Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3
Re: Dízimo
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 12:03

Parece-me equilibrada a solução da concordata, apesar de discordar dela em determinadas medidas.

Os padres devem pagar impostos como todos os demais cidadãos.

O que já não concordo é que o Estado não assuma directa ou indirectamente uma parcela deste custo, ou mesmo a sua totalidade, no caso dos sacerdotes que assumem funções paroquiais e asseguram assim o conforto espiritual das suas comunidades.

É um bem que devia ser comparticipado pela sociedade.

E a resposta de que existem aqueles que não usufruem dessa realidade não têm de pagar pelos que dela usufruem, não colhe, pois eu andei - e ando - a pagar 10 estádios de futebol e passo muito bem sem eles. Entre muitos outros exemplos.

Neste caso, a mentalidade laicista acabou por impor uma vontade que é anti-democrática por tratar de forma diferente e com critérios diferentes necessidades que existem na nossa sociedade.

Quanto às comparticipações de particulares para o culto, as mesmas devem ser voluntárias em todos os casos. A instituição do dízimo parece-me totalmente desadequada para a sociedade de hoje.

João (JMA)

Re: Dízimo
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 14:54

Pasme-se!
A menina Catolicapraticante permite-se levantar toda a espécie de calunias contra os sacerdotes, alegando descarada e despudoradamente que se enchem de dinheiro, que recebem uma dinheirama por missas, que ficam com o dinheiro dos baptismos e dos matrimónios, para alem dos funerais. Levanta uma sombra de desconfiança pela forma como as paróquias são geridas. Quando se levanta qualquer sombra sobre a sua profissão Touché!
Em nenhuma parte eu afirmei - e pare de dizer o que eu não disse, e esquecer o que realmente disse - que todos os professores universitários são corruptos. Se o disse, apresente-me onde.
Contrariamente ao que pensa, tenho duas licenciaturas. Passei 10 anos da minha vida no ensino superior, e sei do que falo. E como eu, muitos o sabem também.
Contudo nunca poderia afirmar que são todos assim, o que seria uma tremenda injustiça para tantos professores honestos.
O que é ofensivo é levantar calunias contra pessoas de bem que desconhecemos, pelo que nos parece. E isso não tenho sido eu que o tenho feito. Apena salientei - fundamentados em casos conhecidos pessoalmente - situações anómalas, que não definem a generalidade.
Não tem sido esse o seu caso, que a torto e a direito, dispara tiros contra os sacerdotes, como se fosse um bando de malfeitores oportunistas, sempre prontos a receber dinheiro das pessoas para seu uso pessoal enquanto o povo de Deus vive na miséria. Depois contradiz-se, e noutro topico afirma que são necessários mais padres, mas alto, fechados nas Igrejas apenas para celebrar os sacramentos às pessoas, sem qualquer intervenção directa na sociedade porque isso é manipular consciencias.
Lamento que os seus comentários ás minhas respostas se prendam apenas por ataquezitos pessoais, e as questões de fundo fuja delas e não lhes responda. Já vamos estando habituados a essa sua tecnica.
Seria proveitoso que se debruçasse sobre as temáticas aqui discutidas, com seriedade, em vez de ataques pessoais, que só lhe ficam mal.
A menos que o seu intuito seja denegrir os/as "Catolicos/as Praticantes".


Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de November de 2004 15:33


JMA

Eu não penso assim!...J

Já estive envolvida no conselho financeiro de uma igreja e sei as depesas que esta tem...Luz, gas, água, jardineiro, composturas da igreja, velas, flores aquí é tudo comprado. Mais salário do padre, alimentação, desvalorização do carro, etc. Aquí é assim!!! Ah...ainda mais a limpeza da neve...esta igreja tem parque de estacionamento para carros, por isso, a despesa da neve ainda é mais elevada... As igrejas têm despesas e seria bom que todos dessem algo fruto do seu trabalho, para manutenção das próprias igrejas...agora, quem quer dar dá, quem não quer não dá, isso está errado...Nos entramos numa igreja, ela está limpa. Usaram vassouras ou aspiradores, quando estão velhos, é preciso comprar outros novos. Usamos a luz, velas, hóstias, etc. Quem paga essas despesas? devemos ser nós que usamos a igreja!!!
E as pessoas que entram nas igrejas, deviam ter vaidade em te-las pintadas, limpas, como pertence estar uma igreja.
Nós aquí até temos um jornal, com as notícias da semana e o que vai acontecer na semana seguinte. Portanto, mais a despesa do jornal....
Poupam 2 ou 3 cafés durante a semana, se derem 1 Euro na igreja todas as semanas, acho que não é muito.

Re: Dízimo
Escrito por: Augusto (IP registado)
Data: 07 de March de 2005 03:20


Todos deviam participar com algum dinheiro para despesas da mesma. Usamos a igreja, sujamos e de vez enquando precisa de melhoramentos. Vemos igrejas com portas tão velhas, o chão todo roto. A quem pertence os melhoramentos de uma igreja? Ao governo ou aos paroquianos?

Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 19 de September de 2005 05:03


Quantos este ano já contribuiram com o Dízimo? O Dízimo, faz parte de sermos católicos ou não?

Ir para a página: Anterior123
Página actual: 3 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.