Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4
Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 06:27

Quem trabalha tem de se levantar cedo....

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de November de 2004 20:16


Me desculpem, mas ainda não tive oportunidade de perguntar ao padre, como ele sabe que usar viagra é proibido pela igreja...!!!
Mesmo que a igreja possa proibir qualquer fármaco, quem quer usa sempre! Só quem tem conciência, o não faz!

Alef, andas outra vez fora do País?

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 11:44


Da Encíclica Evangelium vitae, João Paulo II (1995):

Citação:
13. Para facilitar a difusão do aborto, foram investidas — e continuam a sê-lo — somas enormes, destinadas à criação de fármacos que tornem possível a morte do feto no ventre materno, sem necessidade de recorrer à ajuda do médico. A própria investigação científica, neste âmbito, parece quase exclusivamente preocupada em obter produtos cada vez mais simples e eficazes contra a vida e, ao mesmo tempo, capazes de subtrair o aborto a qualquer forma de controlo e responsabilidade social.
Afirma-se frequentemente que a contracepção, tornada segura e acessível a todos, é o remédio mais eficaz contra o aborto. E depois acusa-se a Igreja Católica de, na realidade, favorecer o aborto, porque continua obstinadamente a ensinar a ilicitude moral da contracepção.

Bem vista, porém, a objecção é falaciosa. De facto, pode acontecer que muitos recorram aos contraceptivos com a intenção também de evitar depois a tentação do aborto. Mas os pseudo-valores inerentes à «mentalidade contraceptiva» — muito diversa do exercício responsável da paternidade e maternidade, actuada no respeito pela verdade plena do acto conjugal — são tais que tornam ainda mais forte essa tentação, na eventualidade de ser concebida uma vida não desejada. De facto, a cultura pro-aborto aparece sobretudo desenvolvida nos mesmos ambientes que recusam o ensinamento da Igreja sobre a contracepção. Certo é que a contracepção e o aborto são males especificamente diversos do ponto de vista moral: uma contradiz a verdade integral do acto sexual enquanto expressão própria do amor conjugal, o outro destrói a vida de um ser humano; a primeira opõe-se à virtude da castidade matrimonial, o segundo opõe-se à virtude da justiça e viola directamente o preceito divino «não matarás».

Mas, apesar de terem natureza e peso moral diversos, eles surgem, com muita frequência, intimamente relacionados como frutos da mesma planta. É verdade que não faltam casos onde, à contracepção e ao próprio aborto se vem juntar a pressão de diversas dificuldades existenciais que, no entanto, não podem nunca exonerar do esforço de observar plenamente a lei de Deus. Mas, em muitíssimos outros casos, tais práticas afundam as suas raízes numa mentalidade hedonista e desresponsabilizadora da sexualidade, e supõem um conceito egoísta da liberdade que vê na procriação um obstáculo ao desenvolvimento da própria personalidade. A vida que poderia nascer do encontro sexual torna-se assim o inimigo que se há-de evitar absolutamente, e o aborto a única solução possível diante de uma contracepção falhada.

Infelizmente, emerge cada vez mais a estreita conexão que existe, a nível de mentalidade, entre as práticas da contracepção e do aborto, como o demonstra, de modo alarmante, a produção de fármacos, dispositivos intra-uterinos e preservativos, os quais, distribuídos com a mesma facilidade dos contraceptivos, actuam na prática como abortivos nos primeiros dias de desenvolvimento da vida do novo ser humano.

91. Um capítulo importante da política em favor da vida é constituído hoje pela problemática demográfica. As autoridades públicas têm certamente a responsabilidade de intervir com válidas iniciativas «para orientar a demografia da população»; mas tais iniciativas devem pressupor e respeitar sempre a responsabilidade primária e inalienável dos esposos e das famílias, e não podem recorrer a métodos desrespeitadores da pessoa e dos seus direitos fundamentais, a começar pelo direito à vida de todo o ser humano inocente. Por isso, é moralmente inaceitável que, para regular a natalidade, se encoraje ou até imponha o uso de meios como a contracepção, a esterilização e o aborto.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 12:27

Continuo sem ver nestes documentos nenhum Index de fármacos

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 12:34


Catolicapraticante, pergunto-me se compreendeste bem o que citaste e viste citado aqui? Por exemplo... (enfatizo)

O que viste citado aqui:

É, ainda, de excluir toda a ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento das suas conseqüências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação.

O que citaste aqui:

(...) «Por isso não obstante toda subjetiva boa intenção daqueles cujas operacões são inspiradas pelo cuidado ou pela prevenção de uma doença física ou mental, prevista ou temida como resultado de uma gravidez, tal esterilização permanece absolutamente proibida segundo a doutrina da Igreja».

(...)

Portanto os procedimentos acima descritos não têm um carácter propriamente terapêutico, mas são realizados para tornar estéreis os futuros atos sexuais férteis, livremente realizados. O fim de evitar os riscos para a mãe, derivantes de uma eventual gravidez, vem portanto prejudicado com o meio de una esterilização direta, em si mesma sempre moralmente ilícita, enquanto outras vias moralmente lícitas ficam abertas a uma livre escolha.

A opinião contrária, que considera as supracitadas práticas referidas nos números 2 e 3 como esterilização indireta, lícita em certas condições, não pode portanto considerar-se válida e não pode ser seguida na praxe dos hospitais católicos.




O ponto que estou a procurar salientar é que o acto, em si, é mau. Ou seja, mesmo que em situação de urgência e para salvar a vida da mãe, seja necessário realizar uma histerectomia, terá que haver contrição por esse acto. Isto é perfeitamente honesto; a Igreja não tem como norma essencial para avaliar a bondade e maldade dos actos a circunstância subjectiva que eles servem em cada caso particular, mas sim, objectivamente, o que o acto é em si, o que realiza. O acto de provocar infertilidade, em si, não é um bem; no entanto, isto não inviabiliza que, em casos de grave e concreto e inalienável perigo para a vida da própria pessoa, não possa ser tomada a acção menos heróica, com gravidade moral bastante atenuada.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 12:41

Sim , sim, os memos hospitais católicos onde não se pode relizar intervenções cirúrgicas em casos de gravidez ectópica e onde as mulheres estão condenada à morte no caso de terem uma gravidez ectópica!

Frelizmente em Portugal não existem "hospitais católicos". Em Portugal, os médicos que seguissem á letra as indicações do vaticano sobre estas matérias podiam ser incriminados de homicídio por negligência, face á legislação portuguesa.

Mas se existissem estes tão pseuudo- "católicos hospitais" as mulheres grávidas fugiriam deles ... como "o diabo da cruz", usando uma expressão popular!

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 12:43


Eu por mim não fiz projecto de apresentar aqui um índice de fármacos proibídos; tratam-se de situações que apontam a finalidade iníqua que certos fármacos podem ter ou não. Não tenho competência em Farmácia de modo que me fico pela relação de causa-efeito em substâncias que provoquem infertilidade ou aborto. Quando se verifica, sabemos que é errado. Um critério fundamental é o conhecimento de que algo provoca um mal e insistir em não alterar o que nos leva a usá-lo, sempre que possível.

Claro que com esta janela poderás explorar a ambiguidade, como já tens feito, e compararás uma vacina anti-concepcional com certo tipo de alimentação ou um autocarro com uma pílula enquanto potencialmente abortivo... Não é bem assim.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 12:50


Ao dizeres isso, pareces-me desactualizada quanto às soluções já disponíveis nas gravidezes ectópicas, tenho conhecimento de que é possível realizar uma operação lícita com métodos recentes. É que se se estimularem alternativas para realizar o maior bem, elas acabam por aparecer através da investigação científica. De momento não te sei disponibilizar informação mais concreta, mas já visualizei uma demonstração desse tipo de operações, sem destruição do zigoto/embrião e talvez nem da trompa (não posso confirmar detalhadamente). Quanto às legislações, que a sociedade seja alimentada com o Evangelho e a caridade assim formada tornará possível algo melhor.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32



Editado 1 vezes. Última edição em 01/12/2004 12:54 por João Oliveira.

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 12:58

A única operação "lícita com métodos recentes" é a remoção do embrião, sabendo que não tem qualquer viabilidade de prosseguir o seu desenvolvimento ( trata-se portanto, tecnicamente de um aborto terapêutico), salvando ao mesmo tempo A VIDA da mulher e salvando também, se possível e utilizando uma técnica CIRÚRGICA correcta, a sua capacidade de voltar a engravidar.

Não há outra "operação lícita".

A alternativa proposta por algusn sectores ultraconservadores "católicos"é esperar que haja uma hemorragia interna brutal com morte do embrião e da mãe.

Portanto, voltando ao tema do TÓpico, não há um Index de Fármacos, mas parece que há um Index de Intervenções cirúrgicas.

Felizmente pare os doentes, os Médicos e técnicos de saúde não estão vinculados a este Index.

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 13:26


Eu vou procurar saber e depois explico-te.

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 13:47

"Ou seja, mesmo que em situação de urgência e para salvar a vida da mãe, seja necessário realizar uma histerectomia, terá que haver contrição por esse acto. "

Esta é iancreditável. Portanto, quem tiver cancro comete um pecado , tem de se arrepender e confessar-se! Este tipo de humor negro é de muito mau mau gosto!

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 14:39


Tem calma, não se trata de humor. Já reparaste que não fazes a mínima ideia? Não achas que a própria pessoa já está suficientemente triste com o que teve que fazer? Isso confessa-se e o que tu não consegues perceber é a graça que se ganha, em vez da culpa que ficaria atribuída e a espezinhar a pessoa, isso é inexistente. É uma experiência de cura e libertação, da forma mais profunda. Falas muito de amor mas pelos vistos parece que vais demorar-te ainda um pouco mais para o experimentares na intimidade sacramental com Deus, para aplicares o que já tens (e se andas a comungar na Missa, estás a continuar a viver uma duplicidade grave, procura lá um Padre e aprende a confessar-te).

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 14:49

Deus me livre e guarde!

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 17:41

Andas muito brincalhão, João.. Ainda te contratam para fazer publicidade a uma amrca de cerVeja... preta, claro.... ;))

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 17:45

"Isso confessa-se", escreveu o João.

O que é que se confessa?

" Olha tive cancro do útero, precisei de ser submetida a histerectomia , o que é contra a doutrina da igreja, porque provoca esterilidade, e venho confessar este garave pecado"?

E qual será a "penitência"? Umas sessõzitas de quimioterapia e radioterapia chegam ou são precisos uns sacrifícios adicionais???

Sinceramente, desculpem lá o desabafo, mas não há pachorra.....

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 18:03


Quem te disse que isso é pecado?


Parece que escreves melhor, do que compreendes:) lol

Ah...para fazeres histerectomia, já não deves ser muito jovem:) presumo!!!

De certeza que sou mais velha do que tu, nunca fui submetida a essas intervenções cirurgicas. Talvez, por não usar contraceptivos...será? Onde andam os médicos, não aparecem por aquí?

Boas melhoras e que não seja nada de mais grave!...Sei que as senhoras quando fazem esse tipo de operações ficam tristes!...Como te encontras?

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 18:10

Ai Ana, que dificuldade que tens em ler português..... quem disse que eu fiz uma histerectomia? quem disse que há uma idade para se ter cancro?

Graças a deus que isso não me aconteceu, mas pode acontecer a qualquer mulher mesmo que seja jovem e saudável...

Lê tudo, com atenção e tenta perceber o que lês, OK? SE precisares de tradução diz.

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 18:13

E quanto aos contraceptivos, ficas a saber que se não usas ou nunca usaste a píllula ( o que duvido muito, pois ao que parece só tens dois filhos) estás mais sujeita a ter cancro do do útero do que quem usa regularmente a pílula... é só um aviso...

Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 18:49


Desculpa, pensava que estavas a dizer que tinhas feito! Já estava com penita de ti:)

Acredita que nunca usei a pílula, e há muitas senhoras na minha igreja, que também não usam...nem usaram...!!!
E conheço um grupo de casais novos, todos católicos, que também não usam contraceptivos. E quem está à frente desse grupo de casais, é uma sobrinha minha com 32 que foi virgem para casamento...coisa que pouco se usa nos dias de hoje!!!

Por aquí, as regras da boa educação cristã, contínuam em vigor!!!


Re: O "Index" dos Fármacos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 19:43


E o pai natal existe.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 3 de 4


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.