Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 22:43

Não há sharia catolica, mas a catolica de nome apenas, pretende impô-la agora a quem defende posições opostas às suas.
Minha cara catolica dita praticante, é claro aqui os seus gostos republicanos, socialistas e laicos. E ninguém tem nada com isso.
Muito menos tem a senhora com o discurso de um outro qualquer cristao, seja padre ou não.
Assiste-lhe a si o direito de promover aqui o voto em partidos que defendem valores opostos aos da Igreja. Do mesmo modo, porque sou cidadão de portugal, e pago os meus impostos, tenho direito de pregar o que a Igreja ensina. Ninguem obriga ninguém a ir as missas que celebro. O QUE NÂO ADMITO É QUE ME DIGAM O QUE POSSO OU NAO DIZER NA HOMILIA. Muito menos vindo de politicos de reputação duvidosa.
A doutrina da Igreja é clara e eu prego-a.
O Senhor Padre Mario da Lixa não é um padre como os outros ao contrario de que afirma - não novidade nenhuma as habituais manobras que a senhora faz à verdade para dizer o que a si interessa.
O senhor Padre Mario está suspenso. Não pode celebrar missa, nem fazer baptismos nem matrimonios etc.
Aprenda a não ser mentirosa e boateira Dona Catolicapraticante!

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 22:47

Um bocadinho de educação, não fica mal a ninguém,.... Quanto ao boato e á mentira já sabemos todos quem os costuma utilizar... E já agora, também o insulto,...
Gostaria que fizeess o obséqui de indicar onde escrevi "boatos" ou "mentiras"Tome uns calmantes, homem, que isso passa...

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 22:49

Há que distinguir muita confusão na sua cabeça

A gravidez ectópica pode tornar inviável o bebé e este ira ter morte natural
A gravidez ectópica com a engenharia genética "até já é transferível a posição do feto" e ele poder "nidar no utero" e permitir o seu desenvolvimento normal.
A grávida comproblemas oncológicos constitui clinicamente um caso especial onde a aplicação desta lei está prevista se houver parecer de especialistas que poderem a situação.
A grávida por etr sido violada sofre dois dramas psicológicos se se submeter ao aborto veja as consequencias dos dramas pós aborto falando com vinha.raquel@email.com.
e o parecer da ordem dos médicos sobre a IVG por motivos psiquicos.
As mal formações fetais nem sempre são incompatíveis com a sua sobrevivencia e ninguem se atreve a mandar matar um tetraplégico por qualquer acidente em qualquer idade. As outras malformações genéticas muitas vezes podem benificiar de engenharia genética ou serem fisiopatologicamente cauasadoras de inviabiliade fetal e morte natural.
Sobre a fertilização medicamente assistida o tema dá pano para mangas e não se trata em dois minutos, mas importa saber o que fazer aos embriões excedentes e congelados. Se fossem seus filhos ou netos o que faria descongelava e mandava para o balde do lixo?

Seja séria sff que não é fácil filosofar sobre estes temas e, já agora, interrogue os políticos sobre estes temas?

Joaquim Galvão

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 23:08

Repito minha cara "católicapraticante" que Aos Cristãos o que é dos Cristãos e aos Laicos o que é dos Laicos.
A nossa liberdade termina onde colide com a liberdade dos outros, coisa que voce parece não sabre nem querer respeitar.
A senhora tem traumas de qualquer outra ordem que devem ser bem ponderados para a tomar a sério.
Peço mais respeito pelos padre e em particular pelo Padre João Luis que em nada a ofendeu apenas lhe chamou à atençaõ para não entrar no jogo dos boatos e das falsas verdades pois temos de ter a máxima segurança no que afirmamos ou pomos na boca de outros
E por mim acabo a minha participação esta noite neste forum face a intencionais ataques a sacerdotes apenas movidos por má fé e ressentimentos
Boa Noite.
Joaquim José Galvão

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 23:22


1 - Gravidez ectópica.
Não respondeu à minha pergunta.
Deve-se esperar "MORTE NATURAL" DO FETO EM SITUAÇÃO DE GRAVIDEZ ECTÓPICA OU DEVE-SE INTERVIR DE ACORDO COM AS LEGIS ARTIS???

Desculpe, , podia indicar-me a publicação científica em que se explique a técnica cirúrgica correcta que permita "transferir a posição do feto da trompa para o útero"???
Já foi realizada em que hospital? Em que equipa?? Com que níveis de eficácia??
Estou seriamente interessada nessa informação.
E não me parece que este tipo de "intervenção experimental" seja do domínio da "engenharia genética", conceito que implica a manipulação de genes do genoma humano no sentido de alterar determinadas características genéticas ou prevenir doenças genéticas.

De qualquer forma, como médico, parto do princípio que só pode concordar com o aborto nestas circunstâncias, o que está previsto no actual quadro legal.

2 - Grávida com problema oncológicos
Também aqui o caro amigo concporda com a possibilidade de se interromper a gravidez nestas circunstâncias específicas, o que está previsto no actual quadro legal.

3 - Malformações fetais incompatíveis com a vida
O caro amigo quer comparar o caso de um tetraplégico com o de um feto anencéfalo? A comparação não é nada séria, e , como médico, não me parece correcto que utilize este tipo de argumento.
Como sabe, um tetraplégico não está cerebralmente morto. Um anencéfalo, pode até sobreviver algum tempo mas sem actividade cerebral. Devemos aguardar "a morte natural " de um embrião ou feto anencéfalo? Podemos hoje fazer um diagnóstico rigoroso e muito precoce desta situação. È humano e aceitável impor a uma mulher uma gravidez e um parto horrível de um feto deformado que temos a certeza que vai morrer? E o que é menos violento para o ser com malformações incompatíveis com a vida??? Esperar pela morte natural, como recém nascido?
Como sabe, há muitas outras situações de malformações congénitas incompatíveis com a vida...
Sim, a engenharia genética é uma esperança, mas ainda não temos hoje biotecnologia suficientemente avançada para resolver preventivamente essas situações... Ah e já agora, engenharia genética implicaria manipulação genética, isto é, manipulação do património genético de embriões... E implica sobretudo muita investigação laboratorial, que tem que ser feita em... genes e embriões....humanos...

Então, se estamos a favor do avanço científico e da engenharia genética para prevenir abortos terapêuticos,, como podemos estar contra a experimentação em embriões???

4 - Quanto a causas psíquicas, deve o senhor, como médico, estar informado correctamente sobre o parecer da Ordem dos Médicos sobre este tema. È um parecer ponderado (já o transcrevi anteriormente) e claramente se afirma contra o aborto clandestino em Portugal afirmando que há casos concretos em que o aborto por razões de grave risco para a saúde psíquica da mulher foram ponderados e originaram abortos ao abrigo do actual quadro legal. Claro que a versão original do parecer da Ordem foi mais uma vez subvertida com fins menos sérios....

5 - Quanto á questão dos embriões excedentários deve ser objecto de debate e de legislação apropriada. A simples proibição da utilização de Técnicas de RMA não é a solução porque impede que milhares de casais inférteis possam ter um filho… Impede também a tal experimentação laboratorial que permitiria as soluções "MILAGROSAS" DA ENGENHARIA GENÁTICA… ( E devemos ser a favor da vida.. ou não)???

Em suma - ao contrário do que afirmou inicialmente, o meu caro amigo pronunciou-se a favor da interrupção da gravidez em situações muito concretas, que estão previstas no actual quadro legal. Não se trata de Filosofia, mas de um debate c


Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 23:30

Catolicapraticante

1ª mentira - uma homilia não é um discurso ou um texto.
uma homilia é uma parte da Missa, em que é explicado ao fiel a palavra de Deus e como a pode viver.
Não é a mesma coisa do que um texto num site.

2ª mentira - Não apelei ao voto em partido nenhum.
1º Boato - afirmar que o PP é um partido de extrema direita.

3ª mentira - o Padre Mario não pode celebrar casamentos nem Batizados nem confessar. A missa ninguem o pode prender se a celebrar.

Ja estamos habitudados às suas imprecisões desde o dia em que resolveu canonizar o Dr Sousa Martins, afirmando que era São Sousa Martins.

Joaquim
Não se preocupe, que a senhora já fez coisas piores em relação à minha pessoa. Mas perdoar sempre é a lei do cristão.
Nada do que a senhora possa dizer ou fazer me preocupa. São apenas opiniões marginais que não contam para a estatistica.
A sua presença é mais do que bem vinda amigo. Continue.

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de February de 2005 23:44

1 - A palavra homilia por mim utilizada relativamente ao Pde ML aparece entre aspas, escrita desta maneira - "homilia"... Está sem sentido metafórico, com um toque de ironia, reconheço. Não é uma mentira, mas compreendeo que alguns tenham dificuldade m eperceber o sentido que lhe dei.

2 - Parece-me que no seu post anterior acabou claramente por apelar ao voto num partido - o único que considera estra de acordo com os valores católicos. O que é mentira. Porque esse partido ( o PP ) até é a favor do actual quadro legislativo que regulamenta o aborto, não pretende alterar as leis sobre o divórcio, não se pronunciou com grande veemência contra os casamentos dos homossexuais enm pretende criminalizar o adultério, ou a utilização de contraceptivos.. talvez o tal partido de extrema direita aqui referido por poutro forista esteja mais de acordo com essa moral , mas de qualquer forma o Pde Jl defendeu o voto no PPcomo o voto dos "católicos".

3 - O PP afirma-se como um partido de direita, e alguns analistas políticos posicionam-no claramente no espectro da extrema direita, não só em termos ideológicos como em termso de "estratégias" de obtenção do poder, utilização do populismo, xenofobia e sexismo, culto do chefe.. Um dos fundadores desse partido, um político que se situa no "centro direita" classificou o actual PP como um partido de extrema direita. Não me parece que seja mentira. Mas è um juízo político... Não é um boato... Boato é outra coisa... ;))

4 - Por último - O pde ML é tão padre como o pde Jl. pode celebrar Missas, naturalmente, pode baptizar ( até eu posso!) e penso que poderá ser testemunha de casamentos... Quanto á Confissão poderá sempre faze-lo em situações de urgência...

5 - Quanto ás coisa piores, haverá coisas piores que o insulto e a mesntira? penso que não... Ah, Vejo que está mais calmo...
Ora ainda bem.



Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 09:35

"Então, se estamos a favor do avanço científico e da engenharia genética para prevenir abortos terapêuticos, como podemos estar contra a experimentação em embriões???"

Seguramente não sabe do que fala. Também não sei muito e é assunto complexo mas...
Experiências em embriões, seria o mesmo que fazer experiências em mim ou em si. Hoje tiravam-me uma parte de um órgão e implantavam noutro para ver as células estaminais ou outras se reproduziam de modo assim ou outro no sentido de produzir mais disto ou daquilo para fins de terapias ou saber como se evoluía experimentalmente em curas ou não.

"Malformações fetais incompatíveis com a vida"
Aqui o mesmo se passa.
Acontece que se são incompatíveis com a vida ela naturalmente virá a ter o seu fim natural, como um dia qualquer um de nós e mais cedo ainda pois não passará de feto. Então porquê acelerar o seu fim quimicamente, cirurgicamente ou de outra forma qq.

"Grávida com problema oncológicos
Também aqui o caro amigo concporda com a possibilidade de se interromper a gravidez nestas circunstâncias específicas, o que está previsto no actual quadro legal."

Se a lei assim o permite, e claramente dois ou mais médicos definirem que se podem perder duas vida, mesmo que uma já condenada oncologicamente e outra por não ter condições para se desenvolver. Mesmo assim o que pensa a grávida e doente?
Pode alguém ir conta a sua vontade de optar por deixar haver condições mínimas para a neonatalogia dar condições para o filho, após o máximo tempo de desenvolvimento intra-uterino possível venha a poder ser assistido fora do útero, mesmo que com o sacrifício da vida dela, para que ele não seja também mais um morto sem justa causa?
No entanto cada caso é um caso que deverá ser sempre ponderado com prudência.

- "Então, se estamos a favor do avanço científico e da engenharia genética para prevenir abortos terapêuticos, como podemos estar contra a experimentação em embriões??? "
Outras grandes confusões se põem aqui.
A engenharia genética será referida como uma via para agir num feto que está a sofrer de uma patologia ou má formação que o pode vitimar, agir numa vida já em risco. As experiências embrionárias são ensaios em vida que até podem ser 100% saudáveis só que a ironia do destino não lhes deu um útero nem de aluguer ou de uma mulher que o pudesse gerar pela sua mãe biológica. A solução dos embriões excedentários seria a adopção mesmo em embrião por mães saudáveis quem sem os conceber lhes dariam condições de gestação – Confesso que posso dizer que disto não sei se é biologicamente possível, mas estou a pensar à semelhança dos ventres de aluguer.

- "Em suma – ao contrário do que afirmou inicialmente, o meu caro amigo pronunciou-se a favor da interrupção da gravidez em situações muito concretas, que estão previstas no actual quadro legal. Não se trata de Filosofia, mas de um debate "
Não é verdade. Sou contra qualquer tipo de aborto.
Se a lei o permite e os serviços de saúde o podem admitir isso é com a grávida e o seu médico.
Apenas lhe recordo que sou contra e seria, se fosse obstetra, objector de consciência.

Joaquim José Galvão




Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 12:18

Caro senhor Lopes Galvão:
1-
Compreendo que também para si o assunto da engenharia genética seja algo de bastante complexo, tanto mais que considerou, em post anteriores que a "engenharia genética" seria a solução para resolver questões de gravidezes ectópicas.... Não explicou como, mas um pouco de pesquisa pode sempre ajudá-lo nestas questões complexas...

Ainda estou à espera da resposta relativamente á pergunta concreta que lhe fiz sobre a actuação medicamente correcta em situações d egarvidez ectópica

O senhor é absolutamente contra a experimentação em embriões ou em células estaminais(mais uma vez, uma baralhação de conceitos que devia rever, pois devia saber que não se trata da mesma coisa)...
Afirma o senhor que fazer experiências médicas em embriões ou em células estaminais humanas (o que não é a mesma coisa) pois, isso seria o mesmo que fazer experiências em mim ou em si, isto é em seres humanos...
Não vou entrar sobre as considerações polémicas de comparar um embrião a um ser humano... Sendo que tenho a certeza de que um conjunto de células estaminais indiferenciadas NÃO É DE CERTEZA ABSOLUTA UM SER HUMANO, nem sequer um projecto de ser humano.

Ora não se pode inovar em medicina sem fazer experimentações em seres humanos, como o senhor também devia saber... Qualquer novo fármaco, qualquer nova técnica cirúrgica inovadora, qualquer nova biotecnologia, mesmo que passe todos os testes de experimentação animal, há um fase em que tem de ser experimentada nos seres humanos, embora com riscos calculados e delimitações eticamente aceitáveis... é assim que a Medicina evolui. Sim, isso levanta uqestões delicadas no domínio da Bioética e deve ser amplamente debatido pela comunidade científica...


Mas o que eu considerei paradoxal relativamente à sua atitude é que, por um lado considera que a engenharia genética - ou seja a manipulação do genoma humano - vai permitir um dia ( e esperemos que sim) resolver todas as questões relativas a malformações congénitas que justificam oa aborto terapêutico, e, ao mesmo tempo, proclamar-se contra a experimentação na área da engenharia genética!!! Sejamos sérios!


"A engenharia genética será referida como uma via para agir num feto que está a sofrer de uma patologia ou má formação que o pode vitimar, agir numa vida já em risco"

Desculpe, mas mais uma vez, o senhor está aqui com uma confusão de conceitos. A engenharia genética aplicar-se ia por exmeplo numa fase embrionário muito precoce, antes mesmo da implantação in útero e implica afabricação em laboratório de embriões. a verificação do material genético desses embriões, e a transformação de alguns desses genes que sabemos que vão originar uma doença grave no futuro feto.
Engenharia quer dizer isso mesmo - construção, fabricação de genes, alteração, trasnformação, ou eliminação de genes existentes... E iso só pode ser feito numa fase MUITO inicial do desenvolvimento embrionário,e implica técnicas de fabricação laboratorial de embriões, manipulação e selecção de embriões....

A correcção in utero de algumas malformações fetais, através , por exemplo, de procedimentos cirúrgicos , não é engenharia genética - é um procedimento cirúrgico que não visa alterar os genes mas as consequências de uma alteração genética....

2 - - Quanto a malformações fetais incompatíveis com a vida, como a anencefalia, nem mesmo nessas circunstãncias o senhor acha que deve haver uma intervenção terapêutica.
Felizmente para as mulheres que vivem o horror de uma gravidez nessas circunstâncias e felizmente para os os embriões com malformações graves incompatíveis com a vida , existe em Portugal uma lei que permite o aborto terapêutico em situações de malformação fetal grave. È uma questão da mais elementar humanidade.

3 - Quanto à Questão de mulheres com deonça oncológica grave, obviamente, qie compete á mulher e apenas a ela decidir, nestas circunstâncias dramáticas e noutras, se quer ou não prosseguir uam garvidexz que poderá ou não chegar ao fim e que terá como consequência a morte da mãe...
Mas, como médico há pelo menos uma situação - esta - em que o senhor concorda com a possibilidade do aborto terapêutico previsto na actual lei.E . se fosse obstetra, não sei como poderia ser objector de consciência numa situação destas... é uaj questão de coerência...

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Lopes Galvao (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 13:11

- O senhor é absolutamente contra a experimentação em embriões ou em células estaminais(mais uma vez, uma baralhação de conceitos que devia rever, pois devia saber que não se trata da mesma coisa)...
Afirma o senhor que fazer experiências médicas em embriões ou em células estaminais humanas (o que não é a mesma coisa) pois, isso seria o mesmo que fazer experiências em mim ou em si, isto é em seres humanos...

Estamos fora do debate do tipo de voto mas ainda assim lhe digo que sei bem que se trata de dois tempos distintos no desenvolvimento do ovo resultante da fecundação de um ovulo por um espermatozoide mas estou contra ambas as intervenções meramente experimentais, não sendo contra o desenvolvimento da ciencia e da tecnologia sou pelo mesmo em segurança e com ética e deontologia que respeite a dignidade do ser humano.

As nossas divergencias tornam-se mais claras quando assume:
_"Não vou entrar sobre as considerações polémicas de comparar um embrião a um ser humano... Sendo que tenho a certeza de que um conjunto de células estaminais indiferenciadas NÃO É DE CERTEZA ABSOLUTA UM SER HUMANO, nem sequer um projecto de ser humano.

Aqui nem comento e desculpe mas não vou avançar o debate pois claramente para mim é, e também para muitos acreditados cientistas e pensadores, um ser humano com dignidade e direitos que a sociedade cientifica e não só tem o dever de respeitar!

Esse seu pensar como o dos políticos é que levanta a razão de se pensar duas vezes em quem votar.

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 13:38

Sobre o conceito de células estaminais´

"Contributos

2003-09-12
Contributo de Francisco Brito

Passo a citar um artigo no qual é mostrada uma verdadeira e eficaz alternativa à investigação sobre embriões humanos para fins terapêuticos, que é
seguramente mais ética.



Uma equipa científica da Universidade de Minnesota anunciou um ponto de viragem no uso de células estaminais adultas para fazer crescer tecidos humanos, portanto, aumentando a esperança de que a pesquisa pode focar-se em células adultas em vez das mais eticamente controversas células estaminais embrionárias. O estudo foi publicado quinta-feira no jornal britânico Nature.

A professora Catherine Verfaillie, chefe da equipa desta universidade, usou um tipo especial de células estaminais adultas de um roedor e mostrou que se pode usar na maior parte, senão em todos, os tipos de tecidos do corpo. Os pesquisadores encontraram o mesmo tipo de células em humanos.
As células estaminais são células jovens indiferenciadas que podem ser a solução em relação aos transplantes e à cura doenças.

As células de estaminais adultas podem ser extraídas da medula óssea, enquanto que experiências feitas com células estaminais embrionárias envolvem a destruição de embriões.
Defensores pró-vida em Inglaterra disseram que estas descobertas justificam a sua posição de que os embriões não são necessários na recolha de células estaminais.

"Esta é uma alternativa estimulante e cheia de sucesso na pesquisa de células estaminais embrionárias, resultando na criação de uma total combinação de tecidos," afirmou o porta-voz da Aliança Pró-vida, sediada em Londres. "Temos tentado fazer notar as qualidades das células estaminais há meses, mas os cientistas governamentais estavam relutantes em ouvir-nos."

A Aliança Pró-vida diz que o estudo deve trazer o fim do uso das células estaminais embrionárias para pesquisas na Grã-Bretanha. "As pesquisas embrionárias só são permitidas no Reino Unido quando não existirem alternativas viáveis. Esta é certamente uma alternativa viável e ética, e o único meio aceitável de seguir em frente," afirmou o porta-voz.

Peter Garreth, director da pesquisa para a vida, diz que a sua organização britânica para a vida tem anunciado um maior ênfase em células estaminais adultas há anos. "A equipa de Verfaillie mostrou que estes tipos de células estaminais podem ser transformadas em qualquer tipo de tecidos," afirmou. "Isto torna a clonagem de embriões humanos tão desnecessária quanto eticamente errada."

Garreth concordou com a Aliança Pró-vida e disse que a Autoridade Embrionária e de Fertilização Humana do Reino Unido deve parar de atribuir licenças "para extração destrutiva de células estaminais de embriões humanos."

Mas os cientistas não estão convencidos que o estudo provou que a pesquisa deve ser focada em células adultas, e muitos argumentam que células estaminais embrionárias se adaptam melhor que células adultas. Também foram publicados no jornal Nature os resultados de experiências de células estaminais embrionárias em ratos. Os Cientistas do Instituto Nacional de Disfunções e Enfartes Neurológicos em Bethesda, foram capazes de inverter os sintomas da doença de Parkinson usando células embrionárias.

Verfaillie mensionou que apesar das células estaminais adultas, chamadas células progenitoras adultas multipotentes (CPAM), poderem ser potencialmente tão versáteis quanto as células embrionárias, serão necessários fazer mais estudos.

"É difícil dizer neste estado inicial se vai ser possível lisonjear as CPAM in vitro a todos os tipos de células que foram usadas para células (embrionárias)," afirmou aos reporters. "É demasiado cedo para fazer qualquer tipo de comparação firme."

Segundo o jornal Nature, "Os jornais de hoje não estão alertados quanto à disputa entre células estaminais adultas ou embrionárias: eles sugerem que ambas podem encaminhar possíveis terapias. Ultimamente diferentes tipos de células podem tratar melhor doenças diferentes."

Contudo, se cada um dos tipos de células produz resultados semelhantes, os defensores pró-vida sugerem que a resposta ainda assenta em considerações éticas - o uso de células estaminais adultas não envolve a destruição de vidas humanas inocentes.

Para ver o estudo no jornal Nature consultar:
[www.nature.com] "

Há vários tipos de céllulas estaminais, que não apenas as embrionárias. Quaisquer que seja a origem deste tipo de tecidos , obviamente que um conjunto de células estaminiais não é um ser humano.





Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 13:44

De qualquer forma, anoto, que mesmo os defensores radicais ditos pró-vida, têm dificuldades éticas em justificar a radicalidade das suas posições e não conseguem manter as suas posições face a uma debate mais aprofundado. E que acabam por aceitar o aborto em determinadas circunstâncias, em nome da defesa da Vida.
Sobretdudo quando essas circunstâncias são como familiares seus - mulheres, fIlhas ou netas.

Resta dizer que ninguém é mais pró-vida do que eu.

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 16:07

Caro Vitor

Vou dar a minha opinião.

Em Portugal o chamado voto católico é residual. Não tenho duvidas que se as sondagens fossem efectuadas às portas das Igreijas os resultados do CDS e do PSD seriam um pouco superiores mas também o PS teria muitos votos e se calhar até ganhava.

O nosso PS tem no seu seio uma facção Católica progressista importante de onde já sairam Primeiros Ministros como o António Guterres.

Nas Igreijas até se encontrará pessoas que votam na CDU ou mesmo no BE como provavelmente a meu ver será o caso da nossa amiga Católica Praticante.

O PS sempre teve uma tradição Católica no seu seio, minoritária mas importante. Foi essa facção que permitiu que a horrenda Lei que permitiria liberalizar o aborto totalmente até às 12 semanas não obtivesse os 116 deputados necessários.

Já o PSD e o CDS são partidos mais ligados a Católicos. Hoje em dia no CDS existem muitos Católicos assumidos e militantes de diversos movimentos.

Também o PSD integra muitos Católicos muitos deles de movimentos da Igreja.

Mesmo assim são poucas as pessoas que acabam por não votar nos partidos da esquerda pelo facto dos mesmos atacarem a moral cristã. E é pena.

As pessoas se defendem a Moral Cristã deveriam votar nos partidos que a defendem. E não nos que a ataquem.


Pedro B


Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 16:18

Caro B.

Acho estranho estar a presumir o meu sentido de voto, quando não estou filiada nem sequer faço parte da lista de nenhum P:P, quero dizer partido político, como o senhor.

È verdade que os únicos partidos políticos que não atacam a moral cristâ ( se ela for entendida nos termos restritos que tem sido aqui discutida - ser contra oa aborto, contra as leis civis do divórcio e contra o casamento de homossexuais) e que adefendem são os partidos de extrema direita, os partidos nazis ou neofascistas portugueses. Que também há.
O PP não segue à risca a moral católica, pois admite o aborto em várias circunstâncias, admite claramente o divórcio e o casamento de pessoas divorciadas, pois não consta do seu programa qualquer alteraçaõ legislativa neste sentido e não aparece a fazer campanha contra o casamento dos homossexuais, pois deve considerar que essa não é uma matéria fracturante...
Já agora, podia indicar-me o programa do PP relativamente ás políticas de saúde? Estou farta de procurar, pra fazer comparações e votar em consciência, como qualquer católico bem formado, mas não encontrei na net.
Obrigada

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 19:25

Amigos
Orgulha-me o que sobre mim escrevem mas isso ainda mais me responsabiliza.
Lopes Galvão, pela assinatura, sou eu numa única e a mesma pessoa.
Não abandonei o fórum mas o trabalho não me dá o tempo que desejava para responder a cada momento e a cada um.

a amiga "católicapraticante" é um caso interessante e difícil, acredito que sim, mas tem sempre lugar nestes debates, mas não pode é ocupar tanto tempo de debate...
Tenho muito gosto em conversar com ela mas gostava mais de a tratar pelo nome próprio.

Apelava a todos que não nos detalhemos neste ou naquele partido e nas suas filosofias, e assim ajudamos a combater fundamentalismos, e respeitamos as opções de voto de cada um, não sem que discutamos as ideias partidárias face a dados concretos ou a posições que eventualmente algum venha a tomar. evitemos sim é teorizar ideias ou preconceitos sobre os partidos

Joaquim Lopes Galvão

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 21:37

Cara Catolica Praticante

Estou a ver que está bem informada. Sou efectivamente candidato pelo PP.

Quanto à minha suposição (que apenas dei como provável) resulta apenas da estrutura mental que tem evidenciado neste forum e não tem qualquer carácter depreciativo.

Pelas suas intervenções o seu pensamento assemelha-se ao BE. É como a o Loucâ do Forum paróquias. Sem ofensa já que o Loucâ é sem duvida inteligente e persuasivo. Se tiver enganado tanto melhor.

Quanto ao facto do PP não seguir à risca a moral Cristã. É natural. É um Partido plural. Como sabe até o Papa já recebe Presidentes divorciados e ainda bem que assim é.

De qualquer modo nas questões cruciais como a liberalização ou não do aborto está do lado certo da barricada.

O aborto não deve ser permitido, deve ser proibido. A lei deve proteger o criança ainda não nascida e a mulher não tem o direito de escolher abortar.

Quanto aos casamentos homosexuais a posição do PP e do PSD é de rejeitar mas se quer saber a minha opinião estou-me completamente nas tintas. Aliás acho que a posição da Igreja é equivoca. O Casamento civil não se confunde com o sacramento do Matrimónio.


Quanto ao programa do CDS tenho todo o prazer em enviar é só dizer-me o mail que quer que envie.

Pedro B

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 23:11

Caro Pedro B,

Em resposta à tua mensagem das 16h07, penso que temos opiniões diferentes e não sei se poderemos criar uma relação tão simples e directa entre a crença de uma pessoa e as suas ideias ou preferências políticas.

Social e culturalmente, criou-se essa ideia, na minha opinião errada, que os partidos de esquerda eram ateus (ou defendiam o ateísmo) e os da direita eram crentes (no nosso caso, católicos). Se isto fosse verdade, como se explica que um padre pudesse entrar nas listas da CDU (coligação que inclui o Partido Comunista)? Ou um ateu nas lista do CDS-PP? Como dizes, existem muitos católicos dentro do PS, e têm uma expressão significativa dentro deste.

Existirão também católicos na CDU e provavelmente também no BE.

Dizes que «Mesmo assim são poucas as pessoas que acabam por não votar nos partidos da esquerda pelo facto dos mesmos atacarem a moral cristã. E é pena». Será mesmo mau que isto aconteça? Há uma parábola dos Evangelhos que se aplica que nem uma luva em muitos políticos.
Citação:
«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: ‘Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: ‘Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.»
(Mt 21,28-32)
Por vezes, aqueles que se dizem cristãos e/ou católicos defendem políticas pouco compatíveis com o Evangelho. Os que se dizem ateus (e defendem estados laicos), têm maiores preocupações sociais embora sejam a favor das leis de aborto. Podia-te dar alguns exemplos práticos da vida política desta parábola, mas entraríamos na discussão partidária e sairíamos, sem dúvida, do âmbito deste fórum. Poderemos fazê-lo através das mensagens privadas, ou por e-mail, se assim entenderes.

Há ainda uma questão que é necessário analisar, e para a qual peço a vossa colaboração: 1) será tão grave matar alguém como ser a favor da pena de morte? 2) Será tão grave cometer um aborto como ser a favor da liberalização do aborto?

Em Outubro último, na página principal do Paroquias.org, tivemos durante cerca de um mês a seguinte pergunta «Quando a Religião e a Política se cruzam, o que faz a diferença?». Embora não seja algo científico, as respostas (85) foram as seguintes, por ordem decrescente:

São um conjunto de temas e não apenas um único - 54%
A Paz no Mundo - 19%
Igualdade e Justiça entre os Povos e Nações - 13%
Liberalização do aborto - 7%
Pena de morte - 4%
Casamento entre homossexuais - 2%
Investigação com células embrionárias - 1%
Combate ao Terrorismo com guerras preventivas - 0%

Ao contrário do que se viu nos EUA, para os portugueses, a questão do aborto não é a única nem a principal. Penso que os portugueses que são contra o aborto demonstram a sua posição não abortando. Quanto à discussão da utilização das células embrionárias para fins científicos, talvez primeiro tenhamos que explicar ao comum dos portugueses (eu inclusivé) o que é isso de células embrionárias e, depois, talvez ele consiga tomar uma posição.

Luis Gonzaga

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 10 de February de 2005 23:55

Cara "Católicapraticante"

Apenas 5 linhas para dizer que. consultados os colegas especialistas de obstetricia. quero assumir publicamente a minha falta de conhecimentos sobre gravidez ectópica para reconhecer que neste momento a ciencia não tem solução para viabilizar a vida do feto numa gravidez ectópica e que nada o pode salvar. A ética manda que nestes casos se faça tudo para salvar a vida da grávida.

Joaquim Lopes Galvão

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 00:06

-"Caros amigos: estão convidados a participar num acto público
(que é simultâneamente uma conferência de imprensa
e por isso com as primeiras filas reservadas a jornalistas)
de apresentação das respostas dos partidos
ao "questionário" do Fórum Mais Vida Mais Família
(do passado dia 22 de Janeiro), já depois de amanhã (Sábado).
Um abraço
António Pinheiro Torres

-----Mensagem original-----
De: Fernando Castro [mailto:]
Enviada: quinta-feira, 10 de Fevereiro de 2005 10:58
Para:
Assunto: Fórum "Mais Vida, Mais Família" - Conferência de imprensa,
12 de Fevereiro, 11:00


No próximo sábado, dia 12 de Fevereiro, às 11:00,
o Fórum "Mais Vida, Mais Família" vai realizar uma conferência de imprensa,
na Sala Munique, no Hotel Mariott (antigo Hotel Penta),
na Av dos Combatentes, em Lisboa, a fim de apresentar as respostas
às perguntas formuladas aos partidos políticos no Fórum realizado
no passado dia 22 de Janeiro, assim como uma análise dos programas eleitorais
no que diz respeito à promoção da Família e defesa da Vida Humana
desde a concepção à morte natural.

O Fórum, formado por associações que estiveram na linha da frente
da maior recolha de assinaturas de sempre de apoio à defesa da Vida Humana e promoção da Família há cerca de uma ano,
convida todos os órgãos de comunicação social para este evento.

Mais informações poderão ser obtidas em [www.forumdafamilia.com].

Joaquim Galvão

Re: Existe o "voto católico"?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de February de 2005 00:59

O Augusto tem muita sorte em não ser Padre. Caso contrario, a nossa amiga "C-P" rapidamente escreveria ao seu bispo para o silenciar como fez comigo - sem resultados note-se.
Tenha cuidado, porque pode ser que escreva ao seu patrão, à sua filha, ao seu paroco, até quem sabe ao Papa.
Peço-lhe paciencia e que fique meu caro Augusto. O Evangelho de hoje manda-nos tomar a nossa cruz de todos os dias, ainda que bem pesada como esta. Faça como eu, reze pela senhora. Ajuda muito....

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.