Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 09 de February de 2005 20:31


Hoje começa a Quaresma.

Jejuei e não comi carne, nem ninguém em casa comeu carne. Comemos peixe, algo que aprendi com os meus pais. Será que tudo isto contínua em todas as familias católicas, portuguesas ?
Gostava de saber a vossa opinião.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 09 de February de 2005 23:49

Caro Augusto,

eu também jejuo e abstenho-me de carne no tempo Quaresmal... não porque os meus pais insistissem nesta prática, mas faço-o por razões que agora vejo como bem mais consistentes...

Do meu ponto de vista, trata-se de uma vivência extremamente simples (que não exige que se passe fome!), podendo ser praticada por todos sem excepção, sendo esse o motivo porque é prescrita a toda a Igreja.

Não porque me pareça que tenhamos que provar algo, nem a nós mesmos, nem aos outros, e muito menos a Deus... Não porque me pareça que o jejum vá tornar Deus mais bondoso ou misericordioso face às nossas faltas...

Mas porque, por um lado, acredito que todos nós estamos convencidos da importância que existe em observar as leis e as fazer cumprir... é a lei do ruído (que ainda há pouco falávamos noutro tópico), a da sinalética laboral, os regulamentos desportivos, as leis de tráfego, etc....
E na Igreja acontece o mesmo: ao percorrermos os dez mandamentos, confirmamos que a lei mais importante é a lei de Deus. Como disse Jesus ao jovem rico: "Se queres ser feliz, cumpre os mandamentos" (Mt 19,17). Para facilitar o seu cumprimento, a Igreja (no poder concedido por Cristo ao escolher a Pedro e os demais Apóstolos, para que governassem a Igreja e transmitissem seus poderes para seus sucessores, o Papa e os Bispos), determina algumas obrigações do cristão. Dentre todas, destacam-se as que chamamos mandamentos da Igreja, que são, nada mais, nada menos, do que uma mostra de carinho que garante convenientemente o caminho da salvação de todo aquele que se afirma "Cristão". E uma destas "Leis" convida-nos a jejuar e abster de carne em datas determinadas. O cristão deve procurar dominar os seus apetites (comidas, bebidas e prazeres). Para que não se esqueça disso, a Igreja ordena pois uma pequena mortificação na comida durante alguns dias do ano, com maior incidência no período Quaresmal.

Por outro lado, num mundo voltado para o prazer onde tantos se excedem na comida e na bebida enquanto outros passam fome, o jejum é também uma oportunidade de expressarmos a nossa solidariedade e uma forma "sentida" de procurarmos alternativas mais sólidas de contribuirmos para um mundo mais fraterno. Ou seja, o jejum coloca-nos numa posição privilegiada de solidariedade com quem é "obrigado" a jejuar todos os dias, muitas vezes até próximo das nossas casas: os sem-abrigo, aquela mãe viúva, o toxicodependente que passou o dia a arrumar carros e trocou os últimos euros por algo que não um tão necessário pão com queijo...

Por último (e esta achega é fruto da minha vivência), o jejum é um acto que intensifica e torna a oração mais eficaz, levando-nos a um encontro mais íntimo, profundo e desprovido com Deus.

E não aceito que me digam que "isto do jejum e de não comer carne é conversa antiga"... as leis mantêm-se, e quando acatadas com seriedade e pleno conhecimento, são abraçadas com alegria e entusiasmo. Prova disso é a atitude das crianças com 9 anos que catequizo, que já se comprometeram a "não desperdiçar" este tempo de Salvação que agora iniciamos, trabalhando quer em "proveito próprio", como pelos outros e para os outros.... inclusivé jejuando e abstendo-se dentro das limitações que lhes são próprias. Parece-me pois uma forma saudável de, pelo menos durante a Quaresma, sairmos do ambiente caótico de todos os dias e colocarmos os pés num caminho novo e iluminado que culmina em Cristo Ressuscitado!

Termino esta opinião - longa e desprovida de qualquer rigor teológico :-) - , afirmando com toda a convicção de que não há como negar que o próprio Jesus esperava que jejuássemos:
"E, quando jejuardes, não mostreis um ar sombrio, como os hipócritas, que desfiguram o rosto para que os outros vejam que eles jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que o teu jejum não seja conhecido dos homens, mas apenas do teu Pai que está presente no oculto; e o teu Pai, que vê no oculto, há-de recompensar-te." (Mt.6:16-18).

Embora Jesus não obrigue a jejuar, as Suas palavras revelam que Ele espera de nós esta prática, deixando-nos até "dicas" de qual a postura correcta que devemos assumir sempre que o fizermos!

Respondendo à questão sobre se esta prática contínua em todas as famílias portuguesas, francamente, não acredito... (é o tal fenómeno das "coisas dos antigos"), mas penso que de forma sábia e cuidadosa podemos estimular outros à prática do jejum... basta partilharmos as nossas experiências!

marta


Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 09 de February de 2005 23:51

Entre os verdadeiros catolicos, presumo que sim, pelo menos não mudou a disciplina da Igreja.
Outros mais progressistas dirão que é coisa do passado, sem sentido, e que o verdadeiro jejum é espiritual - porque nao custa nada.....
Eu fiz como sempre faço, jejum e abstinencia de carne. As poupanças são para os pobres - esmola.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 00:19

Ora cá vai a primeira etiqueta da noite: eu sou progressista.

Diz a Igreja que o Evangelho deve ser contextualizado e inculturalizado. É o que tento fazer, talvez nem sempre o consiga.

Hoje, ao sair de casa, pensei para comigo: estamos na quarta-feira de cinzas pelo que vou tentar não me esquecer disso, e não vou comer carne. Por razões profissionais, tivemos que aproveitar a hora de almoço para fazer uma reunião de trabalho e escolhemos assim o restaurante mais próximo e rápido, para o efeito. Ao entrar no restaurante, pensei para comigo: "Pronto, lá se foi a abstinência da Quaresma." Ao ver o menu disponível, surgiu uma pequena tarefa para a minha consciência: o prato de peixe é bastante mais caro que o prato de carne.

O que fazer? Armo-me em fariseu, gasto uns bons euros num peixe grelhado mas cumpro a lei evitando a carne, ou dou uma de "progressista", interpreto a lei aos dias de hoje e opto pelo prato mais barato? A minha consciência disse-me para optar pelo prato mais barato mesmo sendo de carne.

Quando cheguei a casa e estava a trabalhar na Capela, lembrei-me que tinha visto algo sobre este assunto no Directório Litúrgico 2005, do Secretariado Nacional da Litúrgia. Na página 60, referente ao dia de hoje, lê-se
Citação:
«Lembrar aos fiéis que, em uniao com a Paixão do Senhor e em espírito de penitência mais visível, nas sextas-feiras da Quaresma se deve escolher uma alimentação simples e pobre, que poderá concretizar-se na abstinência de carne (Normas da CEP - 28/01/1985)»
Fiquei mais descansado, não só segui a minha consciência como também as Normas da Conferência Episcopal Portuguesa. As normas falam de uma alimentação simples e pobre e que uma das formas de a concretizar é abster-se de carne. Não diz que é a única.

Luis Gonzaga

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 00:30

Pode-se sempre optar por comer uma simples sopa. Ou uma sandocha de queijo. Certamente que um Linguado Grelhado é mais caro que um bitoque.
Ou até por optar em não almoçar. Sou cristão, é quarta feira de cinzas, vou almoçar em trabalho, mas respeitem-me por nao almoçar.
Temos uma visão muito juridica da Igreja, andamos sempre em busca de uma forma de contornar a lei, encontrando um furo ao esquema.
É sempre mais dificil que passar despercebido como cristão. Podem até chamar-me beato, e isso é que não.
Sinal dos tempos.
Eu preferi não almoçar hoje.



Editado 1 vezes. Última edição em 10/02/2005 00:31 por Padre João Luis.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 06:02

Achei este tema pouco interessante e com uma premissa insidiosa- a ideia de que para se ser "bom"católico é preciso não comer carne na quaresma...

Se o não comer carne se resume ao cumprimento de uma Lei , tdescontextualizadamente, trata-se apenas de um comportamento farisaico. (ou uma esécie de ramadão versão católica).
de quelquer forma, pra quem se preocupa com os "formalismos da lei", sempre se pode dizer que as crianças, os idosos, as pessoas com problemas de saúde, não devem ser submetidos a restrições alimentares e jejuns prolongados. Isso seria um Pecado.

Voltando ás ementas. O peixe é muitíssimo mais caro que a carne, e, alimentar uma família com peixe fresco, como cherne, linguado ou salmão, é de facto um grande sacrifício católico, mas , sobretudo com a crise económica que vai neste país e não é acessível a todas as bolsas. A alternativa é o jejum, ou seja passar forme, mas de facto, já há muitas famílias portuguesas católicas que passam forme sem ser pra cumprir as normas farisaicas...

Um verdadeiro católico, em vez de se preocupar com a ementa de almoço, deveria estar preocupado com os outros.
De que vale comer um cherne grelhado ou ums ostras gratinadas e ser intolerante ou egoísta para com o seu irmão?

E, se pretendem o autosacrificio porque isso os faz sentir melhores, porque não se privam de outras coisas bem mais difíceis - como o café para os dependentes da cafeína ou o tabaco pra os que fumam ou os gastos excessivos e supérfluos, mas quem tem essa possibilidade?

Porque não tentam, ao longo da Quaresma fazer um "jejum do egoísmo"??

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 06:13

Marta:
ESpero bem que não convença os seus catecúmenos com nove anos a fazerem jejum ou a deixarem de comer!!!! Que ideia tão pouco católica! não sabe que as crinças não estão "obrigadas ao jejum quaresmal"????
Andam os pais todos preocupados com a alimentaçãos dos seus filhos e depois a Marta anda a meter-lhes na cabeça de não devem comer??'

Cuidado com a anorexia... è a doença da moda e afecta adolescentes cada vez mais jovens, até na puberdade....

( mais uma vez, Pais católicos, é preciso muito acompanhamento na catequese dos vosso filhos)

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 06:51

Cara catolicapraticante,

no que me toca, vamos por partes:

1. "ESpero bem que não convença os seus catecúmenos com nove anos a fazerem jejum ou a deixarem de comer!!!! "
Jejum, quando "prática" correctamente aplicada, não significa passar fome e muito menos um 'sacrifício oportunista', causador de anorexias ou similares... aliás, salvaguardando isto mesmo, frisei: "comprometeram a "não desperdiçar" este tempo de Salvação que agora iniciamos, trabalhando quer em "proveito próprio", como pelos outros e para os outros.... inclusivé jejuando e abstendo-se dentro das limitações que lhes são próprias"... Creio que relendo com mais atenção o meu post chegará à conclusão de que afinal não foi escrito por uma catequista que procura ter diante de si um conjunto de modelos, incitando o jejum para tal....

2. "Andam os pais todos preocupados com a alimentaçãos dos seus filhos e depois a Marta anda a meter-lhes na cabeça de não devem comer??"
Uma conclusão talvez um tanto precipitada, não será? Não andarão os pais também preocupados com a má alimentação dos seus filhos (chocolates e mais chocolates, bolos e gomas, etc)? E custará muito aos pais que os filhos "jejuem" ou restrinjam a quantidade destes "alimentos" pelo menos durante o período quaresmal? Francamente... não me parece.... pelo contrário... No nosso grupo inclusive, iremos reunir os doces que cada um se for privando (sem sacrifício forçado, mas de livre vontade) e fazer 'Cabazes da Páscoa', à semelhaça do que acontece no Natal...
Estará algo errado aqui?! Parece-me que só os dentistas poderão levar um pouquinho a mal...

3. Não é a primeira vez que observo comentários seus a alertar os 'pais católicos' para as supostas 'maldades' que a Catequese traz para os filhos.... Sabe, como Catequista, sou a primeira a favor do acompanhamento assíduo que os pais devem ter com os filhos... Afinal, a Catequese não se resume a criança + catequista + jesus, mas resulta da fórmula: criança + catequista + pais + comunidade paroquial + jesus. E, mesmo correndo o risco de estar a deixar fugir o tema deste tópico, deixe-me que lhe diga que ao longo do meu percurso como catequista, mantenho uma excelente relação com todas estas componentes, procurando ter sempre um "bocadinho" de cada em cada uma das sessões... ora um pai ou uma mãe, ora um avô, ora um mero católico praticante... e até ao momento não me recordo nem de ter, nem de dar dissabores....

Olhe, um segredo entre nós as duas: não ser sempre do contra não é vergonha nenhuma, mesmo quando é essa a marca que nos caracteriza...

marta

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: marta (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 06:58

Como complemento: "Um verdadeiro católico, em vez de se preocupar com a ementa de almoço, deveria estar preocupado com os outros."
Na minha caminhada de fé, aspiro de facto a ser uma "verdadeira católica"... e (sem querer entrar em blas blas baratos), é um facto que me preocupo consigo... por isso, rezo por si... espero que não leve a mal... Entretanto, e porque desta vez fui eu que ripostei, aguardo o seu comentário voraz :-)



Editado 2 vezes. Última edição em 10/02/2005 07:02 por marta.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 11:40

Amiga Marta:

Concordamos as duas sobre a questão do acompanhamento das crianças, ainda bem !

Por isso só pode concordar com as opiniões dos pais sobre a forma como estas temáticas são conduzidas na Catequese.

A ideia de os meninos se privarem de um chocolate (Alimento supérfluo) COM A FINALIDADE de partilharem esse chocolate com um outro menino, é perfeitamente adequada.

Aliás, os pais que se procupam com a alimentação dos filhos, eles próprios restringem drásticamente o consumo de doces, bolos e gomas. Há até pais que, por sistema, não incluem esses alimentos na dieta dos seus filhos. ( como eu).

O sacrifício pelo sacrifício, em si mesmo não qualquer valor tem valor , a não ser autogratificação ( e até prazer físico) que algumas pessoas sentem na autopunição. E isso não é nada saudável do ponto de vista psicológico....

Já percebi que NÂO ensina às crianças que devem fazer sacrifícios e deixar de se alimentar porque as privações físicas agradam a Deus ou"são benéficas" para Deus.
Isso seria ensinar uma moralidade pagã e não católica.

SE ensinarmos ás crianças que às vezes ( em situações pontuais) temos de colocar as necessidades dos outros em primeiro lugar que as nossas e que isso pode implicar algum sacrifício em alguma renúncia ao nosso prazer imediato, isso é positivo.
Por exemplo, ajudar um irmão mais novo a arrumar os brinquedos quando apetece muito ir a correr jogar playstation é muito mais "católico" do que convencer um menino de nove anos a privar-se de um chocolate, sem que isso traga nenhum benefício a ninguém.

Mais do que dizer às criancinhas para não comerem na quaresma, é importante dar uma sentido á quaresma.


Quanto ás dietas e privação alimentar - é um fenómeno sociológico que não é novo, pelo contrário... As restrições alimentares com finalidades religiosas, de purificação física e espiritual, passaram do domínio do religiosos para o domínio médico.... Trata-se de uma medicalização dos comportamentos típica da pós modernidade, e hoje qualquer adulto ocidental faz dieta e restrições alimentares sazonais, pelo culto da beleza ou por razões de saúde.... A religião (católicae muçulmana) ou a religião da beleza e do corpo perfeito ...

Grave é quando essas restrições alimentares se tranformam em distúrbios da conduta alimentar, sobretudo em adolescentes e jovens do sexo feminino...
O Texto de Evangelho que citou é para mim bastante alarmante. A únicas pessoas "esfomeadas", em jejum permanente, que conheci e que se apresentavam alegres e cheias de energia , são as pessoas anorécticas em determinadas fases desta grave doença... AS pessoas que por sistema fazem grandes restrições alimentares e "jejuns" sem sentido têm grandes probabilidades de desenvolver patologias ou esse comportamento já é um sintoma patológico.

Por último - quanto ao seu "segredinho", não seja condescendente...

Ou não concorda comigo quanto ao sentido do jejum?


Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 11:48

Só para esclarecer as mentes menos conhecedoras da doutrina a Mãe Igreja, são convidados ao Jejum os cristãos apartir dos 14 anos. Idosos e doentes estão claramente dispensados.
Concordo inteiramente com a Marta, aquilo que devia preocupar os pais infelizmente não os preocupa. O Jejum é salutar. Ensinar um Jovem a abdicar de um doce, de um chocolate, de algo que realmente gosta, por o dinheiro de lado e depois na páscoa dar esse dinheiro para os leprosos, para um lar de crianças em situação de risco - porque o Jejum está associado à esmola é muito salutar - fá-los lembrar-se dos pobres, dos outros que nada têm
Quando entramos nesses discursos de chernes, linguados etc, é distorcer a verdade, porque um bife do lombo tambem é caro. É errado que o peixe é mais caro que a carne. Depende do peixe que se compra....
A Marta tem muitissima razão. Todos os sabados depois da catequese os meus escuteiros e catecumenos 10 minutos antes da missa - e depois de terem lanchado na sede de escuteiros - estão na pastelaria a echerem-se de gomas, bolycaos, chipicaos e outras porcarias do genero. Nunca vi os pais preocupados com esse genero de disturbios alimentares.....
Não deixa de ser um sintoma, ver muita boa menina e senhora na primavera fazer a sua dieta para caber no fato de banho, e quanto ao Jejum por amor de Jesus ser absolutamente contra.
Não podeis servir a dois senhores diz Jesus.
Tens razão Marta.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 12:26

O Pde JL entra em contrdição permanenet . primeiro diz que a doutrina da igreja só admite o jejum em crianças a prtir dos 14 anos. Depois , referindo-se á catequista Marta, quando o tem aem discussão é o jejum de e ao jejum em meninos de nove anos, escreve que o "jejum é salutar".
È salutar se for um adulto gordo, hipertenso e com colesterol elevado . Claro que é.

Se os pais dos miúdos que andam num determinadao grupo de escuteiros não se preocupam com a alimentação dos seus filhos, não se pode generalizar esses comportamentos...

Quanto ás ementas e aos tipos de peixe, a questão não é a ementa é a atitude.

As pessoas até podem comer "sandochas de queijo", mas depois, se são intolerantes e maldosas para com o seu irmão, de que lhes vale a sandocha????

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 12:42

"Porque não tentar, ao longo da Quaresma fazer um "jejum do egoísmo"??

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 12:46

Quanto às considerações pessoais, como sabe não desço ao seu nivel e nao lhe respondo. A Caridade é uma virtude.
Confunde Jejum com dietas. O que é um erro crasso. O Jejum nada tem a ver com redução de colesterol, triglicéridos nem camadas adiposas em excesso.
Tem a ver com ascese, com purificação, com o abster-me de algo de que gosto, por amor, amor a Deus e ao próximo.
Não há qualquer contradição no meu discurso. Apenas há da sua parte ou uma incapacidade para entender ou o desejo de não entender e confundir os outros.
Qual é a contradição entre o Jejum ser obrigatório para maiores de 14 anos, e ajudar crianças de 9 anos a controlar os excessos neste tempo de quaresma e absterem-se - por amor a Deus e aos irmãos mais pobres - de comer um doce por dia?
Nenhuma.
Só quem maldosamente nao quer entender.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 12:46

As pessoas até podem comer "sandochas de queijo", mas depois, se são intolerantes e maldosas para com o seu irmão, de que lhes vale a sandocha????

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 13:03

Tem sido sobejamente discutido aqui que o que se discute são as ideias e não as pessoas. Agradecia à cara forista "cp" que se limitasse a discutir as ideias, em vez de insistir no ataque cerrado à minha pessoa. Seria de facto um bom propoósito quaresmal para si evitar estes ataques pessoais a que discorda das suas opiniões, passando ao insulto barato.
Procure ser edificante no que escreve.
Seria uma mais valia para este forum.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 13:40

Sobre este assunto e como hoje é dia de grupo Bíblico, deixo aqui uma citação bíblica.

«Escutai e tratai de compreender! Não é aquilo que entra pela boca que torna o homem impuro; o que sai da boca é que torna o homem impuro.» (Mt 15, 10-11)

Como diz a norma da Conferência Episcopal, os fiéis devem escolher uma alimentação simples e pobre e uma das formas de a concretizar é abster-se de carne. Não diz que é a única. Não conheço nenhum documento da Igreja ou nota pastoral em que se afirme a proibição de comer carne nas sextas-feiras da Quaresma. Mas talvez alguém me possa ajudar...

Luis Gonzaga



Editado 1 vezes. Última edição em 10/02/2005 13:50 por Luis Gonzaga.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: João Leal (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 14:58

Em relação ao título deste tópico, acho que se devia acrescentar ao jejum e à esmola a oração.

Em relação ao jejum eu não cumpro escrupulosamente. Pode ser fraqueza minha, mas não concebo passar um dia inteiro só com uma refeição. Por isso abstenho-me de carne, não faço nenhum lanche entre refeições e voluntariamente não ouço música em casa. No trabalho optei por não impor aos meus colegas o silêncio, mas deixei que os outros ligassem o rádio.

Mas mais importante do que fazer um role de privações é ter a consciência do porquê e por Quem o faço. Mais vale que seja pouco, mas com sentido, do que muito e "ritualizado".

Em relação à oração, já no ano passado aqui escrevi que lia um capítulo da Bíblia e um Salmo por dia. No tempo comum continuei com o capítulo e agora voltei aos Salmos. Mais oração não deverá querer dizer mais Pai Nossos e mais Avé Marias, mas sim mais abertura ao amor de Deus.

Se a oração for verdadeira, mais a abstinência o resultado deverá ser mais Caridade. Para mim e para os outros espero que assim seja.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 01:02

Muito bem João Leal..... quaresma é isso mesmo! Força.
Há que chegar renovado às festas pascais.

Re: Quaresma ( jejum e esmolas )
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 14:53

Ser rei e rainha é ter domínio sobre as paixões , é ser pessoa madura e equilibrada.
A síntese do evangelho , o caminho que o Cristo deixou para trilharmos passo a passo rumo ao céu está contido nas 7 forças da alma.
Fé, Esperança e Caridade - Prudência, Justiça, Fortaleza e Temperança.
São virtudes, hábitos , constância dos atos...
Preciso de ascese, de exercício para desenvolver estas sementes... e como?
O jejum , as pequenas mortificações , que me fazem "testar " o domínio sobre as paixões, sempre com o impulso do Espírito Santo , generoso em infundir dons "SOBRENATURAIS em NOSSA ALMA, A FIM DE TORNÁ-LA MAIS DÓCIL, PRONTA E VIGOROSA EM SEGUIR OS IMPULSOS DO ESPÍRITO SANTO, PARA A PRÁTICA DAS VIRTUDES DIFÍCIES."
Temos que começar de algum modo . Considero o jejum Quaresmal, prescrito pela Mãe e Mestra Igreja , um ótimo exercício para as virtudes e acima de tudo um gesto de amor e liberdade !
Chris

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.