Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 05 de April de 2005 14:33

Caríssimos,


A morte do Papa é sempre algo muito doloroso para todos os católicos, mesmo sabendo da sua entrada na Eternidade, segundo promessa de Cristo.

É no entanto ainda mais doloroso para aqueles católicos que sentem que aquele que deveria ser o seu Pai, os abandonou. Abandonou sim, aquando da injusta EXCOMUNHÃO do famoso e saudoso Arcebispo francês Marcel Lefábvre em 1988.

No entanto, neste momento de recolhimento e reflexão, todos o recordamos como verdadeiro Vigário de Cristo.

Quero-lhes deixar com o comunicado oficial do Superior Geral da FSSPX, Mons. Bernard Fellay a este propósito. A tradução do texto é da minha exclusicva responsabilidade, pela qual, se não estiver a 100% peço desde já as minhas humildes desculpas.



Menzingen, 02 de Abril de 2005


O Superior Geral da FRATERNIDADE SACERDOTAL S. PIO X, seus dois assistentes, em conjunto com todos os seus membros: Bispos, padres, irmãos, irmãs, bem como os fiéis, juntam-se na oração à Igreja universal neste momento do anuncio do desaparecimento do Santo Padre, o Papa João Paulo II, e confiam sua alma À Misericórdia de Deus Pai e à intercessão da Santíssima Virgem Maria.

Celebrar-se-ão em todas as igrejas e capelanias da FRATERNIDADE SACERDOTAL S. PIO X uma Missa de Requiem pelo repouso eterno do Santo Padre.

A FRATERNIDADE SACERDOTAL S. PIO X fundada por Mons. Marcel Lefèbvre saúda as batalhas travadas por Karol Wojtyla pela defesa da vida, e a sua dedicação e esforços no plano moral. No entanto, sente o dever de repetir que sempre reprovou o empenho insistente do Papa João Paulo II com o ecumenismo, empenho esse que conduziu a um enfraquecimento da Fé e da defesa da Verdade.

A FSSPX está consciente das tarefas sobre-humanas que esperam o futuro Sumo-Pontífice e reza para que o Espírito Santo ilumine os cardeais eleitores. Espera ainda que o novo Vigário de Cristo seja capaz de conduzir com mão firme o timão da Igreja e consiga emendar os erros derivados do Concílio Vaticano II: perca da unidade litúrgica, perca da unidade da Fé e erros doutrinários que se espalharam por entre o clero.

Nesta espera e Esperança, o momento é de oração por aquele que acabou de entrar na eternidade.


Mons. Bernard Fellay
Superior Geral da Fraternidade Sacerdotal S. Pio X



Mais informações, podem ser consultadas em:

www.fsspx.org

www.dici.org


Um abraço a todos os irmãos, do Católico Tradicionalista

Victor Henriques


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 05 de April de 2005 14:36

Caríssimos,


Hoje mesmo - 05.04.2005 - na Capelania da FRATERNIDADE SACERDOTAL S. PIO X em Lisboa, haverá uma Missa de requiem às 19.00h por alma do falecido Santo Padre João Paulo II.

A Missa, como não poderá deixar de ser, será no rito Tridentino, rito pré-Conciliar.


Um abraço a todos, do Católico Tradicionalista


Victor Henriques


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS

Bem-Aventurado D. Marcel Lefébvre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de April de 2005 19:32

Rezar faz sempre bem.
Não aos que partiram - que esses já não precisam das nossas orações para nada, pois estão no seio do Amor.
mas faz bem aos que ficam - pode consolá-los, pode aproximá-los da trasncendência.

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de April de 2005 19:33

E pode dar-lhes um pouco mais de clarividência e discernimento, quem sabe...

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 06 de April de 2005 16:01

Devem é estar a respirar de alívio e aguardando a eleição de um Papa pré-conciliar... mas Deus não dorme!

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 10:05

Caro Vitor

Tenho de facto muita pena que a FSSPX não se tenha reconciliado com Roma ainda no Pontificado de João Paulo II.

Tenho no entanto esperança que os passos no sentido da aproximação a Roma prossigam.

Cara Católica Praticante

Naturalmente que não se aplicará a João Paulo II que estará certamente junto do senhor mas claro que claro que muitos dos que partiram precisam das nossas orações. Basta pensar nas Almas do purgatório.

Pedro B

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 10:12

TZM,

Apesar do conservadorismo de alguns dos Cardeais, não me parece que algum pense no regresso ao pré-concílio e ao rito tridentino.

Foi um momento histórico que já terminou.

Porém parece-me muito positivo que a FSSPX também neste momento dê sinais de querer regressar à comunhão com Roma. Com esta atitude vão estreitando o fosso que ainda os separa da plena comunhão.

As grandes caminhadas são constituidas de muitos pequenos passos.

João (JMA)

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 10:25



Uma amiga minha relatou-me que durante o dia de ontem os Padres da FSSPX que exercem o seu ministério em Portugal deslocaram-se à Nunciatura Apostólica para, humildemente apresentarem condolências pela morte de Sua Santidade. Os Padres foram recebidos pelo Nuncio e todos fizeram votos para uma reconcliação da FSSPX com as autoridades de Roma.

Pedro B

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 11:41

Ora ainda bem. Reconciliação implica sentimento de culpa e reconhecimento dos erros.

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 12:08

catolicapraticante,

Não devemos atirar pedras. A Igreja no seu percurso de dois milénios cometeu muitos erros de que se arrependeu.É uma atitude positiva que deve ser louvada.

João (JMA)

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 14:18

Não se trata de "atirar pedras". Apenas manifestei a minha satisfação pela atitude de reconciliação, arrependimento e tentativa de retorno ás indicações da igreja, o que implica obviamente a total aceitação do Concílio Vaticano II.
Ora ainda bem.

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 14:26

Cara Católica Praticante

Afirmas que os que partiram não precisam das nossas orações.

Naturalmente que não se aplicará a João Paulo II que estará certamente junto do Senhor, mas claro que claro que muitos dos que partiram precisam das nossas orações. Basta pensar nas Almas do purgatório.

Pedro B

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 15:05

Mas a oração aqui publicitada não é pelas "alminhas" ou é?

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 15:11

Claro que não

A minha chamada de atenção foi apenas para a sua afirmação. " os que partiram - que esses já não precisam das nossas orações para nada"

A afirmação é errada, pelo que deve ser evitada.

Quem a leia pode ficar com a sensação que não interessa rezar pelos que já partiram, nomeadamente pelas Almas do purgatório.

Pedro B

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 15:22

Será mesmo errada? Depende da Catequese e dos conhecimentos teológicos de cada um...

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 15:44

Cara Católica Praticante

Concretize lá que essas meias respostas não esclarecem ninguém.

Pedro B

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 16:22

Se vc acredita nos sacrifícios pela "redenção das alminhas" e se isso o satizfaz....

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 17:02

Você não acredita na redenção das almas?

Então possivelmente não está na Igreja.

Pedro B

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 17:27

Acredito plenamente na Redenção.. Quem faz depender a redenção das alminhas de certas práticas não sou eu.

Re: FSSPX reza por João Paulo II
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de April de 2005 17:32

Já percebi a minha amiga não acredita é que rezar pelas almas do purgatório possa ter algum efeito na redenção. É isso?

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.