Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 05 de November de 2002 11:37

Não tenho a certeza de serem "saltos qualitativos" ou se não fazem parte de um processo continuum... Sobretudo em relação ao aparecimento da consciência e do pensamento....Pensar é uma vantagem biológica que permitiu a uma espécie sobreviver melhor que outras. ( Pelo menos por enquanto. Porque a espécie humana tal como hoje a conhecemos também está condenada à extinção)....
quanto ao Big bang, ainda ultrapassa a nossa compreensão... O mais interessante é que se descobriu recentemente que o universo continua em expansão... isso faz-nos vertigens... Expande-se para onde? "dentro" de quê??????????

"Enuma Elish"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 10:04

Logo no início deste tópico tencionava publicar alguns extractos deste famoso poema da criação, a propósito da minha discussão com o Hugo sobre os relatos da criação. Talvez seja interessante, no caso de não o conhecerem...

Poema “Enuma elish” – extractos:

«Quando lá nos céus os deuses
ainda não eram nomeados
e cá em baixo,
a Terra não tinha ainda nome;
quando o primordial Apsu, seu procriador,
e a engendradora Tiamat, que os criou a todos,
confundiam juntamente com as suas águas;
quando ainda se não tinham amontoado as sementes
nem eram visíveis os seus sulcos;
quando nenhum deus tinha aparecido ainda,
nem recebido nome algum, nem destino algum os tocara,
então, do seu seio, nasceram os deuses» (I, 1-9).

A genealogia dos deuses mostra dum lado os mais velhos, os do universo caótico, e do outro, os deuses mais novos dos quais brotará o universo organizado. Os segundos perturbam o descanso dos primeiros e Tiamat decide destruir a sua progenitura: com esta finalidade cria uns monstros terríveis e nomeia Kingu chefe deste exército. Os deuses jovens delegam o seu poder em Marduk, filho de Ea. A tabuinha IV descreve o combate de Marduk contra Tiamat e os seus monstros:

«[Marduk] assegurou o seu domínio
sobre os deuses metidos em cadeias,
e voltou junto de Tiamat a quem tinha vencido.
Com implacável massa esmagoulhe o crânio.
Aplacado, o Senhor contemplou o cadáver [de Tiamat]:
do monstro desmembrado,
ele queria tirar uma obra-prima.
Partiu-o em dois como um peixe seco;
com uma metade construiu o tecto do firmamento, traçou os limites e instalou sentinelas,
ordenando-lhes que não deixassem sair as águas» (IV, 127-140).

Assiste-se em seguida à organização do céu e do mundo divino, cujas regras Marduk determina. Mas, como serão servidos os deuses? É então que tem lugar a criação do homem:

«Quando Marduk ouve o apelo dos deuses,
resolveu criar uma obra-prima.
“Quero fazer uma rede de vasos sanguíneos,
formar uma ossatura
e suscitar um ser cujo nome será: Homem.
Ele será responsável do serviço dos deuses
para seu bem-estar”».

Ea encarrega-se da realização deste trabalho. Kingu, chefe dos deuses rebeldes, é imolado para que o seu sangue possa ser utilizado, de modo que o homem tenha nas suas veias sangue dum deus vencido:

«Eles ataram-no, mantendo-o diante de Ea.
Infligiram-lhe o castigo rasgando-lhe as veias.
Do seu sangue, Ea criou a humanidade.
Ele impôs-lhe o serviço dos deuses para estes ficarem livres.
Depois que Ea, o sábio, criou a humanidade
e lhe impôs o serviço dos deuses,
obra superior a toda a inteligência,
que Noudimoud executou graças aos artifícios de Marduk,
Marduk, rei dos deuses, dividiu o conjunto dos Annunaki
em deuses do céu e deuses da terra;
E encarregou Anu de vigiar as suas ordens...
nos céus e na terra
estabeleceu seiscentos deuses» (VI, 1-10; 31-44).

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 10:37

Pois é.

Tem muitas semelhanças com os relatos bíblicos da criação e é anterior em data.

E é da região onde era originário Abraão.

E naturalmente que influenciou os referidos relatos bíblicos da criação, na medida em que funcionou como condicionante cultural dos mesmos, vindo de uma civilização mais avançada.

Mas o mais importante serão as diferenças:

O Homem é criado neste relato para servir os deuses, na Bíblia é criado para reinar sobre a Criação;

No Enuma Elish é servo, na Bíblia é livre;

Neste texto temos seiscentos deuses (mais uns quantos anteriores) enquanto a Bíblia é inequívoca num só Deus.

E haverá mais ...

João (JMA)

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 15:48


Ó Ana, aqueles autores estão no "Santo Ofício" de Deus. Aqui entre nós, temos uma autoridade para guiar as consciências na recta doutrina: quanto mais não seja, absolutamente necessário para determinar algo como "oficial"... Temos a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, que evidentemente leva a cabo um serviço nobre e inteiramente necessário. Concordar com suas conclusões ou não, é uma questão de consciência, tal como a de acreditar ou não em Deus - por extensão, acreditar nisto e não naquilo acerca d'Ele. Quanto à confirmação da sua autoridade, gere-se pelo Magistério. Do qual, enfim, tu suspeitas imensamente... Mas somos todos pecadores, dirás! Pois é, mas o pior pecado é a mentira consentida e assumida. Particularmente, no que diz respeito à fé.

Este poema é giro! Gosto bastante de fantasia (O SENHOR DOS ANÉIS!!!) e acho muito interessante o pensamento mitológico, pelo seu significado. Muitas vezes, é necessário explicar o real com o mito, com o abstracto e o irreal... No entanto, é extraordinária a forma como a Escritura nos diz que fomos criados para amar e adorar a Deus e reinar sobre a Criação... à sua imagem e semelhança! Talvez seja por isso que hoje muitos têm a mania de que são "deus"... Enfim, venham outras filosofias, que esta já está gasta...

Queria continuar aquela questão dos "saltos", que me parece (ouvi dizer, não é de todo área sobre a qual me debruce) uma posição até mais corroborada pela ciência do que a própria teoria evolucionista, no que diz respeito às "explosões" registadas, por exemplo, entre o período Pré-Cambriano e o Cambriano. De bactérias e algas passamos a invertebrados, moluscos, crustáceos e ouriços-do-mar sem nenhum "elo evolutivo" intermédio? De seres unicelulares a formas de vida complexas? E segundo essa teoria, porque é que existem hoje espécies que são fósseis-vivos de há centenas de milhões de anos?

Mas como podemos dizer que a evolução seja amplamente aceite pela ciência, senão porque não há por enquanto outra melhor, se ouço dizer, pelos próprios paleontólogos, que existem sérias discontinuidades no próprio registo fóssil, que Darwin assumiu como sendo o maior desafio à sua teoria? Pois se até hoje a evolução é considerada como algo de excepcional, ao contrário da "regra" (sendo o fenómeno das "explosões" ainda em boa parte desconhecido), como se pode afirmar ainda com a autoridade que lhe dão?

Vejam este artigo sobre essa "explosão Cambriana". Reparem nas referências à "acção da Natureza" e à sua "criatividade". Será que Deus anda a brincar às experiências? Como pode isto ser entendido?

[www.geocities.com]

E já agora, Ana, como concebes tu o "dedo de Deus" nessa evolução a que te referes, aparentemente desde a ameba até ao ser humano?

João

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 16:25


Existindo obviamente a modificação e desenvolvimento, ou "evolução" da vida no planeta, por outro lado, as teorias que a explicam não parecem ser nada "óbvias". Por isso, a teoria evolucionista, tal como outras, têm sérias dificuldades e estão certamente incompletas, embora não se saiba realmente o que é que falta explicar e como o fazer...

Encontrei uma página que contêm exposições imparciais, excelentes e clarificantes acerca de toda a controvérsia e crítica ao Evolucionismo, que aconselho vivamente. Se conhecerem algo melhor, informem! ;o)

[home.wxs.nl]

Mas digo-vos uma coisa: fujam do "Religious Tolerance.org"! Essa página é só teorias populistas...

João

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 16:32

Sobre a burla do criacionismo aconselho vivamente o site

www.geocities.com/wilson-medufpr/evolucão.html.

ana

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 17:28


"Burla"?? LOL

Acho que as coisas não funcionam assim... Também esse é um relato parcial e bastante preconceituoso (com as devidas razões), que já tinhas citado no início.

Tanto o Criacionismo como o Evolucionismo padecem de uma visão simplista acerca das origens. É no diálogo e no mútuo desacordo que se estabelecerão as questões controversas a serem resolvidas no futuro, desde que não hajam discriminações nem ressentimentos. Que existe uma "evolução biológica" é um facto inegável e existem sérias limitações à própria teoria evolucionista, como já disse. Portanto, há que ser objectivo e procurar compreender até que ponto é que se podem confirmar as teorias, que conexão têm elas com aquilo que podemos provar ou demonstrar e como se podem elas interligar.

Resta ressalvar que existem suficientes argumentos da parte de cépticos não religiosos acerca da teoria evolucionista para considerar que esta não é uma questão de oposição objectiva entre o que acreditamos que Deus criou e o que se pode demonstrar que "surgiu". Ninguém estava lá para ver o que se passou, podemos apenas intuir, e as razões que se insurgem contra o Evolucionismo, apesar de predominantemente religiosas, são também científicas, sendo estes argumentos usados mesmo pelos críticos religiosos, exagerando, e condenando o Evolucionismo por completo.

Já agora, mais alguns links.

Sobre "desmistificação" da teoria evolucionista:

[www.trueorigins.org]


Sobre diálogo acerca das origens entre a perspectiva Criacionista/Evolucionista:

[www.talkorigins.org]


A posição da Igreja acerca da evolução (A VERDADE NÃO PODE CONTRADIZER A VERDADE):

[www.cin.org]


Sobre a teoria "Intelligent Design" (não sei se a expressão tem tradução):

[www.intelligentdesignnetwork.org]

[www.iscid.org]


João

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 18:13

"Ninguém estava lá para ver o que se passou, podemos apenas intuir"

Podemos fazer mais do que intuir podemos inteligir, construir padrões explicativos, formular modelos, tentar compreender...
Também não observamos in locu um conjunto diversificado de fenómenos mas isso não significa que sobre ele não possamos construir conhecimento. A história, a arqueologia, a paleontologia, a biologia molecular, a cosmologia , a astronomia, não existiriam se se baseassem em "intuições"....


O evolucionismo é um modelo científico, como a gravidade ( ou antigravidade) a Física quântica, a relatividade.... Estes modelos são estritamente científicos - e não se desenvolvem em volta de questões morais, ideológicas ou políticas.
Como todos os modelos científicos e porque a ciência está continuamente a por em causa os seus próprios paradigmas, podem ser postos em causa por novos modelos, descobertas ou dados experimentais.
Até hoje , e desde que surgiu, o modelo evolucionista tem trazido respostas e contributos para responder qalgumas questões essenciais e nehum outro modelo científico até ao momento demonstrou tanta consistência como este.

O criacionismo não é ciência mas pseudociência - nem sequer é um modelo.

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 22:17

Ainda sobre o Enuma Elish:
os deuses aí retratados tinham muitas qualidades humanas, desde o não gostarem de trabalhar, a lutar uns com os outros, a arranjarem quem trabalhe para eles.

Parece um filme dos nossos dias.

Mas realmente na minha opinião as diferenças fundamentais com os relatos da Criação são:
um só Deus (Criador)
(Sol, Lua, estrelas etc. não são deuses mas Criação de Deus)
Homem criado à imagem e semelhança de Deus - a última criação, fecho com chave de ouro
"homem e mulher os criou" para a comunhão com Deus

É de facto uma perspectiva muito diferente da que nos é transmitida pelo poema babilónico.

A semelhança é sobretudo formal, não de conteúdo.

João (JMA)

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 06 de November de 2002 22:21

Já agora conhecem os relatos de criação de algumas tribos africanas?

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 21:44


Ana, toda a observação é intuição, que depois se vai complexificando em deduções explicativas. Devemos compreender que todas as teorias científicas são o que de melhor se conseguiu intuir dos fenómenos naturais, pois "nada" sabemos ao certo, se considerarmos o quanto há para saber...

Aconselho portanto todos a integrarem o movimento de crítica constante de que são objecto as teorias científicas vigentes, e não considerá-las como completamente imparciais. Dizer que nada há de ideológico ou político em relação àquilo que é crido como científico não faz sentido: muita conspiração já foi desmascarada, com cientistas a dar o dito por não dito, particularmente em questões militares.

Hoje, podemos com toda a certeza afirmar: NADA É SAGRADO! Muito menos a autoridade de perecíveis explicações científicas. O que não implica, de modo algum que se contruam alternativas totalmente à margem de qualquer tipo de consistência com as evidências físicas...

Resta lembrar que a teoria evolucionista, particularmente na sua vertente ateísta, ganhou muitos adeptos principalmente por causa de ideologias... E hoje afecta profundamente as nossas consciências. Porque é muito diferente dizer "eu fui criado por Deus através de uma acção particular nesse sentido" do que dizer "eu sou o resultado de um admirável acaso evolutivo". Além do mais, dizer também que "tal como Deus me criou de acordo com uma evolução, é plenamente legítimo que eu agora tome essa "evolução" nas minhas mãos e tenha toda a liberdade para, com a tecnologia, modificar quem sou". Ora, a tecnocracia reside principalmente nisso: mas não se podem fazer as coisas só porque elas estão à nossa disposição - é necessário observar critérios morais e é precisamente aí que "entra" Deus. Ou que se exclui Deus, como querem muitos cientistas, por forma a não terem quaisquer obstáculos à investigação...

Questões absolutamente ideológicas e nada inocentes nem isentas.

Também se cai muitas vezes no engano de dizer "este é o modelo mais aceitável até hoje", sem se saber especificamente do que se trata o assunto e qual a controvérsia que o envolve: porque há sempre controvérsia!! Daí se vê que a ciência é algo de autor, amplamente discutível mas também discutivelmente revogável...

Sobre a comparação entre o Enuma Elish e a Bíblia, acho que tens toda a razão, JMA.

Quanto aos relatos de criação das tribos africanas, não faço ideia...

João

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 08 de November de 2002 22:39

oRA EIS UMA FRASE QUE SUBSCREVO INTEIRAMENTE:
"Hoje, podemos com toda a certeza afirmar: NADA É SAGRADO! Muito menos a autoridade de perecíveis explicações científicas. O que não implica, de modo algum que se contruam alternativas totalmente à margem de qualquer tipo de consistência com as evidências físicas..."

Muito bem!




ana

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 18:06


Obrigado... :o)

Bem, o "nada é sagrado" não me alegra, mas penso que é não podemos transformar o "cientismo" numa nova religião...

Acho que há coisas que devem ser consideradas como sagradas, entre elas o direito à vida, a caridade como valor constitutivo do ser humano, e acima de tudo, o princípio e fundamento de tudo... Deus! :o)

Então, falta explicitar o que quis dizer com as "perecíveis explicações científicas".

Acho necessário, antes de mais, clarificar aqui uma coisa: a inconclusividade intrínseca ao método científico. Já várias vezes se apontou aqui a teoria da evolução como algo "amplamente demonstrado". Mas será que isso nos diz alguma coisa? Não tem a teoria mais fama que o proveito? De facto, na realidade, ela está continuamente a ser atacada com novos dados paleontológicos e genéticos, por exemplo.

Será que existe alguma verdade "verdadeiramente conclusiva" que nos é entregue pelos cientistas? A resposta é um redondíssimo NÃO! Aliás, a ciência prometia ser a nova "crença", para quem não acredita em nada: tudo seria demonstrável e conclusível, sem que alguma dúvida restassse! Desfeito o mito que entronizou a Razão (particularmente dirigida em detrimento da Fé), devido à complexidade das verdades comprovadas científica e matematicamente, caduca que está a lógica racionalizante das convicções (só jovens inconscientes ainda acreditam nela cegamente - tudo é criticável!), resta-nos concluir, como a própria ciência o admite, que «a verdade é paulatina, dialéctica, reformável, com "rupturas epistemológicas"...» (João da Silva Gama).

Portanto, se alguém se dá ao trabalho de se meter nestas questões tão difíceis, é bom que esteja pronto para sofrer toda a crítica imaginável. Porque a ciência, tomada como uma espécie de "crença evidente", por estar em constante evolução, estabilizando-se só até se descobrirem e conseguirem racionalizar novas evidências, não resulta como catecismo para ninguém. Até porque ninguém é dono do que estuda. E aliás, que nos pode ensinar a ciência sobre o que vai no nosso íntimo, sobre a nossa problemática existencial? Ser considerado mero produto resultante da descendência evolutiva do acaso não alimenta grandes aspirações... O que nos leva a pensar se afinal não estaremos a ser subjugados por uma racionalização simplista e enganadora da verdade... Isto, no entanto, sem nos deixarmos levar por sentimentalismos!

A Revelação de Deus é diferente: é para ser compreendida mas não ao ponto de excluirmos o que não compreendemos... Por isso, devemos sempre acreditar mais do que aquilo que compreendemos. É claro que sempre vamos concluindo mais e melhor, "compreendendo para que possamos acreditar e acreditando para podermos compreender", num aprofundamento constante e na confirmação da verdade eterna, em cada geração, pelos séculos...

Afinal, como dizia o Prémio Nobel François Jacob, um dos pais da biologia molecular moderna: "O Homem deve ter razões para viver e para morrer e não é a ciência que as pode dar".

A ciência que nos deve realmente importar, aquela em que realmente vale a pena acreditar, é a "ciência", a "linguagem" da Cruz!! :o)

João

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 18 de December de 2002 21:43

A ciência pode ajudar-nos muito relativamente às nossas crises existenciais... Estou a pensar na psicanálise ou nas neurociências.......
Estou a pensar na clara e ténue linha que separa a vida da morte , a beleza do horror, a clareza da alucinação... e que a ciência nos permite delimitar e controlar.....

Tudo o que referiste sobre a essência transitória do conhecimento científico é condição sine qua non da sua validade.... Só o dogmatismo ou as pseudociências são imutáveis e com verdades seculares.... Daí grande parte da sua inverdade...

ana

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de December de 2002 23:29

A ciência é sempre algo de positivo, na medida em que contribui para o desenvolvimento da Humanidade.

E em muitas e diversas áreas.

Consideremos por exemplo o avanço da "ciência" histórica para a exegese bíblica.

E em nada colide com a Fé.

Pelo contrário quanto mais descobrimos sobre as maravilhas da Criação de Deus, melhor o conseguimos compreender, através da obra criada.

Desde que não tenhamos a tentação de nos endeusarmos.

Mas para não nos endeusarmos temos a "essência transitória do conhecimento científico" para nos pôr de novo os pés na terra.

João (JMA)

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 17 de October de 2003 22:30

Um belo texto do Frei Betto, em [agenciacartamaior.uol.com.br]


Bíblia e ciência
Frei Betto, OP

Einstein passou os últimos trinta anos de sua vida tentando unificar o
eletromagnetismo e a gravidade. Não o conseguiu, mas, na opinião do físico brasileiro J. Leite Lopes, de seus esforços "resultou a herança da unificação das quatro interações fundamentais da física: vida, paixão, morte e renascimento dos modelos inventados pelos físicos contemporâneos". Seu equívoco foi começar pela gravidade, que domina o Universo.

Hoje, os cientistas estão convencidos de que a gravidade deve ser a última força a ser considerada. Quem lograr encontrar a teoria do campo unificado terá o privilégio de aproximar-se ainda mais da Estação Zero. Ficará sabendo como era o Universo a 1-43 (1 precedido de 43 zeros) de segundo de sua existência.

A teoria unificada será suficiente sem comprovação empírica? Ora, isso
exigiria um superacelerador de partículas 1 septilhão de vezes mais poderoso do que o mais aperfeiçoado já concebido pela mente humana.

A ciência até hoje não sabe como explicar os dois eventos mais importantes:
a criação do Universo e o surgimento da vida. Há cientistas, como Clodowardo Pavan, da USP, convencidos de que o enigma da vida cedo ou tarde acabará por ser decifrado em laboratório. O grande desafio seria a origem do Universo.
Nem por isso devemos incorrer no erro de pretender extrair da Bíblia, em
especial do Gênesis, uma explicação "física" de como o Universo teve origem e evoluiu. A intenção do autor bíblico era sublinhar o sentido da existência humana, da natureza, enfim, da Criação. As questões levantadas por ele não são de ordem biológica, química ou física, mas sim ética, filosófica, sapiencial e, sobretudo, teológica.

A Bíblia não pretende, em primeiro lugar, dar-nos uma visão do mundo, e sim manifestar-nos o amor de Deus. Em sua pedagogia, sugere que contemplemos a Criação a partir da comunhão afetiva e efetiva com o Criador. Por isso, os dados "científicos" utilizados pelos autores inspirados são meros esquemas narrativos baseados em concepções próprias do Mundo Antigo. Como observou Santo Agostinho no século IV, o Espírito Santo nos foi enviado, não para informar sobre a órbita do Sol, da Lua e das estrelas, mas para que possamos ser discípulos de Jesus.

Os capítulos iniciais do Gênesis não devem ser lidos como manuais de
introdução à cosmologia, à antropologia ou à zoologia. Não são táticas e
estratégias militares que o leitor busca na leitura de Guerra e Paz, de
Tolstoi. Em seu caráter teológico, o relato bíblico, ancorado nas noções
"científicas" da época, revela- nos o mundo como criação gratuita e amorosa de Deus e o ser humano como centro do Universo e filho de Deus. "Deus viu tudo o que tinha feito: e era muito bom" (Gênesis 1, 31). Esse "muito bom" acentua a natureza paradisíaca da Criação. Se agora algo não está "muito bom" é por causa do pecado, a quebra da harmonia do ser humano com Deus, com os seus semelhantes e com a natureza.


Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 25 de October de 2003 00:43

O que aqui vou escrever tem a ver com a discussão com a Andreia no tópico Sobre esta Pedra ... porém tem mais a ver com este tópico

A imagem de um "deus" sanguinário, só saciável com o sangue de Cristo, o justo perfeito, é completamente incompreensível para pessoas que tenham de Deus uma imagem de justiça, perfeição ou bondade.

Foi daquela primeira imagem de "deus" que muitos se afastaram, outros proclamaram a morte, e outros se libertaram.

E foi positiva esta libertação como é positivo o facto de muitas pessoas para acreditarem necessitarem que a seja própria razão a dizer-lhes para aceitarem aquela Fé.

E deve ser deste modo. "Crer em Cristo é, em si mesmo, uma coisa boa e necessária à salvação; mas a vontade não adere a isso senão sob o aspecto com que a razão lho apresenta. De modo que se a razão lho apresenta como um mal, a vontade agirá mal aderindo - não porque se trate de uma coisa má em si, mas tornada acidentalmente má pelo facto de a razão a apresentar como tal", escrevia São Tomás.

Precisamos de perceber que aquele primitivo "deus" não está morto, mas muito simplesmente nunca existiu.

Utilizemos a nossa razão para melhor entender Deus, a sua Palavra.

Quanto mais aprofundarmos estas questões para nós próprios, mais descobriremos que nos identificamos cada vez mais com Ele.

E cada vez mais tenderemos a aceitá-lO nas nossas vidas.

João (JMA)

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de May de 2005 16:47

Ora bem, a luta continua!... Vejam esta notícia.

Alef



Citação:
Teoria da evolução em julgamento este fim-de-semana no Kansas


Conselho de Educação deste estado norte-americano está a avaliar se a teoria de Darwin deve ser ensinada em conjunto com o que diz a Bíblia

A teoria da evolução está em julgamento no Kansas. Oitenta anos depois de um famoso julgamento no Tennessee, também, nos EUA, em que um professor foi condenado por ensinar que o homem descendia de criaturas aparentemente mais modestas, as convicções dos americanos que acreditam que o mundo foi criado por Deus, tal como diz a Bíblia, estão a ser confrontadas com a ciência.

Em jogo está a questão de saber se os professores têm direito a ensinar simplesmente que a vida evoluiu na Terra segundo os preceitos da teoria desenvolvida no século XIX pelo britânico Charles Darwin - algo com que a comunidade científica em peso concorda - ou se devem guardar um espaço equivalente, no currículo, para ensinar que uma teoria concorrente diz que tem de haver uma entidade inteligente por trás da criação do Universo.

O Conselho de Educação do Kansas, a entidade responsável pelas escolas neste estado dos EUA, está a avaliar os prós e contras da teoria da evolução de Darwin e da teoria da concepção inteligente, num cenário bastante parecido com um tribunal. Durante seis sessões, iniciadas na última quinta-feira, mais de duas dezenas de testemunhas vão falar sobre o tema e ser interrogadas.

Resultados de sondagem a adolescentes

Espera-se que a maioria das testemunhas e também dos inquiridores sejam partidários do criacionismo ou da teoria da concepção inteligente - uma versão mais moderna e com uma certa patine científica da fé na literalidade da Bíblia, onde se diz que Deus criou o mundo em seis dias, incluindo Adão e Eva.

Para quem está fora do contexto americano, esta discussão pode parecer algo estranha. Até porque a Igreja Católica aceitou a evolução como uma teoria bastante provável. Mas nos EUA a religião tem um grande peso na sociedade e a maioria dos cidadãos é praticante e pertence a uma Igreja evangélica.

As sondagens que pretendem avaliar a relação dos cidadãos com o conhecimento científico costumam ter, aliás, resultados curiosos. Por exemplo, a revista Nature da semana passada cita uma sondagem feita a adolescentes com idades entre os 13 e os 17 anos que mostra que apenas 18 por cento concordam com a afirmação de que os seres humanos evoluíram ao longo de milhões de anos, a partir de formas de vida menos avançadas, sem que Deus interviesse no processo.

Trinta e oito por cento dos inquiridos acreditam que Deus criou os seres humanos na sua forma presente, num único momento, nos últimos 10 mil anos. O que a ciência diz é que os humanos modernos (Homo sapiens) surgiram há cerca de 150 mil anos em África, evoluindo de espécies mais arcaicas.

Quando directamente questionados sobre o grau de certeza sobre a teoria da evolução, 30 em cada 100 consideram que é apenas uma das muitas teorias para o surgimento da vida e que não existem grandes provas para suportá-la - uma afirmação com que os cientistas não concordam, de maneira nenhuma.

"Claro que não é uma discussão sobre ciência"

Os estados norte-americanos têm direito a adaptar os currículos escolares, por isso a maneira como a teoria da evolução é ensinada surge periodicamente em debate. Na loja de recordações do Grande Canyon, há livros à venda que apresentam a versão criacionista da forma como surgiu aquele imenso desfiladeiro no Arizona (o dilúvio universal é dado como o culpado). Actualmente, o assunto está a ser discutido em mais de uma dúzia de estados, diz a agência Reuters. No Kansas, o assunto anda a ser debatido desde 1999.

Como os membros do Conselho de Educação são eleitos e, nas últimas eleições, no Kansas os conservadores religiosos ficaram em maioria, é muito provável que este debate sob a forma de julgamento diminua a presença da teoria da evolução nos currículos escolares, mencionando-a como uma possível teoria, não provada. Não é possível deixar de ensinar por completo a evolução, porque o Supremo Tribunal dos EUA proibiu em 1987 que tal acontecesse. Mas pode ser apresentada apenas como uma teoria entre muitas.

Muitos vêem esta iniciativa como uma reencenação do Julgamento de John Scopes, em 1925, quando um professor foi acusado de violar leis estaduais do Tennessee por ensinar a evolução. Sue Gamble, membro do Conselho de Educação do Kansas que se descreve como moderada e que não estará presente nas sessões, disse à Reuters que se trata de "uma farsa", um episódio de planos mais vastos dos conservadores cristãos para alterar a paisagem legal e social nos Estados Unidos.

Os próprios cientistas têm-se mantido afastados. "Está claro que não é uma discussão sobre ciência. Estão a tentar mostrar que a ciência é sinónimo de ateísmo para poderem lutar contra ele", disse Jack Krebs, do grupo Cidadãos do Kansas pela Ciência, citado pelo jornal The Washington Post.

Clara Barata
«Público», 2005-05-08


Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religiăo/Bíblia/Fé ou Cięncia/Razăo?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de May de 2005 19:48

Alef

Como já disse hoje aquí celebra-se o Dia da Mãe! Eu vou compartilhar com vocês um postal que recebi dos meus filhotes acompanhado de um lindo ramo de flores!


God Loves You...

For knowing what matters,
For putting your family first,
For blessing them all
From the time they where small,
Loving them at their best and their worst.

God Loves you...

For warm homemade cookies:)
For heart-to-heart talks late at night,
For scrapes that you've tended,
Hurt feelings you've mended,
For raising your children up right.

For care that both nurtures and comforts,
For friendship that's loyal and true-

God Loves you...

For all of these motherly things,
And I want you to know, I do, too:)

Happy Mother's Day

Bruno and Raquel

Re: Criacionismo ou evolucionismo? Religião/Bíblia/Fé ou Ciência/Razão?
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 09 de May de 2005 01:57

Parabéns Ana

Pela mãe que és, e pelos filhos lindíssimos que tens, pois são reflexo de ti própria.

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.