Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de February de 2005 14:01

Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
As críticas aos partidos que alteraram os planos de campanha por causa da morte da irmã Lúcia são ferozes. O bispo resignatário de Setúbal, D. Manuel Martins, acusa os políticos de oportunismo político. No seu blog pessoal, Pacheco Pereira faz acusações semelhantes.

( 12:34 / 14 de Fevereiro 05 )




"Em declarações, esta manhã à TSF, o bispo resignatário de Setúbal D. Manuel Martins, não esconde a indignação e considera um absurdo interromper a campanha eleitoral em homenagem à Irmã Lúcia.

«Não tem nada a ver uma coisa com a outra e a campanha eleitoral devia continuar. Não tenho dúvidas nenhumas», adiantou.

D. Manuel Martins considera que se está a verificar «um oportunismo político» pelos partidos que alteraram as acções de campanha eleitoral devido à morte da irmã Lúcia.

PSD e CDS-PP suspenderam todas as iniciativas eleitorais esta segunda e terça-feira. O PS cancelou apenas as acções festivas. O PCP e o BE não fizeram mudanças nos planos da campanha.

«Não fiquei nada contente nem convencido da sinceridade no tocante à suspensão de actividades políticas. Estas campanhas eleitorais são ou não para elucidar o povo português?», questionou o bispo resignatário.

Pacheco Pereira muito crítico

D. Manuel Martins concorda com Pacheco Pereira. O militante social-democrata considera que Santana Lopes e Paulo Portas estão a transformar indirectamente o falecimento da irmã Lúcia num acto de campanha.

No blog pessoal, Pacheco Pereira considera um completo contra-senso suspender a campanha e sublinha que a separação institucional entre o Estado e a Igreja implica alguma moderação.

Pacheco Pereira equaciona ainda uma dúvida: se à igreja católica agradará aquilo que considera ser um conjunto de manifestações de dramatização alheia de oportunidade.

O social-democrata adianta que o PSD, o CDS-PP e o PS revelam falta de vergonha e de solidez de pensamento. Pacheco Pereira acusa os socialistas de irem a reboque dos sociais-democratas e populares, de «estar tudo a voar baixinho, sem o mínimo de solidez e vergonha».

Também Vital Moreira acusa Santana Lopes, mas desta vez pelo luto nacional. O constitucionalista adianta que não há limite para a exploração oportunista dos sentimentos religiosos."

TSF

COmentário meu - Realmente, vale tudo, nesta triste campanha!



Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 14 de February de 2005 14:33

Sinceramente, eu estava mesmo para escrever um texto no meu blog sobre este situação cómico-trágica. (não sei se ainda não o vou fazer)

Mas o que é que a irmã Lúcia tem a ver com a campanha eleitoral e com estes políticos?

Acho que é uma falta de bom senso, misturarem-se as coisas, sinceramente vejo esta situação como um aproveitamento político dos 3 partidos referênciados.

É assim a política em portugal, uma verdadeira vergonha nacional.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 14 de February de 2005 22:57

Para ALGUNS POLÍTICOS e para O Bispo Resignatário de Setubal o Sr D. Manuel Martins, "é um completo contra-senso suspender a campanha eleitoral por “luto” de dois dias, como será a proclamação, cada vez mais banalizada, de luto nacional".
Os Políticos apontam ainda que "a separação institucional entre o Estado e a Igreja implica alguma moderação".

Só quem fizer do nosso povo um povo muito estupido e imbecil é que neste andar da carroagem admite que estará por decidir o sentido do voto da maioria dos eleitores. Quanto aos indecisos não será esta pausa ou não que os leva a decidirem-se.

Mas seguramente que o que eu respeito nesta decisão é que ela revela o sentir dos partidos que com maturidade a tomaram e que se pode traduzir pelo decidir correr o risco de não fazer caça aos votos e assim mesmo incomodam quem já se assume seguro da força vencedora das suas propostas.

É ser preso por ter cão e por não ter...
Não sou tão ingénuo e admito que o povo não vai em lamechices e já sabe como votar com ou sem a morte da pastora Lucia que tanto incomudou a maçonaria e os defensores da política laica.

e esta hein...

Se privar os cidadãos de esclareciemntos sobre os programas onde poderão votar pode parecer um erro, também este acto não pode deixar de prognosticar o que representa o respeito que se sente pelo ser humano.
O luto como a festa está em relação com a dignidade do ser humano, e manifesta, que para o homenageado, ele merece "de tantos" o muito respeito a ponto de manifestarem por sentimentos de dor e luto, ou noutros casos em sinais de festa, as formas de admiração. Tais sinais não são que mais que o afirmar que se tratava colectivamente de alguém que se tornou "Mais" entre iguais.

Não é, nem será nunca, algo banalizado ou banalizável.

Falem os políticos o que quizerem e claramente que estes sinais de valores e princípios pela dignidade e respeito pelo outro também são, E ISTO È UMA AFIRMAÇÂO PESSOAL, tradução do que farão ao governarem.

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de February de 2005 23:08

O oportunismo político é de fcato um afirmação pessoal e uma amostra do que determinados políticos fariam se tivessem oportunidade de atingir o Poder.
A Hierarquia da igreja Portuguesa, em vários momentos, veio elogiar a postura de humildade e recolhimento da vida da Irmão Lúcia, em contraste com o circo mediático e os aproveitamentos utilitaristas.. O aproveitamento da sua morte e da profunda religiosidade de muitos portuguesea pra fins de campanha eleitoral é algo de vergonhoso.

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 00:47

Minha senhora
è impressionante como junta tanto ódio ao ser humano
é impressionante como estraga todas as conversas
è impressionante como tudo à sua volta se torna desagradável
A Senhora sabe o que é o amor?

Adeus
Fique consigo e o seu autismo
BOLAS

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 01:21

Meu senhor:

Não sou aficionada pelo futebol, mas de qualquer forma acho a sua última intervenção um pouco histriónica e exagerada. Em nenhum momento manifestei ódio contra ninguém - limitei-me a fazer uma constatação da realidade e a dar uma opinião sobre um facto público ( o aproveitamento desavergonhado de uma morte) que aliás outro forista também considerou relevante e na sequência de considerações idênticas tomadas por Bispos portugueses...

Por isso a sua questão final é bastante deslocada e sem sentido. Ou só quem tem as suas opções ideológicas é que sabe o que é o amor? E a que tipo de amor se refere?
O amor ao partido?

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 11:03


PSD e CDS criticam acusações de bispos

O CDS considera as acusações «despropositadas e gratuitas». «Tal como na política, também na Igreja há gente que fala de mais», diz o PSD

O PSD e o CDS não gostaram de ver os bispos D. Januário Torgal Ferreira e D. Manuel Martins acusarem, ontem, os dois partidos de «oportunismo político» por terem suspenso todas as acções da campanha eleitoral, em consequência da morte da irmã Lúcia. Na resposta, os democratas-cristãos criticam o que consideram ser acusações «despropositadas e gratuitas». Os sociais-democratas garantem que não «confundem» os dois bispos com a posição da Igreja, mas sublinham que dentro da instituição religiosa «há gente que fala de mais».

A decisão de PSD e CDS de suspender ontem e hoje todas as acções de campanha - o PS prometeu evitar as iniciativas «festivas» - em respeito pela morte da Irmã Lúcia, está na origem de uma nova polémica, que volta a envolver a Igreja Católica.

Para D. Manuel Martins e D. Januário Torgal Ferreira a atitude dos dois partidos não é mais do que «oportunismo político». O antigo bispo de Setúbal vai mesmo mais longe, chegando a pôr em causa a «sinceridade» da decisão de suspender a campanha. «Não fiquei nada contente nem convencido da sinceridade no tocante à suspensão de actividades políticas», referiu D. Manuel Martins, em declarações à TSF, defendendo que «a campanha eleitoral devia continuar».

in jornal A Capital

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 11:23

"mas sublinham que dentro da instituição religiosa «há gente que fala de mais». "

Curioso, será que estes partidos pretendem silenciar a Igreja? Ou apenas alguns bispos?

Como o Pedro B comentou que era candidato pelo CDS-PP, se não estou em erro, talvez ele possa partilhar a sua opinião connosco sobre este incidente.

Luis

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 11:26

Cara Catolicapraticante

Comcluo das suas palavras que entende que não everia ter sido declarado luto nacional pelo falecimento da Irmã Lucia.

O Estado é laico e obviamente que nem todos os portugueses acreditam nasa aparições e que a Irmã Lucia comunicou em diversas ocasiões com Nossa Senhora.

Mas o que não podemos negar é que esta senhora foi das prsonangenns mais importantes de Portugal no seculo XX.

Parece-me obvio que o luto nacional se impõe como homengem de uma nação a uma mulher que tanto marcou o Portugal do Seculo XX.

Parece-me também razoavel que numa situação de luto os partidos não realizem campanha.

Não sei qual é o drama.

Pedro B

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 12:14

"O luto nacional

Há bispos que criticam a interrupção da campanha e apontam o dedo ao aproveitamento político como pano de fundo do luto nacional, decretado por Lúcia.
Eu apenas gostava que me explicassem os critérios para o decreto de luto nacional. Vejamos: para Sophia e Lourdes Pintasilgo não houve funerais de Estado.
Para Sousa Franco, Carlos Paredes, Aragão Seia e, agora, a irmã Lúcia, o luto foi decretado. Porquê?
Não questiono cada um dos nomes - e a sua importância. Acho apenas que não podemos deixar estes decretos na mão de conveniências pontuais."

---------------------------------------------------------------------------------

"A palavra, de acordo com a direita...

...tem de estar entregue à direita - a «verdade» é a deles, a «competência» é a sua. Por isso, Louçã disparatou e eles dispararam para o fuzilamento mediático, sem cuidar que há anos alimentam a fogueira da violência irracional e demagógica. Agora, Portas falou no aborto como uma pena de morte e ao disparate não se conheceu igual fuzilamento mediático, que era merecido - safou-se com a morte de Lúcia e com o seu ar compungido saiu de cena.
Também, com Lúcia, os bispos falaram e logo a direita disparou. Se fosse um bispo a disparatar contra a esquerda, aplaudiriam de pé. Como dois homens da Igreja falam de outro modo (pode lá ser? nós os únicos democratas-cristãos!), eles fuzilam de novo, e aguardam que os outros bispos - os verdadeiros, de acordo com a palavra da direita - «desvalorize estas declarações despropositadas». "

Retirado do blog Cibertúlia

Também eu já me questionei, qual o critério e porquê ?
Não será tudo uma questão de votos?

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 14:00

O que é preciso de facto é respeito, dignidade e recolhimento. A Irmâ lúcia era uma pessoa muito simples e humilde, aversa a circos mediáticos, e é verdade que ao longo da sua história, algumas vezes a sua imagem foi utilizada para fins políticos. MAS ISSO ERAM OUTROS TEMPOS - tempos em que a própria Igreja Católica não tinha liberdade de expressão e em que um Bispo português pagou com o exílio o direito de Igreja ter uma voz.
A Fé das pessoas que têm acompanhado nestes dias a morte da irmâ Lúcia, tal como a fé que ela tinha em vida, é assim - uma Fé pessoal, intimista, profunda, que merece resguardo da avidez e não deve ser alvo de oportunismos....

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 17:12

Cara Católica Praticante

Presumo que então defende que não deveria ter sido decretado luto nacional.

Se assim for estamos em total desacordo. O luto nacional é um sinal de uma nação perante uma das pessoas mais importantes do século XX em Portugal.

Provavelmente deveria ter sido declarado luto à Srª Lurdes Pintasilgo, como ao Drº S Franco mas tenhamos noção na história do seculo XX português a importancia da irmã Lucia será muito maior.

Ao Estado cabe reconhecer essa importancia e decretar o luto. Já o que os partidos fazem parece-me normal a posição de cada um.

Também me parece normal que Bispo como o Srº D Januário tenham dito o que disseram. Basta olhar para as ultimas intervenções publicas do Srº D Januário, para se perceber qual a sua linha de actuação. Não me espanta.

Tenho pena mas o senhor Bispo lá saberá como deve apascentar as suas ovelhas.


Pedro B

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 17:57

Caro B. As suas presunções têm-se revelado sempre falsas e são facilmente ilidíveis. Nada tenho contra o luto nacional, enquanto expressão de respeito perante um determinado tipo de religiosidade, sendo que considero que Maria de Lurdes Pintassilgo foi uma figura muito mais marcante da história política e cultura portuguesa do século XX do que a irmâ Lúcia e que teria merecido, com toda a justeza, igualmente um dia de Luto Nacional. São critériops políticos pontuais.
Não me manifestei contra o dia de luto ou as exéquias fúnebres. Manifestei-me contra o oportunismo político e a hipocrisia.

Mas o povo é sereno. E o nosso Cardial Patriarca falou ao coração dos crentes. Temos sorte!

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 18:02

Deixem-me deixar três ou quatro impressões:

a) parece-me legítimo questionar se houve ou não aproveitamento político pela morte da irmã Lúcia: penso que é indiscutível a possibilidade de formular a questão... penso por isso útil a oportunidade deste tópico, sem com isso significar qualquer ofensa para ninguém, volto a repetir, o colocar da questão;

b) uma vez que a questão é colocada, e como se supõe estarmos num forum de discussão, penso legítima que, de maneira correcta, se apresentem argumentos a favor da suposta utilização oportunista e contra essa mesma ideia; de outro modo não seria um forum de discussão plural;

c) nesse sentido, reputo como legítimas as opiniões que defendam que de facto houve aproveitamento político por parte dos partidos que decidiram interromper a campanha eleitoral, com base (i) no facto de que não deveria haver confusão entre a esfera da campanha eleitoral e a da Igreja; (ii) no facto de que é possível defender que esses partidos possam pretender ganhar votos de católicos que julguem 'desrespeituoso' não cumprir qualquer paragem pela morte de Lúcia; (iii) no facto de que já em outras fases da campanha se tem procurado colar a imagem da Igreja a determinados partidos em deterimento de outros, etc...

d) tal como reputo como legítimas as opiniões que defendem que (i) se a campanha parou por causa da Amália também deveria parar por causa da irmã Lúcia; (ii) sendo o povo português maioritariamente de tradição católica seria de bom tom e particularmente expressivo da sensibilidade dos partidos para com o povo português interromper a campanha; (iii) os membros de partidos ou líderes que se assumem pessoalmente como católicos e devotos de Fátima deveriam no fundo seguir as suas próprias inclinações e sensibilidades e assim, ao sentirem-se profundamente atingidos e tristes pela morte da irmã Lúcia, deveriam interromper toda a festa da campanha com a qual, em momento de tristeza, eles próprios não se sentiriam bem.

e) pelos mesmos critérios acima expostos é possível discutir e ter opiniões diferentes MAS igualmente legítimas acerca da existência do luto nacional, e TODOS devem ser livres de as expor PACIFICAMENTE neste forum.

f) Recordo que na própria Igreja convivem certamente as duas opiniões entre as declarações de D. Manuel Martins e de D. Januário e as de muitos outros cristãos que, em termos de opinião, devem pensar de maneira distinta e igualmente válida.

g) Sendo assim, devo dizer que fiquei um pouco perplexo com a atitude do Joaquim Galvão e, pelo menos neste caso concreto, não encontro nas palavras da catolicapraticante qualquer ofensa ou falta de amor particular. De resto, a catolicapraticante pode ter a opinião que bem desejar sobre a irmã Lúcia, a sua importância e a sua fiabilidade, tem o direito de o expressar neste forum, teria até o direito (como hipótese, entenda-se) até de eventualmente não acreditar nas aparições de Fátima e continuava católica...

Dito isto: a minha opinião

a) penso que sim, há aproveitamento político por parte dos partidos que, a menos de uma semana das eleições, decidiram interromper a campanha; quanto muito no medo de perderem votos do seu eleitorado tradicional que poderia ficar chocado. Suspeito, mas é mera opinião, que há também a esperança de virem a conseguir votos de indecisos;
b) acho normal que se faça esse aproveitamento. explico melhor: cada um faz a campanha como quer e aproveita os dados que bem entende. Também o PS fez isso com a AMália, por isso não pode atirar pedras... Cabe aos portugueses julgarem das atitudes dos partidos. Até percebo que partidos que achem que perderiam votos (se continuassem na campanha) tenham decidido interrompê-la. A questão é se será ou não ético fazê-lo. Mas isso cabe aos eleitores julgar.
c) não me choca haver luto nacional, mas não me comoveria se não houvesse. Pelo contrário, acho incompreensível não ter havido luto nacional no caso da Eng. Pintassilgo, que foi 1ª ministra de Portugal.

Abraço fraterno

Miguel

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 19:35

Cara Catolica Praticante

Salvo o devido respeito a minha amiga pura e simplesmente não tem noção.

Afirmou

"A Maria de Lurdes Pintasilgo foi muito mais marcante da história política e cultura portuguesa do século XX do que a irmâ Lúcia"

Olhe para o povo em Coimbra.

Olhe para os jornais de todo o mundo.

Daqui a 100 anos olhe para os livros do Seculo XX e falamos...

Pedro B

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 20:00

Daqui a cem anos já não podemos falar....;)) a não ser que os avanços da genética e da experimentação em células estaminais nos permitam prolongar ainda mais a longevidade....

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 20:52

Desculpem, porque não é típico meu partidarizar o discurso. Infelizmente não consigo ver o debate. Mas já me telefonaram a provocar-me para me dizer que o Santana Lopes está de gravata preta no debate... alguém me pode explicar porquê? Por causa da irmã Lúcia? Se isto não se chama aproveitamento...

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de February de 2005 23:18

Deve estar de luto por causa das sondagens ou talvez antecipasse o resultado do debate......lol (desculpem, moderadores, não resisti)


Re: «Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 00:41

Caros amigos,

Pedia-vos que relessem a mensagem do Miguel (rmcf) das 18h02 de hoje. Nela, encontro um exemplo brilhante do que deve ser o espírito de discussão e participação neste fórum. Parabéns, Miguel! Conseguiste mostrar que é possível apresentar ideias respeitando os que pensam de forma diferente, que é legítimo todos se pronunciarem de forma pacífica e educada.

Ainda esta semana partilhava com os moderadores deste Fórum que certo dia, alguém me dizia que havia três grandes temas que, em Portugal, é díficil discutir civilizadamente: Religião, Política e Futebol. O Fórum Paroquias.org é sobre um dos temas e de quando em vez, as coisas aquecem, mas com o tempo vão arrefecendo. Agora juntou-se a Política, e as coisas parecem aquecer a temperaturas mais elevadas.

É preciso não perder de vista nas discussões tidas neste Fórum as ideias e os argumentos que se pretendem transmitir, e aqueles que se pretende contrariar. Sei que discutir assuntos que têm a ver com o mais íntimo de nós - a nossa fé - pode levar a atitudes mais emotivas e irracionais. É precisamente isto que se deve controlar, não digo evitar pois poder-se-ia cair num discurso asséptico e demasiado teórico, mas deve-se controlar a emoção e apelar sobretudo à razão. Deve-se procurar a racionalidade dos nossos argumentos para o bem da própria discussão.

De tempos a tempos, há alguém que participa com uma certa frequência que se diz cansado de alguns tipos de mensagens, sejam do conteúdo ou do seu autor, e anuncia que vai deixar de escrever por uns tempos. Outros há que nem sequer dizem nada e deixam de escrever. Posso partilhar convosco a minha receita para que ao longo deste tempo, continue motivado a participar.

1) Se leio uma mensagem que me deixa a ferver por dentro e por fora, então é melhor não responder de imediato. Decerto que corro o risco de dizer algo menos sensato. Deixo passar algumas horas ou respondo no dia seguinte com mais calma.

2) Se leio uma mensagem e me sinto ofendido, indignado, que alguém não me respeitou, nos meus sentimentos, na minha fé, sequer até como ser humano. Tento não responder na mesma moeda. Faço um esforço para mostrar ao interlocutor, de forma civilizada, que não está correcto e apresento os meus argumentos. Se vejo que isso corre o risco de se tornar, como diz o povo, um lavar de roupa suja, então, utilizo as mensagens privadas, ou se o e-mail do interlocutor for público, envio-lhe uma mensagem por e-mail a mostrar-lhe o meu desagrado.

3) Tenho a noção que há pessoas, que ou pelas suas posições assumidas ao longo do tempo, ou pela sua forma de pensar, ou até mesmo, pela sua forma de escrever, são mais suceptíveis de me causar irritação que outras. Aliás, isto é normal na nossa vida, não apenas num fórum. Nesse caso, e como este fórum é um espaço público onde aquilo que se escreve fica público para quem quiser ler, devo redobrar a minha atenção àquilo que escrevo para que no futuro não me venha arrepender. Se me arrepender por algo que escrevi, principalmente se fui incorrecto com alguém, devo-lhe pedir desculpa.

Caros amigos,

Não pretendo com esta mensagem, que pouco ou nada tem a ver com este tópico, criticar ninguém. Apenas quero-vos dizer que é possível discutir neste espaço civilizadamente. Tenho a profunda convicção, mesmo sem vos conhecer pessoalmente, que vós sois capaz de o fazer!


Quanto ao assunto em causa, eu penso que ninguém questiona se deveria haver ou não luto nacional. Penso que devia (aproveito para partilhar a minha ignorância convosco que desconheço as consequências práticas de luto nacional). A questão era se o luto nacional era facto suficiente para que alguns partidos políticos suspendessem as suas actividades de campanha eleitoral. Houve quem dissesse que os partidos que alteraram as suas agendas por causa do luto o fizeram para conseguir mais alguns votos. Sinceramente, se alguém decide o seu voto com base nesse facto então a situação do nosso país é pior do que eu pensava.

Um abraço,
Luis Gonzaga

Re: Oportunismo político» na morte da irmã Lúcia
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 16 de February de 2005 02:23

Caros amigos:

Aplaudo as mensagens muito sensatas do Miguel e do Luís, das quais todos podemos tirar grande proveito.

Depois do desagradável incidente em que me vi envolvido há dias, decidi não comentar (pelo menos, para já) conteúdos de ordem "política" por estas bandas. Mas quero sublinhar as "dicas" do Luís sobre o modo de actuar diante daquilo que nos faz "ferver".

Já algumas vezes sugeri a alguns participantes deste fórum que escrevessem as suas mensagens num programa de processamento de texto e não directamente na "caixa de edição de mensagens". Não apenas porque assim se evitam inoportunas gralhas, mas também porque isso permite um mínimo de "distanciamento da própria irascibilidade", passe a expressão. E, como sugere o Luís, muitas vezes é preferível não publicar logo. Nunca se perde nada em ler, reler, ponderar...

Seria bom também que se usasse mais o recurso de edição pós-publicação (botão "editar mensagem"). As mensagens cheias de gralhas (que não é o mesmo que erros ortográficos) podem denunciar precipitação, e isso pode concorrer para uma certa descredibilização da mensagem e de quem a escreveu.

Em relação às mensagens privadas, parece-me um recurso muito importante e de grande utilidade. Enquanto utilizador e moderador, tenho-o usado com certa frequência. Infelizmente, um ou outro utilizador ainda não se deu conta desse instrumento, pois algumas mensagens de carácter urgente não foram abertas em tempo razoável. Dica: quando temos uma mensagem privada enviada por alguém aparece na parte superior direita da página de entrada do fórum um botão azul com a indicação "Tem novas mensagens privadas". Clicando, tem-se acesso às "ditas"... Simples!

Alef

PS.: Uma nótula de imparcialidade política, a propósito de uma mensagem lida há dias: os programas dos partidos políticos com representação parlamentar estão disponíveis "on-line", em formato PDF, por exemplo, no "site" do «Público», aqui (ao fundo da página).



Editado 1 vezes. Última edição em 16/02/2005 02:29 por Alef.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.