Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 21 de February de 2005 17:59

Em Maio, de 1940, a França é invadida pelas tropas nazis.
Ao Sudoeste do país acorrem multidões de refugiados. A salvação seria atravessar a fronteira com Espanha. Mas isso só é possível com visto para Portugal. O cônsul português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, contrariando ordens de Salazar, passa milhares de vistos, salvando outros tantos seres humanos de uma morte certa.


Algumas semanas depois da invasão da Polónia por Hitler e do início da Segunda Guerra Mundial, Sousa Mendes tinha recebido instruções formais para não emitir vistos a determinadas categorias de refugiados – nomeadamente judeus e antifascistas – sem autorização prévia do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O ministro era nesse tempo o ditador Salazar. Ele e os seus colaboradores no Ministério não tencionavam facilitar a entrada em Portugal a refugiados que, por razões raciais ou ideológicas, consideravam como indesejáveis. Os pedidos de autorização para passar vistos a esses grupos de indivíduos tinham por isso pouco êxito.

Sousa Mendes cedo o descobriu por si mesmo. Dado que considerava as novas normas para a passagem de vistos como racistas e desumanas, começou por contorná-las e infringi-las naquilo que parecem ter sido, pelo menos inicialmente, casos isolados. Foi descoberto pela polícia política portuguesa (P.I.D.E.) e o Ministério dos Negócios Estrangeiros foi informado. Este último ordenou-lhe que parasse, ameaçando-o com medidas disciplinares.

Nem a sua consciência nem os acontecimentos permitiam ao cônsul-geral em Bordéus fazer aquilo que o seu interesse pessoal lhe ditava.

A situação dos refugiados na cidade portuária francesa tinha atingido proporções trágicas com a invasão nazi dos Países Baixos e da França (Maio e Junho de 1940). Literalmente milhões de refugiados e evacuados tinham afluído ao Sudoeste da França. Centenas de milhares deles escolheram Bordéus como seu destino temporário. À medida que os exércitos nazis se aproximavam, aqueles que tinham razões para recear Hitler só tinham um pensamento: abandonar França.

Quase desde o início da ofensiva alemã, Sousa Mendes tinha sido assaltado diariamente por centenas de pedidos de visto por refugiados que fugiam aos nazis. Para saírem de França, eles precisavam de vistos de trânsito espanhois. Assolada por 3 anos de guerra civil, a Espanha não queria ter mais a carga dos refugiados. Além disso, a Espanha franquista era descaradamente pró-nazi. Os opositores a Hitler pura e simplesmente não eram bem-vindos. Só aqueles que podiam provar, com um visto prtuguês, que não tinham a intenção de permanecer eram autorizados a entrar e passar (depressa) pelo território do país.

A compaixão de Sousa Mendes por esses seres humanos acossados era tal que a sua própria residência (imediatamente por trás dos escritórios do consulado em Bordéus, no Quai Louis XVIII) estava apinhada de refugiados que tinha acolhido debaixo do seu tecto. A mulher do cônsul, Angelina, cuidava noite e dia dos mais desafortundos de entre eles: as crianças e os idosos. Daqui partiam para Portugal, permanecendo em casa do cônsul, em Cabanas de Viriato, distrito de Viseu, enquanto não conseguiam embarcar para outros continentes.


Aristides tinha finalmente deixado de esperar por autorizações que nunca chegaram e, trabalhando quase sem parar em 17, 18 e 19 de Junho em Bordéus, passara vistos a todos os que deles necessitavam. Era de muitos milhares o número daqueles que os receberam.

A desobediência - e o heroísmo – de Sousa Mendes não pararam aí. Sabendo que um número igualmente grande de refugiados estava à espera diante do consulado em Bayonne e que o cônsul dali, Faria Machado, não podia ou não queria solucionar a crise, Sousa Mendes deslocou-se àquele consulado e assumiu o comando da situação. Uma vez mais emitiu milhares de vistos.

Deslocou-se também à cidade fronteiriça de Hendaye, onde continuou a fornecer vistos não autorizados. Quando as autoridades fronteiriças espanholas deixaram de aceitar os vistos passados por ele, Sousa Mendes acompanhou pessoalmente um grande número de refugiados através da fronteira para lhes assegurar a passagem.

É impossível estabelecer os números exactos, mas é quase certo que mais de 10 000 refugiados conseguiram fugir de França, atravessar o território espanhol e a seguir entrar em Portugal, graças aos vistos de Sousa Mendes.

Em 24 de Junho de 1940, o Dr. António de Oliveira Salazar, ditador e ministro dos Negócios Estrangeiros português, enviou 2 telegramas chamando imediatamente a Lisboa o cônsul-geral português em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes. O despacho acusava-o da "concessão abusiva de vistos em passaportes de estrangeiros". Ele significou o fim da carreira de 30 anos de Sousa Mendes. A verdade sobre o que tinha acontecido foi imediatamente silenciada pelo regime de Salazar. Nem mesmo durante o processo disciplinar, realizado à porta fechada, se apurariam todos os factos.

Sousa mende sfoi afastado da actividade diplomática e morreu na miséria, em extremas dificuldades para sobreviver a sua família numerosa.

Obedeceu sempre à sua consciência católica, ao seu sentido de humanidade e compaixão pelos outrso. Salvou milhares de vidas , mas pagou um preço alto pela sua rectidão de cosnciência e pelos seu impulso de ajudar os outros.


Hoje, é reconhecido como um homem bom e um herói do Holocausto.


Re: Ser Católico
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 14:20

Caríssimos,

Esta é uma notícia ipsis verbis, retirada aqui da "secção de notícias" do Paróquias de Portugal, que vos peço, que pacientemente a leiam:


Papa compara aborto a Holocausto


O novo livro do Papa, Memória e Identidade, que será apresentado na quarta-feira, está a levantar polémica. João Paulo II, a certo passo do seu escrito, compara o aborto aos crimes cometidos por Adolfo Hitler - que a comunidade judaica classificou de Holocausto.

Ontem o Comité Central dos Judeus, na Alemanha, veio a terreno criticar a comparação, dizendo que "a Igreja Católica não compreendeu ou não quer compreender que não se pode comparar o aborto ao Holocausto". Palavras de Paulo Spiegel, membro daquele comité, que, citado pela AFP, acrescentou "Há uma enorme diferença entre um genocídio e aquilo que as mulheres fazem com o seu corpo."



Viram???
Os Judeus, esses pérfidos inimigos de Cristo e da Sua Santa Igreja, não se coíbem em atacar o Vigário de Cristo na Terra, por ter utilizado o termo "Holocausto" em relação a essa práctica aberrante e pagã que é o infanticídio do ABORTO!

Esse povo deícida, que transformou esse pretenso "holocausto" num negócio rendoso e lucrativo, julga-se dono em exclusividade do termo, que no fundo é o seu ganha-pão político que lhe garante "imunidade moral" para liquidar barbaramente outros povos.

Este é o espírito judeu!
O espírito de um povo, que recordo sempre foi persona non grata em toda a civilização ocidental! Os Romanos consideravam-nos inimigos da espécie humana! Os gregos consideravam-os abominações! Os francos, proibiram-os do comércio; os ingleses legislaram medidas anti-semitas; os espanhóis e portugueses expulsaram-os; os alemães perseguiram-os... porque, perguntam vocês??? Até bem recentemente o grandioso artista cristão da nossa contemporaniedade, Mel Gibson, (um católico Tradicionalista!) quase que era trucidado pela jewish press mundial! Quero então que pensem sobre o porquê, para que tantas culturas, tantos povos, tão diferentes entre si, no espaço e tempo os detestarem!...

Reparem... eu não sou anti-semita ou partilho qualquer ideologia que atente contra a integridade física do povo judeu! Quero aqui deixar bem claro! Sei que o meu texto, por ser uma crítica a esse povo que argumenta sempre com o "holocausto" para não sofrer ataques, julga ter arranjado um alíbi político perpétuo para não responder perante as próprias atitudes criminosas!

No fundo o que estou a dizer, é que apesar do apregoado "holocausto" nazi, os judeus, não são virgens púdicas que não possam sofrer críticas!
Não tem nenhuma isenção moral divina ou terrestre, que não possam ser sujeitos de crítica!
Lembro aqui os leitores cristãos deste forum, que julgo terem sido os judeus os culpados pelo julgamento anedótico e sumário que conduziu criminosamente JESUS CRISTO à morte!
Aquele "deus" simplesmente não lhes servia!

Hoje, apesar dessas tão apregoadas "perseguições", "holocaustos" e "violências" afins, controlam a política mundial, e oprimem bárbara e violentamente povos vizinhos. Os "perseguidos" de ontem, são hoje os carrascos que, imagine-se só, julgam-se na sua douta opinião de poder criticar o Santo Padre em público!

Que vergonha! Que figura triste fazem!
Que ingratidão para com a figura do Santo Padre, que na época da II Grande Guerra, o Santo Pio XII, tantos ajudou a escapar da morte certa das câmaras de gás!
Foi até publica e famoso o caso da conversão do então Rabi de Roma ao catolicismo, que mudou o seu próprio nome para Eugénio, em homenagem ao próprio Sumo-Pontífice!

Mas enfim, é a gratidão, que nós católicos temos desse povo errante e alienado!
Muito teremos ainda de rezar pela conversão desse povo, que a Igreja sabiamente os designou de pérfidos!


Um abraço a todos do Católico Tradicionalista,

Victor Henriques


Bem-Aventurado D. Marcel Lefèbvre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia Catholica!


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!


Obs: Se nos próximos dias não voltar a escrever, é porque certamente estarei encarcerado num campo algures em Israel, preso pela polícia política secreta deles, a Mossad!









Re: Ser Católico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 14:35

Meu Deus!!!!!

Moderadores! Não acham que chegou a altura de intervir?????

Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 16:12

Vítor:
Já noutro post você utilizou uma linguagem anti-sionista de tipo nazi, chegando até a insinuar a "solução final" para o "problema judaico". Que o Integrismo católico ou o conservadorismo católico se alimenta da ideologia nazi já o sabia. Agora que se utilize um Forum católico prara fazer uma campanha nazi, racista e antisemita, parece-me inaceitável.

Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 16:20

Há de facto uma enorme diferneça entre o genocídio massificado de PEssoas HUMANAS , planeado e maquinizado, que foi o Holocausto e a questão do Aborto. È algo de absolutamente incomparável.
E o papa, ao utilizar essa expressão desadequada procurou apenas fazer uma metáfora infeliz e não substimar a realidade que foi o Holocausto Nazi.

Onde morreram , não sei se sabem, não apenas Judeus mas muitos outros indesejáveis - comunistas, oposicionistas ao regime nazi, deficientes mentais, homossexuais e milhares e milhares de CIGANOS ( esta informação é para a Ana ) , homens, mulheres e crianças. E, já agora, morreram também muitos católicos alguns deles Padres, que se colocaram ao lado dos oprimidos.

Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 17:29

Um exemplo antiracista:

"Véronique, uma jovem francesa, conta: Os peregrinos que foram a
Lisboa foram todos acolhidos em famílias; nós, seis franceses e seis
polacos, tivemos a grande sorte de ser acolhidos por várias famílias
ao mesmo tempo: famílias de um bairro pobre de Lisboa. Este bairro da
Quinta da Serra, a norte de Lisboa, no Prior Velho, está situado
entre o aeroporto e a auto-estrada, e é atravessado por um cabo de
alta tensão. Mas as pessoas ali respiram alegria. Estes imigrantes de
Cabo Verde, da Guiné, de Angola, de Moçambique ou de outros países
têm uma grande noção de acolhimento: à noite, sopa, sumos de fruta,
doces, chás esperavam-nos e prolongavam-se nas danças com um fundo de
música de Cabo Verde. Para testemunhar ao resto da paróquia do Prior
Velho e aos lisboetas que as pessoas do bairro são como as outras,
eles fizeram questão em que tudo fosse perfeito, a ponto de
construírem chuveiros e fazerem chegar água quente à pequena casa da
associação do bairro onde fomos alojados. Durante esses cinco dias
com eles, vivemos uma simplicidade cheia de alegria, cruzámo-nos com
vidas por vezes marcadas pela guerra e pelo exílio, mas guiadas por
sorrisos coloridos e pela fé. [www.taize.fr]

Re: Ser Católico
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 17:36

Caríssima "católicapraticante",


Foi com pavor que li as suas frases, acima, onde diz:
"Que o Integrismo católico ou o conservadorismo católico se alimenta da ideologia nazi já o sabia. Agora que se utilize um Forum católico prara fazer uma campanha nazi, racista e antisemita, parece-me inaceitável".

Devo-lhe dizer que estas foram as frases mais infelizes, perversas, e ignobéis que já alguma vez vi escritas neste forum!

São frases assassinas, violentas, desproporcionadas e reveladoras, certamente de uma mente que evidência um claro disturbio psíquico.

São frases criminosas como estas que incendeiam e destroiem.

São frases como a sua, que provocam asco e repulsa!

São frases portadoras de uma falsidade inqualificável, que procuram denegrir, rotular, e impor.


Sei que este forum está aberto à participação livre das pessoas, mas existem limites éticos. E se houve por aqui alguém que tenha utilizada uma linguagem ácida, corrosiva, e repugnante, essa pessoa foi certamente V. Exa.

Agora, não poderei obviamente entender, que por razões meramente políticas, existam grupos, comunidades, movimentos de pessoas que não possam ser sujeitos à crítica!!!Grupos de pessoas essas que criticam abertamente e sem pudor aquele que é para mim, e milhares de outras pessoas, o Vigário de cristo na Terra, Sua Santidade, o Papa.

E aproveito mais uma vez, e o farei as vezes que forem necessárias, em me colocar ao lado de Sua Santidade na comparação inteligente e correcta que faz do holocausto e o crime horrendo do aborto!


Aceite os melhores cumprimentos do Católico Tradicionalista,


Victor Henriques


Bem-Aventurado D. Marcel Lefébvre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia!


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!
__
[Nota do Alef: editei esta mensagem, retirando quinze linhas em branco que se seguiam à última linha de texto.]



Editado 1 vezes. Última edição em 23/02/2005 19:22 por Alef.

Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 19:04

SE alguém ultrapassou os limites éticos foi o Vítor, que veio para este forum com argumentos antisemitas e nazis.

Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de February de 2005 19:08

O apelo ao ódio , ao racismo e à perseguição de um grupo étnico não é apenas um pecado. Pode ser até um Crime. è muito triste que um forum católico albergue expressões como as escritas pelo pobre do Vítor.

Re: Ser Católico
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 10:37

Caríssimos,


É com estupefacção que assisto ao continuo desenrolar das palavras DIFAMATÓRIAS e ASSASSINAS por parte da participante "catolicapraticante".

É com alguma surpresa que verifico que os "moderadores" deste forum ainda não tenham intervido repreensivamente perante tão graves e cruéis acusações que as minhas opiniões são alvo.

A Exma. participante "catolicapraticante" continua a insistir na sua inusitada e demenciada acusações (que são visíveis nas suas duas últimas mensagens acima escritas) que visam rotular e destruir, visando as minhas afirmações, estas sim, perfeitamente legitimas e devidamente justificadas.

Chamo a V. especial atenção para os seguintes textos, todos de insuspeitos autores judeus contemporaneos, que comprovam a veracidade das minhas, julgo que correctas, afirmações:


NORMAN FINKELSTEIN, um académico judeu, que ensinou Ciência Política na Cidade Universitária de Nova Iorque (Colégio de Hunter), diz no seu FAMOSO LIVRO, "A INDUSTIA DO HOLOCAUSTO":
"Invocar o Holocausto, é um truque para retirar legitimidade a qualquer crítica aos judeus".
"Ao conferir uma total inocência aos judeus, o DOGMA DO HOLOCAUSTO IMUNIZA Israel e a América Judaica de censura legítima. O Judaísmo organizado explorou o Holocausto nazi para desviar as críticas a Israel e às suas políticas moralmente indefensáveis".
Este autor judeu, repita-se, tem a coragem e frontalidade em escrever sobre a "insolente exploração da Alemanha, Suiça e outros países para a extorsão de biliões de dólares".
"O Holocausto", diz ainda FINKELSTEIN, "poderá vir a tornar-se o maior roubo da História da Humanidade".
(NORMAN FINKELSTEIN, "A INDUSTRIA DO HOLOCAUSTO", New York, 2000, pp. 130, 138, 139 e 149)

Como vê, cara católica praticante temos de ter calma antes de injuriosamente e ofensivamente apelidar o outro de "nazi" como o fez!
Tenha calma! Procure tomar uns calmantes, procure informar-se e sossegar a sua escrita antes lançar a sua onda de disparates.


Mas, poderei citar mais um ou outro exemplo. Desta vez de uma reputadíssima Professora na não menos reputada Universidade de Yale, Paula Hyman, que declarou:

"Em relação a Israel, o Holocausto pode ser usado par monopolizar a crítica política e suprimir o debate; reforça o sentimento dos Judeus como o povo eternamente marginalizado que apenas pode contar com ele próprio para a sua defesa. A invocação do prolongado sofrimento dos Judeus devido aos nazis, muitas vezes toma o lugar de um argumento racional, e é esperado que convença os mais desconfiados da legitimidade política governamental Israelita".
(PAULA G. HYMAN, em "Novo debate sobre o Holocausto", The New York Times Magazine, 14 Set. 1980, pag. 79)

E agora, cara "catolicapraticante?... Vai chama-la de também de "nazi"???...
Enfim!...

Portanto cara "catolicapraticante", não lance rótulos tão facilmente como o faz. Procure informar-se para não dar a imagem de uma mera consumidora e reprodutora de propaganda. Acaba por ficar mal vista, acredite!

E chamo também a atenção aqui dos "moderadores" do Forum para a melindrosidade deste tema, que acabou por aqui irromper.
É ou não legítimo críticar o povo judeu??? O "Holocausto" isenta-os de crítica?... E se os judeus, de forma organizada, através de um dos seus movimentos, criticarem abertamente o Sumo-Pontífice da Santa Igreja Católica, como aliás o fizeram?... Será que não é permitido aos católicos rebater as suas afirmações sem se ser apelidao de "nazi" como fez tristemente aqui a nossa "catolicapraticante"?...

É com alguma pena minha que não vi aqui ninguém debruçar-se seriamente sobre esta temática.

Quanto aos nazis, cara "catolicapraticante", esteja calma! Estão bem mortos e enterrados, e é lá que devem ficar. Não os "ressussite" aqui para o Forum para as suas infames manipulações de palavras.

Aceite, desde já um beijinho meu, do Católico Tradicionalista,


Victor Henriques


D. Marcel Lefévbre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia Catholica


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!


Obs: Aproveito para reafirmar o meu total repúdio pela afirmações dos JUDEUS ao Santo Padre João Paulo II, que inteligentemente e muito correctamente equiparou o crime bábaro, vil e COBARDE do Aborto ao Holocausto!





Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 12:08

A pacotilha argumentativa que tem aqui utilizado é a prova de que o nazismo continua em força ( pacotilha usada em blogues nazis, entre outras forntes de respeitabilidade duvidosa). È triste que se aproveite um Forum Católico pra fazer a apologia do antisemitismo.

Agora percebo o porquê da Excomunhão dos ditos tradicionalistas. Relamente, quem advoga estes valores não pode estar na Igreja.

Re: Ser Católico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 12:23

VMTH

Ninguém (nem nenhum país) está isento de crítica, seja ele judeu, cristão, ateu, ou o que for, desde que seja justa.

Generalizar da forma como o fez, usar as expressões como o fez, é que está errado!

Citações suas:
Os Judeus, esses pérfidos inimigos de Cristo e da Sua Santa Igreja
Esse povo deícida
pretenso "holocausto"
apesar do apregoado "holocausto" nazi
tão apregoadas "perseguições", "holocaustos" e "violências" afins

Esquece-se que Jesus nasceu judeu?!! Jesus foi judeu!
Ao usar as aspas, ao usar os adjectivos 'pretenso' e 'apregoado', está a querer negar a existência do morticínio dos campos de concentração????
Sou católica, mas não pretendo ser responsável pelas acções da Inquisição! Então porque responsabilizar todo um povo, pelo que algumas pessoas fizeram há 2000 anos?

E continuo a estranhar a não intervenção dos moderadores do fórum...

Re: Ser Católico
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 12:36

Sim, Cassima, uma das teorias dos neonazis é negar a existência do Holocausto, ou então minimizá-lo. , outra teoria, aqui apresentada pelo vítor, é ainda mais aberrante - é justificar o extermínio de milhõess e milhões de pessoas. É vergonhoso.

Re: Ser Católico
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 13:05

Cara "catolicapraticante",


A senhora mostra evidentes sinais de um profundo equívoco! Quem está FORA da Igreja, asseguro-lhe, são certamente os Judeus! Graças a Deus!!!
E este, como diz, é um forum católico, não israelita!

- Aproveito para reafirmar o meu TOTAL E INTRANSIGENTE REPUDIO pela afirmações dos JUDEUS ao Santo Padre João Paulo II, que inteligentemente e muito correctamente equiparou o crime bárbaro, vil e COBARDE do Aborto ao Holocausto!



Cara Cassima,

A suas pertinentes questões encntram-se também enfermas. "Jesus foi Judeu", diz. De facto, Deus na Sua Infinita Misericórdia permitiu que o Seu Filho nascesse de entre o povo judaico.
Mas permitiu, acima de tudo, mostrar como esse mesmo povo (arrogantemente auto-intitulado "povo eleito"!) O rejeitasse e O crucificasse.
Que grande Mel Gibson, que veio justamente lembrar à nossa Humanidade o drama desse crime na sua fantástica e iluminada obra-prima The Passion of the Christ.
A expressão "pérfido judeu" decorre daqui. Saberá certamente que foi a expressão que a sua, e minha Igreja milenarmente empregou nas orações das Sextas-feiras Santas. A expressão está longe de ser minha, cara Cassima!

No entanto tenho a humildade necessária para lhe dar os parabéns por admitir que "ninguém está isento de crítica, seja ele judeu, cristão ou ateu, ou o que for, desde que seja justa."
Parabéns por estas palavras corajosas Cassima! No entanto, devo-lhe advertir que nem todas as pessoas, até mesmo aqui neste forum, concordam com a sua posição.


Beijinhos para as duas, do Católico Tradicionalista,

Victor Henriques


D. Marcel Lefévbre: Ora pro Nobis et Sancta Ecclesia Catholica


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!


Obs: Junto a minha voz à da Cassima, e alerto mais uma vez, os moderadores deste Forum a pronunciarem-se sobre os abusos difamatórios aqui continuamente reproduzidos!

Re: Ser Católico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 13:34

VMTH

Apenas um esclarecimento: A minha estranheza sobre a não intervenção dos moderadores, refere-se, apenas e só, às suas palavras!

Re: Ser Católico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 13:52

Cara Cassima,

O VMTH é já crescido para ser responsável pelas suas palavras.

E os moderadores não têm de exercer uma tutela sobre as suas palavras.

Em todas as páginas vem escrita a seguinte nota: "As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica."

As palavras do VMTH não correspondem ao sentir da Igreja. Sobretudo depois do 2º Concílio do Vaticano. Que, por exemplo, suprimiu a referência ao povo judeu na 6ª Feira Santa. Mas, como sabes, o VMTH tem dificuldades na aceitação do Concílio...

Se achas, no entanto, que ainda assim deve haver intervenção, indica expressamente aquilo onde pensas que os moderadores devem intervir, e porquê.

Se eu fosse a apagar cada mensagem que considero "fora de contexto"; ou cujas expressões considero "fora da correcção" para mim exigível; ou que não correspondem à "Doutrina e Tradição da Igreja Católica"...

João (JMA)

Re: Ser Católico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 14:06

João (JMA)

Obrigada pela tua intervenção.

Eu não pretendo fazer do vosso papel uma polícia do fórum pronta a agir quando algo sai do sentir e pensar dos moderadores. Isso seria, no mínimo, injusto para as pessoas que têm uma posição diferente da vossa!
Mas já vos vi a 'repreender' participantes por causa do que diziam ou da forma como o faziam. Já vos vi a encerrar temas (pelo menos um tema) que não estavam a ser debatidos de forma equilibrada. E sei que, pelo menos, um participante foi expulso do fórum.

Ora, as palavras do VMTH são mais do que meros insultos trocados entre os forumnautas. Reflectem os motivos que levaram à perseguição dos judeus pelo mundo fora e que, no nosso país, tantos portugueses destruiu.

E isso eu achava que devia ter uma palavra vossa!

Cassima

Re: Ser Católico
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 14:51

Cara Cassima,

Entendo a tua atitude e compreendo que a atitude do VMTH te choque. Vou-te dar a minha opinião, não mais do que isso.

O discurso do VMTH está em consonância com a atitude espiritual que ele expressamente indica. Identificando-se como seguidor da linha do Bispo Lefebvre, assume estas posições na linha de tais convicções. Não se escondeu atrás de uma outra espiritualidade nem pretendeu falar em nome de terceiros. O que motivaria a minha intervenção.

Como sabes o Bispo Lefebvre apartou-se da comunhão com Roma, num incidente grave que tem vindo a ser resolvido, mas infelizmente ainda está longe de solucionado.

O anti-semitismo tem raízes fundas, mesmo dentro de muitas tradições cristãs, e a espiritualidade do VMTH vai nesse sentido. Não me cabe ser juiz da consciência dele, apesar de considerar objectivamente errada tal atitude. Houve tempos em que dentro da Igreja Católica havia bastantes pessoas que assim pensavam.

Por outro lado, se existiram acusações pessoais, foram contra ele, as quais ele repudiou prontamente e com isso "desinflou" o balão. Sem necessidade de intervenção dos moderadores.

Como sabes, a Igreja Católica tem tratado os judeus depois do 2º Concílio do Vaticano por outras fórmulas bem mais cristãs, como a de "nossos irmãos mais velhos".

É esta para mim a perspectiva correcta. Acabei aliás de ler há poucos dias um livro de um autor contemporâneo que se assume como judeu, Emmanuel Levinas, com o título Ética e Infinito na qual a sua natureza judaica se expressa muito fortemente e verifico um pensamento com muitos pontos de contacto com o pensamento cristão.

Por tudo isso e muito mais discordo do VMTH.

Mas defendo e defenderei sempre o direito dele me contradizer.

João (JMA)

Re: Ser Católico
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 15:13


Obrigada, João (JMA). Gostei do que escreveste!

Cassima

Re: Ser Católico
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 24 de February de 2005 15:42

Caríssimo JMA,


Parabéns pela teu texto que procura ser moderado, num tema difícil, facilmente deturpável, e ideologicamente sensível.

No entanto, verifico que ninguém (exepto a "catolicapraticante", é verdade!) opinaram sobre a questão central relacionada com os judeus, que levantei logo na minha primeira intervenção.

Em notícia - que ainda está disponível na "seccção notícias" do Forum Paróquias - a comunidade judaica critica fortemente Sua Santidade o Papa João Paulo II por este ter comparado o crime bárbaro, vil e cobarde (os adjectivos são meus!) do Aborto ao Holocausto nazi.

A questão é somente esta: pode-se ou não refutar os judeus pelas suas afirmações contra o Vigário de Cristo?
Pode o "Holocauso" servir de alibi que os imune de críticas?
Eles podem atacar publicamente o Papa, e eu como católico, não poderei defender o Papa dos seus protestos?
Será que quem critica de forma isenta os judeus, como o fiz (numa visão de católico pré-conciliar, como lembra o JMA), terá necessáriamente de ser ignóbilmente rotulado de "nazi"?

Ou, pelo contrário, não são possiveis quaisquer críticas às comunidades judaicas?


Mais uma vez, aproveito para reafirmar a minha indefectível posição de apoio ao Sumo-Pontífice João Paulo II quando afirma (no seu novo livro) que o Aborto é igual ao Holocausto nazi! Grande Papa! Força João Paulo!


Um abraço para todos, do católico Tradicionalista,

Victor Henriques


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!


Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.