Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ser Cristão...
Escrito por: Manuel (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 02:26

Olá!

Sou novo neste forum, mas gostaria que me ajudassem a esclarecer uma questão premente para mim.

"O que é de facto e essencialmente ser um Cristão?"

Obrigado!

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 10:38

Manuel:

Esta é daquelas questões que, de tão vastas, correm o risco de não serem respondidas... Todas as questões deste fórum tentam responder de alguma forma a essa questão. Talvez não fosse mau que apresentasses aspectos mais concretos da tua questão.

Quando fazem esta pergunta,

- algumas pessoas preocupam-se pela possível distinção entre «cristão praticante» e «não praticante», «ritual» e «não ritual» (por exemplo, pode um cristão omitir a celebração da sua fé, na Eucaristia?);

- outras pensarão na dimensão comunitária da fé (por exemplo, pode-se ser cristão só a nível privado?) e na questão da pertença à Igreja institucional (por exemplo, pode-se ser cristão e omitir a participação nos sacramentos?);

- outras realçarão aspectos doutrinais e os limites da chamada ortodoxia (por exemplo, é possível ser cristão e acreditar na reencarnação?);

- outras realçarão os aspectos morais (por exemplo, pode-se ser cristão e não pagar impostos, não trabalhar pela justiça ou defender o «direito» ao aborto?);

- etc.

De modo breve, podemos dizer que ser cristão é amar ao modo de Jesus Cristo. Tão fácil e tão difícil quanto isto.

Mas pode acontecer que esta resposta não responda ao concreto da tua inquietação. Nesse caso, será bom ir objectivando. E cá estaremos para conversar.

Alef

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Manuel (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 12:44

Olá Alef!

Obrigado pela resposta!

Já agora (e desculpem-me a "impertinência") mas qual a distinção entre Cristão e Católico?


Obrigado!

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 13:17

Que te parece?

Alef

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Manuel (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 21:13

Olá Alef!

Gostaria de evitar respostas em forma de pergunta, pois se pergunto é porque espero uma resposta a algo que não saberei.

Manuel

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 22:39

Hummm...

Pois bem, um Católico é um Cristão que assume a sua forma de seguir Jesus Cristo numa pertença à Igreja Católica.

Há cristãos de outras «pertenças»: Ortodoxos, Anglicanos, Metodistas, Evangélicos, Baptistas, Adventistas, etc. De uma forma ou de outra, todos são cristãos, todos são parte da Igreja de Cristo.

Alef

Re: Ser Cristão...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 13 de April de 2005 03:13

Prezado Manuel

Em primeiro lugar, sê bem-vindo a este fórum católico, porém aberto a todos os crentes e agnósticos que respeitem o Catolicismo e seus fiéis.

Ser Cristão (católico, apostólico, romano), é no meu entender, e creio que segundo a doutrina oficial da Igreja Católica, essencialmente o seguinte:

1 - Ser baptizado na Igreja Católica.
2 - Viver na Graça de Deus, segundo a Lei de Deus e da Igreja.
3 - Amar e servir a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.
4 - Assistir activamente à Santa Missa (em memória da Ceia, Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor) todos os Domingos e Dias Santos de Guarda.
5 - Confessar e comungar ao menos uma vez cada ano (de preferência pela Páscoa da Ressurreição).
6 - Acreditar humilde e sinceramente em todos os Dogmas Católicos.
7 - Respeitar e aceitar o Santo Padre como legítimo representante de Nosso Senhor Jesus Cristo na Terra, ou seja, como cabeça ou chefe máximo (Sumo Pontífice) da Igreja Católica, inclusive a sua infalibilidade quando fala/ensina "ex-catedra" e/ou em união com todos os demais Bispos.

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima.

Avlis

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Manuel (IP registado)
Data: 13 de April de 2005 04:25

Olá José Avlis!

(ou Silva, deduzo)

Obrigado pelas vossas respostas.

Sou Cristão porque acredito criticamente na validade dos ensinamentos de Jesus!
Sou Católico porque é a minha cultura (a qual não renego, mas acolho, sempre de forma crítica).

Mas sei que provavelmente vou causar alguma polémica ao dizer que cada vez mais quero ser melhor Cristão em detrimento de melhor Católico.
Concordo com uma grande maioria (e tento practicar na minha vida) das doutrinas da Igreja Católica, no sentido moral, ético, etc....

O motivo pelo qual escrevo isto é porque a 1ª imagem que tenho é de um "sentimento da presença de Deus" e do exemplo de Jesus e só depois o que diz a Igreja.
Por isso, acreditando racionalmente e criticamente na validade dos Seus ensinamentos, já não sou crítico em relação aos mesmos, mas sim em relação à coerência do que a Igreja e seus representantes (clero) nos transmitem, nomeadamente interpretações dos Seus ensinamentos e da vontade de Deus...

Posto isto, será que como Cristão Católicos, não nos afastaremos muitas vezes na práctica da essência em prol da forma e do ritual?
Não foi isso mesmo que Jesus, na sua condição (que não renegou, mas acolheu) de Judeu, tentou transmitir aos "seus"?
Tendo que o Mestre transmitiu os ensinamentos e os seguidores estipularam cada vez mais regras e leis para o "povo" poder seguir os mesmos (ensinamentos, leia-se), não nos afastaremos num ou noutro ponto do essencial da Verdade?


Um abraço!

Manuel

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Inês C. (IP registado)
Data: 13 de April de 2005 12:58

Olá,

Manuel, a mim não me chocas quando dizes que procuras mais ser melhor cristão que melhor católico. Sabem o que eu gostava? Que fosse a mesma coisa.

Os católicos mais tradicionalistas/menos ecuménicos (perdoem-me aqui ambos os casos, se estiver a misturar as coisas de forma errada) dirão que o catolicismo é a melhor e mais verdadeira expressão do cristianismo (prefiro nem sequer expôr a ideia de ser a única).
Sou católica praticante - é óbvio então que acolho esta ideia, pelo menos o suficiente para ser católica. Mas se a Igreja fosse como Cristo gostava existiria distinção entre católicos, anglicanos, ortodoxos..? Não vale a pena entrar agora por questões acerca da validade ou aproximação real ao ideal de Cristo de cada uma das confissões cristãs; apenas te digo que concordo - para mim é mais "vital" ser cristão, que católico.

Quanto ao crescente ritualismo a que se assiste, entristece-me (ver a comunhão a ser recusada a uma pessoa porque não se ajoelhou na consagração, ou porque vinha de calções - vamos proibir os escuteiros de comungar, já agora?) e preocupa-me; há alturas em que me parece raiar o farisaísmo.

O Avlis deu a resposta "by the book". Sem querer de qualquer modo descurar a validade da resposta, parece-me sofrer desse mesmo espartilhar de doutrina.
Quando o Alef disse "ser cristão é amar ao modo de Jesus Cristo" parece-me que deu o primeiro e mais essencial passo para a definição de um cristão: a recondução à Fonte - a Cristo e ao Seu Amor. Tudo o que daqui deriva (incluindo a definição do Avlis) não é certamente acessório, longe disso, mas é sem dúvida um momento segundo.

...Porque não vale a pena falar de definições "legais" (desculpem o termo desadequado, mas não me sai melhor) se não houver primeiro a experiência vivida desse Amor de Cristo, esse "sentimento da presença de Deus" e do exemplo de Jesus, como o Manuel diz.

Imaginemos uma pessoa não crente: porque é que aos seus olhos participar todos os Domingos na Eucaristia parece algo tão disparatado? (Se for preciso essa mesma pessoa não se choca por tantos irem "religiosamente" à bola todos os fins de semana, ver o clube do seu coração); ou porque é que o choca tanto que eu sinta necessidade de pedir perdão a Deus pelos meus pecados - e confessar-me a um estranho qualquer que é o padre, pior ainda! -- porque não fez ainda experiência do Amor de Cristo, e não nasceu daí o impulso para Cristo e para a Igreja.

Falar do cristianismo (apenas) como um conjunto de normas e rituais a cumprir deixa de lado o essencial - acho que até um não crente que não conheça bem o cristianismo/catolicismo se apercebe de que falta ali qualquer coisa.






Editado 1 vezes. Última edição em 13/04/2005 12:59 por Inês C..

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de April de 2005 16:37

Manuel


Ser cristão é fazer o bem...sermos generosos, humildes, perdoar. Seguir Jesus Cristo.

O ser católico, qualquer um é!

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de April de 2005 22:03

Caro Manuel,

Há cerca de dois meses, o Pedro B colocou uma questão que, na minha opinião, está relacionada com aquela que agora colocas, pelo que te convidava a ler o que ali foi escrito.

Como disse o Alef, «um Católico é um Cristão que assume a sua forma de seguir Jesus Cristo numa pertença à Igreja Católica.». Existem cristãos que não são católicos, é o caso dos Ortodoxos, Anglicanos, Metodistas, Evangélicos, Baptistas, Adventistas, entre outros, mas ao contrário do Alef, eu não colocaria o etc. pois nem todos os que se dizem cristãos, o são realmente. Basta vermos os caso mais conhecidos das Testemunhas de Jeová e os Mórmons (ou, formalmente, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias).

Também é preciso ter algum cuidado quando se diz que são cristãos os que seguem os ensinamentos de Jesus Cristo, não vá incluirmos a Alexandra Solnado, uma vez que ela afirma e jura a pés juntos que Jesus tem conversas com ela (e também lhe disse que faz anos a 25 de Dezembro, etc., etc.).

Na prática, utilizando um pouco a teoria dos conjuntos, pode afirmar que todos os católicos são cristãos, mas nem todos os cristãos são católicos.

Penso que há várias respostas possíveis à tua pergunta «O que é de facto e essencialmente ser um Cristão?». Umas mais genéricas e abstractas que outras, umas mais legalistas que outras. Voltando à teoria dos conjuntos, penso que é válido afirmar-se que ser cristão é o que Católicos, Ortodoxos, Anglicanos, Metodistas, Evangélicos, Baptistas, Adventistas (entre outros) têm em comum. E o que têm em comum: todos professamos o mesmo Credo (não é 100% correcto: existe a questão do filioque com os ortodoxos).

Se estudarmos detalhadamente o Credo, analisarmos e compreendermos o que cada afirmação do Credo significa, temos aí uma resposta possível do que é ser Cristão.

Luis

Re: Ser Cristão...
Escrito por: Hugo (IP registado)
Data: 17 de April de 2005 22:13

Olá a todos!

Tenho tentado seguir as discussões, sem no entanto participar nelas nos últimos tempos.

Mas a questão do Manuel interessou-me. Cada vez mais, a meu ver, o Mundo se depara com esta perspectiva de tentativa e vontade de aproximação de Deus, mas um sentimento de repulsa em relação à Igreja... E isto é complicado...

O Manuel diz a certa altura: "(...) provavelmente vou causar alguma polémica ao dizer que cada vez mais quero ser melhor Cristão em detrimento de melhor Católico. (...)
O motivo pelo qual escrevo isto é porque a 1ª imagem que tenho é de um "sentimento da presença de Deus" e do exemplo de Jesus e só depois o que diz a Igreja... "

Em primeiro lugar, só a título de curiosidade, Católico quer dizer Universal. Penso que foi Santo Agostinho quem primeiro se referiu à Igreja como católica. Jesus assim quis... que todos fossem reunidos como um corpo: "Para que todos sejam um". Mas no tempo de Santo Agostinho os cristãos ainda não estavam tão divididos...

Depois, quero dizer-te que Deus é relação. É impossível sermos cristãos e fazermos um caminho para Jesus Cristo se estivermos sozinhos. Por isso, tornares-te mais cristão implica que te tornes cada vez mais próximo da tua igreja, que pode ser católica ou não. Ficar "orfão" em termos comunitários é que não te vai levar muito longe. A Igreja Católica, como até o próprio Cardeal Ratzinger assumiu na sua "Via Sacra" da Sexta-Feira Santa, tem muitos aspectos que não são bonitos de se verem... Ou seja, vamos ter sempre para onde apontar as nossas críticas e os media vão ter sempre por onde pegar para atingir a Igreja. Ao contrário do que muitos pensam, NÃO É POR AÍ QUE CAÍMOS. É PRECISAMENTE POR AÍ QUE CRESCEMOS, que nos renovamos, que encontramos oportunidades de conversão. Embora todos sejamos chamados a sê-lo, ninguém na Igreja é perfeito, ninguém está acabado. Jesus foi o primeiro a chamar gente de todo o tipo para o seguir. O que o traíu tinha sido escolhido por Ele. É precisamente no meio de toda a imperfeição, de todos os erros, que cada um de nós, com cada um dos outros, é chamado a encontrar Jesus Cristo... E um Jesus que não seja um conjunto de ideias feitas à nossa medida...

O Avlis já deu provas mais do que suficientes de que não é digno de consideração... O cristianismo e o próprio catolicismo estão muito além de todas e quaisquer regras. Só ele parece não perceber isso.

Manuel, falas do RITUAL, e fico na dúvida se não quererás referir-te antes à rotina. São duas coisas diferentes. A rotina é uma repetição de um esquema... algo que se torna monótono... O Ritual pode ser rotineiro, mas nunca é monótono, porque cada coisa está repleta de um sentido que ultrapassa qualquer rotina. Eu serei um leitor "vitalício" d'O Principezinho do Saint Exupery. Se tiveres oportunidade de ler, vê a parte em que a Raposa explica ao Principezinho o que é o ritual. Na Igreja, o que importa é o "sumo" que está por detrás de cada coisa...

Concordo com o Alef e a Inês nas suas opiniões... Embora talvez haja uma certa confusão na parte inicial quando fala do Ecumenismo...

Um Abraço,
Hugo











Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.