Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5
Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de January de 2003 22:14

Olá Alef,

Fico feliz por agora teres mais tempo e poderes passar por aqui. Parece que já é uma característica de todos os que participam no fórum que, de tempos em tempos, estão algum tempo sem aparecer, onde também me incluo... coisas da vida. Quanto aos tópicos que não puderam contar com a tua participação, caso aches oportuno, poderás sempre "reacender" o tópico, afinal, nada se concluiu entretanto.

Um Bom Ano de 2003 para ti.

Luis

Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 21 de January de 2003 23:25


É bom ter-te de volta, Alef! Pessoalmente, ainda não tive "paciência ecuménica" para lidar com os pseudo-argumentos levantados pelo Hugo nas suas últimas mensagens... Até porque tenho falado com ele no IRC e tenho compreendido que ele realmente não está para dialogar, mas para nos "converter"... :o)

João

Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 22 de January de 2003 05:26

Andam por aí muitos com os mesmo problema..LOL
Alef, ainda bem que estás de volta!

ana

Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: joana (IP registado)
Data: 08 de February de 2003 15:40

Olá Hugo

Gostaria em primeiro lugar de lhe falar um pouco da minha experiência pessoal de modo a servir-lhe de testemunho e que talvez possa ajuda-lo a entender o catolicismo.
Fui criada protestante , vivi intensamente todos os preceitos de Deus dados pela verdade dos evangélicos , aprendido nas sagradas escrituras.
Acontece que não me deixavam ir ao cinema nem usar calças , nem uma outra serie de coisas . Comecei a questionar este e aquele pastor e o resultado foi a minha expulsão. Era uma garota , nem queira saber os transtornos que isso me trouxe à minha vida pessoal e nem queira saber como me sentia a "maldita " a que tinha o fogo eterno prometido por me ter atrevida a sair da Igreja. Sofri mesmo de verdade. Passaram muitos anos e depois de uma intensa pesquisa pessoal tenho a dizer-lhe que hoje sou Catolica!
Foi o unico local onde me acolheram sem me questionar e só me disseram : Deus ama-te!

Agora gostaria de lhe levantar algumas questões?

Se Jesus Cristo veio para todos , não acha estranho ter morrido só por vocês? Não acha estranho Deus mandar o seu proprio filho só para salvar meia duzia de pessoas? Jesus veio para todos , falava com saduceus , fariseus , comia à mesa de todos sem excepção. Foi essa a grande maravilha do cristianismo. A salvação deixou de ser só para este ou para aquele , mas passou a ser para todos , passou a ser universal. Catolico quer dizer universal , sabia? Os catolicos ao contrario de muitos reconhecem a universalidade do amor de Deus e sentam-se à mesa de todos sem excepção , quem não o fizer não é um verdadeiro catolico. O João que se cuide , tem de aceitar seitas e receitas , temos de aceitar e saber ouvir a todos , pois a unica forma que temos de mostrar o Amor de Deus é com as nossas atitudes e isso passa por saber ouvir e tentar compreender a forma como as pessoas vivem Deus.
Afinal onde está a verdade? Quem tem a verdade ?Meu amigo a verdade é Deus . Jesus disse : eu sou a verdade , eu sou o caminho. Não tem que seguir estes ou aquelas ideias, tem de seguir a propria pessoa de Jesus Cristo. Onde ? Em sua casa orando ele ensinou : pai nosso que estais no cèu , seja feita a tua vontada, se fizer esta oração com muito cuidado meditando em cada pequena palavra , perceberá a grandeza de Deus e o quanto o homem é ignorante acerca de Deus . O verdadeiro sábio é aquele que se humilha perante Deus e diz : Meu Deus dá-me sabedoria . Não se preocupe, se orar com sinceridade a resposta vem depressa : só deus salva . Não diga a mais ninguém por favor que os catolicos não são salvos, que vão para o inferno. Procure antes a sabodoria de Deus , procure o seu amor , veja o que as pessoas estão sofrendo por não saberem quem é Deus . Deus está desfeito em mil pedacinhos , em mil religiões que confundem as pessoas . Associado a esta falta de conhecimento de Deus está tambem uma grande falta de conhecimento cientifico. A Ana pode ser muito boa pessoa mas se ainda acredita na teoria da evolução já não estuda há uns anos porque essa teoria esta muito ultarpassada pela pp ciencia, agora estamos numa de genetica que pode explicar todas as mudanças dos seres vivos ao longo dos tempos . também ela que estude fisica quantica e descobrirá umas belissimas particulas que atravessam a materia , os neutrinos , que podem amanha explicar a ressureição de Jesus e a nossa tambem. Que estude einsetein e que leia o primeiro versiculo da biblia sagrada , a primeira obra de Deus foi a luz. A biblia sagrada tem a verdade e pode e deve continuar a ler , mas leia mais o livro de salomão , leia muito sobre historia da igreja . Antes dos evangelicos , antes do protestantismo Jesus não salvou ninguèm? Pense , procure e ore, a oração que Jesus ensinou. Seja humilde na sua procura , depressa vai encontrar a verdade quando passar perto daqueles que sofrem sem Deus sem fé , por vivermos no pior tempo dos tempos : a divisão da Igreja de cristo. É necessario e urgente buscar primeiro a Deus , é urgente deixar a nossa leitura pessoal de lado , é urgente unirmo-nos contra o mal comum : viver sem fé . E a fé é destruida e confundida por haver tantas religiões .
Que Deus o abençoe na sua procura da verdade. Mas tenho alguns problemas , ainda não consigo rezar à virgem , mas vivo bem com isso , Jesus é que morreu por mim , não foi ela, mas aceito o misterio da sua concepção e não me meto nessas coisas. Só ando devagar a perguntar aqui e ali , a ver se entendo , mas com a humildade que fica bem a um cristão.
joana

Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 04:23


Cara Joana, sê muito bem-vinda! Esse teu testemunho impressionou-me. :o)

Disseste que eu «tinha de aceitar seitas e receitas, aceitar e saber ouvir a todos, pois a única forma que temos de mostrar o Amor de Deus é com as nossas atitudes e isso passa por saber ouvir e tentar compreender a forma como as pessoas vivem Deus».

Pois bem, estou totalmente de acordo, se por "aceitação" querias dizer "acolhimento", como me parece, e não uma aceitação no sentido de eu subscrever o que cada seita acreditaria: caso em que estaria a contradizer o espírito da tua mensagem, pautada pela unicidade católica da fé e a universalidade do amor de Deus.

Os católicos têm um grande tesouro nas mãos. Somos capazes de nos abrirmos, estar com os outros e falar com eles, considerando que a Igreja é, ao mesmo tempo, infalível. Conseguimos entender a forma como onde está qualquer ser humano, está alguém muito próximo de Deus, por natureza.

Estou convicto de que é a certeza de acreditarmos na verdade que nos dá essa liberdade de coração: o que nos poderá afectar, já que estamos seguros no Senhor? Do outro lado temos fundamentalistas, de todos os tipos, mesmo aqueles que se opõe ao fundamentalismo, que padecem de um "contra-fundamentalismo" fundamentalista... Não será por estarem tão pouco livres interiormente que não deixam de condenar os demais e de se apegarem frenéticamente a uma doutrina parcial em que QUEREM acreditar?

No entanto, existem grandes problemas entre os católicos: aqueles mais ignorantes da própria fé e menos perseverantes na oração que procuram "aceitar" (subscrever) a todas as crenças como caminho (sincretismo) para a Paz, também estão desencaminhados... Realmente, seguindo a sua própria mentalidade, acabam por tornar-se mais fundamentalistas que outra coisa e não servem a causa da unidade da Igreja.

Em relação às tuas observações científicas, eu também tenho "batalhado" nesse sentido: conservemos o sentido religioso da Palavra de Deus ser a resposta significante para a nossa vida, e deixemos que qualquer resposta científica nunca nos inspire certezas (e NUNCA deixemos que elas nos roubem a fé), pois, como a própria História o demonstra, ela não as consegue oferecer a ninguém. A fé, essa sim, é segura.

Falando de ecumenismo, como pensas que católicos e protestantes se podem vir a entender plenamente? Será possível que um dia todos os protestantes sejam católicos, provocando também mudanças internas na Igreja Católica, deixando-a no melhor que pode ser, com os contributos das variadas experiências de todos os cristãos?

Mas talvez mais importante: como levar a Paz e a reconciliação aos corações de todos os seres humanos, unindo-os na verdade sobre Deus?

Fico ainda na esperança de que um dia o Hugo (e todos nós) chegue a um entendimento mais pleno daquilo que é ser cristão...

Rezo por ti, teu mano em Cristo, ;o)
João

Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: Susete Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de February de 2003 22:18

Obrigado pela tua partilha.

Por vezes sinto-me mais protestante do que católica (foi só um à parte, desculpa).

Essa história de que só se salva quem conhece-se Deus, para mim é completamente falsa. Quantos de nós não conhecemos pessoas que apesar de não estarem ligadas ao religioso têm uma conduta e uma vida muito mais "santa" do que a nossa? Será que Deus não os salvará?
E aquelas tribos da Amozonia que estão perdidas na floresta? Não poderam ser santos?

Penso que foi mais uma "conversa" dada pela nossa Igreja Católica(constituida por homens e homens pecadores), para assim baptizar e cristianizar todas as pessoas.

Para mim o mais importante é que exista respeito e amor uns pelos outros. Não me importa que seja católico, protestante, budista, ............

Eu sou católica porque apesar de tudo o que conheço das outras religiões (e posso dizer que conheço relativamente bem), eu acredito em Deus que enviou o seu filho Jesus Cristo, e apesar de todas as coisas erradas que a Igreja fez e faz, consigo identificar-me com pouco com a "institutição", mas isto não me faz mais santa ou acreditar mais em Deus.

O importante é escolher um caminho que leve a Deus, amando os homens e mulheres que vão passando na nossa vida.

Um abraço,
Susete

Re: Convertei-vos dos ídolos ao Deus vivo e verdadeiro...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 11 de February de 2003 03:33


Que pena Susete, que te sintas mais protestante que católica, ainda que só às vezes...

Mas existem diversos tipos de protestantismo. Quando te referes à salvação dos povos, parece-me que desconheces o que a Igreja realmente ensina sobre isso, particularmente nos avanços teológicos recentes que consideram a conduta moral como presença santificante naquele que não obstante desconhece o Evangelho.

O ênfase que colocas nos pecados é por mim corrigido pela presença do Espírito Santo que apesar deles e por vezes tão graves, nos permite continuar como sempre no caminho da conversão.

O "Evangelho" do "amor e respeito" é tão pouco exigente, Susete... Nem tem nada a ver com o Evangelho, que se pauta pela confissão de Cristo como Filho de Deus (ou Deus, o Filho). Como entendeste.

Entristece-me que encares as "conversas" da Igreja não como a voz do Senhor, através de quem Ele nos disse que Se faria ouvir... O interesse da Igreja pela pregação do Evangelho é parte integrante da sua missão: até está na Bíblia (Mt 28,18-20). Bastaria isso para desmentir as meras "conversas de homens pecadores"... A não ser que se considere Jesus um homem pecador, claro. Ou talvez não passe apenas de uma tua necessidade de acolheres as diferenças a custo da verdade... Não fosse por isso, não estou a ver porque outra razão condenarias o esforço missionário da Igreja, fonte de libertação dos povos. A verdade vos libertará... O que dizes das tribos Amazónicas, dirás o mesmo dos Aztecas, ou das tribos africanas que ainda praticam a clitoritomia, por exemplo?

Talvez encares melhor a Igreja e ultrapasses o rancor que me parece latente nas tuas palavras, quando tomares por inteiramente divina essa instituição: bastaria ler Mt 16,16-19.

Muitos tomam por desnecessária a plenitude de fé encontrada na Igreja Católica porque parece que só lhes basta o "peace and love", tão materialista... Será esse o teu caso? Mas talvez estejas apenas a querer dizer que não precisamos "converter" ninguém para que as pessoas sejam boas. Duvido parcialmente, mas pronto... Parte integrante da bondade é o amor à verdade...

João

Ir para a página: Anterior12345
Página actual: 5 de 5


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.