Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 09 de December de 2004 16:35

Vivam

Será que alguém me podia indicar um site que liste os santos e descreva os símbolos que os representam, por exemplo, S. Pedro e as chaves do Paraíso, S. Bárbara e a torre, S. António e o Menino, ...
Já encontrei alguns, mas que dediquem um cuidado particular aos seus símbolos, não!
E se contiverem imagens, melhor ainda!

Muito obrigada, um abraço

Cassima

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de December de 2004 00:15

Cassima:

O teu pedido é pertinente, mas não sei como ajudar-te ;-(

Também não encontrei nada de jeito... De qualquer forma, deixo aqui um a sugestão de uma interessante página, cheia de coisas sobre santos: [www.catholic.org].

Existe uma obra em três volumes em português, do P. José Leite ("Santos de Cada Dia"), mas parece-me que também nada tem sobre a iconografia dos santos católicos. Mas podes tentar encontrar estes ou outros livros nas livrarias católicas... É possível que se possa saber algo sobre isso nas casas que vendem imagens de santos e estandartes e bandeiras que se usam nas procissões... Estou a pensar na famosa "Casa Fânzeres", creio que de Braga.

Alef,
quase de regresso



Editado 1 vezes. Última edição em 12/12/2004 00:20 por Alef.

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de December de 2004 02:17


Vai ao site

www.catolicanet.com.br

Depois clica no calendário dos santos e vais encontrar santos com fotos!



Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 12 de December de 2004 11:45

Obrigada Alef e Ana :)

Um bom domingo

Cassima

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de December de 2004 21:10

Cassima

Era o que pretendias?


Por onde anda esta gente do Fórum? Em centros comerciais ou andam a fazer as filhozes? lol

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 11:07

Ana, ainda não é bem o que pretendo. :)

O site que indicaste tem a vantagem de estar em português, mas a desvantagem de não ter um índice de pesquisa.

O site indicado pelo Alef já o conhecia, é bom, com uma lista bem extensa, mas um bocado resumido nas descrições.

O melhor dos que apanhei até agora é o catholicforum http://www.catholicforum.com/saints/indexsnt.htm, que tem uma lista bastante exaustiva de santos e descrições bastante pormenorizadas. Mas nem sempre apresenta os símbolos ou imagens. :(
Por exemplo, quem me sabe dizer os símbolos da S. Engrácia?

Um abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 13/12/2004 11:21 por Cassima.

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 12:08

Cassima:

Quanto pude ver, Santa Engrácia é patrona de Zaragoza (Saragoça), Espanha. Só descobri duas imagens diferentes da santa, que parece ter como símbolos uma palma (símbolo do martírio) e uma espécie de gancho espetado na testa. Isto e algo mais podes encontrar nas seguintes páginas:
- [es.catholic.net] - biografia e imagem;
- [www.almudi.org] - dados sobre as relíquias e lugar de culto;
- [www.corazones.org] - mais do mesmo;
- [www.stylusart.com] - uma imagem pouco nítida de um quadro que representa a flagelação da santa.

Alef



Editado 1 vezes. Última edição em 13/12/2004 12:13 por Alef.

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de December de 2004 14:01

Olha, Alef, já tinha estado com a imagem da S. Engrácia na 'mão', mas só reparei na palma! :(

Como diz o provérbio, não basta ver, é preciso saber ver! :D

A palma por si só não podia ser símbolo de S. Engrácia - porque representa o martírio como dizes - mas essa espécie de gancho já poderá sê-lo!

Obrigada pela ajuda :)

Cassima

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 09:07

Alef,

E eu que pensava que o símbolo de S. Engrácia era uma placa a dizer "Em construção", ou "um dia estará pronto" :-)

Luis

P.S. Não por qualquer desrespeito à senhora em causa, mas pela expressão portuguesa de quando alguma coisa se encontra atrasada, se dizer, parece as obras de S. Engrácia.

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 09:42

Bom dia Luís

A expressão está mesmo relacionada com a S. Engrácia! :) Não directamente à santa, mas à sua igreja, hoje Panteão Nacional. Aquilo demorou tanto, tanto a fazer que nasceu a expressão: parecem as obras de S. Engrácia! ;-)

Cassima

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de December de 2004 10:01

As obras foram do século XVII ao XX.

:)

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de December de 2004 20:38

Cassima:

Hoje encontrei algo mais sobre a iconografia dos santos, em espanhol:

um site...

- [www.cnice.mecd.es] - uma lista breve de "símbolos" ou "atributos".


... e dois livros:

- AA.VV., Iconografía de los santos, 3 vols., Ediciones del Serbal; € 35,90 cada volume.

- Juan Carmona Muela, Iconografía de los santos, Ediciones Istmo, Madrid, 2003, Colleción Fundamentos, n. 214 (uma interessante colecção de bolso) - aqui aparecem 140 santos, com uma breve descrição, os devidos "atributos". O preço é muito acessível. Uma pequena "má notícia": não aparece Santa Engrácia, embora seja citada de passagem, a propósito de outro santo. Tem uma extensa bibliografia, onde se podem recolher outros elementos.

Alef

Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de December de 2004 15:39

Obrigada Alef

Tenho de investir nos livros, mesmo! :)

E sobre S. Engrácia, já sei o símbolo dela, confirmado pela imagem e pela descrição do martírio em [www.corazones.org], como indicaste. Essa já não me escapa mais! :)

Citação:
La azotaron asida a una columna, fue arrastrada por la ciudad atada a la cola de un caballo y por fin le hincaron un garfio de hierro en la frente.

Cassima


Re: Os Santos e os seus símbolos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de April de 2005 19:03

Mais um contributo, aqui.

Alef



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.