Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 18:23

E nas Sextas- Feiras da Quaresma, fazem jejum e não comem carne?

Eu tento não comer carne, mesmo em todas as Sextas-Feiras da Quaresma. Vai ser o meu prepósito de Cristão. E ainda, tento lembrar a familia e os amigos'.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 19:22

Eu noto que muitos católicos já não seguem estes dias de jejum e abstinência de carne. Na verdade o q eu penso acerca disso é q as pessoas (permitam-me a generalização, embora seja verdade q não se aplica a todos) têm visto a comodidade em q vivem aumentada ( no sentido de q se habituaram a viver bem, a terem tudo o q de materialmente relevante necessitam) e estão cada vez menos dispostas a abdicar dessa comodidade, a praticar um acto de humildade, por um dia q seja.Preferem o caminho mais fácil.

Eu pessoalmente cumpro. É claro que se eu gostasse de peixe e detestasse carne, o q eu faria não significaria nada de bom, antes pelo contrário.Nesse caso, faria abstinência em relação ao peixe e não á carne. Penso q o q importa é a consciência e significado com q o fazemos, e não do tipo de comida q se trata.
É mt mais fácil seguir a sociedade q não liga a estes dias e agir igual, mas eu como cristã católica, quantos menos se diferenciam dessa sociedade, com mais fervor o faço.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 20:22

Chuva

Concordo.

Não sou médico. O nosso povo, anda mal informado a respeito de alimentação. O peixe tem um óleo que o nosso corpo não produz e precisamos de comer peixe. A carne em muita quantidade, só nos faz mal. Portanto se optarmos por comer peixe nas Sextas-Feiras da Quaresma, será um bem essencial ao corpo e talvez à alma. Pelo menos, sabemos que cumprimos, com algo que diz respeito ou dizia à nossa religião.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 04 de March de 2005 11:56


Quantos de nós estão a viver a Quaresma? Será que sejamos autenticos cristãos?
Vamos pensar!

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 11 de March de 2005 12:37

Na nossa paróquia já há muitos anos que o conceito de jejum foi traduzido na prática da renuncia quaresmal. Renunciar a algo a favor de outros... aliás em toda a diocese de coimbra o produto dessa renuncia reverte para a Casa do Gaiato... aí está jejum produtivo!

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 17 de March de 2005 13:45

Olá Amigos,

Dizem que o Natal deveria ser todos os dias e não só naquela época específica.
Não deveríamos como católicos fazer "Quaresma" todo o nosso ano?? Estou só a questionar...porque me parece fazer muito mais sentido .... o que acham???


Abraços a todos,
Susete

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Sandra Isabel (IP registado)
Data: 18 de March de 2005 11:32

Olá Amigos,

Devo confessar que não faço jejum... não consigo! Não consigo encontrar qualquer abstinência na comida. Como porque necessito de comer para viver.
Por isso há já alguns anos, que me abstenho de fazer coisas que me dão gozo fazer, como por exemplo ouvir música, ver televisão, etc.
Também decidi rezar mais neste periodo da Quaresma e, estar mais atenta às necessidades dos outros – quer materiais, mas sobre tudo, afectivas. Há muitas pessoas à nossa volta que necessitam de nós e, nós nem damos conta.
Deus me perdoe se erro em não fazer jejum... mas realmente acho que caminho melhor para a páscoa se me sentir bem com o meu coração. Se o meu coração não estiver preparado para receber a Páscoa, nada faz sentido!


Um abraço e Santa Páscoa.

Sandra Isabel

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.