Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6
SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 07:56

Dois foristas escreveram num Outro tópico que a "Homossexualidade é um pecado".
Como os documentos da igreja não saõ claros em relação a esta matéria e o Evangelho também é completamente omisso em matéria de orientação sexual, considero que se trata uma matéria ideológica controversa no seio da Igreja.

A propósito disto, deixo um POst que me chegou via mail e me parece muito adequado:


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 08:16

Recentemente, uma célebre animadora de rádio dos EUA afirmou que a homossexualidade era uma perversão:
"É o que diz a Bíblia no livro do Levítico, capítulo18, versículo 22: " Tu não te deitarás com um homemcomo te deitarias com uma mulher: seria uma abominação". A Bíblia refere assim a questão. Ponto final », afirmou ela.

Alguns dias mais tarde, um ouvinte dirigiu-lhe uma carta aberta que dizia:

« Obrigado por colocar tanto fervor na educação das pessoas pela Lei de Deus. Aprendo muito ouvindo o seu programa e procuro que as pessoas à minha volta a escutem também. No entanto, eu preciso de alguns conselhos quanto a outras leis bíblicas.

Por exemplo, eu gostaria de vender a minha filha como serva, tal como nos é indicado no Livro do Êxodo, capítulo 21, versículo 7. Na sua opinião, qual seria o melhor preço?
> >
O Levítico também, no capítulo 25, versículo 44, ensina que posso possuir escravos, homens ou mulheres, na condição que eles sejam comprados em nações vizinhas. Um amigo meu afirma que isto é aplicável aos mexicanos, mas não aos canadianos. Poderia a senhora esclarecer-me sobre este ponto?Por que é que eu não posso possuir escravos
canadianos?
> >
Tenho um vizinho que trabalha ao sábado. O Livro do Êxodo, capítulo 25, versículo 2, diz claramente que ele deve ser condenado à morte. Sou obrigado a matá-lo eu mesmo? Poderia a senhora sossegar-me de alguma forma neste tipo de situação constrangedora?
> >
Outra coisa: Ainda o Levítico, capítulo 21, versículo 18,diz que não podemos aproximar-nos do altar de Deus se tivermos problemas de visão. Eu preciso de óculos para ler. A minha acuidade visual teria de ser de 100%? Seria possível rever esta exigência no sentido de baixarem o limite?

Um último conselho. O meu tio não respeita o que diz o Levítico, capítulo 19, versículo 19, plantando dois tipos de culturas diferentes no mesmo campo, da mesma forma que a sua esposa usa roupas feitas de diferentes tecidos: algodão e polyester. Além disso, ele passa os seus dias a maldizer e a blasfemar. Será necessário ir até ao fim do processo embaraçoso que é reunir todos os habitantes da aldeia para lapidar o meu tio e a minha tia, como prescrito no Levítico, capítulo 24, versículos 10 a 16? Não se poderia antes queimá-los vivos após uma simples reunião familiar privada, como se faz com aqueles que dormem com parentes próximos, tal como aparece indicado no livro sagrado, capítulo 20, versículo 14?

> > Confio plenamente na sua ajuda. »

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 13:16

•Ao contrário do que afirmam alguns fundamentalistas pouco informados, a Igreja Católica Apostólica Romana não considera a homossexualidade, enquanto orientação sexual um Pecado.

•Segundo a Doutrina da Igreja, sobre as pessoas homossexuais não impende nenhum especial anátema ou sinal de que não devem ser acolhidas no seio da igreja, muito pelo contrário, segundo o Catecismo da Igreja Católica nos seus parágrafos 2357 à 2359, in verbis:

"2357. A homossexualidade designa as relações entre homens e mulheres que sentem atracção sexual, exclusiva ou predominante, por pessoas do mesmo sexo. A homossexualidade reveste-se de formas muito variáveis ao longo dos séculos e das culturas. A sua génese psíquica continua amplamente inexplicada.

2358. Um número não negligenciável de homens e mulheres apresenta tendências homossexuais inatas. Não são eles que escolhem sua condição homossexual; para a maioria, pois, esta constitui uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus na sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa da sua condição. "

A Igreja marca claramente uma distinção entre Homossexualidade e a prática de Actos Homossexuais. Só estes e apenas estes são considerados pecado.
A doutrina da igreja, claramente diz que " É preciso distinguir a tendência, que pode ser inata, e os actos de homossexualidade que « são intrinsecamente desordenados » e "contrários à lei natural."

Por isso mesmo a Igreja por exemplo, só recentemente colocou entraves à possibilidade de haver padres Homossexuais. E, teoricamente, nenhum impedimento haveria, já que se os padres cumprissem rigorosamente os seus votos de celibato e abstinência perpétua, esta questão nem seria colocada.
A questão foi colocada na sequência dos escândalos de pedofilia e abudos sexuais sobre menores perpetrados por padres católicos, em que muitos desses abusos configuravam condutas homossexuais.

Portanto, o que a Igreja Católica considera é que existem certos actos sexuais que SÃO PECADO, e nesta categoria, não estão apenas os praticados por pares homossexuais mas todos de actos sexuais praticados por pares heterossexuais nomeadamente todos os que não têm como finalidade ou "natural consequência" A REPRODUÇÃO DA ESPÉCIE.

Precisamente com os mesmos fundamentos com que condena os actos homossexuais, a Igreja considera "intrinsecamente maus" os relacionamentos sexuais "conscientemente tornados infecundos" pelo casal heterossexual, mesmo no contexto do Matrimónio.
Portanto, todos os actos sexuais vividos por um casal católico no contexto domatrimónio, que não possam ter como natural consequência a Reprodução, são um Pecado.

E nisto existe uma congruência entre a moral católica relativa a comportamentos sexuais hetero ou homossexuais.

A Doutrina da Igreja também claramente considera um Pecado todos os actos sexuais extra matrimoniais, todo o sexo antes do casamento, todos os actos sexuais de pessoas divorciadas, mesmo que legalmente casadas pela segunda vez de acordo com o nosso Ordenamento Jurídico.

Em suma – a moral sexual proposta pela igreja católica não é de modo nenhum discriminatória relativamente aos homossexuais, e os apelos que faz à Castidade, assim como os seus fundamentos baseiam-se numa concepção muito particular do que é a Sexualidade Humana – a concepçaõde que toda a actividade sexual é um "pecado grave" mas que pode ser permitida se vinculada à procriação.

Também, pela mesma lógica, as pessoas heterossexuais são chamadas à Castidade , mesmo as casadas, tal como as pessaos homossexuais.

"2359. As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes de autodomínio, educadoras da liberdade interior, às vezes pelo apoio de uma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem se aproximar, gradual e resolutamente, da perfeição cristã."

Ora assim como a esmagadora maioria dos católicos heterossexuais não segue as indicações doutrinárias da igreja relativamente ás condutas sexuais é bem possível que a esmagadora maioria dos católicos homossexuais também não siga à risca as interdições ditadas pela sanção do PECADO.

Portanto, não só a Homossexualidade não é um pecado em si mesma, face à Doutrina da Igreja , como as pessoas com condutas homossexuais não são uma categoria "especial" de Pecadores.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 13:34

Cara CatolicaPraticante,

Talvez as seguintes citações Bíblicas te possam ajudar: 1 Cor 6, 9-10, Rm 1, 24-27, 1 Tm 1, 8-11.

Mas, como dizes na tua última mensagem, não é a a homossexualidade em si que a Igreja condena, mas sim, os actos homossexuais que até a própria Palavra de Deus que a condena. O que não quer dizer que não se acolha os homossexuais. São coisas distintas. Pode-se ler mais sobre este assunto na Considerações sobre os projectos de reconhecimento legal das uniões entre pessoas homossexuais.

Penso que aqui a sociedade está no caminho errado, e, ao querer parecer muito moderna e tolerante, está a aprovar algo que lhe está a minar a sua subsistência. Basta levar o conceito da homossexualidade ao extremo para concluir que se todos nós fossemos homossexuais, não exisitiria próxima geração e a sociedade extiguir-se-ia. Ora, uma das funções legislativas de um estado (mas não só) é assegurar a sua subsistência. Por isso se incentivam os casais a terem filhos e se beneficiam aqueles que os têm, sendo os benefícios proporcionais ao estado de desenvolvimento da sociedade.

Propiciar a homossexualidade é contra-social, e não faz qualquer sentido, pelo que não deve equipar a união homossexual com a heterossexual. Por esse motivo, sou contra que o estado permita o casamento civil entre dois seres humanos do mesmo sexo. Para isso, já temos as uniões de facto, que em tempos tanto se lutou para o seu reconhecimento e, agora, parecem coisa sem importância.

Mas sobre as leis que permitem o casamento entre casais homossexuais, há algo que não compreendo completamente: é forma como a Igreja se tem oposto ao mesmo. É que para a Igreja, o casamento civil não tem qualquer valor e não é reconhecido. Seja ele entre homem e mulher, seja ele entre um casal homossexual. Por esse motivo, não estará a Igreja a reconhecer o casamento civil entre casais heterossexuais quando se opõe aos casamentos entre homossexuais? Talvez o Pe. João Luis nos possa dar uma ajuda.

Luis



Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 19:50

Sobre este assunto, a controvérsia coloca-se ao nível daqueles que, como a catolicapraticante, insistem em dizer que lhes parece que o Magistério não é claro ou tem falhas, ou que não haverá nenhuma indicação certa da Escritura que por si ou cumulativamente sejam claras.

Desde logo, catolicapraticante, não sei quem é que pretendes enganar com esta desleal interpretação do Catecismo. Na verdade, pareces tratar a tal "matéria ideológica" criando a desculpabilização da identidade homossexual e só acabarás por forçar cada vez mais a doutrina da Igreja procurando evidenciar uma suposta aceitação, em última análise, dos próprios actos homossexuais; ou seja, o que pretendes ao expôr desta forma o facto simples de que não há plena culpa na tentação da tendência homossexual, mas falhando em afirmares que, enquanto tendência, é desordenada? Não sei se entras no assunto dissimulada ou inocentemente, mas é que omitiste citar claramente as partes mais importantes do que apresentas, e deves ter pegado numa versão claramente deficiente do Catecismo (tomo como aceitável a versão da CEP editada pela Gráfica de Coimbra), portanto deixa-me ser claro:

2357 A homossexualidade designa as relações entre homens ou mulheres, que experimentam uma atracção sexual exclusiva ou predominante para pessoas do mesmo sexo. Tem-se revestido de formas muito variadas, através dos séculos e das culturas. A sua génese psíquica continua em grande parte por explicar. Apoiando-se na Sagrada Escritura, que os apresenta como depravações graves (cf. Gn 19,1-29; Rm 1,24-27; 1 Cor 6,9-10; 1 Tm 1,10), a Tradição sempre declarou que «os actos de homossexualidade são intrinsecamente desordenados» (Persona humana 8). São contrários à lei natural, fecham o acto sexual ao dom da vida, não procedem duma verdadeira complementaridade afectiva sexual, não podem, em caso algum, ser aprovados.

2358 Um número considerável de homens e de mulheres apresenta tendências homossexuais profundamente radicadas. Esta propensão, objectivamente desordenada, constitui, para a maior parte deles, uma provação. Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á, em relação a eles, qualquer sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar na sua vida a vontade de Deus e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar devido à sua condição.

2359 As pessoas homossexuais são chamadas à castidade. Pelas virtudes do autodomínio, educadoras da liberdade interior, e, às vezes, pelo apoio duma amizade desinteressada, pela oração e pela graça sacramental, podem e devem aproximar-se, gradual e resolutamente, da perfeição cristã.

(sublinhados meus)

Outro erro gravíssimo, além de generalizações que a nada devem seguimento senão à tua manipulação, é a tua noção de pecado como "sanção" ou "rótulo" ou "categoria". Procura ser mais capaz de manusear o Catecismo (dica: 1850 e adjacentes). Talvez depois dessa descoberta do que é pecar te sintas acolher com maior humildade e ponderação o ensinamento moral da Igreja sobre a sexualidade humana (dica: lê mais do que só os parágrafos específicos sobre o que não está bem ao tentares contorná-lo). Mas depois não digas que o pecado e o inferno não existem, está bem?

De pseudo-jornalistas assim andam fartos os católicos realmente praticantes, por isso espero que a tua actividade editorial nestes temas não passe daqui, porque já gera bastante confusão como está e ao menos aqui pode ser logo denunciada.

O e-mail aqui colocado apresenta maiores dificuldades aos cristãos que não beneficiam da orientação divinamente inspirada do Magistério católico. De facto, aquelas comunidades em que se vive transmitindo e preservando o ensinamento de que a Bíblia lhes é suficiente em assuntos de fé e moral, não têm de todo qualquer capacidade para articular razoavelmente uma resposta a estas questões. Daí a ironia com que esta carta parece ser apresentada. Contudo, na Igreja Católica, a Bíblia tem o seu lugar juntamente com a Tradição e o Magistério; assim, a Revelação de Cristo poderá eficaz e seguramente ser conhecida e preservada, na fé como na moral.

Em matéria de interpretação bíblica, não é que a Igreja se "refugie" no uso de versículos vetero-testamentários nem que seja necessária uma modificação na disciplina celibatária dos Padres ocidentais, como dizem alguns críticos. Não se trata em si da actividade de manutenção de tradições sociais e "bons costumes". Mas a Igreja interpreta sim tais leis morais com o auxílio do seu Criador e Redentor, chegando à conclusão de que o que está inscrito na natureza humana sobre a unicidade e cumplicidade dos géneros sexuais é determinante no seu ser. A conjugalidade está no âmago do ser humano desde a sua origem e em toda a sua vida. Ser homem ou ser mulher corresponde à identidade personalizada da vida humana, inscrita muito mais profundamente do que o que se diz sobre "orientação sexual". Na verdade, o ser do corpo exige uma correspondência, um envolvimento da pessoa humana na sua realização, mas não na manipulação da sua identidade: aqui, a sexualidade é provavelmente a mais mal compreendida e mais atacada de todas as dimensões humanas nos nossos dias. Há que pedir a Deus que nos faça aceitar as coisas que não podemos mudar e a coragem para mudar o que realmente nos é devido, com a sabedoria de os distinguir serenamente. Com o seu serviço à vida humana, a Igreja conduz o seu futuro na recta ordenação da sociedade pelo Reino de Cristo, até à comunhão plena com Deus.

Podemos falar aqui do cuidado pastoral daqueles que descobrem em si a tendência desordenada da homossexualidade, mas para que não fiquem dúvidas sobre o ensino da Igreja, que se leia a seguinte documentação, além da já indicada pelo Luís Gonzaga:

> Carta Homosexualitatis problema sobre o cuidado e cura pastoral das pessoas homossexuais

> Instrução Donum vitae sobre o respeito da vida humana nascente e a dignidade da procriação

> Carta Encíclica Humanae vitae sobre a regulação da natalidade

> Declaração sobre algumas questões de ética sexual – Persona humana

> Sexualidade Humana: Verdade e Significado - orientações educativas

Estes documentos e outras obras encontram-se editados em Português:

- Humanae Vitae e orientações pastorais; Donum Vitae

- Procriação – Homossexualidade

- Paternidade responsável

- Sexualidade Humana: Verdade e Significado - orientações educativas

- A Família – serviço à Vida

- A Família – comunidade de amor e de vida

- A Família – futuro da humanidade

- Família – situações difíceis



...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32



Editado 1 vezes. Última edição em 28/11/2004 19:55 por João Oliveira.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 20:59

Todos os documentso aqui referidos corroboram plenamente a minha intervenção inicial, nomeadamente que :

•Ao contrário do que afirmam alguns fundamentalistas pouco informados, a Igreja Católica Apostólica Romana não considera a homossexualidade, enquanto orientação sexual, um Pecado.


•Segundo a Doutrina da Igreja, sobre as pessoas homossexuais não impende nenhum especial anátema ou sinal de que não devem ser acolhidas no seio da igreja, pelo contrário, expressamente o catecismo impõe que: as pessoas com homosexualiade "Devem ser acolhidos com respeito, compaixão e delicadeza. Evitar-se-á para com eles todo sinal de discriminação injusta. Estas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus na sua vida e, se forem cristãs, a unir ao sacrifício da cruz do Senhor as dificuldades que podem encontrar por causa da sua condição. " 2358

Quanto aos vários documentos refsridos pelo João, aqui vai um extracto ao acaso:


"Explicit treatment of the problem was given in this Congregation's "Declaration on Certain Questions Concerning Sexual Ethics" of December 29, 1975. That document stressed the duty of trying to understand the homosexual condition and noted that culpability for homosexual acts should only be judged with prudence. At the same time the Congregation took note of the distinction commonly drawn between the homosexual condition or tendency and individual homosexual actions. These were described as deprived of their essential and indispensable finality, as being "intrinsically disordered", and able in no case to be approved of ("

Aconselho também uma leitura atenta e cuidadosa destes documenstos e também do catecismo. A posição doutrinária oficial da igreja sobre as pessoas homossexuais pauta-se pela delicadeza e pela não descriminação.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 28 de November de 2004 21:44

As pessoas homossexuais são acolhidas na Igreja como todos os pecadores em caminhada de transfiguração pela Redenção do Senhor Jesus.

«Enquanto orientação sexual» a homossexualidade não pode ser "pecado", porque tal conceito é secular onde se trata da liberdade do Direito sem referência à relação com Deus (neste caso é que se fala em pecado, em Direito fala-se em crime), lê a educativa mensagem do Padre João Luís a respeito disso mesmo. A Igreja não dá legitimidade ao conceito de "orientação sexual", pelo contrário, ensina que uma pessoa em tais condições está desorientada. É que, enquanto tendência, é considerado pecaminoso, "intrinsecamente e objectivamente desordenado" como já deverás ter tido oportunidade de ler repetidas vezes em todos esses documentos. Seria útil que os tratasses menos ao acaso e mais em concreto, e que promovesses menos a ideologia pela qual te decidiste previamente, e desses lugar à divulgação clara do que está realmente nos documentos.

Se procuras que sejamos compassivos e que não excluamos à partida as pessoas de tendência homossexual, por nos parecer repelente o seu pecado e nos apetecer deixá-los assim e fora da nossa vista, acho que fazes muito bem, porque devemos ajudá-los a progredir na sua fidelidade a Cristo, desde logo através do reconhecimento que estão sujeitos a graves tentações. Se procuras defender em última análise que "não há mal nenhum" na homossexualidade, no "amor exclusivo entre dois homens ou duas mulheres", ou seja, fazer uma teologia de adaptação progressiva da doutrina da Igreja à aceitação plena da homossexualidade, actos sexuais incluídos, te digo que estás completamente equivocada, a confundir os outros e a perder tempo. Ainda não foste clara quanto a qual destas duas intenções é a tua, ou outra, peço-te novamente que as declares; quando faço perguntas normalmente é porque estou mesmo a falar com as pessoas e a perguntar-lhes alguma coisa em concreto. Foi esse o caso, por isso responde-me por favor, a que se devem os teus cuidados? Aceitas os actos e as uniões civis homossexuais, ou realmente tens apenas bom zelo cristão? Ou achas que é cristão aceitar as uniões de "casais" homossexuais?

Além dos documentos, espero que leias atentamente também as minhas próprias palavras.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de November de 2004 11:06

Desculpa lá Caro joão, mas se a Igreja utiliza em múltiplos documentos oficiais o conceito "laico", dizes tu, de Orientação Sexual e o faz fazendo corresponder a esse conceito o seu sentido comummente aceite pela comunidade científica, é porque o considera completamente legítimo e adequado.

Estamos então todos de acordo com a Doutrina da Igreja sobre esta questão - a orientação sexual não é um pecado e os homossexuais devem ser acolhidos com caridade e delicadeza.

REcomendo-te mais leitura, par ficares mais esclarecido.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de November de 2004 11:57

Caro Luís Gonzaga:
Subscrevo inteiramente as tuas reflexões.

Além disso não compreendo muito bem a ligação aqui feita por alguns foristas entre a conduta homossexual e o aborto. Estamos a falar de realidades substancialmente diferentes. E, se é uma questão de Pecado, um exclui o outro, como é evidente, ou seja, a prática de aborto é um pecado só cometido por pessoas heterossexuais.
Cá está um tipo de pecado que está estritamente relacionado com um determinado tipo de orientação sexual. Hetero, neste caso.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 29 de November de 2004 20:35

Cá está um assunto sobre o qual eu gostava de ter tempo de escrever a sério... Apenas a minha opinião rápida, que infelizmente não está de acordo com a da Igreja (lá me vão dizer que não sou cristão e lançar sobre mim o anátema, por não concordar...): este é mais um dos tantos assuntos em que a Igreja me parece não estar certa... é tão ridículo, penso eu, dizer que os homossexuais são pecadores ou que as relações homossexuais são pecado, como dizer que um coxo é pecador ou que um coxo tentar mover-se é pecado...
Atenção a leituras literalistas da Bíblia e fora do contexto: S. Paulo também diz coisas sobre as mulheres que pouca gente hoje, espero eu, subscreve. Não se pode dizer que não é possível uma leitura literal, mas contextual, da Bíblia e depois servir-se desgarradamente de citações bíblicas, sem a respectiva contextualização na sociedade do Mediterrâneo e no conflito socio-cultural entre o judaísmo e o helenismo...


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de November de 2004 23:46

Voltamos à eterna questão das conquistas sociais e sua implicação na Igreja.
Ao longo do sec XX dois temas vieram ao de cima na sociedade com grande furor. A igualdade de direitos da Mulher, que tem a mesma dignidade do Homem, e o movimento gay, com uma cultura gay a ele associado. Tais movimentos sociais devidamente enquadrados no tempo, atravessam a linha da História do homem em constante mutação.
A Revelação de Deus, embora enquadrada num dado tempo, e porque é palavra de Deus e não do homem, é intemporal, aplicavel em todo o tempo e em todo o espaço.
É absurdo querer ler a Palavra de Deus situando-a num dado tempo e por isso desactualizad em relação aos tempos d hoje, pelo que se tem de adaptar a Biblia ás conquistas sociais. Neste caso segundo o RMCF, a Biblia é um livro como outro qualquer, devidamente datado num tempo e numa cultura, e por isso hoje os seus preceitos estão desadequados, desactualizados, e a Igreja passará a seguir as modas do mundo como suas leis.
Quando Jesus diz, que o meu reino não é deste mundo, di-lo com propriedade. As leis de Deus, não tem necessariamente que se adequar as modas do mundo, mas o mundo é que tem de se adequar as leis de Deus.
Hoje o movimento Gay é um lobby poderoso, e procura mostrar a normalidade de uma coisa que é anormal. O sexo de uma pessoa é definido logo nos primeiros momentos da concepção, não é uma questão de escolha como a escolha de um clube ou de um partido. É aceitável que uma pessoa sem qualquer culpa sinta atração por pessoas do mesmo sexo. Há muitos factores aí ligados, e ninguem pode dizer que tem culpa. O pecado sempre foi por definição ligado ao agir. É na esfera da minha liberdade que ele se gera. A tendencia não é um pecado é sim a acção daí resultante.
O que é um perfeito absurdo é querer importar modas sociais, alterando a palavra de Deus.
Não vou voltar ao eterno tema da ordenação das mulheres porque o assunto já foi encerrado até mesmo pelo Papa. Mas é em tudo muito semelhante. As mulheres adquiriram socialmente os mesmos direitos que os homens, - o que é optimo e fantástico e em nada vai contra a sagrada escritura - contudo a ascensão ao sacerdocio não é um direito que assiste a quem quer que seja. E não há tontisse maior do que dizer que se Cristo vivesse hoje teria mulheres apostolas e defenderia a Homosexualidade. Se assim fosse, Deus nos seus eternos designios teria Incarnado não naquele tempo, mas teria Incarnado Hoje, para que poder por isso na Lei.
Jesus disse que não veio para abolir a lei mas para a Cumprir. Na Lei, há textos clarissimos que afirmam ser a homosexualidade algo de abominável. São Paulo continua essa linha na Carta aos Corintios.
Uma Igreja Acolhedora não é nem nunca será a bandalheira que alguns querem. Podem defender isso, mas será sempre a sua opinião. E em milhões de Catolicos no mundo inteiro, uma opinião é uma gota de agua no oceano.
Pouca importancia terá.............

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 03:15

"O que é um perfeito absurdo é querer importar modas sociais, alterando a palavra de Deus.""Na Lei, há textos clarissimos que afirmam ser a homosexualidade algo de abominável."

Sobre esta concepção literalista da Bíblia relacionada com a temática da Homossexualidade recomendo vivamente a leitura do post número dois que aborda as posições bíblicas sobre a escravatura, blasfêmia, a utilização de óculos, e o homicídio.


Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 03:33

Ainda bem que a igreja "importou a moda social" de ser contra a escravatura... Foi tarde, demorou alguns séculos... mas chegou lá. A mesma coisa relativamente á questão da liberdade religiosa e á caeitação da laicidade do estado... Demorou, houve muitos pecadores por decreto á conta destas questões... mas chegou lá....

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 03:52

Claro que sim Ana Paula.....
Não Segue é as modas de ouvintes americanos sobre coisas que desconhecem....
Não costumo dar muito credito ao que escreve, devido a sua profunda ignorancia teologica, mas ainda assim gostava que me citasse a passagem biblica contra os Oculos.
Já nos habituou a citar programas de radio, mas textos biblicos e a posição do magistério é que não.
Haverá livrarias em Coimbra????

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 09:45

Oh João Luís,

Tu tiraste o curso onde? Não sei como passaste em Teologia Bíblica, Antigo Testamento, etc... o que escreves não faz sentido... tu é que precisas de ler, e muito... irritam-me sempre estes padres novos que passam pelas aulas do Prof. Carreira das Neves, do Armindo Vaz ou do José Ornellas, estudam X para os exames só para passarem e depois passam uma borracha sobre tudo, voltando a leituras literalistas da Bíblia. A escravatura também é admitida na Bíblia, o apedrejamento das adúlteras, o silêncio e completa menoridade das mulheres, etc... Não há pachorra...
quanto ao que eu escrevi, disse que era uma opinião pessoal... e medicamente não me parece que a orientação sexual seja algo que se escolha... mas enfim, não tento impor nada, nem convencer... isto é um forum livre, não? Dei uma opinião...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 14:20

Meu caro rmcf o panorama biblico em Lisboa é de uma extrema pobreza. Citas Armindo Vaz. Como é obvio que passei uma borracha sobre grande parte daquilo que ele ensina por muitos motivos. O primeiro, e mais fundamental, é a profunda desactualização das suas teses. Todas elas datadas no tempo, e que aqui fizeram furor pura e simplesmente por serem uma pedrada no charco em relação ao ensino da teologia biblica. Porque em portugal há pouquissimos biblistas, dizer uma coisa nova é sempre interessante, já que poucos dizem coisas novas.
A analise de Armindo Vaz do Pentateuco, é hoje uma corrente marginal no estudo Biblico. Na gregoriana em Roma nem se fala ja disso. Hoje a tendencia é voltar a Ler a Sagrada Escritura com base na Patristica e não com base na critica textual.
Depois, Armindo Vaz, deita por terra Dogmas, interpretações, tudo, em favor da sua tese.
Frei Isidro Lamelas que se doutorou em biblicas em Roma à uns 4 anos está muitissimo mais actualizado que Armindo vaz, que continua a fazer furor nos meios habituais em que tudo o que prove que a Igreja está errada tanto melhor.
o Padre Ornelas que foi meu professor, e foi-o de Paulinos nunca em lado nenhum se manifestou contra a leitura Literal daquilo que é literal.
Depois, a questão das adulteras não faz sentido porque Jesus tratou do assunto ao mandar a adultera em paz.
O problema aqui reside no facto de ao tornarmos tudo alegoria e parabolico, nada pode ser lido... porque nada é assim, pode ser sempre de outra forma.
Nunca a questão da homosexualidade na Biblia foi uma metáfora ou uma parabola. Quer o AT, quer são Paulo são muito claros.
Por fim, na carta de Sao Pedro diz que toda a leitura inspirada não é para ser interpretada particularmente mas antes na Igreja para quem ela foi escrita.
Opiniões são sempre aceitaveis.... mas nem todas tem credibilidade.
Só isso.

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 14:24

Parece que a vetusta universidade católica não tem professores de teologia á altura...
Está na altura de contratar os da Universidade de Coimbra...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 17:25


Parece, que tem de haver professores de teologia para os gostos de cada um...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 17:45

POis. Certos alunos precisam de professores mais tolerantes e pouco exigentes, para fazerem as cadeiritas mesmo á tangente...

Re: SErá a Orientação sexual um pecado?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 17:48

Em Coimbra isso não acontece.

Ir para a página: 123456Próximo
Página actual: 1 de 6


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.