Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Países pobres
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 06 de March de 2005 00:38


Portugal, é um País pobre.
Tem tanta gente necessitada, gente a perder as suas casas, tanta gente sem trabalhos, sem comida para dar aos filhos.


E ainda fazem peditórios para África, Timor, Cabo Verde, etc.

Se temos gente pobre em Portugal, porquê ajudar os outros países?


Re: Países pobres
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 06 de March de 2005 04:06

Augusto:

• Que sugeres? A pobreza desses países é uma fatalidade ou há responsabilidade(s)? É um problema sem solução ou pode fazer-se algo? Deve fazer-se algo?

• Qual deve ser o papel de Portugal face aos países mais pobres? Sugeres com as tuas afirmações-perguntas que Portugal, sendo pobre, não deve ajudar? Se sim, em que medida? E qual o papel do Canadá face ao problema? E o dos EUA? E o dos outros países ricos?

• E o papel dos cristãos, o teu e o de cada um de nós, face ao problema?

• Qual é, pois, a tua visão do problema da pobreza no mundo, enquanto pessoa cristã? Incomoda-te? Reflectes no assunto? Ajudas?

Aqui fica o repto a que partilhes connosco as tuas reflexões, preocupações e questões, e poderemos ter aqui um tópico bem pertinente. Cá voltarei.

Alef

PS.: Notem-se uns dados, não para polemizar, mas para reflectirmos... Portugal é, de longe, um país mais pobre (talvez alguns prefiram dizer «menos rico») que os EUA e o Canadá. Mas não deixa de surpreender o que aparece no recente relatório da UNICEF sobre a situação da infância do mundo, «Situação Mundial da Infância 2005» (em Português, formato PDF, 8 Mb): em muitos países ditos ricos a percentagem de crianças em agregados pobres continua elevada e nalguns até aumentou nos últimos 10 anos. Assim, se Portugal tem uma triste taxa de pobreza infantil de 15,6%, o Canadá não anda longe: 14,9%, enquanto os Estados Unidos chegam ao escandaloso valor de 21,9% (ver o mesmo relatório, página 38), isto é, bastante mais que a Polónia e Hungria. E note-se ainda que em países como Finlândia, Noruega e Suécia esse valor não chega aos 5%. É curioso também que Portugal tem uma taxa de mortalidade infantil mais baixa que o Canadá e Estados Unidos. Mas a probabilidade de uma criança nascida na Serra Leoa ou em Angola morrer antes de completar cinco anos é 50 vezes maior que em Portugal... Creio que estes dados são mais do que suficientes para olharmos o problema de uma forma corajosa, porventura menos «defendidos» de «lugares comuns».



Editado 1 vezes. Última edição em 06/03/2005 04:11 por Alef.

Re: Países pobres
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 06 de March de 2005 12:51

Alef

Eu quase sempre ajudo, sim. Ainda agora para o marmoto da Ásia dei em 3 lugares. O meu coração pediu-me para ajudar. Vai haver na minha igreja uma campanha para os pobres de cabo verde, é uma campanha Quaresmal, também vou ajudar.
Em certos países, a família que não fizer 30.000 dólares ao ano, é considerada pobre, sabias? Mas aos pobres em alguns países, o governo dá-lhes uma pensão no valor de 800 dólares, muitos não o sabem é administrar, são sempre pobres. Agora como em Portugal os idosos recebem 150 euros por mês, aí é que eu considero pobreza.
Agora se há países, onde nem sequer têm algo para comer, então ainda mais pobreza. Em Portugal, as familias com o salário mínimo, são todos pobres? Tudo depende como façam as estatísticas. Ao que consideras pobre? O que é para ti um pobre?

Re: Países pobres
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 06 de March de 2005 17:16


O que é para ti um pobre ou um país pobre?

Re: Países pobres
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 29 de June de 2005 23:45

na aldeia perdida no monte donde saiu o meu pai emigraram algumas pessoas para a venezuela.
Nessa aldeia existiam 2 ou 3 familias consideradas ricas que viviam em palacetes ainda hoje de admiravel beleza. Viviam os outros habitantes, pelos criterios de hoje quase todos muito pobres e viviam os pobres da aldeia, aqueles que pelos criterios de ontem eram os pobres entre os pobres.

Conta o meu pai que os emigrantes da venezuela passado uns anos escreviam para a aldeia a dizer que viviam melhor que os ricos da aldeia, até tinham frigorifico!!!

O conceito de pobreza é relativo.

Num pais, numa determinada situação, uma familia vive com um determinado nivel de vida e vive satisfeita porque está no topo da piramide, tem uma qualidade de vida superior à quase todo os seus conhecidos.

Mudando o tempo e o lugar esse mesmo nivel de vida é a base da piramide, é considerado muito pobre, degradante até.

Uma pessoa sente-se rica num ambiente e vive contente com isso mas vive pior que os que se sentem pobres noutro ambiente e andam desgostosos por serem os que vivem pior nesse ambiente.

Ou seja, por vezes agrada mais às pessoas sentirem-se na camada superior da sociedade que propriamente o conforto que viver nessa situação representa.


A definição de pobreza é relativa, já a de miseria não.

Miséria é quando não há que comer, não se tem um teto, não se tem roupa, mesmo em 2ª mão e um pouco rota.


A definição de pobreza na europa é quando se têm um rendimento inferior a 60 % da mediana do rendimento do agregado por adulto equivalente. Com esta definição uma familia pobre na suiça vive acima da media em Portugal e uma familia pobre em portugal vive acima da média na maior parte do mundo. Comparando com os paises referidos uma familia pobre cá vive muito acima da media desses paises.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.