Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Arquidiocese de Boston vende paróquias
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 13:44

Os Leigos têm um papel fundamental nestas questões. Sendo eles as vítimas, devem ser apioados e ter coragem para denunciar estas situações. Sei que é terrívelmente difícil e que as vítimas são alvo de pressões várias.
Não tenhamos ilusões - o abuso de crianças é um fenómeno trasnversal a todos os grupos sociais e profissões. Mas, em algumas "profissões", é mais fácil os predadores terem acesso ás crianças... Muitos dos abusos cometidos por padres identificados tinham directamente a ver com situações me que estavam sozinhos com os menores (confissões e orientações espirituais) em que o SEgredo está institucionalmente imposto.


Re: Arquidiocese de Boston vende paróquias
Escrito por: José Carlos Novais Junior (IP registado)
Data: 23 de December de 2004 15:24

Concordo plenamente,

Tanto que dentre os profissionais, é mais comum essa perversão dentre padres, pastores protestantes, médicos pediatras, educadores, enfim, como vc bem disse, pessoas que têm facilidades institucionais/profissionais para contato com crianças.

JC

Re: Arquidiocese de Boston vende paróquias
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 03 de January de 2005 20:55

Caro Pedro B,

Eu não disse (nem penso) que a Igreja pré-Conciliar é responsável pelos Padres pedófilos. Disse é que a formação dos padres acusados de abusos sexuais de menores foi feito antes do Concílio. Isto, porque como podes ler um pouco atrás, o Victor Henriques dizia que todo este escândalo era fruto do Concílio (e tentei mostrar que não). Na minha opinião, os únicos responsáveis são os próprios padres, e os bispos que, ao tomarem conhecimento, não agiram no sentido de por um ponto final no abuso.

Poderás não ter paciência para a expressão, ou considerá-la até um cliché, mas ao ler os documentos do Concílio Vaticano II, sinto que a Igreja actual está ainda longe do que foi escrito nesses documentos. Terá acontecido o mesmo com o 25 de Abril de 1974? Talvez, mas o primeiro foi um Concílio aprovado pela esmagadora maioria dos Bispos da Igreja, o segundo foi uma revolução, um golpe de Estado levado a cabo pelo Exército que libertou o povo de uma ditadura.

Luis

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.