Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Pecado Original
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de December de 2004 23:57

Num outro tópico (Será a Orientação sexual um pecado?) foi referido o pecado original, por vários foronautas.

O pecado original vem referido no Catecismo:
Desobediência a Deus como origem do pecado original - 215, 397, 398;
Narração do pecado original - 390;
Pecado original como prova da liberdade do homem - 396;
Pecado original como verdade de fé - 388, 389;
Porque permitiu Deus o pecado original - 412;
Significado da doutrina do pecado original - 389;
Transmissão do pecado original a todos os homens - 404;
E as suas consequências: 37, 399-406, 409, 1250, 1607, 1609, 1707, 2259, 2515.

O que é o pecado original?

A culpa foi da Adão? Da Eva? Da maçã? Da serpente?

E o pecado original é de quem? Uma criança tem pecado original?

E o que é que eu tenho a ver com a desobediência do Adão?

Será que não existe pecado original?

Ou existe e não tem nada a ver com maçãs, serpentes, Adão e Eva?

E, nesse caso, o que é o pecado original?

João (JMA)

Re: Pecado Original
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 00:56

Parece mentira um teologo não como o JMA não acrescentar algo ao que diz o catecismo.
Aguardo para me pronunciar....

Re: Pecado Original
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 03 de December de 2004 22:20

o que é um "teólogo não"???

Re: Pecado Original
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 01:00

Defina pecado originante e pecado originado...
Se todos tivessem assumido a sua parcela de culpa e pedido perdão ao Criador, o que aconteceria???

Re: Pecado Original
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 09 de December de 2004 13:56


JMA, parece-me que ofereceste as respostas antes das perguntas. Ou seja, todas as tuas respostas estão bem respondidas nos parágrafos que citaste do Catecismo; não que isso esgote tudo o que haja para dizer sobre o assunto, havendo muitas boas ilustrações escritas sobre esse importante ponto da fé que podem ser partilhadas. Para já, podemos dizer-nos, lendo os mesmos parágrafos do Catecismo, como respondem eles às tuas questões?

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Pecado Original
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de December de 2004 18:50

Comecemos por dizer que não existe o Adão histórico, nem a Eva histórica.
Que as serpentes nunca falaram.
Que a maçã é um fruto simpático que não merece a reputação que lhe foi dada.

Ou seja, que aquela história não é um relato histórico de acontecimentos passados.

Estamos de acordo com esta parte, ou não?

João (JMA)

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 02 de May de 2006 18:11

Os teóricos chamam de pecado «originante» ao pecado actual ilustrado em Génesis cap 3.
Analisando a ilustração a mulher pecou:
[list][*]por orgulho.
[*]por desobediência a YHWH.
[*]por adorar ocupar o lugar de YHWH.
[*]por não acreditar n'Ele, preferindo acreditar no ENGANADOR.[/list]

Quanto ao chamado pecado «originado» podemos compará-lo aos génes que recebemos dos nossos progenitores.
Citação:
«... porque Eu, o SENHOR, teu Deus, sou um Deus zeloso, que castigo o pecado dos pais nos filhos até à terceira e à quarta geração, para aqueles que me odeiam, 6mas que trato com bondade até à milésima geração aqueles que amam e guardam os meus mandamentos.»
Paulo concluiu:
Citação:
«... ... Se pela falta de um só todos morreram, ... ...»

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 00:00

"sereis como Deus"

ter a "a ciencia do bem e do mal" é querer definir por si aquilo que é bem e aquilo que é mal. Mas o bem é aquilo que é conforme à vontade de Deus. Definir o que é bem ou mal sem atender a essa vontade é querer possuir essa ciencia, querer ocupar o lugar de Deus.

E tem uma profunda ligação psicologica com o poder de perdoar ou reter os pecados atribuido aos apostolos.

Nós temos tendencia, quase sempre, a desculpabilizarmo-nos, a querer definir aquilo que é bem ou mal conforme as nossas vivencias e interesses.

Re: Pecado Original
Escrito por: Cee Jay (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 09:07

Parece-me que a questão do pecado orginal tinha ficado "resolvido" com a entrega de Cristo, onde Ele deixou claro que nada nos separa do amor de Deus. Ele já venceu a morte, venceu tudo aquilo que em nós é impedimento para o encontro com Ele. Aliás é uma das partes da liturgia baptismal: "revestidos de Cristo sois novas criaturas... libertos do pecado original"

No entanto deixo a minha pobre interpretação: parece-me que o pecado relatado no início do livro do Genesis não está relaccionado com o homem e a mulher quererem ser como Deus. Apenas porque é o próprio Deus quem lhe atribui essa dignidade "Vós sois deuses, todos vós filhos do altíssimo" (Sal 82,6) e que Jesus confirma (Jo 10,34). O meu entendimento é que o pecado está, não em querer ser como Deus, mas sim em querer ser como Deus comendo uma maçã. Em acreditar que uma maça nos pode dar aquilo que é Deus quem dá - é dom: a dignidade de filho.

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 10:24

Salmo 82,6
Citação:
6*Eu disse: "Vós sois deuses,
todos vós sois filhos do Altíssimo.

João 10,34-38
34*Jesus respondeu-lhes: «Não está escrito na vossa Lei: 'Eu disse: vós sois deuses'? 35Se ela chamou deuses àqueles a quem se dirigiu a palavra de Deus - e a Escritura não se pode pôr em dúvida - 36a mim, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo, como é que dizeis: 'Tu blasfemas', por Eu ter dito: 'Sou Filho de Deus'? 37Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim; 38mas se as faço, embora não queirais acreditar em mim, acreditai nas obras, e assim vireis a saber e ficareis a compreender que o Pai está em mim e Eu no Pai.»

A divindade, segundo penso, está relacionada com o PODER.
Moisés era como que Deus para Faraó e Aarão, seu irmão o Profeta.
Foi portanto a tentação de a mulher ocupar o lugar de YHWH (DEUS), que a levou a desobedecer.
O perdão não foi só uma atribuição priveligiada dos Apóstolos, mas de todos. O perdão é uma condição essencial para também sermos perdoados. Portanto o perdão é mais uma obrigação que um poder.
A questão do pecado original não ficou definitivamente resolvido com a entrega de Cristo, nas suas consequência, mas ficou aberta a porta do perdão à justiça divina. Nós nascemos ainda com o genes da morte e somos humanamente imperfeitos. Teremos que esperar pelo desenrolar dos acontecimentos desta grande batalha espiritual. Tenhamos esperança porque estão-nos prometidos novos céus e nova terra, onde habita a justiça. Portanto, colaboremos com YHWH, nesta luta contra o pecado. O perdão é uma das nossas principais armas. Treinemos desde já o uso desta arma.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: Cee Jay (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 10:36

Só acrescentar Ro 2,4ss

"4Mas Deus, que é rico em misericórdia, pelo amor imenso com que nos amou, 5precisamente a nós que estávamos mortos pelas nossas faltas, deu-nos a vida com Cristo - é pela graça que vós estais salvos - 6com Ele nos ressuscitou e nos sentou no alto do Céu, em Cristo. 7Pela bondade que tem para connosco, em Cristo Jesus, quis assim mostrar, nos tempos futuros, a extraordinária riqueza da sua graça.
8Porque é pela graça que estais salvos, por meio da fé. E isto não vem de vós; é dom de Deus; 9*não vem das obras, para que ninguém se glorie."

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 10:57

É verdade que é pela misericórdia de Deus que podemos ser salvos. (Ef.2,4-9)
É dom de Deus, e não vem das obras para que ninguém se glorie.
Também é verdade: (Romanos 11,32)
Citação:
...que Deus encerrou a todos na desobediência, para com todos usar de misericórdia.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 04 de May de 2006 23:02

Gn 3, 4-5

4A serpente retorquiu à mulher: ‘Não, não morrereis; 5porque Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como Deus, ficareis a conhecer o bem e o mal‘.»


Semos deuses porque somos criados à imagem de Deus. Mas não somos Deus. Não somos nós que temos a ciência do bem do mal, não somos nós que definimos o que é bem e o que é mal.

A tentação primeira consiste na soberba de querer ocupar o lugar de Deus.

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 10:20

Bom, bom, ... eu cá não me considero nenhum deus, apesar de ter sido criado à imagem de Deus. Só se for uma espécie de deus para os animaizinhos irracionais. Se são irracionais, nem se apercebem da minha suposta divindade. Que pena. Mas serão assim tão irracionais?! ... Se der um pouco de carne ao cãozinho do vizinho ele fica tão contente, que me quer lember todo de agradecimento.
Nós nem sempre somos tão agradecidos para com o nosso Criador. Somo racionais mas muitas vezes comportamos-nos como irracionais. Ainda temos muito que aprender.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 10:28

Ora, tudo depende da definição de "deuses". Somos insignificantes ao pé de Deus, mas somos também infinitamente amados por Ele. Esse Amor faz de nós algo muito importante.

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 11:20

Suponho que a palavra «deus» se relaciona com o PODER.
Sim, é verdade, o homem tem PODER.
Mas quando o PODER lhe sobe à cabeça é uma autêntica miséria.
Deus (YHWH) ama-nos ao ponto de sacrificar o seu filho Unigénito.
Por isso, devemos exercer o PODER com o mesmo amor com que Cristo nos amou.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.




Editado 1 vezes. Última edição em 05/05/2006 11:20 por Manuel Pires.

Re: Pecado Original
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 14:52

Deus é todo poderoso em amor , em agápe. Apenas o homem é capaz de agápe assim como Deus...
Cristo não deu o Batismo no Espírito Santo , nos " arma " para podermos estar no mundo sem " ser do mundo " . O sim ou Não nós que damos ...
antes de Jesus o Espírito Dele não fazia morada , não estava encarnado em nós , erámos mais vulneráveis á concuspicência e ao erro devido a falta da Graça
Santificante , não conhecíamos Deus como Ele É ...não entendiámos a caridade ...
não conhecíamos a Vontade de Deus ... pois ficamos cegos, mudos, surdos, nus com a perda da Graça nas origens.

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 21:52

Segundo penso, o Espirito de Jesus não está encarnado em ninguém.
Só se estiver a pensar num sentido muito, muito figurado.
Segiundo penso, Cristo foi o único ser que teve uma pré-existência espiritual antes de pertencer à famila humana.
Há contudo quem mencione o caso dos "filhos de Deus" (anjos?!...) mencionados em Génesis cap. 6, mas neste caso, se houve alguma espécie de encarnação, não foi feita sob a acção do Espírito Santo de Deus (como Jesus), mas sob o espírito da desobediência.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: Pecado Original
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 05 de May de 2006 23:18

Citação:
porque Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como Deus, ficareis a conhecer o bem e o mal‘.»
(Gn 3,5)
Nesta frase está resumido o drama do mal, o protótipo de todo o pecado naquilo que ele tem de mais universal: a transgressão consciente de uma lei divina e a vontade de se fazer Deus de si próprio.

(palavras certas mas que não são minhas)

João (JMA)

Re: Pecado Original
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 06 de May de 2006 15:40

Perfeitamente de acordo.




Editado 2 vezes. Última edição em 06/05/2006 15:41 por Manuel Pires.

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.