Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:32

Mas quem é que vos disse que nos evangelhos tudo é metaforas tudo é parabolas??????
Nem o Pe. Carreira das Neves foi tão longe!
Eu nao leio tudo literalmente. Mas tambem não pode ser tudo lido como uma metáfora. Daqui a nada, o proprio Cristo é uma metáfora. Não existiu.
Se um reputado teologo um dia me disse que a ressurreição é uma metáfora.........
Enfim. Fiquem com a vossa.
A questão da paz é outra coisa. e devem contextualizar o que eu disse e em que circunstancias.
O tema inicial ja foi tão desvirtuado, que o que quer que se diga já está fora do contexto original.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:38

mas onde é que eu disse que nos evangelhos tudo é metáfora?

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:43

E quem decide o que é metafora e o que não é? Tu?
Estavas lá na altura e viste que não havia nenhuma samaritana?
Creio que os Evangelhos devem mais serem rezados.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 11:05

O que decide o que é e não é metáfora é a análise crítica do texto, da sua história e dos seus géneros... o teu argumento impediria qualquer análise nesse sentido... e é exactamente porque é metáfora que os Evangelhos devem ser, porque eles próprios são já resultado disso, muito rezados.... mais honestidade intelectual senhor historiador...

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 15:10

Luis

O Fabiano do Brasil....escreveu para o meu e-mail. Ele gostaria de entrar no Fórum e não consegue. Já aquí participou.
Aquí fica o e-mail dele:
fabinhodecarvalho@ig.com.br

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 18:09

Ana,

Este fórum é aberto a todos. Para participar basta registar-se, clicando aqui.

Luis

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 22:20

Luis

O Fabiano diz, que não consegue entrar...!!! Já me escreveu várias vezes a dizer o mesmo...

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 22:25

"Quem quiser ser o maior, faça-se o mais pequeno".
Jesus quer certamente que sejamos grandes- mas no serviço.
Não importa se somos maiores ou menores, desde que sejamos grandes em conformidade com as nossas capacidades.
Para saber quem são os maiores, segundo Jesus Cristo, é imperioso ler e meditar nas bem-aventuranças... Esses são os maiores; aqui não há privilegiados- a prova é real.



*=?.0

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 22:42




Albino O M Soares


Muito bem...chegou o homem da paz!!!

Gostei do que escreveu...poucas mas valiosas palavras!!!


Não é minha intenção magoar alguém...mas se por vezes o que escrevo, vai magoar....peço desculpa!!!



Rita

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 31 de October de 2004 03:11

Um conselho por experiência!!!


Alguns padres, gostam de defender todos os padres. Ou ficam magoados por se falar nos padres...Não acho justo defender quem não se conhece. Nós somos nós e eles são eles...

Eu acho que todos os padres devem ouvir, é a missão deles e irem pela Verdade!...Não se deve defender uma pessoa, sem se saber quem ela é!...

Porque há padres bons e padres maus...e eu também sei que ninguém é perfeito.
Já uma vez, disse para um bispo, porquê, defender um padre? Devemos ir pela verdade...no fim concordou comigo! Porque viu que esse padre de quem eu falava tinha mentido e eu tinha provas disso!!!

Falo com um Superior da Congregação CS. Pois falamos à vontade, ele conheceu-me da minha igreja, sabe quem eu sou...conhece a minha familia, foi meu confessor! Ele, não defende os padres quando vê que não deve defender, mas segue sempre o lado da verdade...!!!
Por isso este padre, tem a minha admiração e a admiração de milhares de Portugueses, apesar de ser Brasileiro...mas um Brasileiro, que amou e ainda ama os Portugueses!!! Sempre que lhe peça um conselho esteja ele no México, no Brasil, na Itália, nos EUA ou em qualquer parte do Canadá, responde-me logo...Que Deus ilumine e abençõe os bons sacerdotes...que ainda há muita gente de bem...como diz o Papa.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 01 de November de 2004 21:10

Caro sr. João Luís,

a sua crítica prende-se com uma leitura errada do que eu escrevi. Eu não disse que havia duas divisões, como o sr afirma, mas duas dimensões ou como o sr lhes chama, «naturezas».

Se o sr efectivamente é Pe. por certo que no seminário estudou a história da Igreja, logo não creio haver necessidade de nos prelongarmos sobre o concilio o que o sr se refere... Nem sempre o Espirito Santo animou estas assembleias e o referido concilio é a prova disso mesmo...

Metaforas e parabolas foram o principal meio de divulgação da mensagem de Jesus. Em qualquer um dos quatro Evangelhos é dominante o uso desta expressão linguistica, o que infelizmente tem causado tantas divergencias interpretativas... Mas se Jesus decidiu pronunciar-se desta forma, quem sou eu para o avaliar...? Qualquer estudioso de teologia, mesmo um iniciado, lhe diria que a parabola foi a forma dos Evangelistas nos transmitirem os ensinamentos de Jesus... Terá ele falado sempre assim? terá sido somente a forma de elaboração dos Evangelhos? O certo é que qualquer principiante nos estudos de teologia lhe poderá confirmar isso.

Eu no seu lugar não chamaria confusão teológica, mas evolução... A teologia não é estanque. A Igreja tem adaptado e evoluido a sua interpretação dos Evangelhos. Hoje em dia a teologia medieval já foi substituida tendo este processo sido iniciado no Concílio de Trento.

Quanto às regras da liturgia, estas encontram-se codificadas, mas não consegui encontrar nenhuma que proiba musicas do tipo Simon & Garfunkle. Caso saiba onde se encontram regulamentadas as musicas passiveis de serem usadas em liturgia, agradecia que me disse-se para eu poder consultar....

Cumprimentos

Miguel D

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 05:35

As questões musicais referidas nada têm a aver com os Evangelhos.Têm a aver com gostos pessoais ( em que até as referências musicais sobre a concepção de "músicas progressistas" são datadas. e limitadas.

Re:
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 02 de November de 2004 10:00

Caro João Luís,

este fim de semana prolongado estive em Santiago de Compostela, onde assisti, no domingo, à Missa do Peregrino. A Catedral estava completamente cheia (não é uma metáfora, não havia mesmo espaço nenhum tal era o nº de peregrinos). E a missa foi celebrada, pelo que percebi (posso estar errado),pelo Arcebispo ou por algum outro bispo.

Penso que numa celebração litúrgica dessa magnitude seja cumprida a liturgia da Igreja sem atropelos. (para atropelos já chegou a dificuldade em entrar na Catedral)

E aí lembrei-me de todos vós (e da discussão sobre as músicas na liturgia)precisamente quando, após a comunhão, comecei a ouvir cantar "the sound of silence". Não vi ninguém ficar chocado e até me pareceu adequado para aquele momento, dada alguma agitação motivada pelo excesso de pesoas e as naturais dificuldades para a comunhão, obrigando as pessoas que estavam tão apinhadas como nos transportes públicos à hora de ponta a deslocarem-se com muito custo para os sacerdotes espalhados pela Catedral.

Não será mais uma questão de sensibilidade da comunidade (favorável ou desfavorável a tais músicas) que propriamente uma questão litúrgica?



João (JMA)

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.