dias.

Papas Canonizados: Há 78 papas canonizados e oito beatificados.


Insígnias do papado


O anel do pescador - Quando o Papa morre, seu anel que é usado na mão direita é quebrado numa bigorna, com um martelo de ouro.

As chaves de São Pedro - Simbolizam o poder que foi dado a São Pedro de adotar ou revogar decisões.

Cadeira gestatória - Poltrona montada sobre um andor, carregada pelos oficiais do Vaticano quando o Papa sai em Procissão. João Paulo II a substituiu pelo famoso Papamobile.

Sotaina branca - Usada pela primeira vez por Pio V, em 1565. Até então, a sotaina era púrpura cardinalícia.

Tiara pontifical - Durante a coroação é colocada na cabeça do Papa com os seguintes dizeres: "Saiba que és o pai, o príncipe e o rei". Paulo VI usou apenas uma vez e João Paulo I recusou-se a usá-la.

A palavra Papa: Derivada do grego pappas e do latim pappa. Ambas significam pai. Em 1073, o Papa Gregório VII proibiu que o termo fosse utilizado por qualquer outra pessoa. Até aquela data, bispos e padres também recebiam o tratamento de papa.

A autoridade Papal: Segundo a tradição católica, o liderança de São Pedro perante os 12 apóstolos, confiada por Jesus Cristo, é que define a supremacia do pontífice.

Número de Papas: De São Pedro até João Paulo II, 265 pontífices reinaram em Roma.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 19 de June de 2005 03:35

Olá

Alguém me explica isto: "Mais jovem: Benedito IX tinha apenas 12 anos quando foi eleito."

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 19 de June de 2005 15:41

Tony:

O Papa Bento IX situa-se num dos períodos mais escuros e tristes do papado. Nesta altura ainda não havia «cardeais eleitores» e muito menos «conclaves» tal como os entendemos hoje. Os papas eram eleitos pelo clero romano, mas aqui entravam frequentes lutas entre importantes famílias romanas rivais, com frequentes nepotismos e intervenção de todo o género dos detentores do poder político (e os papas tinham também um «poder temporal» muito importante). Embora nem todos aceitem que Bento IX tinha apenas 12 anos na data da eleição, apontando em alternativa uns 20 anos, era, em qualquer dos casos, muito jovem. Ao que parece, fez de tudo, no meio de uma vida dissoluta... Foi deposto duas vezes e abdicou outra, «vendendo» o papado... Um verdadeiro «aventureiro», com uma história para maiores de 18 anos... No meio de tantas lutas e agitações, Bento IX foi papa três vezes e quando morreu não era Papa!

Vale a pena ver o artigo da «Catholic Encyclopedia», onde se diz de Bento IX que «he was a disgrace to the Chair of Peter». Como é breve, aqui o reproduzo (os destaques são meus):
Citação:
«The nephew of his two immediate predecessors, Benedict IX was a man of very different character to either of them. He was a disgrace to the Chair of Peter. Regarding it as a sort of heirloom, his father Alberic placed him upon it when a mere youth, not, however, apparently of only twelve years of age (according to Raoul Glaber, Hist., IV, 5, n. 17. Cf. V, 5, n. 26), but of about twenty (October, 1032).

Of his pontifical acts little is known, except that he held two or three synods in Rome and granted a number of privileges to various churches and monasteries. He insisted that Bretislav, Duke of Bohemia, should found a monastery, for having carried off the body of St. Adalbert from Poland. In 1037 he went north to meet the Emperor Conrad and excommunicated Heribert, Archbishop of Milan, who was at emnity with him (Ann. Hildesheimenses, 1038).

Taking advantage of the dissolute life he was leading, one of the factions in the city drove him from it (1044) amid the greatest disorder, and elected an antipope (Sylvester III) in the person of John, Bishop of Sabina (1045 -Ann. Romani, init. Victor, Dialogi, III, init.).

Benedict, however, succeeded in expelling Sylvester the same year; but, as some say, that he might marry, he resigned his office into the hands of the Archpriest John Gratian for a large sum.

John was then elected pope and became Gregory VI (May, 1045). Repenting of his bargain, Benedict endeavoured to depose Gregory. This resulted in the intervention of King Henry III.

Benedict, Sylvester, and Gregory were deposed at the Council of Sutri (1046) and a German bishop (Suidger) became Pope Clement II. After his speedy demise, Benedict again seized Rome (November, 1047), but was driven from it to make way for a second German pope, Damasus II (November, 1048).

Of the end of Benedict it is impossible to speak with certainty. Some authors suppose him to have been still alive when St. Leo IX died, and never to have ceased endeavouring to seize the papacy. But it is more probable that the truth lies with the tradition of the Abbey of Grottaferrata, first set down by Abbot Luke, who died about 1085, and corroborated by sepulchral and other monuments within its walls. Writing of Bartholomew, its fourth abbot (1065), Luke tells of the youthful pontiff turning from his sin and coming to Bartholomew for a remedy for his disorders. On the saint's advice, Benedict definitely resigned the pontificate and died in penitence at Grottaferrata.
[See "St. Benedict and Grottaferrata" (Rome, 1895), a work founded on the more important "De Sepulcro Benedicti IX", by Dom Greg. Piacentini (Rome, 1747).]»
É bom conhecer um pouco estas e outras «manchas» da História da Igreja para poder relativizar um pouco mais essas vozes da desgraça que se levantam nos tempos de hoje... Se com todas as atropelias que aconteceram no passado da História da Igreja, esta não «rebentou», é porque o Espírito Santo não cessa de trabalhar. De outra forma, seria impossível. Contudo, «la nave va»...
Para mais informação (nem toda muito séria, há que «discernir»), pode-se recorrer a uma «googladela» (clicando aqui terás uma enorme quantidade de páginas, umas em inglês, outras em português).

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 19/06/2005 15:52 por Alef.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de June de 2005 23:36

E ainda há papolatria....

Re: Ratzinger papa
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 11:04

Oh irmã CP:
És danada prá bricadeira. Não te escapa uma...
Mas ainda bem. Sempre tive como opinião pessoal, que para discordarmos, o façamos dentro da "nossa casa"...
Abraço Fraterno

Re: Ratzinger papa
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de June de 2005 23:39


Alef

Presumo então que o nº de pontificados não seja igual ao nº de Papas. Certo!?

Se não houve na história mais casos destes, então há mais 3 pontificados, do que Papas.

Bento IX, nunca mudou o seu nome em cada pontificado, pois não?

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 21 de June de 2005 00:32

Tony:

Tens razão. Ou quase. Se foi papa 3 vezes, há mais DOIS pontificados que papas... 264 pontificados, 262 nomes. Mas desses, houve um, Estêvão II, que nem chegou a ser entronizado, porque morreu três dias depois da eleição. Teofilato de Túsculo usou sempre o mesmo nome: Bento IX.

Durante o primeiro milénio poucos papas mudaram de nome. Há muitas listas de papas na Internet, e em várias delas aparece o «nome de solteiros» ;-)

Alef

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.