Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 00:56

Numa tentativa de me silenciar, uma "senhora" forunauta bem conhecida de todos, pelo que me escuso de dizer quem é - e quem não sabe pode ler os ultimos tópicos que descobrirá com facilidade - entendeu escrever ao meu Bispo, enviando detalhadas mensagens minhas aqui colocadas, no sentido de lhe provar a minha arrogancia etc.
Afinal os doutores da Lei que quiseram matar Jesus porque ele era incómodo no que dizia não morreram todos. Agora, de saias vestidas, lá para os lados de Coimbra, continuam a sua insidia, procurando por todos os meios silenciar a Igreja, porque não é politicamente correcto, dizer que os actos homosexuais são pecados e contra-natura, que na Igreja católica não subsiste a Igreja de Cristo, que não há nem na Escritura nem na Tradição da Igreja, nada que aponte a ordenação de mulheres, que o aborto é um crime hediondo, que a contracepção é intrinsecamente má etc.
Pelos mesmos motivos, estes e estas novas doutoras da lei, crucificariam Jesus hoje, porque afinal, não corresponde bem ao messias que tanto ambicionam.
Eu, da minha parte agradeço tanta amabilidade de quem escreveu a fazer queixas ao meu Bispo.
Longe de me fazer desistir, é um salutar estimulo a continuar na senda da nova Evangelização.
Um grande bem haja cara "forunauta"

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 04:53

De nada.
Se a sábia orientação espiritual do Seu Bispo, a quem deve obediência, lhe servir pra melhorar as suas condutas e se tornar um melhor cristão e um melhor Padre, para melhor cumprir a sua Missão de Evangelização, sem ódios nem agressividades para com aqueles a quem se comprometeu servir, fico feliz por ter contribuído para isso.
SEmpre ao dispor.
Quanto aos Doutores da lei, felizmente que o meu Doutoramento não é em Teologia.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 11:53


Padre João Luís:

Obrigado pela tua paciência e testemunho. Já agora, será possível partilhares qual foi a forma como o teu Bispo encarou essa correspondência e se considerou que, como te acusam, foste incorrecto?


Catolicapraticante:

Estás a entrar por meandros perversos; presumes contactar o Bispo de Setúbal com o intuito de reprovares um presbítero, esperando que prevaleça a tua "doutrina", que pouco tem de católica? Estás assim tão confundida com a realidade?

És "feliz" por não seres doutorada em Teologia? O que é queres dizer com isso?

Considero-te sinceramente como uma ameaça muito perigosa ao pretenderes assumir meios cada vez mais enganadores para destruíres a Igreja. Olha sinceramente para o teu ateísmo e que S. Miguel interceda por ti na humilhação do teu orgulho impenitente.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 16:17

Eu sempre obdeci e obedeço ao meu Bispo. Agora o que ele me disse, fica para mim. Certamente lamentará que ele não me tenha proibido de vir cá.... mas isso é outra questão.
É um péssimo testemunho de uma leiga, usar deste tipo de argumentos clericalistas, que verbalmente rejeita. Opõe-se a uma Igreja clerical, afirma que a a Igreja do futuro é a Igreja dos leigos, e depois, escreve a um Bispo pedindo-lhe que mande calar um padre. Que triste deve ser a igreja a que pertence.
Quanto a não ter qualquer doutoramento em Teologia, já se viu pela qualidade (ou falta dela) dos seus textos. Concordo consigo. É mais fariseismo puro. Aquele mesmo que Matou Nosso Senhor na cruz. Os mesmos métodos, por traz, à sucapa.
Mas cá continuamos, para dar e vender.
Espero conhece-la pessoalmente no Encontro de Lisboa de Taizé.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 16:37

Querido João Oliveira:

A vitimização, tal como a intimidação, pode surtir efeitos em pessoas mais susceptíveis. Mas não em todos.


Um abraço irmão.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 16:39

Fico feliz por saber que ouve um Conversa do Senhor Bispo. Nem esperava outra coisa.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 20:49

catolicapraticante

Foste acusar o padre João Luis ao bispo? Que má!!! Quem é o teu Superior, diz!!! :)

Fizeste mal...Ou fizeste bem nem sei dizer...se for para o bispo dele vir aquí e ler as mensagens de todos e participar, até foi bem...!!! Mas já vi, que nem todos os padres são capazes de aquí se apresentar...
É que aquí, vai-se de bestial'.... logo a besta:)
Padre João Luis, presumo que dava para exorcista, nada o teme! Creio que cada diocese tem um exorcista, pelo menos no Canadá é assim...





Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 23:49

Querida Ana: o meu Superior é Jesus Cristo. ;))
E os exorcistas deixaram de ser precisos desde a invenção do haloperidol. Muito eficaz .

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 01:46

... perdoa as nossas ofensas,
como nós perdoámos a quem nos tem ofendido

Mt 6, 12


Às vezes, penso que tenho uma cassete que passa o tempo a dizer: "Neste fórum discutem-se ideias e não pessoas." Hoje, fico com a certeza que o disse poucas vezes, ou poucas vezes fui ouvido.

O triste episódio que o Pe. João Luis nos conta, desiludiu-me e deixou-me frustrado. Porque ao criar um espaço como este, e depois de o ver florescer durante algum tempo, pensei que embora nem todos os frutos podessem ser sempre positivos, nunca consegui imaginar que poderia servir para criar uma maça tão podre.

Infelizmente, a maldade humana e a cobardia não têm limites.

Este fórum foi criado com o objectivo de ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã. Assim o diz as regras de funcionamento. Diz também que pretende ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; o fórum pretende ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.

Todos são livres de participar e de escrever o que lhes vai na alma, dentro dos limites da tolerância, respeito mútuo e bom senso.

Se alguém não concorda com o que aqui é dito, tem então motivos para contrapor e tornar públicos os seus argumentos, mediante o debate leal dos mais variados temas. Neste fórum há lugar ao contraditório!

Desconheço as razões pelas quais alguém, com base no que aqui leu, decide queixar-se a um bispo da nossa Igreja, sobre supostas mensagens de um padre. Será que amanhã o meu Prior vai querer falar comigo sobre algo que eu aqui escrevi?

Este episódio deixou-me mesmo muito triste. Porque independentemente das boas intenções que tivessemos quando criámos este espaço, haverá sempre alguém pronto para nos mostrar que tudo o que é criado, pode ser utilizado para os piores fins.

Hoje, não tenho muito mais para vos dizer. Talvez amanhã consigo encontrar mais palavras...

Luis Gonzaga
Equipa Paroquias.org

e não nos deixes cair em tentação,
mas livra-nos do Mal.

Mt 6, 13

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 06:51

Querido Luís Gonzaga e Suzete:

Sinceramente, lamento que este episódio vos provoque tanta tristeza e frustração. Não queria de modo algum magoar-vos ou colocar em causa o vosso trabalho, e a minha atitude tenho a certeza que terá como desfecho uma melhoria deste Forum.

Visto que alguém tornou aqui pública uma correspondência pessoal que tive com Um Senhor Bispo, e isso te provocou tristeza, tentarei tranquilizar-te, Luís.
(Vejo que a vitimização dá os seus frutos.)

Foi precisamente por este Forum "ser um espaço espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; o fórum pretende ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas" , que tomei a iniciativa de contactar o SEnhor Bispo de Setúbal. Aliás, era precisamente esta uma das frases com que iniciava a minha missiva.

Fi-lo depois de muito reflectir e depois de conversar com alguns Padres que me honram com a sua amizade.

A minha carta não se tratou de "queixinhas" , mas de um APELO. ( Terei todo o prazer em ta enviar. Penso que não devo torná-la aqui pública porque seria pouco ético) .

Como sabes - e sabem todos os foristas, fui neste forum alvo dos insultos pessoais mais indelicados e absurdos por parte de uma pessoa, que, pela sua missão e "condição eclesial", deveria , ter um especial comportamento de caridade e ser exemplo para os outros.
Por sistema, este forista utilizava ( falo no passado, pois tenho a certeza que a partir de agora, o seu comportamento vai ser diferente), ataques pessoais , dos mais básicos aos mais abjectos, distorcendo as intervenções alheias e utilizando uma linguagem no mínimo pouco correcta. Não o fez só comigo.

Fazia-o sistematicamente com todos os foristas que eventualmente pusessem em causa a sua visão pessoal de um Integrismo Católico.
Mais grave ainda, este forista não intervinha no Forum como um qualquer cristão mas fazia jus de utilizar a sua "condição eclesial" para reforçar as suas intervenções e suscitar um certo "temor reverencial".

È verdade que em alguns momentos foi "chamado á atenção" pelos moderadores, sobretudo quando chegou ao ponto de utilizar um nome alheio para intervir num Forum católico, com o único propósito e objectivo de achincalhar e silenciar pessoas específicas.
Nem vale a pena classificar este tipo de comportamento.
E assim, "a maçâ podre" , para utilizar uma expressão tua, foi crescendo neste forum, gerando mal estar, utilizando por sistema ataques ad hominem, neste caso dirigidos a uma Mulher, numa espécie de "frenesim persecutório"...

O tom do insulto foi sempre em crescendo, mas num determinado momento, como sabes, ultrapassou a barreira do insulto pessoal e passou ao insulto institucional, colocando em causa não uma pessoa mas toda uma Instituição.
E fê-lo utilizando uma Mentira. Ora, como disse aqui um forista neste espaço, "quando brincam com coisas muito sérias ".... Ultrapassa-se o simples direito á indignação e é preciso agir.

Quando somos alvo de insultos e achincalhamentos permanentes num espaço público, pondo em causa o nosso bom nome e a honorabilidade da instituição onde trabalhamos, temos várias opções. Uma delas seria desaparecer do forum e reduzir-me ao silenciamento, por medo, o que era o objectivo último do autor destes insultos.
Ninguém gosta de ser achincalhado ou ameaçado publicamente. Outra hipótese era apelar à moderação, mas não resultou . Outra era continuar a intervir no forum e aceitar passivamente todo o tipo de insultos. Confesso que ainda tentei. Mas, diz um ditado popular que "quem não se sente não é filho de boa gente" . E quando a difamação ultrapassou as questões pessoais e passou ao nível institucional....

Como sabem , um Forum na Net é um espaço público, virtualmente acessível a milhares de pessoas. Quando alguém lança num forum deste tipo, não uma insinuação, mas uma acusação directa que envolve uma instituição honorável, isto é uma atitude gravíssima que pode até ter consequências muito desagradáveis para o seu autor.

Fiz apelos aos moderadores do Forum para que tais intervenções fossem apagadas, para evitar problemas. Tal não foi feito por se considerar que não era da responsabilidade dos moderadores as intervenções pessoais aqui feitas pelos foristas.
ESgotada essa possibilidade, e para evitar males maiores, depois de conversar com algumas pessoas que me honram com a sua amizade, incluindo padres, e, a seu conselho, decidi apelar ao Senhor Bispo de Setúbal.

È que há pessoas que só conhecem um tipo de linguagem pra mofificarem os seus comportamentos - o da Autoridade, seja ela hierárquica ou institucional. Convém sempre recorrer á primeira, antes de utilizar a segunda.
E foi também por isso, e para impedir males maiores, que apelei ao SEnhor Bispo.

Não me arrependo.
Curiosamente, hoje na Missa, Um Padre que muito admiro fez uma homilia intesnsíssma a propósito do "leão e do cordeiro" a dormirem lado a lado. Como lele disse, ãs vezes na vida temos de ser o cordeiro. Pacífico, doce, cheio de mansidão e uma vítima eventual de presdadores. Mas outras vezes temos de ser o leão, fortes, assertivos ecapazes de não nos deixarmos "engolir" por predadores.

Peço-te perdão, Sinceramente, Luís e Suzete se de algum modo vos ofendi. Não era essa a minha intenção. Muito pelo contrário, acreditem.


Um abraço irmão



Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 06:55

Só uma correcção ortográfica:
"È que há pessoas que só conhecem um tipo de linguagem para mofificarem os seus comportamentos - o da Autoridade, seja ela hierárquica ou judicial. Convém sempre recorrer á primeira, antes de utilizar a segunda.
E foi também por isso, e para impedir males maiores, que apelei ao Senhor Bispo"

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 10:11

Caros Luís e Suzete

Compreendo o vosso desânimo. Mas o vosso trabalho tem sido fenomenal e não será este caso que vos irá desmoralizar! Quer o fórum quer o restante conteúdo da página é excepcional! Pessoalmente, tenho aprendido muito aqui, quer pela positiva, quer também pela negativa (porque até com os maus exemplos se aprende!)
E as pessoas saberão separar o trigo do joio!

Continuai sempre em frente e com força! Deus esteja convosco!

Um abraço sentido

Cassima

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 11:00

"Infelizmente, a maldade humana e a cobardia não têm limites"
Mas é nosso dever impor esses limites.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 11:10

Por exemplo, é lamentável que conversas privadas de um clérigo com o seu Bispo ou a correspondência privada de um Senhor Bispo sejam objecto de devassa pública. Mas já nada me espanta....

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: VMTH (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 12:17

Caríssimos,

Ao ter tomar conhecimento deste inusitado, lamentável e raiando já o absurdo que é o de uma participante "queixar-se" formalmente a um Bispo acerca das afirmações de um suposto sacerdote aqui neste forúm, penso seria um natural motivo do foro anedotário e comediante se não fosse real e trágico.

Expresso a minha total SOLIDARIEDADE com o padre João Luís, vitíma deste infeliz episódio que vai marcar, indelévelmente a partir de agora o Forum.

Junto-me às vozes de estupefacção e de tristeza do Luís Gonzaga, da Susete, Cassima e da Ana!

Penso que este género de atitude que a "catolicapraticante" demonstrou é revelador de um mesquinhez pueril sem limites.



Um abraço a todos do católico Tradicionalista,

Victor Henriques


STAT CRUX DUM VOLVITUR ORBIS!

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 12:39

Obrigada pelo abraço. Fico sensiblizada pela solidariedade.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 13:15

EStou á espera de um pedido de desculpas formal. Tenho a certeza que ele chegará quando o Padre João Luís me conhecer pessoalmente e face a face e rezar a meu lado De nada valem grandes discursos sobre a reconciliação sem actso.
Eu pessoalmente já lhe perodoei todo o mal que me fez, mas não podia admitir que continuasse a fazê-lo ad eternum.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 06 de December de 2004 22:57

Sobre este tema é a minha ultima palavra, não pretendendo a ele voltar.
Sempre o Luis Gonzaga tem referido que aqui se discutem ideias e não pessoas. O que subscrevo inteiramente. Desde o principio soube e sei, que estar aqui como padre que sou, provoca. Uma coisa é um leigo dizer uma coisa, outra é ser um padre. Num tempo em que é moda falar-se mal da Igreja, atacar o magistério - basta ver quem são os padres que são sempre chamados a dar opiniões na comunicação social - um padre defender a doutrina da Igreja, o celibato e dar a cara provoca.
Tal aconteceu desde que cá cheguei. A forunauta em questão, sob o nome de Taliban resolveu sem me conhecer de lado nenhum dirigir contra a minha pessoa um ataque cerrado. Não foi apenas aqui no forum. Guardo cópias de mails enviados do seu local de trabalho, dela mesma, do marido etc, insultando-me gratuitamente sem que eu o tenha alguma vez feito, dado que nunca lhe respondi, apenas bloquei os endereços para não receber mais. Apenas no ultimo respondi, dado ser enviado de um servidor de uma escola respeitavel que nada tinha a ver com esta situação.
É doentio, raiando uma certa mania da perseguição a ideia deixada de que alguma vez lhe fiz algum mal, dado ser o oposto que se passou e passa. Quem recebeu os insultos gratuitos fui eu.
É natural que se sinta incomodada por a situação ter sido exposta à vista de todos, mas não poderia ser de outro modo. Nunca poderia admitir que pela calada fizesse tudo o que entendia, sem que se soubesse.
A ultima e mais vergonhosa para uma pessoa que se afirma de bem foi a de ter escrito ao meu Bispo fazendo queixas, sugerindo que me proibisse de escrever aqui no forum. Alega que tem sido rebaixada pelo meu odio e arrogancia, coisa que quem conhece sabe que não é verdade.
Numa tentativa de se armar em vitima, alega falsidades, que tem sido humilhada, que eu usei um nome que não é meu, enfim, insisto que é de mania da perseguição que se trata. ´
Ao longo dos textos que aqui deixa, manifesta uma violencia contra uma Igreja Clericalista, e contudo leva o seu clericalismo ao rubro, ao recorrer a um bispo para mandar calar um padre, que diz coisas que a senhora não gosta de ouvir. Nunca eu poderia permitir tal coisa, e expuz a situação aqui sim, para que os outros saibam o que a senhora em questão fez, porque o que deu origem à missiva foi o Forum, porque não posso conceber uma igreja, em que uma pessoa que não me conhece me manda calar porque não gosta de me ouvir.
Poderia ter feito o mesmo, ter escrito para a escola onde trabalha e apresentar queixa pelos mails que recebi de lá. Mas nunca foi a minha forma de agir. Apenas rezo a Nosso Senhor pela senhora em questão.
Quem me conhece sabe que quando erro, sei pedir perdão. Mas não é o caso. Não errei, não lhe fiz mal nenhum - coisa que já não se pode dizer da senhora - e portanto, não lhe vou endereçar pedido nenhum de perdão, nem aqui, nem quando a encontrar algum dia, tão somente, porque não lhe fiz mal nenhum.
Continuo a não lhe desejar mal algum, bem pelo contrario, uma desena do terço diário ofereço-a por essa senhora.
Espero ver este assunto acabado de uma vez por todas, porque para mim, já faz parte do arquivo morto.

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de December de 2004 04:17


Pe. João Luis

O que é isso mandar um e-mail de uma escola? Isso anda tudo à balda...

Até para o Canadá, telefonam a oferecer dinheiro por terrenos de um certa entidadade...depois o País é pobre. Isso não tem control! Cada um faz o que quer e lhe dá na gana....ehehehe

Ah...já escondeu o e-mail...já aprendeu a lição!...Agora eu não o tenho, escreva-me!

Re: Quando Leigas empenhadas se tornam Doutoras da Lei
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2004 08:56

Olhem depois das duas últimas intervenções, realmente, o único sentimento é de tristeza... EStou tão triste que nem sei se deva escrever alguma coisa ...

"Numa tentativa de se armar em vitima, alega falsidades, que tem sido humilhada, que eu usei um nome que não é meu, enfim, insisto que é de mania da perseguição que se trata. ´ "

Quem diz uma "verdade" destas, á capaz de dizer muitas mais. Como se comprova pelo resto do post. Que crédito se pode dar?

È ou não verdade que usou um nome falso pra intervir aqui no Forum? Como o pode negar? Foi preciso intervir o moderador do forum para terminar com aquela farsa...

E agora diz que os outros é que se armam em vítimas?

È ou não verdade , que ao abrigo desse nome, que não escolheu por acaso, utilizou expressões simpáticas como afirmar que eu tinha a forista católica praticante tinha "esquizofrenia paranóide", que se drogava ou era alcoólica, entre outros mimos....

Devo aqui confessar em público que me choca especialmente que um "padre" utilize uma doença tão grave como a esquizofrenia, como se fosse um insulto.
Eu, que lido com tantos jovens e adultos que sofrem com esta patologia e que colaboro com uma associação de famílias de doentes com esquizofrenia e sei de perto o sofrimento e dificuldades que vivem, sinto-me indignada pela forma como um "Padre" utiiza esta patologia. Pra mim, é como se se voltasse pra outro forista e escrevesse - "olha lá ó canceroso..."
É vergonhoso que tenha estes comportamentos. E é de tal maneira vergonhoso que os nega.

Quanto a mails privados guardados pelos foristas entre si, sabe o senhor em causa muito bem que nunca recebeu mails insultuosos meus ou do meu marido ( que disparate!), muito menos do meu local de trabalho, onde aliás não estou há mais de um ano, pois por motivos profissionais trabalho em casa...Não é aliás meu hábito utilizar o meu computador de trabalho para questões deste tipo.
Conceda-me pelo menos que não sou assim uma pessoa tão desprovida de inteligência básica que, se quissese enviar mails insultuosos ou torpes os faria usando a minha identificação profissional... Por amor de Deus!

Além disso os mails são privados e não públicos. Uma coisa é a correspondência privada on-line entre foristas - algo que é habitual e até normal - por exemplo - tenho trocado correspondência com pelo menos mais três ou quatro elementos aqui do Forum, dois dos quais conheço pessoalmente , outra coisa é uma discussão em espaço público, onde as intervenções dos foristas são alvo de olhares alheios.

Não é por as pessoas, ainda mais se se dizem católicas , discordarem do ponto de vista doutrinário ou sobre opções ideológicas que isso constitui automaticamente um insulto. Estou a lembrar-me da correspondência que tenho trocado com o João Oliveira( desculpa a inconfidência, João), que, apesar de ter "orientações doutrinárias" muito diferentes das minhas, é uma Pessoa que me suscita o maior carinho e respeito pela sua integridade e procura espiritual... E isto apesar de já nos termos "embrulhado" em várias picardias e confrontos de ideias e de não concordarmos nada um com o outro...
Por isso é que é importante as pessoas conhecerem-se, olharem-se umas ás outras como seres humanos, respeitarem-se.

Por último, se o senhor Bispo entendeu por bem ter uma conversa privada com o seu clérigo é porque encontrou alguns motivos e justificações fortes para o fazer. Mandaria o bem senso e o recato que estas questões fossem tratadas com discrição e delicadeza e que não fossem expostas na praça pública. quando muito, se houvesse alguma coisa de pessoal a dizer a alguém , como um pedido de desculpas ou um esclareciemnto, deveriam usar-se meios privados.

E que as questões pessoais entre foristas naõ deveriam ser dirimidas num espaço on-line.

Olhem. desculpem lá, mas estou mesmo triste.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.