Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
"... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 07 de November de 2004 15:36

Olá Amigos,

li este fim de semana um texto que dizia esta frase: "a eficácia da oração depende da união com Cristo" e fez-me parar para pensar.

O que é que acham sobre esta frase?

Um abraço em Cristo,
Susete

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de November de 2004 23:33

Querida Suzete
Eu diria mais, o fim ultimo da oração é união com Cristo.
Tenho estado a ler as Obras da Beata Isabel da Trindade, e ao longo dos seus escritos, a linha condutora é sempre a da Inhabitação da Santissima Trindade em nós. A Oração é assim um colóquio com as três pessoas divinas, é um deixar-me amar por Aquele que me ama em mim mesmo. O fim da oração é pois estreitar esta união com a Trindade, com Cristo.
A eficacia da Oração não se mede pelas graças que pedimos e recebemos, mas antes pela plena união com Cristo, uma união tão perfeita que possamos dizer como Paulo "Já não sou eu que vivo mas Cristo que vive em mim. A oração deixa de ser um momento na minha vida, mas passa a ser a minha toda. A vida torna-se oração.
É esta a meta do Cristão.
Mais do que nos esforçarmos por lá chegar, basta não colocarmos entraves a que a Trindade que habita em nós possa transformar. No fundo é deixar-me amar e amar de seguida. É fazer tudo por amor de Jesus, mesmo as mais pequenas coisas, mesmo as maiores, mesmo as mais dificeis, mesmo as mais faceis.
Tudo por amor de Jesus.

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de November de 2004 06:13

Gostaria que alguém aqui no Forum com formação teológica me exlicasse o significado da Expressão inovadora "Inhabitação da Santissima Trindade em nós"...

Obrigada

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 08 de November de 2004 14:03

"Inhabitação" não é propriamente uma expressão inovadora, pois já vem do tempo da Patrística. É um termo clássico da teologia da Santíssima Trindade, aplicada sobretudo à presença e acção do Espírito Santo em nós. Veja-se uma exposição bastante simples, em espanhol: «¿Qué es la "inhabitación trinitaria"?». Rahner escreveu também sobre o assunto, mas não tenho neste momento a referência comigo. Creio que está nas "Theological Investigations" (mais de vinte volumes).

Alef

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: (IP registado)
Data: 08 de November de 2004 14:41

Obrigado Alef. Dada a minha falta de preparação teologica, falar deste tema, e do que os Padres Capadócios escreveram sobre a Inhabitação, seria um abuso.
Que dizer da Teologia Ortodoxa toda ela fundamentada nesta Inhabitação???
É aliás uma porta para o entendimento das duas Igrejas irmãs.
Mas o tema não é bem este, e seria interessante não resvalar para temas marginais.

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 08 de November de 2004 20:57

Caro alef.

Agradecia se pudesses a referência do Rahner sobre este tema, que achei interessnte porque me lembra os pressupostos da análise transaccional.
Obrigada

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 16:25

Neste momento não tenho comigo as Theological Investigations, nem alguns «instrumentos» úteis sobre esta obra. De qualquer forma, usando ou não a palavra «in(h)abitação» a ideia aparece em vários dos seguintes artigos (em inglês) sobre a Trindade, que já aqui indiquei:

- «Remarks on the Dogmatic Treatise 'de Trinitate'» (vol. IV, 77-102): aqui aparece o famoso axioma rahneriano: "A Trindade económica é a Trindade imanente".

- «The Mystery of the Trinity» (vol. XVI, 255-59).

- «The Concept of Mystery in Catholic Theology» (vol. IV, 36-73)

- «What is a Dogmatic Statement?» (vol. V, 42-66)

- «What is Heresy?» (vol V, 468-512)

- «Understanding of the Mystery of the God-Man Jesus» (vol. XIII, 195-200).


Veja-se também o livro sobre a Santíssima Trindade: The Trinity.

Vale a pena também ler o capítulo IV do livro Foundations of Christian Faith: An Introduction to the Idea of Christianity (aqui a palavra «in(h)abitação» aparece explicitamente) e tudo quanto Rahner escreve sobre o "existencial sobrenatural".


Alef

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 09 de November de 2004 19:25

Mesmo correndo o risco de repetir algo do que já foi dito ou de não me explicar suficientemente, creio que vale a pena reflectir sobre a frase que a Susete pôs à consideração.

Mas a expressão “eficácia da oração” é mais do que problemática. Que significa “eficácia da oração”?

Se por oração entendemos sobretudo a petição, à maneira da velha expressão espanhola que definia oração como sendo o “pedir mercedes a Dios” (“mercedes” com minúscula, já se vê), então “eficácia” seria aqui certamente a recepção das “mercedes” pedidas. Neste caso, caímos numa ambiguidade que estive para tratar há umas semanas a propósito da intercessão de Maria: supostamente Deus atende mais a uns do que a outros, se acordo com os seus méritos, pelo que temos todo o interesse em estar próximos de Cristo para conseguirmos mais “mercedes”... Não é fácil abordar o assunto, mas vejo aqui um perigo de oração pagã!


Se por oração entendemos “união com Cristo” ou com a Trindade, então a frase citada é uma tautologia desnecessária. Para quê incluir um elemento “condicional” numa definição que inclui necessariamente esse elemento? Seria algo parecido a dizer: «A eficácia de um dia solarengo depende de que haja sol”. Aqui teríamos: «A eficácia da união com Cristo depende da união com Cristo».


De qualquer forma, a frase citada já cumpriu a sua missão: pôs-nos a pensar. É que muitas vezes temos uma imagem da oração cheia de paganismo. Ou porque limitamos a oração a pedir coisas (“mercedes”), ou porque limitamos a oração à repetição de fórmulas que não nos saem do coração. Nesse caso, a “oração” é mentirosa, porque as palavras estão desligadas do coração. Sem união com Cristo (pelo menos «in-tencional», pois uma pessoa em pecado mortal também pode orar), não há verdadeira oração. O coração é o espaço natural da oração, não a exterioridade.

A este nível é preocupante a pouca “cultura orante” entre os católicos (incluindo o clero) no que se refere à oração pessoal. Muito clero reduz a sua oração à Liturgia (e quando é bem feita já não estamos mal), não “aguentando” um retiro de mais de quatro dias, que quase sempre se reduz a umas quantas palestras, à Liturgia das Horas e uns terços.

Creio que todos os grandes mestres espirituais apontam um dado essencial na oração: o lado afectivo da oração. É também sob esse aspecto que Isabel da Trindade é uma grande mestra. Nem outra coisa podia ser. A oração de Jesus é precisamente este diálogo de coração com o Pai, a Quem trata pelo carinhoso “Abba”. Por aqui é o nosso caminho.

Em tempos propus que falássemos mais sobre o modo como fazemos oração. Praticamente não houve resposta e creio perceber, porque, no fundo, trata-se de algo muito íntimo que não partilhamos de qualquer modo, muito menos com “desconhecidos”. Também não me é fácil falar disso neste fórum, mas posso deixar uma nota que muito me diz respeito: a grande “descoberta” que fiz na oração foi aprender a “perder tempo” para uma só coisa: silêncio. Saber estar. Saber «estar-com». Permanecer. Não é fácil, mas é “eficaz”, o que quer que isso signifique ;-)

Alef

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 00:07

INHABITAÇÃO DIVINA - Esta inhabitação é um aspecto geral do "Dom" (graça) de Deus dada ao indivíduo e através dele à Igreja, sendo objecto desse Dom o próprio Deus (ou uma pessoa divina em particular). O testemunho da Escritura faz ressaltar esse facto quando diz que o Espírito Santo foi dado, distribuído pelo Pai, que está em nós, que Deus nos ungiu através dele e nos marcou com o selo do Espírito, que o Pai e o Filho vêm até nós e em nós fazem morada (Jo 14, 23) que o Filho está no homem santificado e este está no Filho (Jo 14, 20). - A inhabitação divina encontra-se, por consequência, nas missões do Espírito Santo e na inhabitação (invisível) do Filho. A presença em questão é fundada na bem aventurança livre e gratuitamente oferecida da pessoa divina que está e habita no homem santificado. No sentido em que essa presença seja ligada à acção da graça que suscita no homem histórico o amor sobrenatural de Deus (graça "criada"), a inhabitação divina significa igualmente comunhão recíproca das pessoas na maior intimidade (ver também D. 898, 1013, 1015)
Karl Rahner - Herbert Vorgrimler - Petit Dictionaire de Théologie Catholique
O que não perceberem resulta da minha tradução...

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 00:56

Aproveito apenas para fazer um breve comentário ao livro sugerido pelo Alef: The Trinity, Karl Rahner. Para além do valor que este livro tem por si, sou da opinião que se justifica apenas pela magnífica introdução de cerca de 15 páginas da autoria de Catherine Mowry LaCugna que de uma forma simples e sucinta resume as cerca de 120 páginas do livro.

Luis

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 04:59

Caros amigos:

As vossas intervenções obrigaram-me a pensar...

Apesar da minha ignorância relativamente ao conceito de INHABITAÇÃO DIVINA - estou agora a começar a ler o livro The Trinity - parece-me que esta noção pode ser simplificada do seguinte modo :
Deus está presente - nas suas várias manifestações - Pai, Filho e Espírito Santo - em todos os seres humanos. E esta presença de deus, é um dom interior de absoluta gratuitidade divina... é isto ou disse um grande disparate???

Queria também realçar a importante intervenção do Alef, que merece ser aprofundada e me suscitou uma série de questões pessoais.


Se a noção de eficácia na Oração é a obtenção de pedidos ou graças , subscrevo inteiramente as reflexões do Alef a este propósito. Pouco diferença existe entre este conceito de oração e a noção de rituais mágicos ( por isso certas crenças particulares, sob a forma de novenas, responsos, ladainhas, certas formas de reza do terço, oração "em cadeia" se aproximam muito desta forma de "oração pagâ")

Mas o Alef fala da Oração como de um Estar Com, um silêncio interior, um mergulho em nós mesmos que nos permite um encontro/aproximação com um Outro em nós. Neste sentido, a eficácia da oração seria um sentir/inteligir a presença desse Outro e com ele interagir.

Por último , a questão afectiva. A oração seria um "diálogo de coração"- só se poderia ter a experiência dessa presença de um Outro em nós através da afectividade.

Esta noção também deve ser analisada com cuidado. A dimensão afectiva não se reduz a emoções básicas e sentimentalismos. Teríamos então uma oração infantilizada, ritualizada, como forma de catarse emocional e pouco mais. (que pode ter o seu valor "terapêutico"...)
Os fenómenos de orações de massas, de grandes gritos, braços no ar, intensas manifestações histriónicas, choros e lágrimas, aproximam-se muito desta idéia de "oração com o coração". Também se incluem nestas manifestações certas formas de oração individual e narcísica, expressa de uma forma muito física, em sensações tácteis, visuais e olfactivas e emoções em estado puro , muito próximas das manifestações eróticas dos grandes extâses místicos... ( tão bem documentados na história da igreja)
Estas formas de oração são também muito "paganizadas" e podem ser formas de manipulação.

Embora não se possa excluír a afectividade e o erotismo nas nossas interacções com os outros e com o outro Divino em nós, reduzir a oração a estas dimensões parece-me pouco construtivo.
A oração é também um acto de inteligência, e , muitas vezes, um acto de vontade. Um momento em que uma pessoa conscientemente mergulha em si mesma para tocar o Divino.
A oração é um estar em si, um estar inteiro. Orar é agir, ou melhor, agir com, ou mesmo, numa perpectiva mais profunda, deixar agir em nós.

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 22:02


Eu digo;

A eficácia da oração depende da nossa fé. Se temos fé, rezamos com fervor!

Conheço padres, que o que eles dizem, vem-lhes do coração!...Mesmo os gestos que mostram ao celebrar uma missa. Eu pela homilia conheço o padre...!!!

No domingo passado fui à missa de um padre jovem e professor no seminário. Mais um em que as palavras, lhes saie do coração.
Onde ele falou que o viagra, não é aceite pela igreja!!! Olhei ao meu redor, a ver a reacção das pessoas:) Ninguém se manifestou...as pessoas aceitam o que este padre diz e ensina:) Onde disse também, alguma coisa que tenhamos a dizer, se não for para elevar a pessoa, que não devemos dize-la!...



Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 23:25

"Na oração, é preciso entregar-se a Deus. Se temos resistência à oração é porque, muitas vezes, tememos a exigência de conversão que ela encerra. Parar diante de Deus é parar diante de si mesmo. Como num espelho, ao orar vemos o nosso verdadeiro perfil – dobras do egoísmo realçadas, mágoas acumuladas, inveja entranhada, apegos enrijecidos. Daí a tendência a não orar ou fazer orações que não revirem ao avesso a nossa subjetividade."

Frei Betto, Orar


João (JMA)

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de November de 2004 18:13

Dado ter surgido um Topico mais apropriado sobre o Index dos Fármacos, sugiro que se continue a discussão lá e neste topico nos debrucemos sobre o seu titulo.

O "Index" dos Fármacos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de November de 2004 22:57

Caros Amigos,

Aproveitando as sugestões de todos (que nos estavamos a afastar do tema deste tópico), as mensagens sobre a posição da Igreja sobre determinados fármacos foram movidas para o tópico O "Index" dos Fármacos. Assim, podemos manter este tópico apenas sobre este importante assunto que é a oração, e a nossa união com Cristo.

Luis

Re: "... A eficácia da oração depende da união com Cristo"
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 13:01


Ao ler a mensagem introdutória da Susete reparei numa certa redundância da expressão, como o Alef já teve a ocasião de explicar.

O que me leva a perguntar: Susete, será possível que o texto que leste tenha sido a intenção missionária do Santo Padre para o mês de Novembro? É que esse texto diz o seguinte:

Santidade, fonte de evangelização. Que todos os que vivem ao serviço da missão se recordem que a eficácia da evangelização provém da santidade pessoal e da união íntima com Cristo.

O mês de Novembro já passou, mas certamente que podemos aproveitar ainda esta intenção aqui no fórum.

Alegra-me ver surgir um tópico como este e com as participações que já teve, bastante positivas e de alguma partilha pessoal, é a primeira vez que o vejo acontecer aqui e espero que continue porque devemos ser capazes de partilhar mais e não discutir tanto, como já aqui procurei dizer (e que me desanima um pouco as participações).

...«Se permanecerdes fiéis à minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, conhecereis a verdade e a verdade vos tornará livres.» ~ Jo 8,31-32



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.