Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 18:57


Como fazer crescer uma paróquia?

Todas as sugestões positivas são bem vindas:)

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 21:20

A minha Paróquia cresceu muito nos últimos 8 anos. E penso que contribuiram para isto 3 pontos:

- O pároco mudou. O actual pároco é um pároco "à moderna", bastante acessível e aberto. E ele defende algo muito bom: que cada paroquiano deve participar activamente na Paróquia. Isto fez com que deixasse de haver a ideia de que a Paróquia é o Pároco: a Paróquia somos todos e todos podemos contribuir.

- Iniciaram-se as reuniões de preparação para o Crisma, o que nunca tinha cá existido (pelo menos nas últimas décadas). Isto trouxe à Paróquia muita gente, incluindo jovens. Já foram Crismadas centenas de pessoas, para muitas nada mudou na sua vida, mas para outras o Crisma foi o início de uma vida completamente diferente (foi o meu caso).

- A Catequese, que até então era só até ao 4º ano, passou a haver até ao 10º ano. Ano a ano, avançava-se mais um ano e hoje existe uma caminhada contínua, do 1º ao 10º ano, que termina com a Confirmação.

É interessante comparar-se uma Missa de Domingo hoje e há 8 anos. Tivemos que mudar de Igreja, pois na anterior já não cabíamos. A Assembleia, dantes constituída essencialmente por pessoas de idade mais avançada, apresenta-se hoje mais heterogénea: além das pessoas que já participavam, vêem-se pessoas de todas as idades, incluindo muitas crianças e jovens.

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 18:03

Vêm como é possível...

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de March de 2005 00:21

Para além das reflexões do Rui B, há um outro ponto que me parece igualmente importante: a qualidade da liturgia.

Todos temos um sentido do sagrado e gostamos de o sentir durante uma celebração. De outra forma a celebração torna-se oca e vazia.

A criação de uma atmosfera adequada, através de uma liturgia cuidada, intensa e que por palavras e gestos nos faça tocar na outra realidade do sagrado, retirando-nos pelo menos por momentos do quotidiano dessacralizado onde vivemos, é um meio para a revitalização das comunidades.

Afinal o nosso diálogo comunitário com Deus é suposto ser um momento de refontalização que nos permita enfrentar o mundo lá fora.

São os momentos em que nos perguntamos se não devemos montar ali as três tendas. Esses momentos são os momentos de conversão na nossa vida.

Uma celebração com profundidade, onde conseguimos tocar o sagrado revitaliza-nos. Uma celebração sem profundidade, não participada nem sentida, torna-se um "sacrifício" de assistir...

João (JMA)

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 16 de March de 2005 12:00

Caro amigo,

Penso que o Rui B. tem razão. A mudança de padre é muito importante. Não que o que esteja não preste, mas nós muitas vezes habituamo-nos a ele e ele a nós.
è preciso um novo, com ideias diferentes...
Foi o que aconteceu aqui na paróquia.
A troca dos responsáveis dos movimentos e a abertura aos jovens e à catequese são muito importantes. A malta não se sente bem numa igreja, velha, onde ninguem os deixa por as suas ideias em prática.
E digo-te com conhecimento, os jovens fazem coisa maravilhosas por e opara Deus.
Temos tido muitas actividades, onde conseguimos por todos os movimentos da paróquia a trabalharem em conjunto... Tem sido muito interessante.
Se quiseres mais pormenores, diz... Mas +e que se vou aqui a enumerar tudo o que temos feito e que nos tem feito crescer e evoluir, os outos furenses podem achar chato...

Um abraço

Sandra Isabel.

P.S. - Ponham o pessoal a trabalhar, a fazer coisas, a trabbharem em equipa.

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 17 de March de 2005 13:32

Olá Amigos,

era só para partilhar que fiquei muito contente ao ver este tópico aqui a ser discutido com toda a seriedade... com comentários e opiniões sérias, sem agressões...


Viva Viva!!

Obrigado,
Susete

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 18 de March de 2005 12:03

Olá outra vez.

Estou tão contente que tenho que partilhar tudo isto :
Sabem o onde decidimos fazer a Via Sacra na 6ª feira Santa?!!
Na nossa escola EB2 e 3... o que acham?? É uma maneira de atingirmos mais pessoas, de chamarmos a atenção para os jovens da palavra de Deus.
às vezes temos que provocar para Chamar. As pessoas andam adormecidas! Precisam de ser acordadas.

Para além disso, vamos ter uma Semana Santa muito activa e um fim-de-semana de Ramos também:

1º Hoje vamos a Fátima fazer a Via Sacra nos Valinhos... Vão acólitos, jovens, quase todos os movimentos da paróquia e pessoas que não são activas, mas que tem ouvido falar desta ida, pois temos feito todos os anos, e querem ir por curiosidade(é uma forma de despertar).
Depois amanhã, temos a missa das Crianças, sempre ao sábado, mas ao contrario do que é habito, não serão os jovens a animar mas sim as crianças da catequese que tem preparado tudo, para fazerem uma surpresa aos pais.
Depois este fim de semana vamos acolher um G. Jovens de Arruda dos Vinhos, que vêm no Domingo teatralizar cenas da vida de Cristo. Não!, não será no Salão Paroquial! Será no Centro Cultural da nossa cidade, para assim, poderem estar também presentes pessoas que são menos ligadas à vida da Igreja.
Na 5ª feira Santa, como já vem sendo habito, vamos fazer uma Vigília de Oração toda a noite. Depois da missa do Lava Pés, o Senhor é levado para a nossa Capela onde é guardado mas num local onde não O vemos(pois não se pode) mas onde sabemos que Ele está lá. Depois hora a hora até ao outro dia, cabe a um ou mais movimentos da paróquia, vigiarem e orarem- há uma escala, para não faltar nenhum movimento, todos participam!
O Lava Pés este ano é feito pelos acólitos, pois todos os anos têm sido movimentos diferentes.
Depois na 6ª feira é a tal Via Sacra na escola e, no Sábado Santo, mais uma vez os Grupo coral Jovem, junta-se ao Grupo coral dos mais velhos e, em conjunto, animam a celebração.
Este ano, pois temos tentado fazer rotativamente, a missa de Páscoa será animada pelos Jovens!
Em fim... não vamos descansar, nem deixar descansar.
Desculpem a seca.... mas tinha que partilhar isto é uma alegria conseguir ver a Paróquia a evoluir e mais importante, a trabalhar em conjunto!!!!
Um abraço
Sandra Isabel

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 22 de March de 2005 13:18

Isso é que é acção!!! Boa e parabéns!


Susete

Re: Como fazer crescer uma paróquia?
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 24 de March de 2005 11:36

Susete,

É tudo, por Aquele que nos guia... se Ele não nos acompanhasse sempre, nada era possível.

Um abraço e uma Santa semana

Sandra Isabel



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.