Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5
Re: Ratzinger papa
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 11:22

Continuo a insistir no facto que a diferença de múnus entre o Cardeal Ratzinger e o Papa Bento XVI irá fazer toda a diferença.

Uma coisa é dizer que, alemão por alemão, estou mais próximo do pensamento de Kasper do que de Ratzinger, outra coisa é dizer que vamos ter como Papa uma reedição do Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

Alem disso, Ratzinger desempenhou sempre de uma maneira muito intensa todos os lugares por onde passou:
- enquanto perito do Concílio foi ameaçado de excomunhão pelo Cardeal Ottavianni pelas ideias que defendeu;
- já como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé e contra uns "projectos de teólogos" conservadores de quinta categoria veio afirmar, sem sombra de dúvida, que os escritos de Karl Rahner se encontravam totalmente identificados com a doutrina da Igreja;
- quando da morte do Cardeal Koenig foi claro a dizer que Roma tinha abusado do Centralismo;
- terá sido ele que impediu a prossecução da queixa contra Bernard Haring, pelos escritos deste, ao que parece recomendando que o lessem que ainda aprendiam alguma coisa;
- foi igualmente ele quem delimitou qual "a" teologia da libertação que - no entender da Congregação - não estava de acordo com a Fé, retirando muita coisa do saco;

Não estou a dizer com isto que concorde com as posições dele: mas consigo ver o seu ponto de vista.

Aliás lendo os textos dele posso concordar ou discordar, mas nunca os achei idiotas, como me acontece muitas vezes com as intervenções de alguns Bispos.

Achei curioso a escolha do nome. Estou à espera de perceber a razão.
Será que vamos ter um pontificado assente na reconciliação com os ortodoxos? Não me surpreenderia.
Ressuscitará a ideia de Igreja que defendeu no Concílio? É que as suas propostas eram no sentido do reforço das Igrejas Locais.
Continuará com uma atitude de reconciliação? Poderia começar com os teólogos, reconciliando a Igreja com si mesma.

Por último, discordo do rmcf (alguma vez havia de ser...) na qualificação dele como co-responsável dos aspectos negativos do Pontificado de João Paulo II. Admito que seja ignorância minha, mas a ideia que tenho é que ele terá sobretudo limitado os estragos que os ultra-ortodoxos pretendiam. Mas a minha opinião é seguramente mais distante e com menos conhecimentos dos factos e fundamentação que a do rmcf.

Para alguém que foi eleito pela Graça do Espírito Santo, não lhe estão a dar nenhum período de graça...

João (JMA)

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 12:17

Fiquei muito alegre com a eleição de um novo Papa.

Viva o Papa Bento XVI


Re: Ratzinger papa
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 12:29

Devo confessar que não sabia da existência do Cardeal Ratzinger até começar a frequentar este fórum. E por isso, a imagem que formei dele não foi das melhores, mais pelo que aqui li do que por julgamento meu.

Ontem ao ouvir o nome dele (depois de Josephus tive um arrepio) fiquei naturalmente apreensivo e triste. De lá para cá tenho pensado muito sobre o assunto.

Como acredito que o Espírito Santo tem uma palavra a dizer nisto tudo, o principal é tentar descobrir o que Deus nos quer dizer com esta eleição. Talvez tenhamos que ser mais humildes em relação aos nossos julgamentos.

Até ao momento cheguei a três ideias, que ainda não ouso chamar conclusões:

- 1 - Penso que este Papa poderá continuar o trabalho do anterior, visto que o Cardeal Ratzinger era uma espécie de braço direito do Papa João Paulo II. Só agora é que reparei que tenho em casa dois livrinhos onde o Cardeal Ratzinger tem um peso grande: o Tríptico Romano com um prefácio e um livro onde se revela o terceiro segredo de Fátima;

- 2 - Olhando para o que se tem dito na comunicação social sobre o João Paulo II e o Cardeal Ratzingar, parece-me que o primeiro era o "homem da acção" e o segundo o "homem da reflecção". Agora com o Cardeal no lugar de Papa, ele terá que "agir" mais. Ou então terá de deixar a acção a cargo dos bispos e restante Igreja. Caso assim não aconteça ele não será um continuador do Papa João Paulo II. Julgo ter lido por aqui no fórum que ele reconheceu um certo centralismo do Vaticano, agora tem a oportunidade perfeita de inverter essa tendência. E parece-me mesmo que este centralismo talvez se tenha acentuado exactamente por causa da abertura do João Paulo II. É demasiado pensar que o facto de viajar tanto obrigou a um reforço do centralismo?

- 3 - Ainda olhando para o João Paulo II, a sua herança é pesada. Depois de um Papa a quem o povo já chama de O Grande, o novo Papa tem uma grande responsabilidade. Se o novo Papa fosse um desconhecido, a esperança de que este fosse uma continuação exacta do anterior criaria uma enorme pressão. Assim, penso que o Papa Bento XVI já não terá uma pressão tão grande, afinal uma parte da Igreja não está à espera de aberturas. Assim sendo, poderá ter margem de manobra até para ser ousado, ou não. Poderá ser uma continuação sem ser um "clone". Só ele e Deus é que sabem.



jota

Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 13:35

Eu também tenho vergonha do Comportamento de alguns "padres" .... mas não é isso que me afasta da Igreja que sou.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 13:37

Wow!
Já esperava que a discussão estivesse quente por aqui.

Independentemente de este ser ou não o Papa que eu escolheria, acho que está a começar muito bem o seu Pontificado. Pelo menos não é consensual. Não nos deixa no marasmo em que, actualmente, nos colocamos perante as grandes questões das quais nem sempre deveríamos desresponsabilizar-nos tão facilmente.

Isto para mim é a prova de que as escolhas de Deus nem sempre são as nossas escolhas. E, acima de tudo, é tempo para testar a minha confiança nEle e na Igreja. A Igreja não é o Papa, mas é Ele o escolhido para a conduzir.

Sinceramente, acho que muito poucos têm dados suficientes para dizer se este vai ou não ser um bom Papa e muito menos têm legitimidade para se colocar a adivinhar qual vai ser a linha seguida por ele. Afinal, confiamos que Cristo Bom Pastor é quem conduz, de facto, a Sua Igreja, ou isso não passa para nós de poesia barata que nos causa formigueiro quando a ouvimos e se fica pelo formigueiro?

O Papa Bento XVI é teólogo sistemático. Até agora, chamado a Roma pelo Papa João Paulo II, esteve à frente de uma congregação que exigia de si determinadas posições e atitudes. Não obstante o facto de ter cometido ou não erros... Já sabemos que o primeiro Papa (S. Pedro) demorou a perceber uma série de coisas e nem sempre foi o primeiro a querer fazer as coisas à maneira de Jesus. Agora, Bento XVI está acima de todas as Congregações. Agora, a sua missão é a de promotor máximo de COMUNHÃO!

Confiemos na graça de Deus, que fortalece aqueles que escolhe. Com tantos defeitos que lhe apontam, pareceu-me que Bento XVI quis começar o seu pontificado de forma muito serena, discreta e humilde. Basta repararmos nas suas palavras...

Claro que, talvez esta eleição deixe desiludidos alguns que esperavam um Papa radical que viesse rasgar horizontes e dizer sim a todas as mudanças que o Mundo (ou alguns no Mundo) reclama. Não quero desiludir os mais esperançados, mas não me parece que algum Papa saísse janela fora pronto a acenar com uma série de alterações e mudanças...

Este é um homem que Deus um dia escolheu. É um homem que um dia o Papa João Paulo II, com o poder que lhe foi conferido por Deus, escolheu. Este é o Papa que a Igreja escolheu. Por que é que não podemos dar-lhe o benefício da dúvida e deixá-lo ser o NOSSO papa?

PS - Só por curiosidade, alguém me sabe dizer quantos alemães que não fizeram parte da Juventude Nazi permaneceram vivos?
PS1 - Alguém me sabe dizer a percentagem de jovens portugueses que antes do 25 de Abril não fizeram parte da Mocidade Portuguesa?
PS2 - Alguém me pode dizer, quais os erros que não são dignos de perdão?

Um abraço,
hhuuggoo


Re: Ratzinger papa
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 14:12

Ana

Onde leste a opinião do padre Vitor Melícias? Tenho curiosidade em ler esse artigo.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 14:22

Tony e Inês

Li a opinião do padre Melícias, creio que foi na Renascença ou www.jnoticias.pt .

Re: Ratzinger papa
Escrito por: luis (IP registado)
Data: 20 de April de 2005 22:51

É óbvio que a eleição deste papa foi um imenso Flop.

É óbvio o embaraço de muitos comentadores que estão a ter um trabalho dos diabos (esperemos que não literalmente) para dourar a pílula.

É óbvio que muitos de nós que aclamaram em 1982 entusiásticamente João Paulo II no parque Eduardo VII não hesitariam em vaiar ainda mais energéticamente Bento XVI.

É óbvio que os sinos tocaram, mas o seu som soou baço e tirando alguns entusiasmos nacionalistas, deixou as pessoas ou tristes ou indiferentes.

No entanto também é óbvio que Ratzinger é um portentoso pensador, um grande teólogo, que tem vasta obra publicada e reconhecida. Concedo que possa ter uma coerência e sustentação filosófica que deixaria alguns matemáticos invejosos, coisa rara e preciosa nos dias que correm. Por tudo isto não hesitaria em colocá-lo em primeiro lugar numa lista de possíveis professores de teologia.

Só que há uma grande diferença entre ser professor e ser Pastor.

João Paulo II será recordado como Pastor. Independentemente dos seus escritos doutrinais, será a sua dimensão humana, a sua coragem, a sua capacidade de atingir o coração de milhões de nos entusiasmar e mobilizar que ficará para a História. A dimensão pastoral permitiu inclusivé que lhe fosse perdoado o conservadorismo doutrinal.

Quanto a Bento XVI não consigo deixar de o ver apenas como professor, e como professor sinto ainda que as ideias que professa possam estar demasiado cristalizadas para poderem ser sede de evolução. E a igreja precisa de evolução, oh se precisa. Se não o fizer arrisca-se a ser como o Latim que sendo o idioma oficial do Vaticano é contudo língua morta. Refiro-me é claro à igreja como organização instituicional porque a outra a Igreja Viva permanecerá enquanto houver quem acolha as palavras de Cristo no seu coração, ora essas soam na voz do vento livres de direitos alfandegários ou canónicos.

Penso por isso, ao contrário das posições catastrofistas, que esta é uma excelente oportunidade para individualmente crescermos. O problema dos grandes homens é que o mundo tende a girar à sua volta e aqueles que assim orbitam tendem a delegar nesses sóis brilhantes a tarefa de iluminarem sózinhos o mundo. Mas na verdade a nossa salvação é um acto individual que só cada um por si pode conseguir através de obra e evolução espiritual próprias. Embora também acredite que quando alguém se salva a energia decorrente do acto pode ser catalizadora para a salvação de muitos. Muitas pequenas lâmpadas não fazem um Sol mas ajudam a iluminar a noite. Claro que haverá sempre alguém horrorizado pelo facto dos homens poderem ter luz própria. Esses farão versos à Lua, só caminharão ao luar e tentarão convencer-nos, nas noites de Lua Nova, que o único remédio é ficar na caverna e rezar para que a Lua Cheia volte rápidamente.

Dizia alguém: Morreu Ratzinger viva Bento XVI. Mas eu pergunto como Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho?

Jesus no evangelho diz-nos que sim e acrescenta:

"O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito."

Quero acreditar, porque grande é o Universo e muito pequeno o que dele conhecemos. Mas, desculpe-me a Cúria a minha falta de fé nos dons de iluminação do Espírito Santo, para já farei como S. Tomé :

Ver para Crer.

Re: Ratzinger papa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de April de 2005 00:25

Caro João Luís, duas correcçoes ao teu latim... lol

não se diz uma "gaudium magnum", mas um "gaudium magnum" (a palavra é neutra)... e já aqui te disse uma vez que "ad multos anos" é uma expressão no mínimo equívoca que apenas o decoro me impede de aqui a traduzir... a expressão seria 'ad multos annos'...

Já agora, nestes novos tempos que se avizinham, uma revisão ao latim não faria mal

lol

Abraço fraterno

Miguel


Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de April de 2005 00:51

lol

Re: Ratzinger papa
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 21 de April de 2005 00:55

Caro JMA

olha que de facto não tenho assim tantas informações... tenho é muitas opiniões de conversas com muita gente... e aí acho que em relação ao tratamento dos temas teológicos ele foi responsável pelo silenciamento de muitos teólogos durante o pontificado de João Paulo II... tal como o responsável único pela reafirmação (depois matizada) de que fora da Igreja não haveria salvação... e não julgo que ele tenha opiniões muito diversas das de João Paulo II em relação ao celibato dos padres ou ordenação de mulheres, entre outros temas.

Caro Pedro B

Eu acho que se deve dar um estado de graça a Bento XVI... E já hoje todas as minhas orações e as dos que comigo vivem se centraram nele, tal como ele próprio pediu... e por toda a Igreja é já assim: Bento XVI faz já parte da liturgia... de qualquer modo, penso que é útil a discussão e que não se deve simplesmente calá-la sob esse pretexto... não sei se o Espírito Santo foi ou não um actor neste conclave (muitos houve onde não foi)... de qualquer modo eu disse e mantenho que tenho esperança... de qualquer modo, por que razão julgas que não se está a dar um estado de graça ao novo Papa? Por que razão estará a ser criticada a sua escolha? Porque as pessoas o conheceram como Ratzinger... e isso é alguma coisa...
Uma das riquezas da Igreja, desde a época dos Apóstolos, foi sempre a diferença de opiniões, de juízos, de modos de viver a fé... Nem os primeiros apóstolos estavam sempre de acordo... e até se censuravam, como Paulo a Pedro... é natural que isso aconteça... desde que Pedro não anatemize Paulo por não admitir qualquer censura ;-)

O mais importante é o Amor... e, mesmo de forma imperfeita, tenho a certeza de que todos somos chamados a amar o novo Papa, não apenas os que com toda a justeza estão contentes, mas também os que estaMOS tristes ou até, como hoje notei em alguns jovens com quem conversei, revoltados... Pode-nos custar a alguns... devo confessar que se calhar seria muito mais fácil e espontâneo para mim dizer que não gosto muito de Ratzinger... e até mais próximo da verdade, também... Mas, apesar da minha imperfeição, eu também sei que sou chamado a algo muito diferente: a amá-lo também a ele, apesar de eventuais desacordos, e não apenas (nem sobretudo, julgo) porque se tornou Papa; é também por ele, pela pessoa chamada Josef Ratzinger, que sou chamado a dar a minha vida...

e é por isso mesmo que não me sinto nada envergonhado por o que aqui li de algum desconforto contra o novo papa, da parte da catolicapraticante, do toze, do luis ou de outros; eu compartilho intimamente esse desconforto... mas também sei que aqueles que se sentem desanimados, exactamente porque são cristãos, e apesar das suas discordâncias, dúvidas e medos em relação ao futuro, que eu também sinto, sabem que no fundo nada mais importa senão o Amor: o Amor pelos que sentem vergonha das nossas ideias e desabafos, mesmo quando 'ousados'; pelos que condenam, umas vezes com mais outras com menos justiça, as nossas convicções; e também pelo novo Papa.... Pode custar... pode até ser muito dificil: mas não é essa a verdadeira felicidade? Se o novo Papa nos ensinar a nós, os 'menos contentes' a amá-lo mais, apesar de tudo o que possamos pensar e até apesar de não virmos a concordar com ele no futuro e com as suas eventuais posições.... se calhar o Espírito já terá feito o seu trabalho....

Abraço fraterno

Miguel

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 21 de April de 2005 13:17

Desculpem a minha indignação, mas vocês estão a falar do sucessor de Pedro?

Acho que independentemente do que ele foi na juventude ou não, mostrou ao mundo que se soube redimir. Tornou-se num grande homem da Igreja e o braço direito do Papa que todos conhecemos.
Quantas pessoas não tiveram que ir para a guerra e matar, sem terem vontade? quantos de nós em jovens não fizemos asneiras e coisa que hoje nos arrependemos? Pensemos nisso!

João Paulo II, foi um grande homem, foi aquele que quase todos apenas conhecemos. Mas já houve Papas muito bons, como já houve aqueles que pouco ou nada fizeram...
Acho que em vez de acharmos motivos para criticar Bento XVI, deveríamos rezar, para que o pontificado dele seja salutar e de uma continuação da Paz e da unidade dos povos. Sendo ele um dos maiores, se não o maior teólogo da actualidade, porque não crer que ele vai fazer um bom pontificado.
Andamos a pedir aos nossos Jovens, para aceitarem o novo Papa, com carinho, respeito e confiança, e mal o homem é eleito Papa, o que é que as pessoas fazem? Exactamente o contrário. Só não o colocam no "lixo" porque não podem!
Será que o D. Saraiva Martins, homem que convive com ele todos os dias é hipócrita e vem dizer bem do Bento XVI, só para parecer bem? Não me parece! Por isso acho que temos que acreditar em quem o conhece e diz dele um bom homem. Se calhar também não era o Papa que esperava... se calhar como jovem, esperava um mais novo, virado ainda mais para os jovens que são o futuro do amanhã. Mas depois penso, e quem é que me diz que este, apesar da sua avançada idade não vai ser bom para nós?
estou deserta por chegar a Jornada Internacional da Juventude em Colónia! Tenho quase a certeza que ele vai lá estar e vai ser acarinhado pelos milhares de jovens.... Mas para isso é necessário parar com tanta polémica, com tanto mal que se diz do nosso Papa!

Um bem haja para todos.

Sandra

Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de April de 2005 21:43

(do Tozé)

O problema Sandra, é que ele não nasceu ontem... tem um passado, posições conhecidas e publicadas, muitas delas discutíveis. Não sei como um Papa que disse o que ele disse da Música Rock ou dos livros do Harry Potter vai ser visto pela maioria dos jovens do nosso tempo...

Re: Ratzinger papa
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 00:23

Vittorio Messori traça a linha entre realidade e lenda sobre Ratzinger
O jornalista e escritor compartilhou vários dias com o novo Papa

ROMA, quarta-feira, 20 de abril de 2005 (ZENIT.org).- O jornalista italiano Vittorio Messori considera que a imagem do cardeal Joseph Ratzinger, desde ontem Papa Bento XVI, que o apresenta como «Panzer-Kardinal», constitui uma falsa lenda.

O autor junto ao mesmo Ratzinger do livro entrevista «Informe sobre a fé» (1984), best-seller mundial, descreve-o mais como um homem «humilde», «cordial» e «compreensivo».

Assim o recorda em um artigo que publica esta quarta-feira no jornal italiano «Corriere della Sera», escrito justo depois de ter-se inteirado de que «é co-autor de um livro com o pontífice falecido e de outro com o recém-eleito».

Em «Cruzando o limiar da Esperança» (1996), Messori propôs perguntas a João Paulo II por iniciativa deste último. «As respostas do Papa me comoveram, pensando que as havia escrito todas a mão, em polonês, ao término de suas jornadas desgastantes», reconhece.

«Só depois descobri que, entre os motivos pelos quais o Papa Wojtyla havia querido dar-me tanta confiança (“Encarregue-se você”, disse-me quando lhe perguntei se tinha indicações a me dar) estava o fato de que o cardeal Joseph Ratzinger lhe havia confiado que ficara satisfeito com o trabalho que havíamos feito juntos», revela.

Foi no verão de 1984 nos Alpes Tiroleses. O cardeal bávaro --fazia menos de três anos que havia sido nomeado por João Paulo II prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé (antigamente Santo Ofício)-- passava na pequena cidade de Bressanone escassos dias de descanso no seminário, que no período estival oferecia alojamento econômico a sacerdotes e famílias católicas.

Longe de qualquer hermetismo, Ratzinger respondeu com extrema franqueza às numerosas perguntas do jornalista, inclusive as mais delicadas.

«Víamo-nos pela manhã e conversávamos até o almoço ante o gravador rodando»; na mesa as religiosas tirolesas «nos serviam algum prato rústico». «Um breve descanso e depois novamente ante o gravador. As últimas duas tardes, para retoques e fazer precisões, encontramo-nos também depois do jantar», relata Messori em seu artigo.

Em suas linhas desta quarta-feira, detém-se no «homem Ratzinger» --à parte de repassar seu pensamento--. «A lenda --e, lamentavelmente, o ódio ideológico de muitos, em um certo mundo clerical-- fez dele um Panzer-Kardinal, um desumano fanático da ortodoxia, um verdadeiro herdeiro dos grandes inquisidores», denuncia.

«O Ratzinger da realidade --prossegue Messori--, não é do mito, está entre os homens mais bondosos, compreensivos, cordiais, até tímidos que pude conhecer».

Certamente é «um homem austero»: «no meio da tarde --recorda o escritor--, as religiosas do seminário de Bressanone traziam uma bandeja com chocolate e chá e com excelentes biscoitos e tortas feitos por elas. Era eu, e só eu, quem se servia a gosto. Para Sua Eminência, só um copo de água para beber a goles lentamente», mas se trata de «uma austeridade que (diferentemente de muitos fanáticos do moralismo) reservava para si e não pretendia dos demais».

O perfil de Ratzinger responde também ao de um «homem, entre outras coisas, de fino humor, rápido ao sorriso» --acrescenta: «recordo uma tarde na mesa, após o prêmio que se lhe havia dado, que quis que lhe contasse alguns boatos que circulavam sobre ele nas paróquias. Referi alguns e me dei conta de que estava verdadeiramente se divertindo».

«Na realidade, por amor à Igreja, Joseph Ratzinger fez o maior sacrifício, a renúncia a sua verdadeira vocação, a do estudioso de teologia, a do professor de teologia que reparte seu tempo entre a biblioteca e o contato com os jovens --afirma--. Sempre houve nele o desconforto de ter que intervir criticamente sobre o trabalho de certos colegas seus: se o fez, é porque este era seu dever, esta a dura tarefa do “operário chamado a trabalhar na vinha do Senhor”, como disse em suas primeiras palavras como Papa».

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 06:02

Desculpa TRento, mas não é este o mesmo Ratzinger de quem o papa João Paulo II disse . "tenho medo dele"??

Agora ficou claro para todos quem é que de facto "mandava" no vaticano, sobretudo nos últimos dez anos.

Com o declínio e a senilidade de JP II Ratzinger tornou-se no verdadadeiro ideólogo do vaticano, já para não falar do controlador da Cúria. O Silencio que impos aos próprios cardeiais durante o Conclave foi significativo.

Sim, é verdade que Bispos, Padres e alguns Cardeais fazem todo o mesmo discurso de esperança, tranquilidade econfiança no novo Papa. Mas é um esforço terrível, mesmo para eles...

Quanto aos jovens, conheço alguns que estão a cancelar a ida a Colónia ( A marcação destas JMJ na Alemanha terá sido coincidencia???)
Como "forçar os jovens" a gostar de um papa que sem carisma, que não gosta de Rock, que anatemiza os livros do Harry Potter, que os considera atrasados mentais, incapazes de autonomia moral, insensíveis aos desafios ?

Sim, é capaz de haver uma multidão em Cracóvia e gritos histéricos de vivas ao Papa...

Mas estarão caladas as vozes dos jovens da América Latina, os jovens de Àfrica a maior parte dos jovens da Europa ...



Re: Ratzinger papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 06:09

O que nos vale, no meio disto é o amor, a inteligência e a generosidade empenhada de tantos Padres, pessoas Consagradas ao serviço de Deus e da Comunidade e de tantos Leigos empenhados...

São esses a Igreja viva... POssam eles transformar a Igreja da hierarquia , do poder, do controle medieval de consciências...

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 12:30

Cara Católica Praticante

Daqui a bocado começas a pôr em causa a validade da nomeação do Papa e cais nas teorias de "SedeVacante".

O Papa Bento XVI, como qualquer outro Papa, é o nosso Papa, Vigário de Cristo na terra, com tudo o que isso implica.

Pedro B

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 14:01


Ainda o Papa, não começou a trabalhar já o estão a criticar...deixem o homem trabalhar e depois logo se fala!
João Paulo ll só houve "um" ele é único. Foi a honra dos católicos no Mundo.
Ajudemos O Papa Bento 16 tal como ele pede, rezamos por ele e logo se vê!!!

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 14:32

O homem jáestá atrabalhar há vinte anos.. esse é que é o problema...

Re: Ratzinger papa
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de April de 2005 14:35

A.J. Monteiro


Qual o Papa que preferias?

Ir para a página: Anterior12345Próximo
Página actual: 2 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.