Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 03:50

Em Portugal todos são obrigados a pagar o dízimo?

Aquí no Canadá, cada um dá o que quer, alguns ainda dão mais do que um décimo do salário de uma familia. As velhinhas Açorianas, gostam muito de fazer as suas grandes ofertas para a igreja. As senhoras viúvas recebem boas reformas e lá apresentam as suas generosas ofertas. Por vezes vemos ofertas para a igreja no valor de $500:00 dólar.

Pe. João Luis, como é por aí? Os meus pais pagavam a congra, ainda existe esse hábito? Os Açorianos, dizem o culto!
E vocês, que lêem este Fórum, pagam o culto?

Vamos falar do dízimo, acho que também faz parte do bom cristão.

Re: Dízimo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 11:05

Olá Ana

Eu pago a côngrua, não na paróquia da minha área de residência, mas na da minha aldeia. Dou um valor que acho que está adequado e faço-o uma vez por ano.

Relativamente ao dízimo o que é isso? O que se oferece no ofertório ?(passe o pleonasmo... :) )

É que se for isso, eu dou esporadicamente no ofertório e principalmente para situações especiais: missões, construção da Igreja - agora não a da minha aldeia mas a da área onde resido!

Ninguém me obriga a pagar nada.

Muito menos um valor específico... :)

Um Abraço

Cassima

Re: Dízimo
Escrito por: Rui B (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 12:22

Cá para os meus lados cada um dá o que quer e quem não quer não dá.

Na minha Paróquia fazia-se uma coisa - não sei se ainda se faz - que era o fundo paroquial: quem queria comprometia-se a dar um tanto com uma certa regularidade. Isto tudo da livre vontade de cada um e conforme as suas possibilidades. (acho que era assim, nunca participei nisso)

Eu pessoalmente faço a minha oferta na Eucaristia e por vezes contribuo com material para a Paróquia. O Pároco está sempre a dizer para comprarmos o que for preciso que a Paróquia paga, mas eu às vezes compro e não peço o dinheiro.

Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 15:52

Cassima

Pois, na minha aldeia, pagavam e creio que ainda pagam a côngrua:) Nos Açores pagam o culto, aqui pagamos a quota.
Então, se em algumas igrejas não pagam nada, como podem pagar aos padres? Como podem pagar a água, luz, vinho, hóstias, papel para escritório, computador, velas, flores e outras despesas? As igrejas têm despesas...Na nossa igreja, quase todos dão $5:00 dólares semanal.

Aquí no Canadá todos dão dinheiro para suportar a igreja. E se esta igreja tem despesas...!!! Já estive envolvida e sei muito bem...

O dízimo? Acho que compete a cada cristão contribuir...

Re: Dízimo
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 28 de October de 2004 17:26

Pois é Ana! Cada terra seu uso! :)

Na realidade nunca me debrucei sob a forma de gerir as contas da igreja. Na da minha aldeia nunca faltaram as flores, as velas, a luz (a não ser por trovoada :) )...
A limpeza é feita tradicionalmente por famílias da terra, distribuídas pelos meses do ano - por exemplo, a minha varre a igreja em Janeiro.
Para as festas de Agosto, os mordomos e duas pessoas contratadas vão lavá-la - antigamente, pelo menos até à minha adolescência, tocavam ao sino e as pessoas iam lá ter...
Há sempre pessoas que dão dinheiro para a igreja e acho (não tenho a certeza) que alguns ofertórios são para essas questões.
Além da boa vontade e voluntariado, existe uma Fábrica da Igreja para gerir as coisas.
Há várias formas: tenho um tio que é cónego, e numa paróquia em que ele foi pároco, havia um ofertório por mês que era para a igreja. O valor obtido era depositado numa conta, donde era pago o ordenado do pároco e usado para as despesas...
As formas de participar dependem de igreja para igreja...

Um abraço

Cassima

Re: Dízimo
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 11:55

Cara Ana,

o dízimo, enquanto prática obrigatória, foi abulido pelo menos a apartir do Vaticano II. A doação obrigatória dos fíeis era uma prática medieva, ou mesmo anterior, mas mais radicada no Antigo Testamento do que no Novo Testamento (senão veja-se a parábola de Jesus e dos vendilhões do Templo). Contudo, nem sempre os principios reguladores da estrutura da Igreja foram radicados nos Evangelhos. Por vezes, e o dízimo é uma dessas situações, os homens que criaram a estrutura humana da Igreja recorreram ao Antigo Testamento de modo a melhor fundamentarem certas práticas.

A contribuição dos fíeis deve ser voluntária e não obrigatória. Logo, o dízimo não deveria continuar a ser imposto, pois na sua genese assenta numa contribuição imposta e não voluntária.

Contudo, certas interpretações parciais e tendenciosas dos Envagelhos sustentam a obrigatoriedade desta contribuição. Mas não seria melhor que os fíeis participassem na vida da Igreja de uma forma voluntária...??

Miguel D

Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 14:24

Miguel

Concordo contigo.
Mas aquí é assim, uma comunidade que não sustente a igreja, não tem igreja, nem padre...
No entanto, na nossa igreja são quase todos voluntários. Limpeza semanal, sao voluntários, organista, catequistas, enfeitar a igreja, etc. Em igrejas Canadianas, geralmente esses trabalhos, são pagos...

Re: Dízimo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:23

è capitalismo no seu melhor.. ou pagas ou não tens seviços religiosos...

Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:33

catolicapraticante

O padre precisa de comer, de viver...não vai a pedir esmolas...por isso precisa de um salário. Só que alguns abusam do povo, tem salário, mais missas, mais dinheiro de casamentos, baptizados, funerais, etc....isso é capitalismo.
Agora o padre ter um salário para ter uma vida decente...acho muito bem. Por serem ministros de Deus, não vão andar às esmolas...

E tanto se fala em padres e não falam em empresários que vendem os produtos pelo dobro do preço?

Re: Dízimo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 16:42

Sim. Precisamente por isso, em Portugal os Padres têm direito a um saláario pago pela sua Diocese. aAinal, a igreja católica é uma instituição riquíssima e os cofres do Vaticano não estão propriamente vazios.

( Basta ler os relatórios de contas do santuário de fátima para perceber a dimensão empresarial da Religião)

È justo que os Padres usufruam de um salário pelo exercício da sua actividade e que a entidade empregadora garanta a sua subsistência em condições de dignidade.
Não é justo nem digno que os Padres dependam da esmola dos seus paroquianos.
(Para além disso muitos Padres exercem outras profissões a título pessoal e são remunerados por isso.)
Além disso os utentes dos seus serviços pagam-nos , com factura e tudo. Casamentos, Baptizados, Missas e Funerais, não são, que eu saiba, gratuitos.

O Dízimo foi abolido pelo Concílio Vaticano II e só continua a ser praticado por algumas seitas , com fins lucrativos.

Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 17:11

catolicapraticante

Há padres de padres...pelos maus, pagam os bons, eu sei disso! Nesta igreja já conheci um bom, mas os bons são raros, tens razão. Os padres deviam ser escolhidos...
Se quiseres diriges-te à Vila do Paul, Covilha...que esse padre não leva nada de um casamento, nem baptizados, nem funerais.
Ainda há padres! O dinheiro não é tudo para eles...mas fazer o bem em nome de cristo.

Olha, rezamos por eles todos...para que façam bem na terra e não mal.

Re: Dízimo
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 23:39

A Ignorancia é muito atrevida.
"Os padres tem salario pago pela sua diocese" - Asneira!!!! Os sacerdotes recebem o seu sustento das paróquias que servem. Os que dão aulas ou sao capelães, pagam IRS. Todos descontam para a segurança social.
Os cofres da Igreja estão cheios........ já vi qual o seu grau de pratica.... é a vasculhar cofres nas igrejas quando o padre sai....Olhe eu nem cofre tenho....
Depois os padres fazem-se pagar dos seus serviços com facturas..... Desafio-a a apresentar facturas emitidas por padres, aqui.
Depois contradiz-se diz que não levam nada de Casamentos, Baptizados, Missas e Funerais . Então levam dinheiro de que??? Será que o seu prior é canalizador nas horas vagas, ou monta antenas parabólicas? É que se naquilo que o padre faz, não cobra, gostaria de saber, que facturas emite o padre???????
Sabes Ana, há padres bons e outros menos bons, como tudo na vida, há boas professoras de psiquiatria, e outras que são uma fraude e abusam intelectualmente dos alunos. É a vida.

Re: Dízimo
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 29 de October de 2004 23:43

Pois eu sou a favor do dízimo, ou, de uma forma mais geral, que sejam os crentes a sustentar a Igreja: seja através de donativos regulares mensais, seja através de donativos pontuais.

Por outro lado, acho que deveríamos implementar um sistema semelhante ao alemão, que, se não em erro, já se encontra previsto na lei, mas não é aplicado, ou ninguém lhe liga.

A quando da entrega do formulário do IRS, existe um campo para a instituição a quem pretendemos que o estado doe 0.5% do nossos impostos. Quem é católico, escolhe a Igreja Católica, quem é de outra denominação religiosa ou Religião, escolhe outra respectivamente.

Luis

Re: Dízimo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:05

Senhor joão luis.

Li um documento em que se discutia o montante salarial dos padres. Se não lhes é pago está errado. Os Padres deviam ter um montante de salário fixo, pago Aconselho-o vivamente a não insultar pessoas respeitáveis. Se faz parte das suas práticas " a vasculhar cofres nas igrejas " , não pode avaliar os outros segundo as suas características pessoais, pois nem toda a gente é como você e há muitos católicos sérios e honestos.


Se os Padres não passam facturas pelos serviços prestados aos clientes quando estes pagam os seus serviços estão a fugir ao Fisco e a cometer uma fraude Fiscal.

Ora a fuga ao Fisco, não é apenas um crime como faz parte das listas dos novos pecados sociais , um documento recente dos Bispos Portugueses.

Como acredito que os Padres sejam cumpridores da Lei e ccumpram as normas dos Bispos e como a nova Concordata obrigará os Padres a pagar IRS, como todos os cidadãos, sobre todas as receitas cobradas no exercício das suas funções, caixa de esmolas inclusive, ( coisa que até agora não acontecia), parece que se não passam facturas devem começar a fazê-lo.

Afinal, os padres levam dinheiro pelos serviços que prestam á comunidade. Portanto, se recebem pelas tarefas devem emitir facturas.

O senhor joaõ luís é de facto uma fraude.

Re: Dízimo
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:25

Aconselho-a a ler o Texto da Nova concordata melhor..... é que quem me parece uma fraude é a senhora. Fala do que não sabe, lê mal os documentos. Enfim uma verdadeira lástima para uma catolica tão praticante.
Diz a "nova concordata":
Artigo 26

1. A Santa Sé, a Conferência Episcopal Portuguesa, as dioceses e demais jurisdições eclesiásticas, bem como outras pessoas jurídicas canónicas constituídas pelas competentes autoridades eclesiásticas para a prossecução de fins religiosos, desde que lhes tenha sido reconhecida personalidade civil nos termos dos artigos 9 e 10, não estão sujeitas a qualquer imposto sobre:
a) As prestações dos crentes para o exercício do culto e ritos;

b) Os donativos para a realização dos seus fins religiosos;

c) O resultado das colectas públicas com fins religiosos;

d) A distribuição gratuita de publicações com declarações, avisos ou instruções religiosas e sua afixação nos lugares de culto.

Onde é que as esmolas das ditas caixas pagam imposto???? Necessitará que lhe explique com um desenho????

No meu texto acima que igualmente leu mal uma vez mais, passo a citar:
"Os sacerdotes recebem o seu sustento das paróquias que servem"
Entendeu? Ou prefere o desenho??? É a paroquia que paga ao padre. Mas paga. Só que não é a Diocese.... entendeu?

A senhora acima diz que os padres não cobram nada de batismos, casamentos, missas e funerais. Vá lá ao menos numa acertou.
Mas isso é o que o padre faz. Se não cobra, não passa factura. Afirma tão veementemente que os padres passam facturas dos serviços, que a desafiei e volto a desafiar a apresentar aqui uma dessas facturas.
É que eu não consigo imaginar outros serviços que um padre possa fazer para alem daqueles que a senhora afirma correctamente serem gratis....
Quanto à sua honestidade, pelas patranhas que aqui nos quer enfiar, olhe que deixa muito a desejar.
Mas como sou boa pessoa, dou-lhe o beneficio da duvida.

Re: Dízimo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:43

As pessoas jurídicas canónicas, detentoras de actividades diversas das religiosas, como as de solidariedade social, educação e cultura, além dos comerciais e lucrativos, ficam sujeitas ao IRC. Poderá ser o caso de casas de hóspedes, pensões, estabelecimentos comerciais.

Os eclesiásticos estarão sujeitos ao pagamento de impostos, o que não acontecia até agora.

Re: Dízimo
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 01:49

Desculpe, e as declarações falsas e caluniosas que proferiu anteriormente?????? Já não comenta????
É pena.
Quanto aos eclesiásticos estarem sujeitos ao pagamento de impostos, sempre o estiveram. Estavam apenas isentos nas actividades relacionadas com o seu munus espirtual. Os padres professores, pagam IRC, os padres que trabalham na comunicação social pagam IRS. Todos os eclesiásticos pagam IVA como qualquer cidadão.
Estavam isentos apenas de IRS dos montantes que recebiam do seu munus espirtual, isto é a sustentação paga pela paróquia.
E até acho muito bem que o paguem como qualquer cidadão.

Re: Dízimo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 02:04

É mentira que os padres pagassem impostos. Os Padres não pagavam nenhum imposto relativamente às receitas da sua actividade enquanto padres - cobranças de dízimos ou receitas de caixinhas de esmolas para uso pessoal, receitas de Missas, casamentos e funerais...

Claro que os padres professores, canalizadores nas horas vagas ou funcionários de empresas de parabólicas eram já justamente fiscalizados por estas actividades, como qualquer cidadão. ( Já gora não faltava mais nada que não pagassem IVA ou imposto automóvel... )

Mas, a partir de agora - 2005 - vão ter que declarar e ser fiscalizados pelo que auferem enquanto padres, no exercício das suas funções.

Eu nunca disse que os os padres não cobram nada de baptismos, casamentos, missas e funerais. Toda a gente sabe que esses serviços são pagos pelas pessoas que deles necessitam.

E, se há pagamento, deveria haver factura. Assim como quando recebem donativos dos paroquianos como fonte de receitas pessoais directamente relacionados como exercício das suas funções.

É que embora algumas instituições eclesiásticas com personalidade jurídica fiquem isentas de Impostos, o mesmo não se passa com os Padres a partir de 2005.
O que é perfeitamente justo.

Foi só isso que afirmei. E reitero.
Diz o senhor João que quem paga aos padres não é a Diocese mas a Paróquia. Nem sempre. Isso varia de Diocese para Diocese.

Re: Dízimo
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 30 de October de 2004 15:24

No Canadá, os padres não podem fazer preço a um casamento, baptizado, ou funeral. Cada um dá o que quer. O padre tem salário de $1.600:00 dólares, pago pela igreja, com comida, e estadia com tudo pago. E ainda a desvalorização do carro que ronda os $4.800:00 dólares por ano...
Aquí um padre nem precisa aceitar dinheiro dos sacramentos, ganha muito bem...o que ganha, ganha limpo, sem despesas...

Um padre do seu dinheiro devia ajudar os pobres...eles não têm filhos, para que eles querem o dinheiro...??? Deixar aos sobrinhos?

Re: Dízimo
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 12 de November de 2004 13:07

Ontem o senhor cardeal patriarca veio a público dizer da necessidade de fazer formação a muitos padres relativamente ás alterações introduzidas pela Concordata, que obrigam a que os padres passem a pagar impostos.
È uma medida boa e muito necessária, pois muitos Padres desconhecem as suas obrigações fiscais´.

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.