Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 14:48

Concordo basicamente com o Miguel.

Quero apenas, e aeste respeito recordar algumas das ultimas intervenções do Srº Bispo D Januário.

Lembram-se quando foram trasladados os restos mortal do Major Magiola (penso que era este o nome) que estavam em Timor. Houve uma Missa com honras de Estado em Mação àquele que foi preso e morto por não ter abandonado Timor

A Missa até foi celebrada por um par do Srº D Januário. Mas nada importa. Lá veio o Srº Bispo D Januário criticar. Não estávamos em altura de desenterrar fantasmas na descolonização.

E quando veio o barco do Aborto

Lá veio o Srº Bispo D Januário. Era melhor o barco entrar para um debate esclarecedor.

Agora com a Irmã Lucia

Malandros dos Politicos de Direita.

O Srº D. Januário sempre tão alerta ao que se passa à sua volta, sempre dão dedicado e interventivo, não o ouvi uma palavra quando a Maçonaria utilizou a Basilica para a realização Macónica.

Porque será?

Será do Guaraná?


Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 15:00

Caro Pedro B,

Terás insinuado que o bispo D. Januário Torgal Ferreira pertence à Maçonaria ou que é conivente com esta? Peço-te que respondas à questão que aqui deixaste «Porque será?», a fim de se evitarem confusões desagradáveis.

Obrigado,
Luis Gonzaga

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 15:35

Caro Luis

Obviamente que não insinuo tal barbaridade.

O Srº Bispo D Torgal naturalmente que não será Maçom. É um Bispo da Igreja Catolica um Sucessor dos Apóstolos.

Apenas quis pôr à evidencia que o Srº Bispo sempre tão atento ao mundo dos politicos deveria, a meu ver claro, preocupar-se mais com o que se passa em sua casa. Na Igreja.

É como o episódio que já aqui relatei em que uma uma vez que me fui confessar (nas horas marcadas pelo prior para tal) e o sacristão me informou que o Srº Padre não podia porque estava a escrever um artigo para uma revista, e lá fui eu e mais uns quantos embora porque o Srº Padre em causa em vez de cumprir com o essencial das suas funções sacerdotais estava a escrever artigos.

O Srº Bispo D Torgal Ferreira deveria preocupar-se mais com o que se passa na Igreja, e denunciar situações escandalosas como as que ocorreram na Basilica da Estrela, e menos com a pequena policita caseira. Para isso estão cá os leigos

É uma questão de separação de Estado e Igreja.

A pergunta que deixei foi

Porque será?

Porque o Srº Bispo tem mais interesse em aparecer nas televisões a intervir na pequena politica caseira do que a denunciar situações inadmissíveis que caberia aos Bispos evitar.
Cada um saberá como deve apascentar as suas ovelhas.

E por isso o critico (presumo que neste forum se pode dizer mal dos Bispos)

Compreendido?

Pedro B

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 16:26

Convém não deixar no ar insinuações....
A pequena insinuação, a melífula "inverdade", como agora se costuma dizer, não devem servir de argumentação...
Por exemplo, hoje ouvi um político a referir-se a um Bispo português como a "um ex-Bispo". Lá está - a pequena falsidade como forma de desqualificar um outro. O Bispo em causa , embora resignatári, não é um ex-Bispo. Mas a populaça escutou , a mensagem desqualificadora passou, o objectivo foi atingido...

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 16:58

Com vista a evitar algumas nterpretações mais maldosas nada melhor do que esclarecer.

Fui o que fiz

Pedro B

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 20:09

( do Tozé)

Caro Pedro:

Relativamente aos factos que citas, importa ser claro:

O que foi criticado pelo D. Januário, no funeral do Major Maggiolo Gouveia não foi o facto de ter tido um funeral católico mas a instrumentalização por parte do ministro da Defesa, com objectivos naturalmente de colher frutos partidários do drama de um Ex- Oficial do exército e comandante da PSP em Timor Leste que, eventualmente sofrendo perturbações decorrentes da pressão em que se viu envolvido, desertou para se juntar a uma das partes em conflito á época, a UDT, tendo sido posteriormente fuzilado por sectores radicais da Fretilin. Sendo um caso dramático, sobretudo para a família e colegas (muitos nunca perdoaram ao governador Lemos Pires tê-lo abandonado em timor quando era evidente o estado de perturbação psicológica em que se encontrava) não é de modo nenhum o caso de um herói da resistência, apenas uma figura aproporiada pelo dito ministro, useiro e vezeiro em se apropriar e em deturpar factos para atingir os seus objectivos pessoais (vide os tão esquecidos tempos do Independente) sem ligar absolutamente nada aos valores cristãos que assume apenas quando isso lhe rende políticamente.

Como a incompreensível presença nas cerimónias famíliares do funeral da irmã Lúcia... que falta de vergonha!

Felizmente, como veremos domingo, o povo não é parvo... nem os Bispos!

Tozé M.

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 21:12

Caro Pedro B,

Neste fórum não se deve dizer mal de ninguém, seja bispo ou não.

Criticar é diferente de dizer mal. Tu criticaste as atitudes do Bispo, donde se depreende que não concordas com as suas atitudes. É a tua opinião, tens direito a ela e a expressá-la neste Fórum. Este é um Fórum aberto e está receptivo a todas as opiniões (segundo regras básicas da tolerância e respeito mútuo, que neste caso foram, na minha opinião, respeitadas).

Luis

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 17 de February de 2005 09:32

Caro Luís

Claro que o que fiz foi criticar.

"Dizer mal"é uma forma de expressão.

Claro que não fico contente por poder criticar um Bispo no forum. Como Católico que me assumo custa-me criticar qualquer sucessor dos apóstolos, Mas sinceramente há atitudes que não compreendo.

Pedro B

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.