Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
S. José Maria Escrivà?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 24 de October de 2002 00:19

Alguem me pode esclarecer quais as virtudes do fundador da Opus Dei que justificam uma tão rápida canonização?

Será o apoio ao Franquismo, a tentativa de hegemonia das estruturas da igreja, a criação de uma organização tenebrosa que estende os seus tentáculos por todos os espaços da sociedade onde há poder ou o egoista apelo à busca da sua´própria salvação, custe o que custar?

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 25 de October de 2002 15:08


Olha Tozé, todos sabemos que a Opus Dei é uma organização duvidosa. Devemos no entanto ser misericordiosos.

Quanto às virtudes do Santo, que justifiquem a sua canonização, não esqueçamos que antigamente os santos eram "canonizados" pela opinião popular, e a Igreja apenas identificava se os motivos para tal seriam justos. Hoje em dia, regista-se a mesma forma de "canonizar", mas existem processos contra-argumentativos estabelecidos pela própria Igreja, nos quais se procura desmentir tudo quanto seja apresentado para a promoção da pessoa em causa. Quanto a Escrivà, é óbvia a sua popularidade, e será esse um grande motivador para a sua canonização.

Existem muitos exemplos de canonizações ainda mais rápidas que esta. O "nosso" Sto. António, por exemplo, foi canonizado logo a seguir à sua morte.

Já li alguns dos seus escritos e pareceu-me paradoxal... Por um lado existe um certo ideal fascista no sentido de devoção ao líder mas por outro uma teologia que inclui elementos novos, de grande proveito para a vida moderna, como a noção de "santificação do trabalho". Contudo, é claro para mim que a Opus Dei necessita, desde já, de uma reforma. Precisa de renovar, principalmente, as mentalidades de boa parte dos seus padres. Já ouvi dizer que há entre eles quem ainda justifique a escravatura...

No entanto, conheço noutros países vivências bastante diferentes dentro deste movimento (?) que me deixam claro que pode assumir contornos variados dependendo do contexto em que está inserido.

Enfim, com tantos apelos à "tolerância" entre nós, tentemos fazer o esforço inteligente e verdadeiro de sermos autênticos e responsáveis para com essa nossa exigência e, em primeiro lugar, sejamos misericordiosos para com os nossos irmãos mais próximos e ajudemo-los a progredir em santidade...

João

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 25 de October de 2002 23:33

Deixa-te de tretas... O tipo só foi canonizado por causa do dinheiro que a opus dei meteu na polónia para a ajudar a combater o comunismo, com o objectivo natural de a organização vi a a controlar a economia da nova nação capitalista... e quem me disse isto foi um Polaco.

Tozé

Re: S. José Maria Escrivá?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 08:00

Bom, o «Opus Dei» tem criado muitos «anti-corpos» um pouco por todo o lado, mas isso não espanta, atendendo a alguns factores que atiçam a polémica:

- um certo desconhecimento que existe em relação a este "movimento", que se atribui a um alegado secretismo;

- a acusação de que há uma procura deliberada por controlar postos-chave no funcionamento da Igreja Católica. Muitas pessoas apresentam como preocupante o facto de muitos bispos da América Latina nomeados recentemente pertencem ao «Opus Dei» ou são-lhe próximos; diz-se que são cada vez mais influentes na Cúria do Vaticano, a começar pelo porta-voz do papa, Navarro-Valls;

- práticas mais ou menos sectárias em certos "clubes" e pressões de vários níveis sobre alguns dos seus membros;

- alegadas ligações ao mundo financeiro e a certos sectores políticos...

Com estes ingredientes, justos ou não, temos garantia de caldeirada...

Embora pessoalmente não nutra de especial devoção pelo santo agora canonizado, reconheço que foi inspirador para muita gente e a ideia-guia do «Opus Dei», a da santificação através do trabalho quotidiano tem o seu lugar na Igreja. Claro, alguns elementos preocupam-me um pouco. Parece-me que o «Opus Dei» vive de um certo «culto da personalidade», a ponto de alguns citarem mais o «Caminho» que o Evangelho. Ao nível espiritual transparece no «Caminho» uma ideia que não partilho: em termos de vida espiritual (quase) tudo depende do nosso voluntarismo...

Por outro lado, parece-me ser correcta a crítica de o «Opus Dei» ser demasiado conservador, a ponto de por vezes ficarem dúvidas se de facto aceitaram o Concílio ou apenas o aceitam teoricamente. Parece-me que fazem, isso sim, a leitura mais conservadora possível do Concílio. Parece-me que muitos vivem ainda com a obsessão do pecado contra a castidade, de modo que vejo frequentemente os membros do «Opus» pouco capazes de relações distendidas com pessoas do outro sexo. Faz-me lembrar outros tempos... Um outro aspecto que não me agrada nada é a pressão psicológica a que muitos elementos são sujeitos, sobretudo quando aderem ao movimento ou quando decidem sair. Conheço algumas pessoas que sofreram por causa disso.

De qualquer forma, não me move qualquer antagonismo contra o «Opus».

Peço, contudo, licença para deixar aqui um "chiste" que se contava há pouco tempo em Espanha a propósito da canonização de Escrivá de Balaguer.

Diz-se que para ser canonizado santo são necessárias três condições: a existência comprovada, um milagre e virtudes. Mas o Papa João Paulo II, que canonizou mais santos que qualquer outro papa, abriu algumas excepções:

- a Juan Diego dispensou a existência...
- a Miguel Pró dispensou do milagre...
- a Escrivá de Baleguer dispensou... as virtudes!

[Nota: San Juan Diego é o vidente de Nossa Senhora de Guadalupe; Miguel Pro não "precisou" de milagre, por ter sido mártir (foi fuzilado pelos comunistas mexicanos enquanto gritava: "Viva Cristo Rei!"]

Um "preciosismo": como os membros do «Opus Dei» gostam de vincar, deve dizer-se «o Opus Dei» e não «a Opus Dei», já que sendo «opus» um neutro latino deve ser referido como um masculino em português.

Alef

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: TZM (IP registado)
Data: 18 de November de 2002 13:38

Por isso perfiro a Copus Nigth

xerá ele o escrivá portugueje?
Escrito por: xerá ele o escrivá portugueje? (IP registado)
Data: 23 de November de 2002 23:16

A INAUGURAÇÃO da estátua do cónego Eduardo Melo, uma escultura com oito metros de altura e pesando três toneladas, vai ser adiada e ficará a aguardar na oficina que nas forças políticas de Braga e no seio da Igreja se gere um consenso que permita a sua instalação numa nova rotunda da cidade.

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 28 de November de 2002 18:04

Vem hoje um artigo na Visão sobre a Opus. trat-se de uma espécie de seita dentro da Igreja, com senhas de reconhecimento e tudo. Uma esécie de maçonaria de sinal contrário, com objectivos políticos e económicos - ocupar lugares de poder e controlar. Tentacular e secreta - nõa o são todas as instituições de poder?

Quanto ao Cónego Melo, é um produto típico....



ana

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 29 de November de 2002 19:21


A ser verdade, que a Opus estabeleça isso concretamente...

Ainda assim já fui "lá ver" como é e não me pareceu assim. Ouvi dizer que assume contornos diferentes em cada nação onde se encontra.

Acho que um apostolado anti-maçónico é bem-vindo... Qual é o pecado?

Para que é que se serve a Opus "do poder"? Se há por aí ateus a jogar esse jogo, porque não cristãos?

João

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 29 de November de 2002 21:30

Pois, o poder é uma virtude evangélica...
Quem tem poder (económico essencialmente, mas também tecnológico e político) controla melhor as consciências, as regras morais e o Direito.
Quando leio as Bem Aventuranças, vejo como Jesus Cristo não tinha como objectivo esse poder.

Re: S. José Maria Escrivà?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 02 de December de 2002 10:39


Não se trata de controlar as sociedades pela imposição de valores, mas de fazer frente à própria imoralidade com que as estruturas sociais têm vindo a ser construídas. Se for esse o objectivo da Opus Dei, óptimo. Se não... algo está errado.

João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.