Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 29 de November de 2004 16:22

Caríssimos, este fim de semana, um colega meu, falou-me que viu um decomentário no canal da Tv cabo - Odisseia, sobre a juventude de Jesus Cristo e disse-me ele ficou impressionado com tamanha precisão histórica e que esse mesmo trabalho televisivo estava bem documentado e bem fundado. Tudo isto que vou relatar, foi precisamente a conversa que tivemos e que ele captou do dito programa (não tenho qualquer base para justificar, somente transcrevo o que ouvi) e abro depois para discussão:
- Jesus depois da sua infância (13-30 anos) foi para o Tibete estudar e aprender, dado que lá até existe um tumulo com a inscrição do "nazareno".
- Lá aprendeu todo o seu misticismo e teologia e que depois aos 30 anos voltou a Israel para difundir os seus ideais.
- Daí a "ocultação" na bíblia sobre a sua juventude, nada está escrito na sagrada escritura.
- Afirmava-se ainda que ele não morreu na realidade, simplesmente entrou em transe profunda (aprendida no tibete) e que depois fugiu da galileia para o tibete / india e lá viveu o resto dos seus dias casado e com filhos(tumulo).
- A justificação da não morte de Jesus, deve-se ao facto de José de Arimateia, não lhe ter levado as ervas para perfumar o corpo, mas sim, que as ervas que José lhe levou (em Hebraico) são ervas de cura de feridas, não usadas para perfumar o corpo.
- Conversei sobre outros factos, mas deixo aqui os mais relevantes.

Fiz uma busca no google e deixo aqui um dos 662 para "jesus tibete" resultado:

"Jesus de Nazaré é, de fato, o Homem das Sínteses. Jesus de Nazaré foi Essênio e estudou a Sabedoria Hebraica e teve dois mestres rabinos durante sua infância. Contudo, e ademais de seus profundos conhecimentos do Zohar, do Talmud e da Torah, é Iniciado Egípcio, Maçom Egípcio. Jesus estudou na pirâmide de Kéfrem. Jesus é um Hierofante Egípcio. Além disso, viajou pela Caldéia, Pérsia, Europa, Índia e Tibet. As viagens de Jesus não foram turísticas; as viagens de Jesus foram de estudo.

Existem documentos secretos no Tibet que demonstram que Jesus, o Grande Mestre Gnóstico, esteve em Lhasa, capital do Tibet, Sede Sagrada do Dalai Lama.

Jesus visitou a Catedral de Jo Kang, a Santa Catedral do Tibet.

Foram magníficos os conhecimentos que Jesus adquiriu em todos esses países e em todas essas antigas Escolas de Mistérios...

O Grande Mestre entregou-nos todos esses conhecimentos Ioguis, todos esses conhecimentos Buddhistas, Herméticos, Zoroastrinos, Talmúdicos, Caldeus, Tibetanos, etc., etc., etc., de forma sintética, já digeridos em sua Gnose.

Jesus não fundou a Igreja Católica Romana. Jesus fundou a Igreja Gnóstica, a que existia nos tempos de Santo Agostinho; a que conheceu Jerônimo, Empédocles, São Tomás, Marcião de Ponto, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Santo Ambrósio, Harpócrates e todos os primeiros Padres da Igreja que, naquela época, se chamava Igreja Gnóstica-Católica.

A Igreja Católica Romana, em sua forma atual, não foi fundada por Jesus; ela é um desvio ou corrupção, um ramo desprendido da Santa Gnose, um cadáver.

A humanidade necessita voltar ao ponto de partida, regressar à Santa Gnose do Hierofante Jesus. Retornar ao cristianismo primitivo, ao Cristianismo da Gnose.

A doutrina de Jesus, o Cristo, é a doutrina dos Essênios, a doutrina dos Nazarenos, Peratissenos ou Peratas, etc., etc., etc.
Na doutrina de Jesus Cristo, há Ioga digerida, Ioga essencial, Magia Tibetana, Buddhismo Zen, Buddhismo Prático, Ciência Hermética, etc., etc., etc.

Na Gnose está toda a sabedoria antiga já totalmente mastigada."

Fica aberta a discussão, fico a aguardar mais comentários vossos,


Um óptimo advento,






«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de November de 2004 18:49

Caro Fernando,

Não duvido da seriedade com que apresentaste o tema, mas esta é a verdade de Jesus Cristo segundo o canal Odisseia. Se perguntares à Anabela Solnado, ou ao famoso Dan Brown, decerto que te apresentam outras histórias, onde varia o grau de interesse.

Depois, não é preciso ir ao Tibete para saber que Jesus Cristo não fundou a Igreja Católica Romana. Aliás, só esta frase desmascara a intenção de tal reportagem. Todos aqueles que estudam o básico de História da Igreja sabem que só faz sentido falar em Igreja Católica Romana depois da cisão em 1054 com a Igreja Ortodoxa Grega. Até esta altura, existe sim a Igreja Cristã, que é una, santa, católica e apostólica como hoje ainda o dizemos no Credo.

Há histórias que Jesus viajou pela Irlanda, pelo Tibete, pelo Egipto já nós sabiamos pois vem nos Evangelhos ainda durante a sua infância. Talvez a única coisa que tenhamos a certeza é que não esteve em Portugal :-)

Aquilo que tenho a certeza é que os seus contemporâneo consideraram útil escrever (apenas) sobre os três anos da sua vida pública. Que é aquilo que chegou até nós. Se de facto fosse importante nós sabermos por onde Jesus andou entre os 12 e os 30 anos, decerto que alguém o teria escrito. E não se pode falar de medo com o "poder estabelecido". O que os Evangelistas escreveram vai em muitos aspectos contra o que os Judeus defendiam. Ora, se Jesus foi um iogui, um budista ou um gnóstico, porque será que não foi essa a mensagem que chegou até nós?

Luis

Re: A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 00:09

Os Mormons dizem que depois de Ir para o Céu, Jesus foi Viver na América do Norte....
Vê de novo o Odisseia, e verás que ainda é primo de George W Bush

Re: A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 00:46

Padre João Luis, eu em parte alguma do meu texto, não afirmei que concordava com tais afirmações e pressupostos, nunca tal coisa me passou pela cabeça, dado que tenho a minha formação cristã / cristológica e teológica minimamente "em dia", portanto, deixe-me discordar da sua intervenção, nesse sentido. Agora o Pe. João Luis, deverá tentar perceber qual o âmbito da minha mensagem: um colega meu, que sabe que sou católico, praticante e que até ando a estudar algumas destas coisas, interpela-me com este assunto (pois devo dizer-lhe que aqui pelos meus lados, as pessoas actualmente com estas coisas dos códigos do tal da vinci, etc., constantemente me / nos questionam com tais afirmações, o que de certa maneira mostra que ao menos o assunto - religião não lhes é indiferente - ao menos uma coisa boa ! ), portanto, eu não vou simplesmente responder-lhe com o que o Pe. João disse, ou acha que devo?
A pessoa pode entender como estando a goza-la ou então que simplesmente não tenho "resposta" para estas questões e refugio-me atrás das bocas foleiras, porque como eles dizem estas coisas não interessam à igreja católica, enfim, devaneios ressabiados de uma corrente que polula na nossa sociedade actual.

Luis, não me passa pela cabeça que duvidasses da seriedade com que coloquei este tópico. Agora algumas observações / questões pertinentes:
- Como já disse ao Pe. João, eu não posso responder tais coisas às pessoas que me interpelam, não achas? Devo e tenho a obrigação de lhes dar o outro lado da moeda.
- Desconheço as passagens bíblicas onde afirmas que: "Há histórias que Jesus viajou pela Irlanda, pelo Tibete, pelo Egipto já nós sabiamos pois vem nos Evangelhos ainda durante a sua infância.", pura ignorãncia minha, já agora podes citar onde, porque de certa maneira ajuda-me a defender a minha / nossa tese.
- Achas que Jesus passou aproximadamente 20 anos da sua vida sem nenhum facto / relato / acção , que não tivesse interesse biblico? sinceramente aí já "ponho em questão" tal facto, sinceramente às vezes ponho-me a pensar o porque é que nada foi escrito da sua juventude, apenas que viveu como carpinteiro durante esse tempo, parece-me muito pouco, para ELE, que é o Filho de Deus, não achas? ou estarei a vêr mal as coisas?

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 10:28

Caro trento,

Vi apenas parcialmente esse documentário do odisseia. A única base "histórica" é a existência de um túmulo com a referência de nazareno, referente a um homem contemporâneo de Jesus.

O qual tem ainda a especificidade, segundo o mesmo documentário, de ter uma parte visível, de pedra, na direcção tradicional naquela região e do caixão em si mesmo estar em direcção diferente, na que foi apresentada como direcção tradicional dos túmulos judaicos.

E a tradição chama a esse homem "nazareno".

Devo-te recordar que na mesma época os Cristãos eram chamados "Cristos" pelos romanos, como poderás encontrar nos textos do séc I e mesmo II.

Qual é a minha opinião sobre o assunto: temos aqui alguém que foi tocado pela Graça de Cristo e que foi para aquela parte do mundo com a mensagem de Cristo. Por ter estado nessas paragens foi apelidado de "nazareno".

Aliás essa é uma das histórias que, para mim, estão por detrás da história dos reis magos.

Quanto às "viagens" de Cristo até à sua vida pública, nada sei de concreto.

Porém sei uma coisa: a lógica gnóstica é absolutamente contrária à lógica de Cristo.
Cristo não dividiu o mundo em bons e maus, como os gnósticos fazem;
Cristo não disse que a verdade era só para os iluminados e que só estes poderiam aspirar a uma vida superior, sendo o resto uma escumalha desprezível, como dizem os gnósticos;
Cristo nunca disse que era possível conhecer a Verdade apenas pelas faculdades humanas, mas pela Graça de Deus, ao contrário da mensagem gnóstica.

João (JMA)

Re: A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: trento (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 11:46

João, sinceramente quero agradecer-te pela profundidade e seriedade com que abordas-te o tema. Obrigado pelo teu rico contributo.

«Que a paz esteja convosco»
Fernando Cassola Marques

Re: A juventude de Jesus Cristo e a sua relação com o TIBETE
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 23:09

Caro Fernando,

Não concordo contigo. Acho que podes perfeitamente dizeres a alguém que te coloca essas questões aquilo que aqui escrevi.Posso-te dar um exemplo: sempre que as Testemunhas de Jeová me batem à porta e me vêm com a típica pergunta «Podemos falar acerca da Palavra de Deus?», a minha resposta é invariavelmente a mesma «O que querem que vos ensine.». Não que eu saiba muito, mas o pouco que sei, está certamente mais correcto que o que elas me terão para dizer. Será arrogância minha? Quase de certeza. Mas assim preparo desde logo o ambiente para uma boa interpelação :-)

Não há qualquer passagem bíblica, ou melhor, não há qualquer registo histórico credível, que afirme que Jesus viajou por onde quer que seja entre os 12 e os 30 anos.

Entre a Ressurreição e o Pentecostes, os Mórmons, ou a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, acreditam que Jesus apareceu às tribos índias do norte da América, cujo testemunho viria séculos mais tarde relatado no livro de Mórmon.

Tudo o resto, são especulações.

Luis



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.