Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 23 de November de 2004 18:15

Olá a todos

De há muitos meses para cá tenho visto colado na parte detrás dos carros, o símbolo do peixe que os primeiros cristão usavam (e não só!). Os veículos são das mais variadas marcas, novos, velhos, são carrinhas, automóveis, jipes, de todas as cores e feitios.

Nunca apanhei nenhum a jeito para lhes perguntar o que significa. São algum grupo, uma nova seita, um clube de pesca? :)

Por acaso, alguém poderá esclarecer esta minha curiosidade?

Obrigada

Cassima


Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 23 de November de 2004 22:01

Olá Cassima,

Se não estou em erro, já vi alguns desses "peixes" com a palavra "Cristo" escrita. Deduzi que se tratasse de um carro conduzido por cristãos (provavelmente, irmãos protestantes).

Luis

Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 23 de November de 2004 22:22

Em grego "peixe" diz-se "ichthys" (daí a palavra portuguesa "ictiologia", a parte da Zoologia que estuda os peixes). Em tempos de perseguição os cristãos usavam o símbolo como modo secreto de se reconhecerem entre si e uma pequena "profissão de fé". A cada letra da palavra "ichthys" atribuía-se um siginificado, de modo que "peixe" funciona como uma espécie de sigla:

I (iota) = Iesous = Jesus
ch (chi, em a forma latina de um X quando maiúscula) = Christós = Cristo
th (theta) = toû Theoû = de Deus
y (ípsilon) = (h)uiós = Filho
s (sigma) = sotêr = Salvador

Portanto, com um símbolo tão simples afirma-se "Jesus Cristo Filho de Deus, Salvador".

Conheço muitas pessoas, umas católicas, outras protestantes, que usam este símbolo nos carros e noutros "aparelhómetros". Que eu saiba, não é "marca" exclusiva de nenhum grupo em particular. Muitas destas pessoas usam-no precisamente como uma "marca" discreta de afirmarem a sua fé. Também há variantes... Nos States (e não só), dado que o confronto entre criacionistas e evolucionistas assume formas ridículas, muitos ditos evolucionistas (ou simplesmente "religiofóbicos") usam o mesmo peixe com patas!

Alef

Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 12:08

Obrigada Luís e Alef

Quando comecei a ver os peixes, por acaso não pensei nos protestantes, pensei que algum grupo (carismáticos, por exemplo) tinha decidido começar a usá-los. É que foi de 'repente'! Ou seja, já os vejo há muitos meses, mas antes não se viam!

Também já vi alguns peixes com a palavra "Jesus" escrita, peixes virados para ambos os lados e já vi carros com dois peixes! :)

Mas é uma ideia interessante! Talvez também arranje um peixinho!

Relativamente aos "peixes com patas" essa para mim é nova, mas pronto... Desde que se sintam bem! :)

Não estou muito dentro dessa "guerra" de criacionistas e evolucionistas, mas do pouco que sei, dá-me a sensação que, muitas vezes, existe é o gosto de arranjar polémica!

Um abraço

Cassima


Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 15:37


A partir de hoje, vou começar a olhar para os carros:)

Oh...Alef, tu és sábio :)

Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 17:42

Talvez fosse melhor a forma (h)yiós para Filho...

Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 17:53

Mais algumas notas. Realmente é um símbolo muito conhecido, dado que vem da antiguidade cristã. A "moda" não começou, claro, a fazer autocolantes para colar em automóveis, nem partiu logo do entendimento propriamente teológico de se tomar "ichthys" como acróstico da confissão de fé em Cristo, apesar desse ser o mais significativo. Foi-se tornando símbolo popular e decorava os monumentos, catacumbas e igrejas cristãs da antiguidade, sendo entendido como o de maior importância entre os símbolos cristãos (onde se incluíam por exemplo a ovelha e a pomba, além da âncora, ligada à água, ao peixe e à cruz).

Lembramo-nos daqueles pescadores tornados Apóstolos, aqueles de quem Cristo fez "pescadores de homens" (Lucas 5,1-11). Pescam-se os peixes, daí que a própria barca de Pedro seja conhecido como símbolo da Igreja e o Papa use, ainda hoje, o "anel do pescador", símbolo da envolvência universal da sua missão pastoral. Temos também outros episódios evangélicos em que o peixe tem um lugar particular: a multiplicação dos pães e dos peixes (Mateus 6,30-44; etc.), a pesca miraculosa após a Ressurreição do Senhor (João 21,1-14), imagem do Reino de Deus (Mateus 13,47-48), etc.

O peixe está, como nalguns dos episódios já indicados, relacionado com o pão e daí com a Eucaristia (cf. João 6).

O baptismo, em que nascemos do alto, far-nos-ía também "pequenos peixes" à imagem do nosso Ichthys, o Senhor Jesus, na expressão de Tertuliano. O peixe permanece uma figura decorativa comum nas pias baptismais.

Estilisticamente, o desenho do peixe foi muitas vezes semelhante a um golfinho; hoje em dia usa-se mais aquela imagem simplificada composta por dois arcos que se juntam numa ponta e se cruzam na outra.


...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 24 de November de 2004 21:39

Caro rmcf:

É engraçado, adivinhei que virias corrigir esse "detalhinho". ;-)

Tens razão. Obrigado.

Alef

Re: Símbolo do peixe nos automóveis
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de November de 2004 23:25

de Tozé Monteiro
(utilizando o acesso da cara metade)


O Grego é uma língua muito traiçoeira :)



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.