Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Igreja sem Papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de March de 2005 18:26

Igreja católica vive impasse institucional




De acordo o jornal francês Le Monde, o Vaticano vem sendo perseguido por perguntas sem respostas. Quem está no comando, se o Papa não tem condições de governar? Qual é a real validade dos atos dele, se ele não pode mais falar? Ele poderia se demitir, seja por vontade própria ou forçado pelos assessores?

Um especialista da Cúria disse que frente a um cisma fundamentalista, o Vaticano estaria praticamente sem condições de reagir. Isso porque a tradição da igreja católica é formal.

Toda decisão, em matéria de disciplina e de doutrina, bem como a nomeação de bispos, permanecem suspensas, caso ele não possa governar.

Ele até pode delegar algumas funções mas mesmo assim ele ainda precisa ser capaz de se comunicar com os assessores dele. O cardeal Mario Pompedda, jurista da Cúria, afirmou que nada impede que João Paulo II tome decisões por meio de gestos ou palavras, o problema é que ele não pode mais ouvir.

Na prática, o papa pode contar com três cardeais: o italiano Angelo Sodano, de 77 anos, que atua como secretário de Estado, o alemão Josef Ratzinger, de 77 anos, prefeito da Congregação para a doutrina da fé e o italiano Giovanni-Baptista Re, de 71 anos, ministro do Interior. Embora sejam de confiança, estes homens não têm poder.

Eles só precisam prestar contas a João Paulo II, mas a função deles termina quando o papa morre.

Estas questões até pouco tempo atrás eram consideradas tabus.


A imprensa italiana publicou amplas análises e declarações sobre a eventual renúncia do papa, um fato inédito na história recente da igreja. O tema já havia sido abordado em 1981, depois do atentado contra o Papa e há três anos, importantes cardeais não excluíam a possibilidade de que ele se retirasse devido ao avanço da doença, que impede que ele ande e pronuncie corretamente as palavras.

Um pedido explícito pela renúncia foi feito pelo bispo espanhol, que vive no Brasil, Pedro Casaldáliga, em uma entrevista publicada pelo Serviço de Informação Católica da África.


Casaldáliga, de 77 anos, disse que o papa deveria deixar o cargo como fazem todos os bispos da igreja católica aos 75 anos. Ele disse que os anciãos têm suas limitações e se incluiu, dizendo que nesta idade, não se têm mais a força e a lucidez de antes.

O escritor italiano Giancarlo Zizola, em entrevista ao jornal Le Monde, concluiu que quiseram impor a noção de um papa que estaria acima da Igreja. Zizola diz que lá está ele, doente, sabendo disso e incapaz de tomar a menor iniciativa, o que configura uma situação de impasse institucional.

© Radio Nederland Wereldomroep, all rights reserved


Re: Igreja sem Papa
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 06 de March de 2005 13:57


Cara Catolica Praticante

No outro dia vi uma sondagem em que 71% dos inquiridos não Católicos defendia que o Papa deveria renunciar.

De entre os Católicos só 19% defendiam que deveria renunciar.

Curioso, muito gostam os não católicos de ter opiniões sobre a Igreja, acham que o Papa deveria renunciar, que os Padrs deveriam casar, que as mulheres deveriam ter acesso ao sacerdócio.

É de facto um fenómeno curioso

Pedro B


Re: Igreja sem Papa
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de March de 2005 13:18

Podias citar as sondagens?

Re: Igreja sem Papa
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 07 de March de 2005 15:59

Posso sim senhor

Sondagem do Jornal Espanhol ABC.

Foi publicada em finais de Janeiro principios de Fevereiro.

Se não encontrar tirei uns recortes e posso mandar-lhe. Achei deveras curioso.

Pedro B



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.