Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A Quaresma
Escrito por: Ricardo Figueiredo (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 21:44

Acho que a Quaresma é um tempo de muita reflexão. Nas várias celebrações da Páscoa, podemos pensar em tudo, e viver com Jesus todo o sofrimento na Cruz, vivê-lo, mas não senti-lo, pois Jesus passou por aquilo para nos salvar!

Quanto aos jejuns e às esmolas, é o que muitos Católicos seguem nesta altura, apesar dos socessivos ataques à Santa Igreja, ela teve sempre força, pois está acompanhada pelo força do Espirito de Deus. Eu, além de respeitar também cumpro os preceitos da Igreja, e acho que, apesar dos ataques a Igreja sempre viveu em armonia com os tempos, seguindo a evolução, apesar de muitas as pessoas a chamarem retrogueda.

Nesta Quaresma queria pedir a Deus por todos, mas acho que especialmente, pelos que sofrem, e por todos os que consagram a sua vida a Cristo.


Peço que me acompanhem,
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espirito Santo! Aleluia, Aleluia

Re: A Quaresma
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 31 de March de 2006 23:16

Concordo que a Quaresma é um templo de reflexão.

Meditar o que aconteceu a Cristo no tempo imediatamente anterior à sua Ressurreição é bastante útil. Em todos os aspectos...

Ler com atenção os Evangelhos e as passagens relacionadas com o sofrimento de Cristo dão que pensar. E ajudam a actuar, ajudam-nos a meterer-mo-nos, em cheio, naqueles acontecimentos. A não olhar para eles como algo do passado...

Será que tem sentido a Via Sacra?

Procurei a Via Sacra escrita em 2005 por Ratzinger. Sei que vai, ou foi, editado em Português pelas Paulinas (ou Paulistas?) Mas não tive aí acesso.
Acedi à Via Sacra de 2005 no vatican.va. Últimas reposições. Isto para o caso de quererem aceder a ela.

Vou citar algo que é dito na 1ª estação:
" Pilatos não é um monstro de malvadez. (...) Também os homens que gritam e pedem a morte de Jesus não são monstros de malvadez. (...) Mas naquele momento sofrem a influência da multidão. Gritam porque os outros gritam e como gritam os outros. E, assim a justiça é espezinhada pela cobardia, pela pusilanimidade, pelo medo do diktat da mentalidade predominante. A voz subtil da consciência fica sufocada pelos gritos da multidão. A indecisão, o respeito humano dão força ao mal" (o negrito é meu)

Será que a ti e a mim acontece o mesmo?
Penso que reflectir e ver as situações concretas em que isto nos acontece ajuda a ser mais humanos, se não somos uma espécie de seres sem razão (irracionais).

A Via Sacra ajuda-nos mesmo?
Fugimos de viver a Via Sacra pois ela assusta?
O que Ratzinger escreveu estará certo?

A mim está-me a ajudar, a viver esta Quaresma, o texto da Via Sacra de 2005.

Re: A Quaresma
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 16:56

As probabilidaes do Ratzinger estar certo, na generalidade dos casos, é grande.



João (JMA)

Re: A Quaresma
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de April de 2006 17:19


Re: A Quaresma
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 15:54

Em resposta à mensagem 22929 tenho a dizer:

1) Segundo as Escrituras, Pilatos não foi um monstro da malvadez, mas um fraco que lavou as mãos em vez de julgar Cristo segundo a sua consciência.

2) O povo foi influenciado pelos sacerdotes.

3) Devido à acção do "markting" muitas pessoas compram o que não necessitam. Se isso acontecer com a pessoa que está a ler isto, também é muito provável que se estivesse no lugar da condenação, também seria influenciada a fazer o mesmo.

Conclusão: Não nos devemos deixar arrastar pela maré! Não devemos ser carneiros! Examinemos tudo e escolhemos o que é bom.
Também devemos examinar os espíritos para ver se são ou não de Deus.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: A Quaresma
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 16:03

Eu ainda ontem fui com uma senhora de 70 anos a um Ortopedista. Vai ser operada e não tinha ninguém que fosse com ela.
Estarei eu a viver a Páscoa?

Re: A Quaresma
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 17:30

Ana

Acho que estás a proceder muito bem.

Penso, contudo, que também era bom que ocupasses parte do teu tempo em ler e meditar o que aconteceu com Jesus Cristo. E falar com Ele--ou seja rezar.
É fácil cair num activismo...

Lembra-te da Madre Teresa de Calcutá. Não deixava nunca de rezar.
Foi isso que ela ensinou às irmãs da sua congregação.
A Madre Teresa fazia tudo por amor a Cristo. Podia fazê-lo porque estava muito unida a Ele.


Adeus
Mª José

O amor de Cristo !
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de April de 2006 17:44

Estarei eu a viver a Páscoa?
Melhor:
Estarei eu a ser discípula de Jesus?
Sim ! Jesus disse que o amor mútuo era o sinal de que éramos seus discípulos !

Jesus disse mais:
«13Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. 14Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. »

Portanto nós somos AMIGOS de Cristo se fizermos o que Ele nos manda fazer.
Cristo é a nossa Páscoa. Ele é cordeiro pascal que morreu em nosso lugar, seus primogénitos. Da mesma forma que o cordeiro foi morto em vez dos primogénitos israelitas e o seu sangue servia de sinal libertador, Jesus morreu por nós e o seu sangue é o sinal libertador do pecado: o nosso Mediador.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

A Quaresma
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 16 de April de 2006 18:16

Será que esta foi a minha última Quaresma?
Estes pensamentos não me assustam.

Acho que pensar na morte é compatível com a alegria.

Mas interrogo-me: Como a vivi? Existiu, da minha parte, atitudes de conversão?

Pensam que vou responder? Só faltava!!! Nem pensem...

Uma informação: as Paulinas vão publicar o texto da Via-Sacra no Coliseu em 2006, nestes próximos dias.

E eu que já tinha começado a imprimi-la... Mas gosto mais de ter o livro com fotografias e tudo... Eu não imprimo as pinturas pois gosto muita da tinta da impressora.... e, por isso, não quero que ela acabe...




Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.