Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Geode (IP registado)
Data: 10 de May de 2005 19:45

Que fazer para não chegarmos evolutivamente aqui?:

(Documento extraído da revista biográfica "Crónicas de los Tiempos" de Abril
de 2002)
....

"Estamos no ano de 2070, acabo de completar os 50, mas a minha aparência é
de alguém de 85.
Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me
resta pouco tempo.
Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
Recordo quando tinha 5 anos. Tudo era muito diferente.
Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu
podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.
Agora usamos toalhas em azeite mineral para limpar a pele.
Antes todas as mulheres mostravam a sua formosa cabeleira.
Agora devemos rapar a cabeça para a manter limpa sem água.
Antes o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira.
Hoje os meninos não acreditam que a agua se utilizava dessa forma.
Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA AGUA, só que ninguém
lhes ligava; pensávamos que a agua jamais se podia terminar.
Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão
irreversivelmente contaminados ou esgotados.
Antes a quantidade de agua indicada como ideal para beber era oito copos
por dia por pessoa adulta.
Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta
grandemente a quantidade de lixo; tivemos que voltar a usar os poços
sépticos (fossas) como no século passado porque as redes de esgotos não se
usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela
desidratação, cheios de chagas na pele pelos raios ultravioletas que já não
têm a capa de ozono que os filtrava na atmosfera.
Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados.
As infecções gastrointestinais, enfermidades da pele e das vias urinárias
são as principais causas de morte.
A industria está paralisada e o desemprego é dramático.
As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-te
com agua potável em vez de salário.
Os assaltos por um bidão de agua são comuns nas ruas desertas.
A comida é 80% sintética. Pela ressiquidade da pele uma jovem de 20 anos
está como se tivesse 40.
Os cientistas investigam, mas não há solução possível.
Não se pode fabricar agua, o oxigénio também está degradado por falta de
arvores o que diminuiu o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se a morfologia dos espermatozóides de muitos indivíduos, como
consequência há muitos meninos com insuficiências, mutações e
deformações.
O governo até nos cobra pelo ar que respiramos. 137 m3 por dia por
habitante e adulto.
A gente que não pode pagar é retirada das "zonas ventiladas", que estão
dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam com energia solar,
não são de boa qualidade mas pode-se respirar, a idade média é de 35 anos.
Em alguns países ficaram manchas de vegetação com o seu respectivo rio que
é fortemente vigiado pelo exercito, a agua tornou-se um tesouro muito
cobiçado mais do que o ouro ou os diamantes.
Aqui em troca, não há arvores porque quase nunca chove, e quando chega a
registar-se precipitação, é de chuva ácida; as estações do ano tem
sido
severamente transformadas pelas provas atómicas e da industria contaminante
do século XX.
Advertia-se que havia que cuidar o meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem descrevo o
bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que
era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a agua que
quisesse, o saudável que era a gente.
Ela pergunta-me: Papá! Porque se acabou a agua?
Então, sinto um nó na garganta; não posso deixar de sentir-me culpado,
porque pertenço à geração que terminou destruindo o meio ambiente ou
simplesmente não tomámos em conta tantos avisos.
Agora os nossos filhos pagam um preço alto e sinceramente creio que a vida
na terra já não será possível dentro de muito pouco porque a destruição
do
meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse
isto quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta terra!"



»0«

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 16:54


("De Geo"!!!!!)

Gostei muito do texto que nos enviaste. Num acto de Boa Fé e com o objectivo de sensibilizar as pessoas para este problema que é de todos, recortei-o e enviei-o para praticamente toda a minha lista de contactos.

Ainda ontem, neste fórum, falava da importância da partilha de corações e hoje recebi um mail com este link extraordinário. Suponho que aqui não deverão ser colocadas imagens e músicas, mas acho que vale a pena abrir uma excepção. Pelo menos a mim fez-me todo e sentido e em meu entender também se relaciona com este tópico. Espero que gostem. (tem imagens de João Paulo II)

Este link vai abrir o media player. Leva algum tempo a abrir mas vale a
pena esperar.


Subject: Espantosa lição de vida!!!!

ESPANTOSA LIÇÃO DE VIDA!!!!

Para ver, meditar e guardar!!!!

[http://www.urru.org/video/TonyMelendezwmv.WMV]

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 17:13

muito interessante! E também é um excelente reforço da teoria da evolução...

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 18:02

Foi o que eu achei. Neste ponto, relativamente ao evolucionismo/criacionismo, a Fé ocupa um lugar verdadeiramente importante e é neste sentido deverá ser uma lição de vida.



Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Geode (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 20:12

Tanto quanto entendi a "hipótese Gaia" considera que a Terra tem sentimentos, ou seja, é capaz de ajustar o ambiente bioquímico de forma a que a vida floresça e a Humanidade nela encontre o seu lar. A ver vamos...
Gaia era a deusa mãe na mitologia grega. Dela nasceram Urano, Cronus, Rhea, Zeus, Poseidon, Hades e muitos outros, uns melhores que outros. Todos dados a lutas e combates olímpicos. Para vencer a crise que se avizinha precisamos de alta humildade, alta simplicidade e muita coragem. Tudo com elevado espírito de entrega. Se olharmos a Terra com amor, poderá o Céu continuar a ser azul ao longe e multicor ao cair da tarde.

»0«

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de May de 2005 22:29

Caro Alef,

Há muitos anos (séculos) atrás, também se colocou uma questão semelhante: se deveriamos ensinar que a Terra anda à volta do Sol, ou o Sol à volta da Terra. Com o tempo, os responsáveis pela ensino no Kansas, evoluirão e ultrapassarão estas questões.

Hoje, tenho mais um agradecimento para as minhas orações da noite: vou agradecer a Deus por não ter nascido no Kansas.

Luis

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 03 de October de 2005 11:34

«Eles andem aí...» ;-)



Citação:
Teoria da evolução está em julgamento na Pensilvânia

Escolas acusadas de ensinar religião disfarçada de ciência: um tribunal decidirá o que deve ensinar-se no 9º ano de escolaridade

Começou o julgamento que vai opor os pais de 11 alunos do ensino secundário e o conselho escolar de Dover, um condado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Em causa está saber se é anticonstitucional ensinar alternativas à teoria de evolução das espécies, que se apoiam numa visão religiosa do mundo. Mas este julgamento, iniciado na segunda-feira, não é inédito nos Estados Unidos, já que a teoria da evolução também começou ser julgada no estado do Kansas, em Maio.

No conselho escolar de Dover, cujos membros são eleitos, foi aprovada em Dezembro uma directriz inovadora: os professores de Biologia passaram a ter de chamar a atenção dos alunos para as falhas na teoria de Charles Darwin - a evolução das espécies, que implica que o homem, por exemplo, evoluiu de espécies mais arcaicas -, mas também a informá-los que existem outras teorias, como a do desígnio inteligente.

Esta teoria, que segundo os seus defensores, é científica, propõe que a complexidade das formas de vida e o seu aparecimento não é totalmente explicada pela evolução. O desígnio inteligente defende que a vida na Terra é o produto de uma força inteligente não identificada. Os professores de Biologia de Dover recusaram o novo currículo e, de acordo com a revista Science, os dois membros do conselho escolar percorreram as turmas do nono ano e leram-lhes um texto de um minuto explicando que o darwinismo é apenas uma teoria, com falhas e não provada.

No entanto, os 11 pais dos alunos consideram que a directriz é uma clara violação da primeira emenda da Constituição norte-americana, que assegura a separação entre a Igreja e o Estado. Os pais e a Liga para as Liberdades Civis Americanas dizem que o desígnio inteligente não é mais do que religião mascarada de ciência. Vão mesmo mais longe, dizendo que é apenas outra versão do criacionismo, teoria que acredita que a criação Universo e dos seres vivos aconteceu literalmente como é descrita no Génesis ou no Corão. Caso esta ligação seja estabelecida em tribunal, o conselho escolar vai sair a perder, uma vez que o ensino do criacionismo é ilegal nas escolas públicas norte-americanas, desde 1987. Nesse ano, o Supremo Tribunal dos EUA proibiu que se deixasse de ensinar a evolução, mas pode ser apresentada apenas como uma teoria entre muitas. A teoria do desígnio inteligente, cujos defensores não se consideram criacionistas, é uma delas. Os seus defensores dizem que as suas razões são científicas e pedagógicas e não religiosas.

Darwin publicou a teoria da evolução em 1859, no livro A Origem das Espécies. O resultado foi uma profunda revolução científica: a atitude do homem sobre a questão das suas origens e natureza modificou-se por completo. O homem passou a ser considerado um mero acidente da natureza, como todas as outras espécies, e deixou de ser o centro da criação divina.

O julgamento trouxe à memória do público norte-americano o processo contra John Scopes em 1925. Esse julgamento é lembrado como o "evolucionismo no banco dos réus", em que um professor de Biologia foi acusado, e condenado, por ensinar a evolução numa escola do Tennessee. Nesse mesmo ano, o estado tinha aprovado uma lei a proibir que as suas escolas ensinassem qualquer teoria que pusesse em causa a criação divina. Aquilo de que muitos provavelmente não se recordam é que Scopes só ensinava Biologia como professor substituto. Não prestou testemunho por medo da defesa, que sabia que Scopes não percebia absolutamente nada de evolução.

O resultado do julgamento na Pensilvânia vai afectar quatro mil alunos de Dover. E também poderá repercutir-se no julgamento no Kansas.

Inês Rodrigues
«Público», 2005-09-25

E quem gostar de «tangas» clique aqui. Nota: esta é mesmo «tanga»; trata-se de uma publicação satírica. ;-)

Alef

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 03 de October de 2005 12:40

A repetida leitura do prólogo do Evangelho de S. João, levou-me a pensar que talvez o evolucionismo tenha mais a ver com a fé cristâ do que se imagina. Tudo tem origem no Verbo, evolui a partir do Verbo e por isso seremos mais evolução ou geração do que um estado acabado. A nós compete experienciarmo-nos na creatividade, não apenas conhecer ou compreender, mas evoluir, segundo a consciência de que estamos envolvidos no processo de recriação.

*=?.0

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de October de 2005 13:01

Já li há muito tempo mas fiquei com a ideia de que há um capitulo nas confissões de santo agostinho, livro escrito no final do sec. IV ou inicios do seculo V, em que este a partir do primeiro versiculo do genesis chega a preferir a hipotese de que Deus tenha determinado um certo numero de principios gerais que gerem o mundo e que a partir desses principios tudo evoluido até à situação presente.

mas isto foi antes das divisões entre protestantes e catolicos terem fundamentalizado a igreja. Creio que as criticas protestantes de que a igreja catolica não valorizava devidamente a Biblia levaram ambos os grupos a uma interpretação literal (a que hoje chamamos fundamentalista) que antes se existia não tinha a expressão que depois adquiriu. A igreja catolica já se libertou desse fantasma, as igrejas protestantes tradicionais tambem mas actualmente nos USA (e em mais alguns paises, como os da america latina) os protestantes são maioritariamente constituidos por novas denominações aonde a tentação do simplismo "fundamentalista" faz os seus estragos.

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de October de 2005 14:19

Vou "cobrar" à Ana o que ela disse:

"Já agora conhecem os relatos de criação de algumas tribos africanas?"

Eu não conheço, e gostava de conhecer! :D

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 22:06

Foi hoje notícia do outro lado do mundo...

Luís



Citação:
Fonte: News.com.au

Evolution in the bible, says Vatican
By Martin Penner
07-11-2005

From: The Australian

THE Vatican has issued a stout defence of Charles Darwin, voicing strong criticism of Christian fundamentalists who reject his theory of evolution and interpret the biblical account of creation literally.

Cardinal Paul Poupard, head of the Pontifical Council for Culture, said the Genesis description of how God created the universe and Darwin's theory of evolution were "perfectly compatible" if the Bible were read correctly.
His statement was a clear attack on creationist campaigners in the US, who see evolution and the Genesis account as mutually exclusive.

"The fundamentalists want to give a scientific meaning to words that had no scientific aim," he said at a Vatican press conference. He said the real message in Genesis was that "the universe didn't make itself and had a creator".

This idea was part of theology, Cardinal Poupard emphasised, while the precise details of how creation and the development of the species came about belonged to a different realm - science. Cardinal Poupard said that it was important for Catholic believers to know how science saw things so as to "understand things better".

His statements were interpreted in Italy as a rejection of the "intelligent design" view, which says the universe is so complex that some higher being must have designed every detail.

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 22:25

Graças a Deus!

Eu sempre quis acreditar, depois de tudo o que li, que Ratzinger poderia trazer uma nova lufada de ar fresco para o interior da Igreja...

Dois pontos (muito) positivos para o pontificado de Bento XVI e tudo no mesmo dia: «avanço no dialogo com os Luteranos» e o reconhecimento de que a ciencia e a religião não são inimigas... As interpretações fundamentalistas é que são inimigas da ciencia e da religião!

Eu cada vez mais me capacito, e espero não errar, que o sr. Ratzinger vai ser uma autêntica surpresa, pelo menos para aqueles que o não conheciam e o julgaram a priori pelo seu cargo de perfeito...

Miguel Dias

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 09:16

Citação:
His statements were interpreted in Italy as a rejection of the "intelligent design" view, which says the universe is so complex that some higher being must have designed every detail.

Não conheço toda a intervenção mas acho o que o Cardeal Paul Poupard disse não nega a visão do "intelligent design", aliás para mim é este o ponto que justifica a Criação Divina do Universo... todas estas estruturas nucleares, moleculares e de tamanhos inimagináveis, são como um trabalho de um relojoeiro, que implica esforço, dedicação e um amor paternal.

Em comunhão

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:21

Este tema é muito bicudo!Mas as duas podem perfeitamente andar de mãos dadas!O ser humano sempre evoluiu!E tem evoluido!As pessoas é que se centram em questões que não tão importantes como a mensagem de Deus!

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:27

a fé cristã responde ao porquê e para quê Deus fez a criação a ciencia responde ao como foram feitas as coisas. A Biblia é um livro religioso, não cientifico.
Como a fé religiosa e a ciencia respondem a perguntas diferentes são complementares e não incompativeis.

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de March de 2006 00:03

O Criacionismo parece ter os dias contados. No estado de Utah dos Estados Unidos da América, foi chumbada uma proposta de lei que questionava a Teoria da Evolução nas disciplinas de ciências. O estado de Utah é um dos mais conservadores dos EUA pelo que se a lei não foi aprovada neste estado, dificilmente conseguirá sê-lo noutro.

Deixo aqui a notícia do NY Times.

Luís Gonzaga


Citação:
Anti-Darwin Bill Fails in Utah Fonte: NY Times.

By KIRK JOHNSON

In a defeat for critics of Darwin, the Utah House of Representatives on Monday voted down a bill intended to challenge the theory of evolution in high school science classes.

The bill had been viewed nationally, by people on each side of the science education debate, as an important proposal because Utah is such a conservative state, with a Legislature dominated by members of the Church of Jesus Christ of Latter-day Saints.

But the bill died on a 46-to-28 vote in the Republican-controlled House after being amended by the majority whip, Stephen H. Urquhart, a Mormon who said he thought God did not have an argument with science. The amendment stripped out most of the bill's language, leaving only that the state board of education "shall establish curriculum requirements relating to scientific instruction."

Legislative officials said the bill was not likely to be revived before the scheduled adjournment of the Legislature on Wednesday. The Origins of Life bill, in its initial form, would have required teachers to issue a disclaimer to their students saying that not all scientists agree about evolution and the origin of species. It did not mention any alternative theory to Darwinism, but was viewed by some supporters and opponents as part of the drive to encourage the teaching of intelligent design, which says that life is too complicated to have evolved without an architect.

Some Mormon legislators opposed the bill because they agreed with Mr. Urquhart that science and religion should remain separate, others because they thought intelligent design was not in keeping with traditional Mormon belief.

Casey Luskin, a spokesman for the Discovery Institute, a research group based in Seattle that has promoted the ideas of intelligent design, called the vote "a loss for scientific education," but said it was a purely local Utah matter.

A spokesman for Americans United for Separation of Church and State, Joe Conn, said Utah's vote would resonate.

"If the creationists can't win in a state as conservative as Utah, they've got an uphill battle," Mr. Conn said.

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de March de 2006 10:21

Para os fundamentalistas do criacionismo:


[www.elmundo.es]

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.