Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
O voto dos Cristãos
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 00:54

- O povo Português neste período pré-eleitoral, a fim de poder fazer as suas opções de voto - manifesta as suas preocupações sobre o que espera dos políticos.

Porque para votar conscientemente importa poder-se - “Escolher os projectos e programas políticos que claramente se apresentam com propostas que, inequivocamente, defendem o direito à vida, da concepção à morte natural e os direitos da Família tal como a nossa cultura Portuguesa a tem entendido”.
- a valorização da vida humana deve continuar a merecer, no Código Penal, a protecção, a todo o tempo, da vida intra-uterina, através da definição como crime, da sua violação, neste sentido apresentamos aos candidatos aos órgãos de soberania, aos partidos e às forças cívicas envolvidas no próximo processo eleitoral para a Assembleia Legislativa da Republica Portuguesa o seguinte manifesto com as nossas necessidades em sermos esclarecidos antes das eleições de 20 de Fevereiro de 2005
Tal exige que apelemos para que, no período eleitoral que se aproxima, os candidatos a deputados à Assembleia da Republica, indiquem e se definam objectiva, verdadeira e claramente antes das eleições relativamente a quais os que e como se irão empenhar:
A - em discursos e em opções legislativas que enfatizem que só o amor é capaz de vencer o ódio e o egoísmo - uma tarefa que passa, pela defesa da vida, pela defesa da família, pelo combate à fome, e pela construção da paz no mundo.
B - no reforço da protecção da vida e dignidade de cada ser humano, no decorrer da próxima legislatura;
C - num regime legal de protecção jurídica de cada ser humano, na sua fase embrionária;
D - em iniciativas legislativas de promoção da família nos domínios fiscal, laboral, habitacional, da segurança social, da saúde e da educação e
E - em medidas concretas de defesa da vida e da dignidade de cada ser humano, em particular, da mulher, muito em especial de apoio à mãe grávida em dificuldade, bem como ao recém-nascido;
F - a propor e defender leis que tenham em vista o estatuto do embrião; pois que “precisamos de, com clareza, atribuir ao embrião o estatuto de sujeito jurídico” e reconhecer “que todo o embrião tem direito à vida, a uma família e a saber quem é o seu pai e a sua mãe”.
G - a propor e defender leis para que o doente em doença crónica e em fase terminal tenha o seu direito a uma morte digna e natural;
H - a propor legislação para o apoio a famílias que dão assistência a crianças, a deficientes e à terceira idade, concretamente a doentes crónicos e com doenças irreversíveis
I – no apoio à Família, como uma comunidade onde convivem transversal e verticalmente várias gerações”.
J - A apresentar e a defender “leis mais protectoras e promotoras da vida humana”. Uma vez que devido à mentalidade anti-vida que “se tem promovido estamos com um défice demográfico tremendo”.

Os candidatos e os seus partidos, para pedirem o nosso voto , devem respeitar que, como cidadãos eleitores -“têm o direito, e o dever” – de saber o que pensam sobre “estes temas”, e devem responder a estas questões como candidatos de cada Partido ou de conjunto de Partidos que se vão apresentar a sufrágio, para futuros deputados e membros de órgãos de soberania.
Aos cidadãos assiste o direito à informação, com verdade e transparência”.

07 de Janeiro de 2005

Joaquim José Galvão

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 01:02

Meu caro amigo de combate Joaquim
Parabens pela sua intervenção. Acho que tem toda a razão no que diz, e a minha intenção de voto está ligada a todos esses pontos que enumera.
O Partido em quem irei votar tem de defender a vida a todo o custo. Parecem-me poucos a fazê-lo, mas em verdade, depois de ler os programas, lhe garanto que voto naquele que de acordo com o seu post defende a vida desde a concepção até a morte natural.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 01:21

Caro Joaquim,

Embora este fórum seja sobre Religião, Cristianismo e Igreja Católica, sem querer entrar em questões de campanha eleitoral, penso que é legítimo a pergunta que coloca. Por agora, vou ser rápido, esperando mais logo ter tempo para desenvolver este e outros assuntos pendentes.

Todavia, chamo a atenção para que se o debate de uma campanha eleitoral se centra única e exclusivamente na questão do aborto, corremos o sério risco de ter um ambiente eleitoral semelhante ao que recentemente aconteceu nos E.U.A., onde a Igreja Católica Americana acabou por fazer campanha eleitoral por George W. Bush por (supostamente) ser pró-vida (talvez um dia nos consigam explicar como a invasão do Afeganistão, a invasão do Iraque, com as consequentes mortes de milhares de inocentes possa ser pró-vida...).

Compreendo as suas questões, até porque para o voto ser responsável e consciente, o cidadão deve conhecer o programa de todos os partidos para poder decidir em consciência, o que raramente acontece.

Luis Gonzaga

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 03:51

"num regime legal de protecção jurídica de cada ser humano, na sua fase embrionária"

Caro Joaquim:

É verdade que um único partido político, no espectro político português tentou, na última revisão constitucional, introduzir uma alteração, no sentido de estabelecer esta protecção jurídica do feto.

O mesmo partido político que há uns tempos atrás congeminou um abaixo-assinado no mesmo sentido.

As propostas deste partido político iam portanto no sentido de tornar ilegal e inadmissíveis face à lei portuguesa TODAS as situações de interrupção de gravidez, mesmo aquelas que são actualmente permitidas pelo enquadramento legal, como as realizadas por indicações médicas, malformações fetais ou as que são realizadas porque está em causa a vida da mulher, ou as situações em que a gravidez resulta de uma violação.

Obviamente que esta alteração constitucional no sentido da criminalização destas situações, no seu extremo condiziria á aplicação da"moral católica de proibir o aborto " mesmo em situações em que a vida da mulher está em jogo, como nas gravidezes ectópicas

Mais ainda - a radical protecçãoo cosntitucional do embrião tornaria ielgais uam série d etécnicas de reprodução mediacmente assistida e tornaria os casais inférteis pra engrevidarem, que recorrem a essas técnicas uns criminosos ( são os paradoxos dos pseudodefensores do direito á vida)

Ora o que é estranho, é que esse partido político, que tão arduamente pugna pela criminalização destas situações, no sentido de trazer a "Moral católica" para as leis de um Estado felizmente laico, é o mesmo partido que está no espectro político da pouco católica extrema direita, cujo amor pela vida se traduziu em situações tipo "solução final"...

O mesmo partido que apoia guerras injustificáveis , do ponto de vista do Direito Internacional ( parece que aqui o direito à vida já não é tão inalienável), o mesmo partido que não pode fazer da sua bandeira política a alteração da Constituição para proibir definitivamente a possibilidade do casamento entre homossexuais ( o que permitiu a vitória de Bush nos EUA…)

A Utilização do "cristianismo" ou "catolicismo" pra obter a caça ao voto ou com arma de arremesso político pela extrema direita é bastante antiga… Talvez alguns "católicos "se tenham deixado convencer por este discurso:


"« The Government, being resolved to undertake the political and moral purification of our public life, is creating and securing the conditions necessary for a really profound revival of religious life (...) The national Government regards the two Christian confessions as the weightiest factors for the maintenance of our nationality. It will respect the agreements concluded between it and the federal States. Their rights are not to be infringed.(...) The Government of the Reich, which regards Christianity as the unshakable foundation of the morals and moral code of the nation, attaches the greatest value to friendly relations with the Holy See, and is endeavoring to develop them..»

- Adolf Hitler, discurso no Reichstag em 23 Março de 1933

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 04:16

Mas concordo que as católicos devem ler com cuidado e atenção os programas dos vários partidos e agir de acordo com a sua consciência.. .
Eu sou particularmentes sensível a algumas questões que o Joaquim também coloca, como" -as iniciativas legislativas de promoção da família nos domínios fiscal, laboral, habitacional, da segurança social, da saúde e da educação ", mas infelizmente, nos últimos dois anos, além das despesas com saúde e educação , sem falar na habitação, terem sido brutalmente aumentadas e o meu salário congelado, ainda me foi retirado parte do já reduzido abono de família...

Jé nem falo das centenas de milhares de família empurradas par o desemprego... Ou do aumento de 3,8% da criminalidade violenta , o que costuma acontecer em situações de grave crise económica e socail...Protecção á família... pois...

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 10:04

Penso como o Luís... julgo que é uma questão muito pertinente. Contudo, tenho a firme convicção de que estamos a viciar o debate se:

a) quisermos reduzir os únicos tópicos de avaliação dos programas eleitorais i) à defesa da vida contra o aborto ou a eutanásia; ii) à defesa de um único modelo de família. Sem discutir a importância destes critérios, que também julgo importantes, penso que há outros que não podem ser esquecidos: como será a politica de educação e cultural? como será a política de ciência? E as medidas concretas para promover a justiça ou a solidariedade social? E o desenvolvimento regional e a coesão territorial? E para combater o déficit e modernizar a administração pública? E a política de defesa do ambiente e desenvolvimento sustentável? E qual a posição que os vários partidos têm perante a guerra contra o terrorismo? O erro das eleições americanas e o apoio contra-natura que a Igreja deu a Bush nasceu deste esquecimento e desta atrofia da reflexão...

b) quisermos reduzir a mensagem cristã ao combate ao aborto ou à defesa de um modelo de família (repito que não estou a defender que estes não sejam aspectos importantes; apenas acho que não devem ser exclusivos...)

Abraço

Miguel

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 10:25

"G - a propor e defender leis para que o doente em doença crónica e em fase terminal tenha o seu direito a uma morte digna e natural"

Defensor da eutanásia passiva?

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 14:39

Amigo

Seguramente que qualquer cidadaão eleitor terá de se informar sobre toda a causa publica e que o que proponho nesta "carta questionário aos candidatos a deputados para a próxima Assembleia legislativa" é uma carta com uma temática meramente particularizada na temática vida. mas também envolve a educação para a saude e a cultura do amor e dos valores do civismo e da cidadania.
Obrigado pelo seu interesse.
Joaquim

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 14:44

Amigo

Veja, por favor, a minha mensagem anterior
Ela responde ao que estando de acordo com o que comenta
é no entanto o meu interesse mais pontual.
A consciencialização da cultura politica da vida da concepção à morte natural por paragem da fisiologia da vida humana.

Obrigado pelo seu interesse
joaquim

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 15:37

Portanto, defensor da eutanásia passiva.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 15:55

Meu Caro "Católicopraticante"

Seguramente que não!

Nem como cidadão nem como médico pois é esta a minha profissão

O que quero saber e o que quero que me afirmem os candidatos a Deputados à próxima Assembleia Legislativa é se não vão propor directa ou indirectamente essa inaceitável solução face a políticas de economia da saúde em que olhando a custos de tratamentos olhem o doente terminal como um peso para hospitais SA ou para a Nação e avancem para eutanásias passivas ou não onde os doentes percam o direito a ter uma morte natural e no seio de quem os ama e os acompanhe.
A minha posição, tal como para o aborto é de rejeição de qualquer política de cultura da morte.

Aproveito desde já esta nota para lhe dizer que esta Carta aos candidatos a Deputados não promove ideologias de esquerda, centro ou direito e muito menos extremismos ou fundamentalismos, antes pede que os próximos representantes da nação nos digam o que vão fazer para se optar com consciência e discernimento.
Não falo em des ou criminalizar seja o que for, nem em propor referendos ou em alterar leis vigentes para confirmar ou modificar.
Quero ser esclarecido e ajudara quem tenha as minhas dúvidas no mesmo assunto.
Outros temas de coisa pública são igualmente importantes mas por agora elejo estes.

Fica este esclarecimento
Joaquim

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 16:35

Meu caro amigo:

Estamos eventualmente de acordo relativamente ao essencial, sendo que determinadas formulações simplistas de alguns conceitos complexos podem conduzir a fundamentalismos sobre questões demasiado sérias para serem aproveitadas políticamente de uma forma vergonhosa.

Repare que a sua formulação sobre "legislação que sobre o direito a uma morte digna, ou a uma morte natural, "pode conduzir a situações de quadros legislativos que admitam claramente a eutanásia, mesmo de uma forma activa, ou numa tendência para uma total total falta de investimento em cuidados paliativos ou cuidados diferenciados em doentes em fase terminal.
A grande questão é um pouco esta - uma política estritamente economicista em áreas tão sensíveis como os cuidados de saúde, ou a mercantilização e privatização destes serviços, promove ou não a tal "cultura de morte"?

Por outro lado, como muito bem sabe, as formulações radicais e simplistas sobre o potencial "direito à vida do zigoto ou do embrião", como um valor absoluto sem serem ponderadas outras circunstâncias ou o direito á vida e á integridade física de Pessoas, podem conduzir a situações concretas de uma "cultura de morte".

Impedindo , inclusivamente, casais de gerarem e terem os seus filhos e de tratrem os problemas de infertilidade.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 02 de February de 2005 20:07

CARA AMIGA

Admito que algo se passa sobre a eutanásia
e as suas preocupações mas creia que só quem
possa por a economia a nível superior ao dos direitos
humanos pode avançar para políticas pró morte e
penso que esse risco pode vir de quem é pelas
liberalizações da droga, ivg, destruição de embriões
congelados e direito à morte assistida e a pedido
do próprio ou de familiares que se queiram ver livres
de estorvos.

Muita da esquerda europeia e não só advoga
estas políticas sendo verdade o inverso. Mas eu
não gostava de entrar por este caminho.
Procuro sim uma sociedade de princípios e de valores.
Mas questione todos os partidos e candidatos e decida
o seu voto com discernimento livre.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de February de 2005 00:23

Sobre esta questão do aborto, li recentemente que a senadora Hilary Clinton, conhecida por defender posições "pró-escolha" (a favor da liberdade da mulher em abortar) tinha dito algo com muita sabedoria e que me pareceu um ovo de Colombo. Segundo ela, os movimentos pró vida e pró escolha deveria sentar-se à mesa e procurar uma base de entendimento comum para lutar contra a gravidez indesejada, pois são estas que potencialmente poderão acabar em aborto.

Luis

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de February de 2005 02:32

´"só quem possa por a economia a nível superior ao dos direitos humanos pode avançar para políticas pró morte"
Infelizmente, é esta a norma do liberalismo económico.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 03 de February de 2005 16:16

"católicapraticante"'


Como pode o nosso País ter uma economia a nível superior, se não produz?

Somos um País pobre. O que se pode fazer para melhorar o País? O que você pode fazer? Ou o que podemos fazer, se quem governa não deixa os outros trabalhar, ficamos presos. Não é a entregar preservativos pelas ruas, que vamos enriquecer.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de February de 2005 16:17

Nem com o aumento de casos de Sida vai aumentar a produtividade...

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 03 de February de 2005 16:54


E se esses pobres contaminados pelo mal terrível da Sida, fossem tratados com amor, carinho, mais despesa davam ao nosso governo. Assim andam por aí abandonados, pior que cães! É o sistema de um País evoluido, plantado à beira mar.

Se o Sócrates ou o Santana me deixar, vou abrir uma fábrica de preservativos, como é óbvio, será o negócio do futuro.
Que pena eu tenho de ver o meu País com gente tão pobre. As pessoas perdem os valores dos bons costumes e da familia Portuguesa de outrora.

Deviamos preservar o bom e deitar fora o lixo. Como podemos fazer? Explique-me! Eu sei que a menina é suficientemente inteligente.

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de February de 2005 17:38

Confesso que a recolha e tratamento de lixos não é a minha especialidade, por isso não ossao ajudá-lo.

Mas parece que ecologicamente, não é aconselhável desaproveitar o lixo mas reciclá-lo.

Quanto à sua iniciativa empresarial, força!

Re: O voto dos Cristãos
Escrito por: Joaquim José Galvao (IP registado)
Data: 04 de February de 2005 00:25

Retomando o tema julgo que necessitamos de saber o que pensam os candidatos fazer quando foram membros de órgãos de soberania.
Apenas poderemos é votar e isso terá de ser com a nossa consciencia bem formada.
Também os temas da educação da sexualidade ou da cultura dos valores merecem linhas de orientação dos nossos "Pastores" e daí teremos a nossa orientação para como votar.
Fiquem bem e que sejamos iluminados pelo Dom da Sabedoria.
Joaquim

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.