Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
"Superioridade Católica"
Escrito por: Nina (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 16:08

Carissímos!

Ontem numa conversa informal em que participei sobre diferentes assuntos, houve uma pessoa que deu o mote para uma discussão alargada sobre religiões e eu, decidi hoje partilhar convosco um pouco desta conversa que começou com a seguinte expressão:

"A igreja católica até hoje sobrepõe-se a todas as outras religiões caso contrário refiram-me um povo que seja indiferente ao espírito de Natal nem os orientais escapam... Todos o vivem com Pai Natal ou Menino Jesus ninguém o consegue desprezar e só por aí se vê a nossa superioridade..."

Obviamente que esta afirmação deu para pano para mangas e uma grande discussão principalmente palavra "superioridade" ter sido utilizada, que a mim sinceramente não me pareceu nada bem contextualizada.

No entanto este é um assunto que gostaria de opinar com todos vós.

Saudações cordiais

Nina

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 20:07

Nina,

Na minha opinião, acho que o Natal se universalizou, sobretudo, e infelizmente, pelo aspecto comercial. A começar pelo Pai Natal que desde que a Coca-Cola o pintou de vermelho é, provavelmente, uma das figuras mais populares do mundo.

Senão, vejamos a importância do Natal comparativamente com outras festas católicas. Para nós católicos, penso que o Natal e a Páscoa se destacam das demais festas cristãs. Pelo seu significado, a Páscoa é mais importante que o Natal (pelo menos, sempre ouvi dizer que sim).

Ora, ainda na última Páscoa, uma colega minha me dizia que ia para o Algarve de férias na Semana Santa, pois a Páscoa não lhe dizia muito. Penso que a Páscoa ainda continua a ter algum impacto na sociedade (nos não-crentes) pela existência de um feriado (Sexta-feira Santa) e de uma tolerância de ponto (Quinta-feira Santa à tarde, na função pública).

O Natal é um pouco diferente porque os agentes económicos encarregam-se da sua divulgação. Nós, católicos, passamos o Natal a alertar que o Natal existe para lá das compras e dos presentes.

Luis

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 21:37

Luis

Pois, para nós católicos, os presentes só, não é Natal. Eu se não for à missa da meia noite, para mim, não é Natal. Desde pequena que sou assim...um ano fui-me deitar, tinha sono, pedi à minha mãe que me acordasse às 23:00 horas. A minha mãe não me acordou...chorei todo o dia de Natal. Deixei passar uma missa, que só tenho uma vez no ano. O presépio, os cânticos naquela noite, mexem comigo!

Ah......eu gosto de comprar um presente para mim própria:) e ofereço a mim:)))

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 22:04

Ana,

Sem dúvida. Para os cristãos, de uma forma geral, o Natal é muito mais que presentes. Aliás, acho que nós cristãos deveríamos contribuir para acabar a ideia do Pai Natal e, deveríamos dizer às crianças que quem dá os presentes sãos os pais. Porque mesmo aqueles que optam por dizer que é o Menino Jesus esquecem-se que, nesse caso, o Menino Jesus seria injusto pois as crianças mais desfavorecidas não tinham direito a presentes.

Aos meus filhos, tenho intenção de lhes dizer que quem dá os presentes sou eu e a mãe. E Que o Pai Natal não existe.

Luis

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 02:09

Neste tempo de relativismo cultural, a religião também se tornou uma coisa relativa. Ser-se catolico, protestante, budista, ou hindu, para a maioria das pessoas é a mesma coisa. As religiões serão formas culturais diferentes de responder á mesma questão espiritual do homem.
Acontece que este pensamento está errado, e o fruto dele é o de a muitos catolicos terem vergonha de o manifestar porque podem ferir susceptibilidades.
Duas permissas que se opõem não podem estar certas ao mesmo tempo.
Sei que o que vou dizer vai semear a discordia, mas nunca tive pretensões a unimidades, até porque o próprio Jesus nunca as procurou.
Há efectivamente uma superioridade católica. Não por sermos melhores que os outros, não por ser a Igreja Católica mais santa, mas porque a sua cabeça é Cristo ressuscitado.
Se acreditamos na verdade da revelação contida na Biblia, sabemos que Deus se manifestou a um povo com quem fez uma aliança, depois enviou o Seu Filho Unigénito Jesus Cristo, e comunidade fundada sob o alicerce dos Apostolos que perdura no tempo e no espaço é a Igreja Catolica. Ela é superior porque Cristo que nela habita é superior. Se acreditamos que Cristo é o Filho de Deus, que nasceu e morreu por nós, e os muçulmanos não acreditam nisto, Cristo é apenas um profeta, mas Maomé é maior, alguém está errado.
Foi por acreditarem nesta superidade da fé católica que milhoes deram a vida pelo evangelho ao longo de 2000 anos. Que deixaram tudo para evangelizar africa, a asia, a América. Se fosse tudo igual, ficava tudo em casa que estavam melhor.
É por acreditar nesta superioridade que deixei uma vida boa e organizada, com um bom emprego e futuro, para me gastar, levando este Senhor da Misericórdia aos outros.
Não estou arrependido, porque o Senhor sabe recompensar os que o amam. Acredito piamente nesta verdade. Por ela, sempre que na missa digo "Isto é o meu corpo", sei que é tambem o meu corpo que ofereço todo a Cristo e ao povo que me está confiado.
Não tenho vergonha de ser Sacerdote Catolico. Recuso-me a aceitar que todas as formas de religião são iguais. Isso é desculpa para não me comprometer com nenhuma ou escolher aquela que menos trabalho exige de mim.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:09

"As religiões serão formas culturais diferentes de responder á mesma questão espiritual do homem."

De facto, assim é.
Todas as grandes religiões têm uma dimensão emancipatória e libertária, e podem ser utilizadas como forma de dignificar os seres humanos e de os fazer crescer na sua humanidade. As várias religiões, na sua diversidade representam as várais formas do ser humano lidar com o Transcendent e com a espiritualidade. Se fizermos a analogia com uma bela sinfonia espiritual , as várias religiões seriam os vários naipes de intrumentos que, com o seu timbre único e insubstituível, permitiriam comor uma harmonia universal da relação entre os Homens e o Divino.

Mas, infelizmente, todas as grandes religiões têm também o lado oposto - podem ser utilizadas para manipular consciências, para incitar á guerra e á crueldade mais bárbaras, a colonizar e destruir outras culturas humans e a praticar a Guerra Santa.

Por iso não há religiões superiores ás outras. cada uma tem a sua validade no seu contexto histórico e cultural.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:18

Como consequencia, cara catolica praticante, a Paixão de Cristo, e sua morte na cruz foi em vão! Cristo podia ter optado por uma vida tipo "Buda" fugir aos problemas porque estes trazem infelicidade. Uma forma mais light de vida.
O Cristianismo não é uma forma de responder ás inquietações do homem. É Deus que vem ter com o Homem para o salvar. O cristianismo não é uma resposta do homem mas de Deus. Daí a minha discordancia. Caso contrario o cristianismo é uma invenção do homem para responder ás suas questões transcendentes.
Não posso concordar com essa posição porque ela contradiz em tudo a Revelação divina.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:54

Quando uma religião afirma a superioridade perante todas as outras e afirma o fundamento dessa superioridade numa "revelação divina" coloca-se numa posição de supremacia e antagonismo perante todas as outra Religiões.
È precisamente esta ideia que serviu de ponto de partida ás guerras religiosas, ao terrorismo religioso e ás brutais violações de direitos humanos praticadas ao longo da história pela Igreja cCtólica Apóstólica Romana.

Também alguns grupos de muculmanos radicais acham que o Islão são uma religião superior e que essa superioridade radica numa Revelação Divina especial....

Portanto, o discurso da "superioridade religiosa" é o caminho oposto ao discurso do encontro entre irmãos na mesma busca do Divino-

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 12:58

Jesus Cristo não Morreu na cruz para promover o encontro de Irmãos na Busca do Divino. Para isso fazia um congresso na Gulbenkian ou numa escola de enfermagem para Coimbra.
Depois, o mau uso que se dá da religião não é culpa de Deus, mas do homem.
A conclusão será uma religião light, do quentinho do coração, que dê muitas satisfações mistico-gasosas, mas que não perturbe a ordem vigente.
Podemos deitar a Biblia fora, façamos todos a posição de Lotus e começamos :
"Ohmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm"

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:11

"Jesus Cristo não Morreu na cruz para promover o encontro de Irmãos na Busca do Divino"

Que estranho!!

Podia o senhor Luís, explicar então à populaça qual a finalidade da morte de Jesus?

E o que serão as "satísfações místico-gasosas"?

Serão vivências típicas de alguns Padres???

Poderia o senhor Luís partilhar com outros católicos do Forum este tipo de satisfações que lhe são familiares?


Saberá o senhor joão que o Papa João Paulo II tem promovido, com discernimento e humildade, o diálogo inter- religioso, e que em Assis reunuu resposnsáveis de váriass Religiões para orarem em comum?

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:34

Cara catolicapraticante

O diálogo inter-religioso promovido pelo Papa João Paulo II não pretende dar a entender que todas as religiões são iguais e que é legitimo pensar-se que é irrelevante ser crente desta ou daquela confissão religiosa.

Deveria ler mais antes de falar das coisas.


Cumprimentos

Luís Marques

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 13:43

Uiiiiiiiiii picou-se!
Não espanta....
Cristo morreu na cruz, para dar ao homem a vida nova em Deus. Veio para reconciliar o mundo consigo. Veio trazer ao homem a possibilidade de se elevar até Deus. Veio trazer a vida eterna.
Os Evangelhos estão cheios de declarações do proprio Jesus, afirmando que não veio trazer a paz. Que por sua causa, filhos se levantarão contra pais por causa do Evangelho.
O Fim Ultimo da Paixão de Cristo foi a obediencia á vontade do Pai, a fim de vencer a desobediencia de Adão, para restaurar a humanidade e podermos um dia alcançar a gloria de Deus. Caso tenha lido o Evangelho de S. João, nele ha uma tensão permanente entre o plano humano e o plano divino, porque Cristo veio para nos elevar ao Plano divino.
A Paz, e concordia entre todos, é uma decorrencia da mensagem do Evangelho, porque Cristo morreu para salvar todos sem excepção, e porque Deus ama todos sem excepção.
Não padeço felizmente dessas satizfações mistico gazosas, tipicas de algumas catolicaspraticantes. Porque o caminho de Cristo é o caminho da Cruz. Porque a religião não serve para me equilibrar nem sentir bem comigo mesmo e com o mundo, mas para cumprir a vontade de Deus, que muitas vezes é dificil e leva a muitas mudanças nada faceis.
Partilhas faço-os com amigos não com psiquiatras amadoras.
O Caminho trilhado pelo Santo Padre, como já disse é uma decorrencia do amor de Deus e da morte de Cristo na Cruz. Por isso ele sente ser sinal dessa misericordia.
Espanta-me contudo louvar o Papa. O mesmo que defende a vida em todas as circunstancias, e ser completamente contra o aborto.
Esplique aqui ao pessoal em quê que concorda com o papa? Com tudo? ou apenas com estas coisas ans 60 de Peace and Love?
Deduzo que gostaria de ouvir na miss o "All you need is Love".

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 14:07

Caro Sr. João Luís,

gostaria que me clarifica-se certas afirmações suas, caso possa.

1- «[Cristo] Veio para reconciliar o mundo consigo.» Consigo ou com Deus?

2- «Os evangelhos estão cheios de declarações do próprio Jesus, afirmando que não veio trazer a paz.» Poderia enumera-las, sff...?

3- «Caso tenha lido o evangelho de S. João, nele há uma tensão permanente entre o plano humano e o plano divino, porque Cristo veio para nos levar ao plano divino.» Esta tensão não era devida à dualidade existente em Jesus? Devida ao facto de em si, Jesus, comportar a essencia humana e divina?

4- «Deduzo que gostaria de ouvir na missa o "all you need is love".» Explique-me, por favor, porque é que esta canção não poderia fazer parte de qualquer reportório musical de uma qualquer Eucaristia...?

Agradeço que me possa clarificar estas dúvidas decorrentes do seu último comentário... Desde já agradeço...

Miguel D

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 14:19

Caro Miguel

1- Sendo Cristo Deus, vir reconciliar o mundo consigo, ou com Deus é o mesmo. Duvidará que Cristo é Deus????
2 - Mateus 10, 34 e seguintes; Lucas 12, 49 ;

3 - Não essa tensão deriva da humanidade do Homem. Leia a passagem da Samaritana por favor. João 4 .È o paradigma do que estou a falar. Jesus fala de realidades espirituais, e ela humanas. Ele fala da Agua Viva que mata a sede, e ela quer sempre agua para nao ir á fonte.

4- No pós concilio, muito disparate foi feito no ambito da liturgia. Ao ponto de se cantar Simon & Garfunkel na missa com letrinhas muito lindinhas.
Ainda há quem as cante. Nessa espiral de mau gosto, porque não All you need is love???

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 15:35

Caro sr. João Luís,

não querendo reavivar a discussão sobre a divinidade de Jesus, que acabou com o extremínio em massa dos cristãos arianos pelos cristãos romanos, devo-lhe dizer que teologicamente Jesus e Cristo são duas realidades diferenciàveis. Se em Jesus os doutores da Igreja conseguem observar a sua realidade fisica e humana em Cristo podemos observar a sua dimensão divina e redentora. Não estamos a discutir a divina Trindade, mas a missão de Jesus. E a missão de Jesus era morrer pelos pecados dos homens e criar uma nova aliança entre estes e o Seu Pai. Com a morte surgiria a ressurreição e a redenção. Eu não duvido que Cristo seja Deus, mas acredito que a aliança foi realizada entre Deus e os Homens através da morte e ressurreição de Jesus.

As citações que apresenta são metaforas. Jesus não veio ao mundo espalhar a discordia, mas a aceitação da sua palavra criará a discordia. Não creio que as palavras de Jesus sejam sementes de conflitos, mas a sua interpretação sim, não concorda? Claro que se o sr. fizer uma interpretação literal do texto então poderá afirmar que Jesus não veio trazer a paz aos homens. Não creio que se devam usar metaforas de forma literal. Foi o que os judeus fizeram condenando Jesus por heresia (a destruição e reconstrução do Templo em 3 dias, que foi entendida pelos sumo sacerdotes como literal).

Agora é a minha vez de lhe perguntar: nega a dimenção humana de Jesus? nega a sua historicidade? Acho que a sua interpretação da parabola da samaritana um tanto literal. Penso que essa parabola serve inclusivamente para demonstrar o lado humano de Jesus. Como qualquer homem Jesus fez-se batizar. A teologia demonstrou que em Jesus existe uma dimensão humana (histórica) e uma dimenção divina, enquanto que em Cristo somente observamos a dimensão divina.

Que o senhor não goste de músicas do genero Simon & Garfunkle está no seu direito. Mas devo-lhe lembrar que aquando da introdução do canto gregoriano na liturgia, muitas mentes mais conservadores se opuseram chegando a existir algumas ameaças de sismas para com o Vaticano, de onde havia emanado a novidade. Não crê que o mais importante seja louvar Deus? Espalhar a sua Boa Nova? Não vejo onde possam ser encontrados entraves as musicas usadas... Penso que o mais importante seja louvar a obra de Deus...

Cumprimentos

Miguel D

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:52

Reitero a pergunta: em que parte do Evangelho Jesus diz que veio trazer a guerra e morte?

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:59

Seria uma mensagem de incitamento á Guerra Santa?

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 19:12


Ou uma declaração da superioridade de uma única religião?

Obviamente que não.

Hoje em dia, há urgente necessidade de diálogo, de compreensão e de cooperação entre as grandes religiões do mundo, de modo particular entre o cristianismo e o islamismo. Com efeito, a religião é chamada a construir pontes entre os indivíduos, os povos e as culturas, a constituir um sinal de esperança para a humanidade.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 23:19

Meu caro Senhor Miguel

No Concilio de Calcedónia no sec V, foi rejeitado pela Igreja essa sua ideia da divisão.
Não há em cristo qualquer divisão, nem se pode falar nelas. Há numa mesma pessoa duas naturezas, uma humana e outra divina. Mas não há um Cristo e um Jesus.
Se deseja ver a Biblia como uma metáfora, é um problema seu. Nunca a Igreja a leu assim. A história da Samaritana não é uma parabola. Jesus falou por parábolas, mas esta é uma história real.
Nunca me ouviu negar a historicidade de Jesus pois não? Acho que está a baralhar coisas. Muita confusão teológica.
Por fim, a liturgia não é uma questão de gostinhos pessoais. Quer do padre, quer dos que cantam nas missas.
Há normas claras sobre essas questões que devem e são observadas.

Re: "Superioridade Católica"
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 00:52

Oh caríssimo João Luís... por favor... a história da samaritana é real, isto é histórica? Quem é que te disse isso... não aprendeste nada acerca dos escritos joaninos?... Depois é óbvio que Jesus também fala por metáforas: em grande parte é isso também que são as parábolas... isso não significa que toda a Bíblia seja uma metáfora... meu Deus... E atenção porque o outro Miguel faz-te um bom aviso: atenção à literalidade com que interpretas as referências ao facto de Jesus não vir trazer a paz... de facto não veio trazer outra coisa...

Abraço

Miguel

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.