Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 08:40

Se alguém ler hoje o Público, encontrará uma notícia que informa que 42% dos portugueses desconhece a existência de religiosos na Igreja Católica e apenas 58% reconhece significado nas palavras freira, irmão ou irmã. Estes dados foram recolhidos, através de um inquérito, pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica Portuguesa, a pedido Conferência Nacional dos Institutos Religiosos (CNIR) e pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF), com o objectivo de perceber a imagem de frades e freiras junto da população portuguesa.

Relativamente aos factores que possam ter condicionado estes resultados, podem ser considerados dois: a posição religiosa e o grau de instrução.

No grupo de pessoas com menos do que o 4º ano de escolaridade (incluindo não escolarizados), que equivale a 13,2 por cento, mais de metade (52,3 por cento) não sabe o que é um frade ou uma freira, o mesmo acontecendo entre «crentes mas sem religião», indiferentes, ateus e agnósticos, em que mais de 51 por cento também desconhece a existência de freiras ou frades, o que me parece um valor elevado...

Estas posições face à religião totalizam mais de 12 por cento dos inquiridos.

Setenta por cento (70%) dos inquiridos concordam «pouco» ou «nada» com a afirmação de que os religiosos vivem «em espírito de pobreza», o que deveria merecer uma profunda reflexão por parte das instituições religiosas.

Quanto à castidade, 53 por cento consideram que os religiosos a vivem «pouco» ou «nada» - contra 46 por cento com opinião contrária.

O vice-presidente da CNIR, padre José Augusto Leitão, justifica-os com o desconhecimento sobre o significado da pobreza e com alguma «suspeita» sobre os religiosos em relação à castidade.

Entre as queixas mais populares feitas ao clero, com valores entre os 19,6 e os 16,4 por cento, estão as «ideias pouco actualizadas», a «intransigência, rigidez e autoritarismo» e as «dificuldades em compreender o nosso tempo».

Ora cá está um alerta pra os padres moderarem os seus comportamentos de forma a darem uma melhor imagem dos padres e da Igreja.

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 08:48

A notícia não foi publicada Hoje mas em 29 de Maio de 2004.

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 00:47

... e para a sociedade, para esta estar mais atenta ao trabalho único de tantos religiosos e religiosas deste país.

Acho que a confirmarem-se esses valores, a Igreja está de parabéns!

Se apenas 20% pensa que o clero tem ideias «pouco actualizadas», é porque os outros 80% pensa de forma diferente.

Luis

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 02:56

Pois, a notícia foi publicada em 29 de Maio de 2004 e o texto da primeira mensagem é um "copy-paste" do "Diário Ateísta", com duas frases diferentes. Ao que parece o texto pertence a Mariana Pereira da Costa, que não parece ser a "catolicapraticante" ;-) Uma das frases que não aparece "ipsis verbis" no dito lugar (na verdade, um acrescento) prova a importância da notícia do «Público»: o artigo fala de religiosos e a autora dirige a questão para os padres.

É importante ter em conta que "religiosos" não se identifica simplesmente com padres e freiras. Há religiosos que não são padres e religiosos que não são frades.

Quanto à notícia e à sondagem, não é propriamente surpresa. Portugal é um dos países de maior iliteracia da Europa. Ora, se as perguntas fossem sobre a Quinta das Celebridades...

Falando mais a sério, a vida religiosa é muito desconhecida da maioria das pessoas, em parte porque é bastante "complicada" a sua "organização", cheia de subtilezas terminológicas e de consideráveis diferenças ao nível da espiritualidade, da "regra de vida", estilo... Ele há "Ordens", "Congregações", Institutos; ele há abades/abadessas, priores/prioresas, superiores/superioras, coordenadores/coordenadoras, etc.. Ele há mosteiros, conventos, eremitérios, cenóbios, comunidades, etc. Ele há eremitas, anacoretas, dendrenitas, estilitas, monges, frades, freiras, etc...

Por outro lado, como em muitas outras instituições, há o peso da História e de certos conceitos que hoje pouco significam aos "não iniciados". E a força dos "mitos" e dos estereótipos.

A vida religiosa é também desconhecida do próprio clero secular e até dos bispos. As religiosas (vulgo, "freiras") "servem" se forem as criaditas dos senhores padres e dos senhores bispos. Os religiosos não padres são um desperdício, porque com a formação que têm podiam ser padres e rendiam mais. Os religiosos que são padres não têm muito sentido, porque para ser padre não é preciso ser religioso... Assim se resumia há algum tempo a eclesiologia da vida religiosa num determinado Seminário de uma respeitável diocese de Portugal...

Alef

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 10:52

Mas o que fará uma católica praticante andar a ler um "Diário Ateísta"? Será que serão influencias da sua última encarnação como estudante de Teologia?

Luis


Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 11:19

Não conhecia o Blogue. Mas graças á tua preciosa indicação acabei de ler.
Um bocado radical, mas muitíssimo interessante.
Já o adicionei aos meus favoritos.
As referências que utilizei foi um doc do Jornal Público enviado por um amigo.
Mas, explica lá, Luís, achas que ser analfabeto é condição para ser um Católico Praticante ou haverá um Index para os Jornais e livros que um católico Praticante deve ler ( nomeadamente o Público)?
E Porque não incluir isso nas condições de acesso ao Forum?

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 11:43

"As religiosas (vulgo, "freiras") "servem" se forem as criaditas dos senhores padres e dos senhores bispos. Os religiosos não padres são um desperdício, porque com a formação que têm podiam ser padres e rendiam mais. Os religiosos que são padres não têm muito sentido, porque para ser padre não é preciso ser religioso... Assim se resumia há algum tempo a eclesiologia da vida religiosa num determinado Seminário de uma respeitável diocese de Portugal..."

Infelizmente, assim é....

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 11:55

Cara "Católica Praticante",

Considero que todo o católico deve fazer um esforço pela sua formação cristã, e não conheço livro, jornal ou revista, que um católico não possa ou não deva ler. Mas o contrário, conheço e estão aqui.

O que achei curioso (embora não me tenha surpreendido) é que uma suposta "católica praticante" estivesse a fazer divulgação de artigos de um diário ateísta.

Quanto às regras de funcionamento do Fórum, estamos sempre abertos a sugestões que as possam melhorar. Mas já que falas nela sugiro a releitura do ponto 1.b. «Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; o fórum pretende ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas

Luis

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 12:36

Caro SEnhor Luís:
Já deve ter compreendido que eu não fiz a divulgação do artigo de um diário ateísta. Se tiver a simpatia e a condescendência de ler o artigo no Blogue que o senhor aqui publicitou talvez consiga ver as diferenças. Se fizer a condescendência de ler o artigo original publicado no referido jornal o Público talvez compreenda que o artigo tem como referência um Jornal e a sua data de publicação e não um outro site.


Ainda bem que concorda que não conhece livro, jornal revista ( e, já agora blogue) que um Católico Praticante deva ler e conhcer já que o próprio Luís é também um "suposto" católico praticante

ESpero que que essas normas a que se referiu se apliquem integralmente a todos os foristas.

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 18:51

Ora, um pequenino esclarecimento, já que a catolicapraticante recomenda ver as diferenças dos ditos textos: antes de escrever a minha mensagem anterior dei-me ao "trabalho" de colocar em paralelo (numa tabela de duas colunas) os textos referidos: o do blogue e o deixado pela catolicapraticante. Tal como disse, para além das omissões, há apenas duas diferenças: a primeira "adocica" uma frase mais "picante" ou "ácida", a outra é uma conclusão que não estava no texto original.

Como quer que seja, será sempre de bom tom não usar textos alheios como próprios.

Alef

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 20:06


Quem quiser optar por ser freira, não precisa ser criadita dos padres ou dos bispos...
Mas pode ser outra Madre Teresa de Calcutá, e se muita gente se entregasse a essa vida, em vez de andar no caminho da droga, da prostutuição, seria muito melhor, passando a vida a fazer o bem...!!!

Tenho uma tia freira, ela cuida de crianças Orfãs...!!! Acho que é importante haver gente que seja capaz de criar e preparar os pobres inocentes para o Mundo...

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 21:16




catolica praticante;


Para sermos cristãos temos de ser cultos?

Para sermos cristãos não precisamos de cultura nem de conhecimento , basta fé e pela fé vem o amor, ou vice -versa tanto faz.


Mas para nos vermos livres de teologia mal formada , para nos vermos livres da religião é necessario sermos cultos e termos educação , é essencial .
Quem tem conhecimento tem a grande responsabilidade de o transmitir e fazer por mudar o mundo. Quem não tem , pastoreia as ovelhas tranquilamente e deixa rolar o mundo , deixa rolar nas mãos de quem sabe , dos doutores da Lei. Sempre assim foi e sempre assim será, nem todos têm capacidade para colocar problemas. Para muita gente os problemas não existem , aceitam a vida como ela é . E é nesses que temos de pensar , nesses pobres coitados que aceitam tudo que lhes dizem e fazem como veêm fazer. E os grandes doutores sabem disso e continuam a explorar a ignorância e falta de conhecimento.

A proposito gostaria de saber quais as disciplinas de um curso de seminario . Alguèm sabe? Se calhar também eles precisam de alteração curricular .

O povo felizmente já sabe quase todo ler , pena que não tenha tempo para ler a biblia , perceberiam Cristo de outro modo.

Mas há padres e conheço alguns , que fazem um esforço tremendo para educar o povo sem o " chocar" . Grandes mudanças no ambito do "desconhecido " , no ambito da teologia , no ambito do medo da morte , poderiam ser catastroficas , já que toda a nossa sociedade está estruturada dialecticamente, o bem e o mal .Mudar de repente e dizer que o bem e o mal não existem fora de nós mas coabitam dentro de nós é o mesmo que dizer que todos temos o diabo no corpo e Deus no corpo.´
E muito complicado avançar. Temos a ideia de um Deus lá por cima fora de nós e um diabo também fora de nós . Esta dialectica embruteceu todo o pensamento e só avançaremos quando percebermos que afinal nem nascemos , nem morremos , só nos transformamos e o bem e o mal está em nós é condição humana. Mas isto tem de ser muito devagar . Sem o medo do inferno , esta vida seria mesmo um inferno.

O que se passa depois da morte ninguém sabe mesmo , só sabemos o que Cristo disse : Há outra forma de vida e vale a pena acreditar. Jesus disse também que nós podemos nascer de novo , nós podemos derrotar o mal que há em nós , pelo amor , nós podemos mudar a nossa propria vida, sermos senhores do nosso destino , temos ajuda exterior quando fazemos o bem . Quando fazemos o bem tudo corre bem , quando fazemos o mal tudo corre mal . O grande problema é que o que para mim é bom para o outro pode ser mau. Não julgar , não julgar , tentar perceber os medos dos outros . Amarmo-nos a nós proprios é fundamental , resolver conflitos e medos , com a ajuda da nossa crença . Só depois de percebermos os nossos medos temos capacidade para aceitar o dos outros . Só assim viveremos em Paz.



Maria


Maria

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 23:08

Aproveito para deixar dois "links" úteis sobre o tópico de abertura, concretamente sobre a sondagem em causa:

«Que imagem tem a opinião pública dos religiosos?»;

«Os religiosos, esses desconhecidos».

Bom proveito!

Alef

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 05:42

Muito folgo por os meus humildes posts tanto trabalho darem a aos censores do Forum. É a prova da sua importância. Gostaria que os senhores do lápis azul fossem assim tão afanosos a controlar os conteúdos dos posts ( em vez da forma) de todos os foristas...~


Para que todos possam ver as diferneças, aqui fica o famosos artigo.

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 05:43

O que é uma freira? E um padre?


Se alguém ler hoje o Público, encontrará uma notícia que informa que 42% dos portugueses desconhece a existência de religiosos na Igreja Católica e apenas 58% reconhece significado nas palavras freira, irmão ou irmã.

Estes dados foram recolhidos, através de um inquérito, pelo Centro de Estudos e Sondagens de Opinião (Cesop) da Universidade Católica Portuguesa, a pedido Conferência Nacional dos Institutos Religiosos (CNIR) e pela Federação Nacional dos Institutos Religiosos Femininos (FNIRF), com o objectivo de perceber a imagem de frades e freiras junto da população portuguesa.

Estes valores impressionaram não só a própria Igreja Católica por ser a seita com mais seguidores neste país à beira-mar plantado, como também os promotores e organizadores do inquérito. Manuel Luís Marinho Antunes, responsável pela sondagem, diz que se tivessem a percepção de que haveria um número tão elevado de respostas negativas, teríamos feito outro tipo de inquérito e de perguntas. Porquê? Porque, para além de o desconhecimento ter feito com que, em muitas perguntas posteriores, o grau de respostas inválidas atingisse cerca de 50 por cento, o nível de conhecimento acerca da Igreja Católica teria tido a hipótese de ter atingido valores mais altos, mas isto já são especulações e má língua!
Relativamente aos factores que possam ter condicionado estes resultados, podem ser considerados dois: a posição religiosa e o grau de instrução. No grupo de pessoas com menos do que o 4º ano de escolaridade (incluindo não escolarizados), que equivale a 13,2 por cento, mais de metade (52,3 por cento) não sabe o que é um frade ou uma freira, o mesmo acontecendo entre «crentes mas sem religião», indiferentes, ateus e agnósticos, em que mais de 51 por cento também desconhece a existência de freiras ou frades, o que me parece um valor elevado... ou talvez não, uma vez que, de acordo com algumas pessoas mais iluminadas, somos um bando de ignaros, incultos, insensatos, desconhecedores da vida, que arderá no fogo do Inferno. De qualquer maneira, há algo de bom na sondagem... para nós. Estas posições face à religião totalizam mais de 12 por cento dos inquiridos. Afinal não somos tão insignificantes como alguns querem fazer crer!
Os bons resultados continuam. Setenta por cento dos inquiridos concordam «pouco» ou «nada» com a afirmação de que os religiosos vivem «em espírito de pobreza», o que não é de espantar quando se vê a quantidade de dinheiro que circula por Fátima, quando poucos padres vivem despojados dos bens materiais e do vício, quando se vêem aquelas sumptuosas cerimónias de elevação de cardeais no Vaticano.
Quanto à castidade, 53 por cento consideram que os religiosos a vivem «pouco» ou «nada» - contra 46 por cento com opinião contrária.
Como é que a Igreja justifica estes valores? O vice-presidente da CNIR, padre José Augusto Leitão, justifica-os com o desconhecimento sobre o significado da pobreza e com alguma «suspeita» sobre os religiosos em relação à castidade. Nestes assuntos, o que tem relevo é a posição religiosa: é sobretudo entre os católicos que vão à missa regularmente e que participam em actividades de paróquias ou movimentos católicos que há uma maior percentagem de inquiridos (74 por cento) com uma visão positiva sobre o modo como os religiosos vivem a castidade. Do mesmo modo, a opinião mais negativa vem dos grupos «indiferentes, agnósticos ou ateus» e «com outra religião diferente da católica ou crentes sem religião». Se calhar é por os ateus, indiferentes e agnósticos terem uma visão neutra (no sentido de não se prostrarem aos ensinamentos da santa madre igreja) sobre este assunto que os resultados são "negativos". De qualquer maneira, a próxima sondagem já não considerará estes grupos e, assim, a ICAR já não terá tão maus resultados. A culpa da desgraça é, mais uma vez, dos hereges incultos e ignaros que não têm coração para ver a Verdade (com V maiúsculo).
Entre as queixas mais populares feitas ao clero, com valores entre os 19,6 e os 16,4 por cento, estão as «ideias pouco actualizadas», a «intransigência, rigidez e autoritarismo» e as «dificuldades em compreender o nosso tempo». O Público não refere se estes dados também são resultado da posição religiosa, mas suponho a culpa (como juízo moral passível da mais alta censura) dos heréticos que querem governar o mundo e que fazem propagandas a favor do preservativo, da pílula, da despenalização do aborto, da igualdade entre os sexos, da laicidade e da democracia.

# um artigo de Mariana Pereira da Costa, publicado às 14:54 # comentar

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 05:52

Cara Maria :
Para sermos cristãos não temos de ser cultos. Como Tu Dizes , para viver Cristo, basta a Fé e o Amor. Há muitas pessoas analfabetas, que têm uma profunda vivência do evangelho.
O próprio Jesus disse que havia realidades/ conheciemntos vedados aos sábios mas revelados ás crianças...

Mas um pouco de conhecimento de história, Teologia e catequese não faz mal a ninguém. E pode ajudar os cristãos a viverem a sua fé com mais liberdade e interioridade.
Há hoje uma imensidão de publicações sobre temas centrais da fé católica. E, para além dos cursos de teologia ( até há um on-line) há outros cursos e formações muito interessantes.
Qunto ao amor próprio e á autoestima, concordo contigo - é o primeiro passo para se ter capacidade de Amar os Outros.
Achei muito interessante o teu post com as tuas perguntas sobre a vida sexual dos Padres... Tens razão...

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 09:10

Cara "catolicapraticante",

Para quem acabou de chegar já estares a chamar de "censores do Forum" aos moderadores do mesmo, não me parece ser o caminho mais correcto a seguir.

Luis

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 18:44

Comi que nem um abade. porque é que os frades são gordos?

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 18:45

quero dizer: porque é que as figuras dos frades são gordos?

Briteiros de Guimarães, M I R C
"Mostra-me o que Maomé trouxe de novo. Encontrarás só coisas más e desumanas, como a prescrição de difundir por meio da espada a fé que pregava." Manuel II Paleólogo

Re: Má Imagem dos religiosos
Escrito por: João (IP registado)
Data: 16 de March de 2006 00:11

Porque gostavam de comer (muito), ou pelo menos essa era a ideia popular associada a eles. Não quer dizer que seja inteiramente verdade e também não me parece muito relevante. É um estereótipo.

«Amai-vos uns aos outros como eu vos amei a vós»

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.