Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Pecado Original
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 16:08

Uma criança tem pecado original? Sim, por isso o Baptismo apaga o pecado original.
Maria Santissima foi isenta do pecado original. Se ela tivesse o pecado original, contaminaria Jesus que nasceu dela! Caso que e impossivel porque Deus nao tem pecado.

Re: Pecado Original
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 07 de May de 2006 02:31

"Maria Santissima foi isenta do pecado original. Se ela tivesse o pecado original, contaminaria Jesus que nasceu dela!"

Cá está uma conclusão interessante. Sendo assim, pelo menos a mãe de MAria havia de estar também livre do pecado original... Se ela tivesse, contaminaria Maria, que nasceu dela...

Abraço fraterno

Miguel

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 07 de May de 2006 15:43

Isso é uma forma de ver o problema.
Na verdade se analisarmos as regras genéticas os caracteres recisivos são suplantados pelos predominantes. Assim Jesus poderia vir de um genitor imperfeito quado o outro genitor for mesmo totalmente perfeito.
Jesus veio da sua pré-existência espiritual do Seu Pai (YHWH) que é a perfeição infinita. Mesmo assim o genes da morte carnal manifestou-se na Cruz.
Foi este genes (a mortalidade do seu corpo carnal) que herdou de sua mãe.

Contudo se virmos a coisa pelo lado do perdão do chamado pecado original a Maria ainda antes ser concebida, devido aos méritos do seu filho, pergunto:
Será que YHWH Deus não perdoou esse pecado às outras pessoas?
Uma coisa é o perdão, outra é falar das consequências da heredetariedade (como a morte).

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 04:08

Como pessoa humana, só Maria teve o privilégio de nascer sem o pecado original. O anjo Gabriel anunciou a Maria:" Avé ó cheia de graça". E este nunca se afastou dela sem receber uma resposta. Ela duvidou e no fim depois de alguma explicação do anjo: Has-de conceber pela graça do Espirito Santo. Então ela disse "Fiat" (faça-se ) segundo a tua palavra. Onde existe a graça não pode existir o pecado! A mãe de Maria, Santa Ana, não foi privilegiada com esse dom!

Re: Pecado Original
Escrito por: Rute (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 08:41

Cara Ana,
"Onde existe a graça, não pode existir o pecado." Perante esta frase não posso deixar de me lembrar do texto de 2ª Coríntios 12,7-9:

"E porque essas revelações eram extraordinárias, para que não me enchesse de orgulho, foi-me dado um espinho na carne, um anjo de Satanás, para me ferir, a fim de que não me orgulhasse. A esse respeito, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.Mas Ele respondeu-me: «Basta-te a minha graça, porque a força manifesta-se na fraqueza.»"

Não deixa de ser curioso que S. Paulo relacione directamente a graça com o pecado. Lendo a carta de de 2ª Coríntios, ficamos, penso eu, com a ideia exactamente oposta: a graça está exactamente onde há pecado! É aí que faz mais falta! Não veio Jesus chamar os pecadores? Como pode, então, a graça de Deus estar com aqueles que não têm pecado?

Um abraço,
Rute

Re: Pecado Original
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 08:59

Realmente ha coisas que me ultrapassam.

Ana explica la como eh que Maria foi concebida sem pecado original? Foi o Espirito Santo?

Oh Ana, o pecado original eh algum virus que contamina?

Outra coisa, que eu saiba Ele disse que vinha para salvar os pecadores, isto e, trazer a Graca a onde havia trevas.

Em comunhao

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 14:15

Acerca dessa coisa da imaculada conceição de Maria já se informou acerca de quando é que foi proclamado esse dogma papal?!
Consulte informações históricas, por favor e veja qual é que foi a evolução da doutrina dos teólogos ao longo dos séculos.
Veja também quem foi o "iluminado" que levou os teólogos recentes por acabar por aceitar essas doutrinas. Tenha em atenção as datas.
Então só agora (nestes últimos séculos) é que os teólogos descobriram a pólvora?!
O chamado pecado original não é pecado actual, são mais um conjunto de predisposições genéticas, como por exemplo a morte. A morte é a consequência do pecado original.
As crianças quando nascem ainda não cometeram nenhum pecado, mas já estão sujeitas à morte. É precisamente isto o que significa o pecado original, que os teólogos agora chamam de originado, para o distinguir do pecado originante (de Eva, pecado actual).
Ora a graça de Deus não elimina as consequências do pecado original, mas é necessária para os pecadores serem limpos do pecado.
A questão que levantou o tal teólogo iluminado (interesses!) foi dizer que Maria foi limpa do pecado original, ainda antes de ser concebida (... blá-blá ...).
Ora Deus perdoou a toda a humanidade ainda antes de ter criado o homem.
A falta de perdão só ocorre por nossa culpa. Deus já perdoou há muito tempo.
Foi por isso, que mandou o seu Filho, para estabelecer a justiça desse seu perdão, pois Deus é, não só misericordioso, mas também justo.
Maria não foi concebida sob a acção do Espírito Santo como Jesus.
Recebeu os seus genes de duas pessoas pecadoras, com genes imperfeitos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 17:52

Consultei uma enciclopédia e tirei alguns apontamentos relativos à imaculada conceição da mãe de Jesus.

O dogma foi proclamado apenas em 8/12/1854 por Pio IX. (apenas há 152 anos)
[list]E antes?!
[*]O culto começou no oriente por volta dos séculos VII e VIII.
[*]Este culto foi importado pela Irlanda no Séc IX,
[*]Depois, passou pela Inglaterra, no Sec. XI; desapareceu durante algum tempo na Inglaterra e voltou aparecer lá no Séc. XII
[*]Por volta de 1147 a 1166 veio do oriente para Portugal, depois de ter passado pela Irlanda e Inglaterra.
[*]No séc. XIV chegou a Roma.
Foi quando apareceu Duns Escroto que resolveu com argumentos (par-la-pié) a questão teológica que impedia a aprovação expressa das crenças (mitos) acerca da imaculada conceição de Maria. Em 1477 Sixto IV reconheceu a prática deste culto, mas foi preciso esperar por 8/12/1854 (377 anos) para que o dogma fosse imposto.
Os teólogos opunham-se a estas crenças porque se Maria tivesse sido concebida sem a mancha do chamado pecado original, já não precisava de ser salva por Cristo. Ora a salvação de Cristo é universal.
Ora Duns Escroto contra argumentou ( e foi pela primeira vez no séc. XIV) que a Salvação (redenção) da Maria se operou excepcionalmente antes de ser concebida pelos seus pais carnais. Assim seria possivel (teóricamente) Maria ter beneficiado da redenção de Cristo e ter sido concebida sem a mancha original. Ora, para mim, isto não passa de argumentos filosóficos, não dizem NADA. Mas vieram ao encontro dos interessem do clero e alegraram o povo ao verem a aprovação expressa das suas crendices (mitos). (Romanos 5,12)
Citação:
Por isso, tal como por um só homem entrou o pecado no mundo e, pelo pecado, a morte, assim a morte atingiu todos os homens, uma vez que todos pecaram...
(as palavras todos os homens também inclui as mulheres)[/list]
Para mim o mais importante não são os argumentos teológicos mas o perigo de atirarem as pessoas no sentido duma idolatria mascarada, embora não assumida.
Eu lamento muito que tais doutrinas populares se transformassem com o tempo em dogmas obrigatórios de fé ... ... ...
Isto põe em causa muitas outras coisas que põem em causa a sua credibilidade.

Bem diz o ditado:
Citação:
«água em pedra dura tanto dá até que fura»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de May de 2006 21:30

Caro Manuel:

Impressiona-me a tua argumentação. Com o «pressuposto» de que não te interessa a teologia nem os argumentos teológicos, fazes autênticas piruetas teológicas que, de tão «descolocadas», acabam por nem se prestar a uma conveniente resposta. Porque o problema está nos teus pressupostos. E isso acontece em praticamente todas as tuas mensagens, onde fazes da Bíblia uma espécie de "Trivia". No caso presente, fazes uma leitura totalmente extrinsecista da evolução dos dogmas, o que acaba por entrar num plano incomensurável com o da fé. Não vês nunca o significa teológico e a «necessidade teológica» de certas afirmações ou «lugares teológicos», ficando por um mero factualismo que nunca levará a lado nenhum. O mesmo tipo de argumentação poderá ser usado para todos os dogmas de fé, a começar pelo da Santíssima Trindade.

Duas meias verdades não fazem uma verdade.

Alef

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 09 de May de 2006 10:18

Eu na verdade vejo a necessidade de rever TUDO em que se acredita, e começar pelo princípio, isto é Jesus Cristo. Para isso devemos esquecer TUDO o que julgamos ser verdade, para não sermos influenciados por crenças antigas. Sim, na verdade o dogma da própria Santíssima Trindade deveria ser purificado de modo a deixar ficar só o que está certo e a pôr de parte o que é apenas uma suposição teológica e que pode estar errado (o que é mais provável).
No que é apenas um suposto devemos ser muito tolerantes uns para com os outros.
Os meus argumentos não são teológicos, mas de bom senso.
Queria aproveitar para corrigir o nome do teólogo que mencionei antes. Conferi na enciclopédia porque achei o nome esquisito e verifiquei que não se chama «Escroto» como erradamente mencionei mas «ESCOTO» (pus ERRADAMENTE, um «r» a mais, pelo que peço, sinceramente as minhas desculpas. Ainda bem que se não aperceberam de modo a chamarem-me à pedra.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2006 10:21 por Manuel Pires.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.